Que motivos «secretos» de escolha de um nome andam por aí?
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: domingo jun 29, 2003 6:49 am
um pouco atrasada ao assunto levantado neste tópico, mas resolvi deixar minha mensagem!
o Orlando (gato) chama-se assim em homenagem ao poema medieval de Ariosto, "Orlando Furioso". diz o poema que orlando era um cavaleiro medieval valente e sedento por guerras (daí ser furioso). mas com o tempo e as guerras, orlando ficou desiludido e entediado... e aos poucos foi descobrindo o amor e tornou-se Orlando Enamorado!!! qdo Orlando (meu gato) hegou aqui em casa ele era como o orlando do poema: arisco e bravo. meu maior desejo era que ele se torna-se um gato legal e carinhoso. e foi isso o que aconteceu. igualzinho a história do poema, orlando deixou de ser furioso e hoje é muito enamorado!!!
a Cuba (gata)... bom, preciso dizer mais alguma coisa??? como diz célia cruz "cuba, que lindo son tus paisages"!!! uma homenagem a um país que admiro muito e desejo um dia poder conhecer!
a Olívia (beagle) é Olívia porque tem cara de Olívia e não poderia deixar de ser Olívia. simplesmente Olívia!!! orelhões e olhos caídos: só pode ser Olívia!
era isso...
ah, esqueci das lesmas que visitam meu patio no inverno...
beijos
cicinha
o Orlando (gato) chama-se assim em homenagem ao poema medieval de Ariosto, "Orlando Furioso". diz o poema que orlando era um cavaleiro medieval valente e sedento por guerras (daí ser furioso). mas com o tempo e as guerras, orlando ficou desiludido e entediado... e aos poucos foi descobrindo o amor e tornou-se Orlando Enamorado!!! qdo Orlando (meu gato) hegou aqui em casa ele era como o orlando do poema: arisco e bravo. meu maior desejo era que ele se torna-se um gato legal e carinhoso. e foi isso o que aconteceu. igualzinho a história do poema, orlando deixou de ser furioso e hoje é muito enamorado!!!
a Cuba (gata)... bom, preciso dizer mais alguma coisa??? como diz célia cruz "cuba, que lindo son tus paisages"!!! uma homenagem a um país que admiro muito e desejo um dia poder conhecer!
a Olívia (beagle) é Olívia porque tem cara de Olívia e não poderia deixar de ser Olívia. simplesmente Olívia!!! orelhões e olhos caídos: só pode ser Olívia!
era isso...
ah, esqueci das lesmas que visitam meu patio no inverno...
beijos
cicinha
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado abr 26, 2003 5:14 pm
- Localização: 2 cães(Fluffy e Infeliz), 1 gatinho (Mime) e 1 rouxinol do Japão(o Lípio)
Eu também tou um pouco atrasada a responder ao tópico, mas mais vale tarde que nunca...
Gatos- Não sei porque é que os meus pais chamaram o Manjerico de Manjerico, já que ele não se parecia nada com isso. Aposto que nem eles sabem...
- O Luisinho tem esse nome porque na época em que ele foi encontrado nasceu o filho de uns amigos dos meus pais, que se veio a chamar Luís. A criança foi homenageada.
Estes gatos já morreram há muitos anos, mas ainda me lembro deles...
Tartarugas- Todas falecidas, excepto uma que foi oferecida, eram a família Tac: Tec, Tic, Toc e Tuc.
Cães- O Pipas veio de uns desenhos animados que eu via na altura. Tive-o durante umas semanas, mas depois desapareceu...
- A Pipoca, apesar de ser toda preta, tinha esse nome por ser uma coisinha pequenina sempre aos pulos, como o milho a transformar-se em popocas.
- O Tobias teve esse nome em honra aos peixes Tobias que eu tive durante anos.
- O nome da Peggy foi escolhido numa revista. Foi uma escolha difícil...
- O Fluffy tem esse nome por causa dos livros do Harry Potter. Eu sempre imaginei aquele cão de 3 cabeças parecido com o meu (que é feroz como só...!)
- O Fang também veio desse livro. Fiquei muito desapontada por não aparecer no filme um cão enorme, peludo e babão como o meu.
- O Shadow tem esse nome pois havia um filme com um cão (chamado Shadow) muito parecido com o meu.
- a Samolé, que morreu enforcada, veio da minha irmã. Inicialmente era para se chamar Salomé, mas como a minha mana trocava as sílabas fico Samolé.
- O Infeliz... quando ele chegou, nós não queríamos ficar com ele. Então dizíamos: "vai embora Infeliz!" Mas ele nunca foi...
- A Invasora chama-se assim porque é isso mesmo que ela é! Chegou, olhou e conquistou. (Já desistimos de a mandar embora, como o
Infeliz)
- a Petruska é mesmo assim. Destoa dos irmãos porque é toda castanha escura. Para além disso tem ar de ser russa.
- A Estrela... No início não tinha nome, porque era a menor e mais medrosa. Então dei-lhe esse nome, para lhne levantar a moral.
Pássaros- Só tenho um, o Lípio, que é um rouxinol do Japão, lindo de morrer. No início queria chamar-lhe Alípio. Mas a minha mãe começava :"Sim é o Alípio dias, grande economista...
" Então passou para Lipi. Mas eu achava que isso era nome de pássara e não de pássaro, então acrescentei um O. E ficou Lípio!
Uf!
Acabei. Mas comparados com os outros a originalidade dos nomes é muito reduzida, não?
Gatos- Não sei porque é que os meus pais chamaram o Manjerico de Manjerico, já que ele não se parecia nada com isso. Aposto que nem eles sabem...
- O Luisinho tem esse nome porque na época em que ele foi encontrado nasceu o filho de uns amigos dos meus pais, que se veio a chamar Luís. A criança foi homenageada.
Estes gatos já morreram há muitos anos, mas ainda me lembro deles...
Tartarugas- Todas falecidas, excepto uma que foi oferecida, eram a família Tac: Tec, Tic, Toc e Tuc.

Cães- O Pipas veio de uns desenhos animados que eu via na altura. Tive-o durante umas semanas, mas depois desapareceu...
- A Pipoca, apesar de ser toda preta, tinha esse nome por ser uma coisinha pequenina sempre aos pulos, como o milho a transformar-se em popocas.
- O Tobias teve esse nome em honra aos peixes Tobias que eu tive durante anos.
- O nome da Peggy foi escolhido numa revista. Foi uma escolha difícil...

- O Fluffy tem esse nome por causa dos livros do Harry Potter. Eu sempre imaginei aquele cão de 3 cabeças parecido com o meu (que é feroz como só...!)
- O Fang também veio desse livro. Fiquei muito desapontada por não aparecer no filme um cão enorme, peludo e babão como o meu.
- O Shadow tem esse nome pois havia um filme com um cão (chamado Shadow) muito parecido com o meu.
- a Samolé, que morreu enforcada, veio da minha irmã. Inicialmente era para se chamar Salomé, mas como a minha mana trocava as sílabas fico Samolé.
- O Infeliz... quando ele chegou, nós não queríamos ficar com ele. Então dizíamos: "vai embora Infeliz!" Mas ele nunca foi...
- A Invasora chama-se assim porque é isso mesmo que ela é! Chegou, olhou e conquistou. (Já desistimos de a mandar embora, como o
Infeliz)
- a Petruska é mesmo assim. Destoa dos irmãos porque é toda castanha escura. Para além disso tem ar de ser russa.
- A Estrela... No início não tinha nome, porque era a menor e mais medrosa. Então dei-lhe esse nome, para lhne levantar a moral.
Pássaros- Só tenho um, o Lípio, que é um rouxinol do Japão, lindo de morrer. No início queria chamar-lhe Alípio. Mas a minha mãe começava :"Sim é o Alípio dias, grande economista...

Uf!

-
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm
Bem, a minha história nada tem de inovador ou inédito, mas eu gostaria também de a compartilhar com vocês.
A minha cadelita chama-se NINA porque no dia em que a fomos buscar, por volta das 11 da noite, vinhamos no carro eu, o meu marido e o André (que é o meu filho que na altura tinha 4 anos) e quisemos que fosse ele a escolher o nome. Ele disse imediatamente que era NINA, mas eu que gostava que ela tivesse um nome mais original bem lhe tentei impingir uma série de nomes que eu considerava o máximo. Mas ele na sua teimosia própria da idade, agravada com uma birra de sono pelo avançado da hora não se deixou demover e continuou a insistir que ela era NINA. Pois bem rendi-me, era NINA. Mas ainda hoje não estou conformada e por isso chamo-a carinhosamente de NINI.
A minha cadelita chama-se NINA porque no dia em que a fomos buscar, por volta das 11 da noite, vinhamos no carro eu, o meu marido e o André (que é o meu filho que na altura tinha 4 anos) e quisemos que fosse ele a escolher o nome. Ele disse imediatamente que era NINA, mas eu que gostava que ela tivesse um nome mais original bem lhe tentei impingir uma série de nomes que eu considerava o máximo. Mas ele na sua teimosia própria da idade, agravada com uma birra de sono pelo avançado da hora não se deixou demover e continuou a insistir que ela era NINA. Pois bem rendi-me, era NINA. Mas ainda hoje não estou conformada e por isso chamo-a carinhosamente de NINI.
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm
Bem, a minha história nada tem de inovador ou inédito, mas eu gostaria também de a compartilhar com vocês.

-
- Membro
- Registado: quarta ago 21, 2002 8:16 am
Olá,
Papoila, muitos parabéns, grande ideia
Então vamos lá:
Banjy: porque um dia fomos de férias p/ Lagos à volta o carro avariou (lá para os lados de Aljezur) e foram uns Bombeiros que nos ajudara, Bombeiros esses que tinham escrito na barraca do cão precsamente.... Banjy;
Bernarda: a minha mãe comprou-me um cão de peluche (sim eu sei que já tenho 28 aninhos, mas continuo a gostar de peluches) branco e preto mto parecido com um S. Bernardo, volvidos talvez uns 3 dias começa a aparecer por lá uma cadelinha mto parecida com o peluche, para além de a adoptarmos ficou a bernarda, quando estamos chateados com ela é a bernardete (tadinha);
Branquinha: vá adivinhem lá, pois é, pois é ela é mesmo toda branquinha com 1 olho castanho e outro mto azul (mto original este nome
);
Simão: porque como não podia ser Rui Costa, vai de Simãozito, apesar de que, na papelada que vinha com ele está lá escrito Ralph da Casa de não sei quê, já imaginam que o pessoal está chateado aquilo sai um nome um bocado para o comprido...
Lipe: em homenagem a um que tivemos há muitos anos, mesmo muitos
Pimo, porque a minha sobrinha mais pequenina resolveu dizer que «olha, este é pimo daquele»
Dos outros rafeirosos todos não vou falar senão, nunca mais saíamos daqui e para além do mais não sei realmente as histórias dos seus nomes.
Cumpts.,
Olga
Papoila, muitos parabéns, grande ideia

Então vamos lá:

Dos outros rafeirosos todos não vou falar senão, nunca mais saíamos daqui e para além do mais não sei realmente as histórias dos seus nomes.
Cumpts.,
Olga
Ao fim de um dia de trabalho, por acaso nada fácil hoje, soube-me maravilhosamente bem estar aqui a ler todas estas histórias deliciosas.
Este é sem dúvida o melhor tópico que eu já vi aqui! Parabéns a todos os que nele participaram.
Fiquem bem!
Este é sem dúvida o melhor tópico que eu já vi aqui! Parabéns a todos os que nele participaram.
Fiquem bem!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Muito atrasada mas cá vai:
Thoth: porque andava a ler o "Livro de Thoth". Tem origem na mitologia egipcia e foi o criador do Tarot. É o sr. dos misterios e magia. Um pouco de magia na vida não faz mal a ninguem 
Lucky: porque eu queria uma siamesa e ela estava abandonada na rua, muito doente. o seu nome completo é Lucky Star. Foi uma sorte para as duas!
Kali: Porque tinha acabado de me separar e Kali é a Deusa Guerreira da destruição e renovação da vida. Pareceu-me apropriado hehehehhe
Anauel: Porque é o nome do meu Anjo da Guarda, e a gata Anauel é pretinha como eu gosto e muito faladora. Assim o meu anjo está mesmo sempre muito perto
além disso fiquei com ela porque ninguem a queria por ser adulta e preta (parvos!)
Lua: homenagem á gata Luana de uma grande amiga minha, que faleceu nos meus braços (eu fui acompanhá-la ao vet ás tantas da manhã) depois de uma torção de estomâgo.
Khensu: é um Deus Egipcio. É aquele que afasta o negativo e o transforma em riso. Era um exorcista de tudo o que é mau. Pois que mais vale prevenir, né? E é impossível não rir á gargalhada com as trapalhices do gato Khensu
Osiris: mais um Deus Egípcio (não, não tenho nenhuma Isis, heheheh) É um gato que teve uma vida atribulada antes de vir para mim, tem um caracter muito forte e decidido. Pareceu-me bem. Nome forte para um gatão preto muito forte!
Gringo:
pois que eu já tinha 7 gatos quando conheci o meu companheiro, que não gostava de gatos...até que conheceu os meus hehehe e um dia apareceu-me em casa com uma coisita que cabia na palma da mão, uma coisita preta que dizia miiiiiiiiiiiiiiii...como nós conhecemo-nos num sitio com esse nome, o Gringo ficou Gringo.
Gwidion: Desta vez, inspira-se na tradição Celta. É aquele que traz a luz, o guerreiro jovem que supera todas as adversidades e renasce sempre mais forte. Este gatito passou os primeiro 6 meses de vida preso num predio ás escuras (o predio estava para demolir) sem qualquer contacto humano ou animal. uma amiga minah salvou-o e eu fiquei com ele no dia dos meus anos (9º gato e eu faço anos num dia 9)
Shiva: Deusa da destruição e da guerra, mas também da renovação. Pareceu-me adequado para uma miniatura rott que mal me viu quiz roer o meu sapato 
uffffff

uffffff
<p><strong>Saudações!</strong></p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
<p><strong>Cristina Paulo</strong></p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
PauloC Escreveu: Olá,
Quanto aos nomes que lhe chamo nessas ocasiões, dado que este forum é frequentado por menores, não me posso permitir a escrevê-los aqui. Mas digamos que evoco muitas vezes a mãe dele e o pai também..... e não é propriamente com nomes de boas familias!

Olá amigos já me ri bastante hoje à conta de alguns nomes dos vossos animaizinhos, os dos meus não são nada de especial mas não quero deixar de participar neste forum.
O meu primeiro canito, devia ter eu os meus 3,4 anos e era um cão sem raça mas muito amarelinho e como na altura havia uma lexivia que se chamava Javisol, assim quis eu que ele se chamasse,Javisol como a lexivia .
O segundo foi um pastor alemão que ficou a chamar-se Simba.
Depois foi um filho dele que se chamou Rex.
Entretanto fiz mais uma primavera e o meu pai ofereceu-me o Black, um caniche preto muito pequenino e lindo de morrer.
O Black gostava muito de fazer companheiros, e então para os cativar levava-os lá a casa para comerem com ele. Nestas andanças um dia levou um cão vadio que passou a ser presença frequente nas refeições do Black a quem pusemos o nome de Corisco pois quando se punha a correr nada o parava.
Entretanto casei,e o Corisco que era já o unico a existir ficou em casa dos meus pais,pois eles não mo deixaram trazer .
Estando habituada a ter cães não me via na minha nova vida sem eles, veio entretanto como prenda de casamento o Fletcher,que era um yorkshire, depois veio a Anife também yorkshire para namorar com o Fletcher, e deste namoro nasceu o Babur.
Antes desta união ainda veio cá para casa o Nanouk um labrador preto.
Ainda faltam os periquitos, os peixes e a tartaruga mas isso fica para outra ocasião pois desta vez já me alonguei bastante.
Saudações para todos os amigos dos animais.
O meu primeiro canito, devia ter eu os meus 3,4 anos e era um cão sem raça mas muito amarelinho e como na altura havia uma lexivia que se chamava Javisol, assim quis eu que ele se chamasse,Javisol como a lexivia .
O segundo foi um pastor alemão que ficou a chamar-se Simba.
Depois foi um filho dele que se chamou Rex.
Entretanto fiz mais uma primavera e o meu pai ofereceu-me o Black, um caniche preto muito pequenino e lindo de morrer.
O Black gostava muito de fazer companheiros, e então para os cativar levava-os lá a casa para comerem com ele. Nestas andanças um dia levou um cão vadio que passou a ser presença frequente nas refeições do Black a quem pusemos o nome de Corisco pois quando se punha a correr nada o parava.
Entretanto casei,e o Corisco que era já o unico a existir ficou em casa dos meus pais,pois eles não mo deixaram trazer .
Estando habituada a ter cães não me via na minha nova vida sem eles, veio entretanto como prenda de casamento o Fletcher,que era um yorkshire, depois veio a Anife também yorkshire para namorar com o Fletcher, e deste namoro nasceu o Babur.
Antes desta união ainda veio cá para casa o Nanouk um labrador preto.
Ainda faltam os periquitos, os peixes e a tartaruga mas isso fica para outra ocasião pois desta vez já me alonguei bastante.
Saudações para todos os amigos dos animais.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça fev 18, 2003 3:20 pm
Ah, quase me esquecia:
Quando a Maga faz asneiras...não muitas pois ela já é uma veterana de 10 anos
... eu digo-lhe "Dona Maga!...então o que é isso?"...e ela faz uma "cara" mto comprometida
Até me dá vontade de rir.
Tenho que acrescentar que NUNCA lhe foi preciso bater para a ensinar...e se ela está ensinada...é o meu orgulho
Com a Matilde édiferente, uma vez que foi recolhida apenas há cerca de 3 meses e aparentemente apanhava que se fartava
.
Então, quando faz asneiras não posso ralhar com ela...nem só com o aumento do tom de voz, pois ela fica toda encolhida a tremer de medo
Nestas circustÂncias uso o estímulo positivo, para a premiar, e a indiferença, para a "castigar"... por isso não tenho "expressão de ralhar" para ela
Mas noto diferença nela, de dia para dia...para melhor...
XLÉPS :p
Quando a Maga faz asneiras...não muitas pois ela já é uma veterana de 10 anos

Até me dá vontade de rir.
Tenho que acrescentar que NUNCA lhe foi preciso bater para a ensinar...e se ela está ensinada...é o meu orgulho

Com a Matilde édiferente, uma vez que foi recolhida apenas há cerca de 3 meses e aparentemente apanhava que se fartava

Então, quando faz asneiras não posso ralhar com ela...nem só com o aumento do tom de voz, pois ela fica toda encolhida a tremer de medo

Nestas circustÂncias uso o estímulo positivo, para a premiar, e a indiferença, para a "castigar"... por isso não tenho "expressão de ralhar" para ela

Mas noto diferença nela, de dia para dia...para melhor...

XLÉPS :p
Olha a Papoiiila!!!
Bom. Motivos concretos para a escolha de um nome para um cão acho que não conheço nenhum... A não ser também o do Francamente (aliás, Frank para os amigos). Mas conheço alguns nomes curiosos. Por exemplo, uns amigos meus arranjaram há pouco tempo um cachorinho Weimaraner e lembraram-se de lhe chamar Sabão, não sei se foi porque rima com cão ou se teve alguma coisa a ver com a própria cor do pelo do bicho. Também conheci um canito chamado Romão que, quando alguém lhe perguntava "como te chamas?" o bicho respondia "RRRRRRRRRR ÃO!"
Bom. Motivos concretos para a escolha de um nome para um cão acho que não conheço nenhum... A não ser também o do Francamente (aliás, Frank para os amigos). Mas conheço alguns nomes curiosos. Por exemplo, uns amigos meus arranjaram há pouco tempo um cachorinho Weimaraner e lembraram-se de lhe chamar Sabão, não sei se foi porque rima com cão ou se teve alguma coisa a ver com a própria cor do pelo do bicho. Também conheci um canito chamado Romão que, quando alguém lhe perguntava "como te chamas?" o bicho respondia "RRRRRRRRRR ÃO!"
Olha a Papoiiila!!!
Olha a Papoiiila!!!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
- Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
- Contacto:
Oh minha linda, que saudades
E porque é que a tua Alice é Alice? Tens de contar
Foi com surpresa que vi este tópico renascer e já sorri imenso perante tanta criatividade
Bjs,
Carla

E porque é que a tua Alice é Alice? Tens de contar

Foi com surpresa que vi este tópico renascer e já sorri imenso perante tanta criatividade

Bjs,
Carla
Pois é... Esqueci-me de contar porque é que a Alice se chama Alice. Convém no entanto referir que, antes de ir lá para casa, a Alice já se ia chamar Alice, mas só depois é que percebi que o nome lhe ficava a matar, precisamente porque Alice rima com TOLICE e, em matéria de tolices, digamos que a bichinha era doutorada até fazer um ano.