Fica caro ter um cão em casa?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

segunda dez 22, 2008 6:43 pm

rpmira Escreveu:Não é caro, é carissimo... Só este mês já gastei perto de 400€ com o meu Sebastião (Basset Hound), mas no entanto acabei por ontem ir buscar um Sansão (Labrador) ao Canil de Lisboa e também já começei a gastar com ele, só ontem foi perto de 100€ no veterinário... Mas pronto... Pondere bem, porque um cão é como um filho.... É sempre a investir... :lol:
Isso são as tais despesas excepcionais, não a regra. Os meus pais também gastaram 600 euros no mês passado com a cocker deles. mas já é velhota e foram situações imprevistas ligadas à velhice, não o fazem todos os meses e não são montantes comuns que tenham gasto regularmente.

Eu tirando os gastos já referidos, e fora os custos de "aquisição", ainda não tive mais nenhum... já com os meus filhos, tem razão, é sempre a investir :). Obviamente que, também é uma questão de sorte, o de ter um animal saudável. Tudo tem de ser ponderado. Sempre tive animais em casa, claro que dão despesa, todos eles, sejam hamsters, porquinhos da índia, répteis, aves. Todos dão despesa, todos têm um problema de saúde aqui e ali, mas não se fazem despesas veterinárias de 400 euros, todos os meses, a menos que, sejam animais bastante doentes e que precisem desse tipo de acompanhamento constantemente.

Como disse antes, pondere, avalie bem a situação das despesas, do tempo disponível, das férias, etc, etc. E depois, se se decidir a ter um , proporcione-lhe o melhor dentro das suas possibilidades, talvez não seja a ração XPTO, mas se ele se der bem com ela e, tendo em conta que pretende adoptar, é, provávelmente, melhor do que a do sítio de onde vem e, se acompanhada de muito amor e carinho, vai valer o Universo para esse cão e pode acreditar que a irá recompensar infinitamente mais.
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

segunda dez 22, 2008 9:23 pm

Obrigada pela sinceridade. Tenho a certeza que me ajudaram muito.
Marinhence
Membro Júnior
Registado: domingo set 02, 2007 2:08 pm

segunda dez 22, 2008 9:28 pm

Boas. Eu tenho 2 caes, srd médio porte. Desde que passaram, a fase de cachorros (onde tem de levar mais vacinas) agora é só uma vacina por ano + o desparasitante.... Julgo que tb não é assim uma despesa tão grande.... Não estou a contar com a cama e canil (um ocupa o hall de entrada e o outro tem a sua casota no canil) pois isso apenas se investe 1 vez e existem diversas opções no mercado. Claro que temos a ração (não vou falar desta, já que depende muito do que lhe queiram dar, existe desde 10 euros 15 Kg até julgo que 80euros), é 1 boca a mais na familia :) . Felizmente nunca tiveram grandes doenças que nunca passou de mais do que uns antibioticos (receitados, claro pelo vet.). Aplico front-line nos meses que é preciso... A maior preocupação a meu ver, é a questão das ausencias de casa. No meu caso, os meus pais vem cá tratar deles. Agora se não tiverem essa hipotese... Cuidado, pois há sempre sitios onde não os querem levar, os hoteis são uma fortuna e requerem que projectem as saídas antecipadamente.
Isto é o meu caso, que tenho um quintal vedado. Ou seja, assim que me levanto, deixo-os ir "passear", antes de ir para o emprego, volto a po-los no canil, quando chego a casa, a mesma coisa. Quando posso, brinco com eles (não tanto quanto queria, ou o que julgo que os restantes membros aconselham) mas tenho a certeza que são felizes com o melhor que lhes posso proporcionar. ainda hoje tive um banho de baba :D e mais uns riscos no cromado (a minha cadela adora marcar-me). Se não tiver esta hipotese, tem de contar com o tempo obrigatório de os levar a passear no minimo 2 vezes por dia.
Em resumo, que isto já está alongado, o dinheiro que disponho para os meus 2, não se compara com a felicidade que tenho ao chegar a casa e olhar para aqueles focinhos a minha espera... Estão sempre bem dispostos, o que não se pode dizer de mim :wink:
Pointerman
Membro Veterano
Registado: terça ago 28, 2007 5:37 pm

segunda dez 22, 2008 9:40 pm

Lena1 ter cao e um compromisso muito grande e de grande despesa para os termos em condiçoes dignas,alem da despesa normal(comida vacinaçoes etc) ter em conta imprevistos do genero passeio calmo no jardim o animal pisar um vidro (porque uma cambada de bebados todas as noites la esta nos copos e parte as garrafas quando acabam de beber) tratamento da almofada dilacerada 140 euros mais uns pozinhos para posterior vigilancia como ves nao e barato nem facil.
Kikas123
Membro Veterano
Registado: quarta out 15, 2008 10:17 am
Localização: Ara Nobilis, Nymphicus Hollandicus, Poicephalus Senegalus, Diamante de Gould e canário... por ora...

terça dez 23, 2008 9:02 am

Marinhence Escreveu:Boas. Eu tenho 2 caes, srd médio porte. Desde que passaram, a fase de cachorros (onde tem de levar mais vacinas) agora é só uma vacina por ano + o desparasitante.... Julgo que tb não é assim uma despesa tão grande.... Não estou a contar com a cama e canil (um ocupa o hall de entrada e o outro tem a sua casota no canil) pois isso apenas se investe 1 vez e existem diversas opções no mercado. Claro que temos a ração (não vou falar desta, já que depende muito do que lhe queiram dar, existe desde 10 euros 15 Kg até julgo que 80euros), é 1 boca a mais na familia :) . Felizmente nunca tiveram grandes doenças que nunca passou de mais do que uns antibioticos (receitados, claro pelo vet.). Aplico front-line nos meses que é preciso... A maior preocupação a meu ver, é a questão das ausencias de casa. No meu caso, os meus pais vem cá tratar deles. Agora se não tiverem essa hipotese... Cuidado, pois há sempre sitios onde não os querem levar, os hoteis são uma fortuna e requerem que projectem as saídas antecipadamente.
Isto é o meu caso, que tenho um quintal vedado. Ou seja, assim que me levanto, deixo-os ir "passear", antes de ir para o emprego, volto a po-los no canil, quando chego a casa, a mesma coisa. Quando posso, brinco com eles (não tanto quanto queria, ou o que julgo que os restantes membros aconselham) mas tenho a certeza que são felizes com o melhor que lhes posso proporcionar. ainda hoje tive um banho de baba :D e mais uns riscos no cromado (a minha cadela adora marcar-me). Se não tiver esta hipotese, tem de contar com o tempo obrigatório de os levar a passear no minimo 2 vezes por dia.
Em resumo, que isto já está alongado, o dinheiro que disponho para os meus 2, não se compara com a felicidade que tenho ao chegar a casa e olhar para aqueles focinhos a minha espera... Estão sempre bem dispostos, o que não se pode dizer de mim :wink:

Alguém que concorde comigo! Eu, se tivesse lido estas respostas antes de ter tido um cão, desistia da ideia :lol: . Ah e Pointerman, o meu está em condições condignas :), quanto a despesas imprevistas, qualquer um está sujeito, mesmo nós, podemos tropeçar, cair e precisar de tratamento, a qualquer momento, claro que é uma situação a acautelar mas, penso que, não deverá condicionar a adopção de um animal. Obviamente que, não comparo as despesas que tenho, com um dono de um Grand Danois, quanto maior o animal, maior a despesa. O meu dá tanta despesa como um gato, sinceramente, até menos, do que o último gato que tive. O tamanho também é um factor a ter em conta, quanto ao resto, apesar de importante, o dinheiro não deverá ser a maior e única preocupação, o tempo, as férias, também são igualmente importantes. Um hotel para animais, pelo menos aquele que conheço melhor e de extrema confiança, não é barato (a diária deverá rondar os 8/10 euros), e, muitas vezes as pessoas compram/adoptam o animal agora, no Inverno, e esquecem-se que daqui a 8 meses vão de férias e depois lá vêm os abandonos em massa, na altura do Verão. E isto é válido para todos os animais, não só os cães e gatos. Ainda há 2 anos atrás andei aflita porque não tinha onde deixar o meu coelho e para este tipo de animais nem hotéis encontrava :lol: .
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

terça dez 23, 2008 9:57 am

Já todos falaram dos custos de veterinário, dos custos com as rações, das asneiras que eles podem fazer em nossa casa ou no nosso jardim, das doenças que podem surgir (com mais consequentes despesas), do tempo que é preciso para educa-los, dos passeios que são necessários fazer diariamente, faça chuva, sol ou frio, dos banhos, do facto de viverem muitos anos, e mais, muito mais aqui já foi dito… sobre o porquê de não ter um cão!
200% de acordo, mas podemos ver “a coisa” numa outra perspectiva… Horas de brincadeira diária com eles;
Uma companhia como não há outra igual;
Uma fidelidade que não se encontra noutro lado;
Uma cumplicidade inimaginável;
Uma boa disposição que não tem fim…;
Estejas mal ou bem disposto(a) tens uma certeza sempre… ele estará ali contigo;
Tal como quando estás triste (ou contente) ele também lá estará a partilhar contigo as tuas tristezas (e as tuas alegrias);
Em muitas ocasiões será ele o único a conseguir arrancar-te um sorriso, uma gargalhada;
A certeza de chegar a casa depois de um dia de trabalho de m*** e … vê-lo a correr para ti como se tivesses estado ausente 1 ano e fazer-te esquecer todos os problemas do teu trabalho;
E, … etc, etc, etc,…

Eu tenho 2 Rafeiros (PUROS), Made in UZ e já me ficaram mais caros do que se tivesse comprado … no entanto … valem cada “Euro” que gastei com eles…
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça dez 23, 2008 10:12 am

Fato: é caro sim, mas não astronomicamente caro.

Quanto às vantagens, bem, acho que a maioria esmagadora aqui possui um ou mais cães, então conclui-se que vale a pena.

Outra, quanto aos custos imprevistos, a forista deve ter em mente se pode ou não arcar; por exemplo gastar 600 euros se for necessário, não que tenha que gastar, mas e se precisar, vai ter como?

A discussão maior é comprometimento e responsabilidade.
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado dez 27, 2008 3:31 pm

Lena, faça a si mesma esta pergunta: "Sou capaz de adiar um fim de semana fora ou uma ida ao dentista porque o meu cão precisa de ir ao veterinário e só há orçamento para uma coisa?"

Se a resposta for sim, força :) Dará uma excelente dona.

Bjoka
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Lena1
Membro
Registado: segunda dez 01, 2008 1:15 pm

sábado dez 27, 2008 5:24 pm

A resposta foi sim e a juntar uma boa dose de paciência até acho que vou ser capaz. Tem me feito bem ler todos os tópicos aqui do fórum e têm me ajudado muito a tomar a minha decisão. Sinto que cada vez tenho mais certezas que quero um amiguinho cá em casa. :)

Não entendo é como cada vez mais existem pessoas a abandonar os seus animais!? :( Infelizmente acho que esse facto refletcte o estado em que está a nossa sociedade e os valores que deixaram de existir. Não é só uma questão financeira. Acho! :roll:
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

sábado dez 27, 2008 6:37 pm

Se quer um amiguinho, vá em frente. Não é só uma questão financeira, mas tenha SÓ aqueles a quem pode dar qualidade de vida. Não sei se já foi dito aqui por algum forista, mas pondere sobre as caracteristicas do bichinho. Quanto maior...mais come, se for muito peludo tem de ter cuidados extra com o pelo, tais como champôs adequados etc, etc.
Desejo-lhe boa sorte. Há animais adoráveis á espera de serem adoptados, mas se a sua preferência vai para uma raça especifica, o bichinho vai ser seu e portanto é você que o escolhe.

Bjoka
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”