Olá
Independentemente do porte do cão, deixa de ser importante se ele vive confinado à relativa pequena área de um apartamento desde que seja dada ao animal a necessária atenção, como companhia e o proporcionar-lhe as suficientes saídas à rua, não só para ele fazer as necessidades como também para "arejar", isto é, para mudar de ambiente, tal e qual como acontece como nós.
Eu vivo com três cães num apartamento (os tais lingrinhas

das "curiosidades") e não dou por eles enquanto estou em casa porque eles passam a maior parte do tempo a dormir. Mas isto acontece porque lhes proporciono as necessárias e suficientes saídas e raramente os deixo sós...
É um erro pensar-se que um cão prefere um espaço amplo como o de um jardim ou de um terraço. Quantos cães vivem "abandonados" em jardins de vivendas aos quais os donos praticamente não ligam, partindo do princípio de que se eles ladram ou passam a vida a chorar ou a ganir é por "feitio"...
Não tenho dúvidas de que eles seriam muito mais felizes se estivessem dentro de um apartamento, desde que acompanhados pelos donos.
Correndo o risco de generalizar, estou convencido que estes princípios se aplicam à maior parte das raças, SRDs incluídos.