Oi Sai. Bem, o Claudio já referiu os pontos base... Mas veremos o que eu posso dizer:
A sua cadela vai crescer até aos 2 anos mais ou menos, e ainda tem muito que crescer. Para a idade o peso está bom, a minha rott mais velha tem 1 ano e pesa 40 kilos. Tem que ter muita atenção à alimentação da sua cadela, pois eles têm tendência a engordar. Deve fazer o máximo de exercício possível com ela, mas já sabe, nunca em demasia. Basta andar com ela, e se for como a minha jogue um bocado com ela com bolas que ela vai adorar.
Deve escová-la pelo menos duas vezes por semana, mas quantas mais melhor, não lhes faz mal nenhum e serve para aproximar o cão do dono. Mas agora atenção, que isto é muito importante. Acho muito bem que o seu namorado e você viva agora em função da cadela, mas nunca em demasia. Os rotts são cães que não devem ser demasiado mimados. É um cão muito complexo e inteligente, e por isso nós temos que ser mais rígidos com eles. É muito importante que essa teimosia que diz que ela demonstra seja combatida agora, enquanto ela é relativamente nova, senão é capaz de vir a ter alguns problemas com ela. Isto não é de forma alguma para a deitar abaixo, estou somente dar-lhe umas dicas para no futuro não ter problemas. Estes cães necessitam de pulso firme, e têm que aprender desde o princípio quem manda lá em casa. Ela não pode entrar seja onde for primeiro que os donos, não pode subir para cima dos sofás, muito menos para a cama. Enquanto estiverem a comer, ou ela fica afastada, ou então não lhe ligam nenhuma nem nunca lhe dêm comida à mesa. De vez em quando, quando ela estiver a brincar com os ossos, chegue ao pé dela e tire-lhe o osso da boca. Se ela rosnar ou tentar morder, dê-lhe uma palmada por baixo do queixo, não é preciso com muita força, é uma região que os irrita especialmente e ela acaba por perceber. Tente todos os dias, ou quantos dias puder, sair à rua com ela. Compre uma estranguladora, ou uma semi-estranguladora e vá passear com ela. A trela deve ser curta, e o dono deve levar a trela o mais retesada possível, para ela não ter hipótese de fugir enquanto dá ordens. Comece pelo básico, por exemplo o sentar. Bem, o texto já vai longo, e eu não disse nem 1/5 do que queria dizer. Há tanto a dizer sobre estes cães que este espaço não chega...
Fiquem bem