Despiste / Displasia

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
UDM
Membro Júnior
Registado: quinta jun 26, 2003 11:49 am
Contacto:

segunda jun 30, 2003 2:11 pm

Boa Tarde
Gostaria da ajuda dos presentes.
Sempre fiz despiste de Displasia nos meus cães, mas meramente de ambito pessoal, isto é, eram e são efectuadas no meu Vet, seguinto todos os parametros, ficando eu assim com uma noção de como estão os "ossos" dos meus canitos. Para mim chega, mas gostaria agora de tornar tudo oficial para assim puder justificar a garantia que dou dos meus cachorros e para tb seguir assim a politica dos americanos que neste caso não brincam.
Assim pedia a quem sabe, nome e contactos de instituições que efectuassem estes despistes, sendo estes reconhecidos tanto pela FCI como pelo CPC, ou por uma outra instituição veterinaria que regule estes procedimentos.
Atenciosamente
UDM
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

segunda jun 30, 2003 2:44 pm

Em primeiro lugar seja muito bem-vindo!
Bem, correndo o risco de dizer uma barbaridade, creio que o pode fazer na Faculdade de Medicina Veterinária, em Lisboa, mais exactamente na Ajuda: http://www.fmv.utl.pt/index2.htm. Espero ter sido útil!
Fiquem bem
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

segunda jun 30, 2003 4:16 pm

A faculdade de medicina veterinária realmente faz os despistes "dentro das regras", de forma a serem aceites lá fora. No entanto, o relatório que é entregue não é válido lá fora, pelo que teria de mandar o Rx ser lido no estrangeiro, enviando para o efeito para o clube da raça em Espanha ou França por exemplo, se eles o aceitarem fazer. Pelo menos foi das coisas que retirei quando se me apresentou o problema da displasia.

O CPC em si não se interressa por essas coisas, e penso que será uma das razões deste facto.

Quem souber melhor como funciona, pode explicar em melhores condições a situação.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jun 30, 2003 4:50 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:43 am, editado 1 vez no total.
UDM
Membro Júnior
Registado: quinta jun 26, 2003 11:49 am
Contacto:

terça jul 01, 2003 11:04 am

Grato pelas respostas.
É pena ainda não existir em Portugal uma instituição responsável por este assunto mas ok.estamos em Portugal.
Isabel, realmete já me tinha ocurrido enviar para os Estados Unidos mas além de não saber o procedimento necessário, também não sei se depois irão ser reconhecidos pela FCI visto os americanos regerem-se pelo AKC mas é a hipotese que mais me agrada. entretanto vou, como disse, me informar junto da proprietaria dos meus cachorros em França como é o procedimento e tentar 1º por ai....depois logo penso nos States.
Só mais uma coisa, julgo que o procedimento a efectuar em Portugal será o de ir ao vet e efectuar um rx normal com os dados inseridos na placa e então enviar a placa para frança para analise correcto?
Arcanus, peço desculpa por não ter me apresentado mas como não sou propriamente um Membro novo, apenas mudei de nome, esqueci-me!!!!
Atenciosamente
Daniel
ana_link
Membro Veterano
Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm

terça jul 01, 2003 12:35 pm

Oi Daniel

O procedimento é mais ou menos esse.

No Rx tem de figurar o nome do cão, o numero de chip e a data do Rx (do que me lembro agora... penso que não me está a faltar nada) na placa, não com um autocolante ou apenas escrito. O Rx tem de ser feito sob anestesia e a colocação tem de ser correcta. Na FMV eu sei que tem tudo o que é necessário, nos vet's depende.

França é uma boa hipotese: pelo menos é para onde vou enviar o Rx da minha pequena quando for altura, e já tenho a garantia de me fazerem a leitura.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

terça jul 01, 2003 12:57 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 10:46 am, editado 1 vez no total.
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

terça jul 01, 2003 2:07 pm

UDM Escreveu: Arcanus, peço desculpa por não ter me apresentado mas como não sou propriamente um Membro novo, apenas mudei de nome, esqueci-me!!!!
Atenciosamente
Daniel
:oops: Tudo bem. Infelizmente não pude ajudar muito, mas já observei com muita satisfação minha que outras pessoas mais informadas dentro do âmbito que lhe interessa já o fizeram. Sempre a aprender...
Fique bem
Aral
Membro Júnior
Registado: domingo mai 04, 2003 10:26 pm

terça jul 01, 2003 8:06 pm

[quote=UDM]
Boa Tarde
Gostaria da ajuda dos presentes.
Sempre fiz despiste de Displasia nos meus cães, mas meramente de ambito pessoal, isto é, eram e são efectuadas no meu Vet, seguinto todos os parametros, ficando eu assim com uma noção de como estão os "ossos" dos meus canitos. Para mim chega, mas gostaria agora de tornar tudo oficial para assim puder justificar a garantia que dou dos meus cachorros e para tb seguir assim a politica dos americanos que neste caso não brincam.
Assim pedia a quem sabe, nome e contactos de instituições que efectuassem estes despistes, sendo estes reconhecidos tanto pela FCI como pelo CPC, ou por uma outra instituição veterinaria que regule estes procedimentos.
Atenciosamente
UDM
[/quote]
Olá, infilizmente tive um serra que teve displasia da anca e foi operado, com sucesso, às duas patas de trás, no Hospital Veterinário do Porto, logo julgo que lá farão.
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça jul 01, 2003 8:07 pm

N veterinários fazem, não é só o HVP, agora para certificar tem que enviar as rads para fora do país.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
Responder

Voltar para “Cães”