Ajuda para cachorro c/2 dias encontrado no lixo!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

domingo jan 11, 2009 10:25 pm

Tenho comigo um cachorro encontrado hoje as 16h num caixote do lixo, juntamente com 6 irmaos ja mortos, ja lhe dei leite proprio para cachorros, tem estado sempre em cima de um saco de agua quente e ja esta mais quentinho. Continua é a chorar muito :cry:
Por favor, peço se souberem de alguma cadela que esteja a amamentar e que o possa aceitar.. eu tenho medo de nao estar à altura.. :cry:

Obrigado!
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

segunda jan 12, 2009 6:52 am

Bom dia!
Sobreviveu à primeira noite.. Mas aparenta ter dificuldade em respirar, deve ter-se constipado :(
Vou tentar leva-lo a um vet, para ver se ha algo que lhe possamos dar.
mfls
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

segunda jan 12, 2009 7:10 am

Faz bem em levá-lo ao vet.
No entanto, com um dedo faça massagens ao longo do lombinho dele, muito devagar e suave e dos 2 lados, para tentar que os pulmões reajam.
Boa sorte
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 12, 2009 8:32 am

Elsy,

Peça ajuda ao vet para estimular o cachorro correctamente para fazer as necessidades. Até lá faça-o com um algodão embebido em água morna, ou mesmo com os seus dedos, na barriga junto à zona genital para o estimular a fazer as necessidades. Mantenha-o SEMPRE quentinho e o leite deverá ser dado de 2 me 2 horas, mais coisa menos coisa. Cuidado com a posição em que o alimenta para que o leite não entre nas vias respiratórias...
A ida ao vet é fundamental para a sobrevivência desse bebé... :|
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Joanaxf
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 9:18 pm

segunda jan 12, 2009 9:06 am

Bom tou a ver que esse cachorrinho é um sobrevivente.
Praticamente já foi tudo dito o que era necessário. Em relação à botija de água quente tenha cuidado para não queimar o cachorro também. Ele nunca deve estar directamente a tocar na botija. Ponha uma toalha a separá-lo. Outra coisa que resulta bem é estar debaixo de uma luz que emita calor. Mas também tem de ter cuidado para não estar demasiado perto e não queimar o cachorro. Para ele fazer as necessidades passe com um algodão molhado com água morna no anûs e vagina/pénis para o estimular a fazer as necessidades, como a texuga já tinha dito.
Sobre a posição para comer é muito importante que ele fique deitado como se tivesse a mamar mesmo na cadela. Deitado e com a barriga para baixo.
O essencial nestes casos é:
-o cão não ficar frio demais, nem ocorrerem queimaduras
- comer de 2 em 2 horas para ajudar a se manter quente e não sofrer de hipoglicémias
- ter cuidado de como dá a comer ao cachorro para não ir para os pulmões
- ajudá-lo a fazer necessidades
pathelen
Membro Veterano
Registado: segunda out 27, 2008 9:24 am

segunda jan 12, 2009 9:06 am

... Mais um, não é Texuga?! :cry:

Mas que raio... O que é que as "pessoas" têm no sítio do coração..!!! :evil:

Já na ultima vez que fui à vet, ela tinha lá dois gatinhos com 2 ou 3 dias, que apanhou do contentor do lixo!!! :twisted:
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jan 12, 2009 9:09 am

pathelen Escreveu:... Mais um, não é Texuga?! :cry:

Já na ultima vez que fui à vet, ela tinha lá dois gatinhos com 2 ou 3 dias, que apanhou do contentor do lixo!!! :twisted:
A minha vet tinha lá uma que ficou mascote da clínica, mais uma :roll: , gatinha, que com 1 mês tinha um chumbo alojado ao lado da coluna vertebral... :evil: Estava semi paralisada, mas felizmente recuperou e hoje faz a vidinha dela normalmente... ainda que com algumas limitações, anda meia tortinha... :roll:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 5:51 pm

Obrigado pela ajuda!
Parece-me que tenho feito tudo correctamente, nunca tinha criado nenhum bebé mas ja tinha lido sobre isso..
A massagem para fazer as necessidades é tiro e queda, mal acaba de comer, mexo-lhe ao pe da pilita e pumba, faz tudo! O cocozito esta um bocado mole, mas penso que será por estranhar o novo leite.
Disseram-me para dar leite evaporado, uma medida para 10 de agua, o que sabem sobre isto???
Quanto ao vet.. Infelizmente e devido a eu propria ter tido uma consulta de pós-operatório (ainda bem que estou de baixa para me dedicar a ele..) e o veterinario so abrir a partir das 16h, nao pude la ir..
Vou recorrer a massagem respiratoria, contudo ele parece estar melhor.
A noite passada mal dormi, encostei o saco de agua kente a mim e abracei-o e coloquei o pequeno entre o braço e o meu corpo, em cima do saco. Só o medo de o magoar, nao me deixou dormir. Hoje ja o deixo na caixinha, junto ao aquecedor.
Alguem sabe o preço de uma lampada de aquecimento???

Obrigado
texuga
Membro Veterano

segunda jan 12, 2009 7:36 pm

Elsy_Drummer Escreveu:Obrigado pela ajuda!
Parece-me que tenho feito tudo correctamente, nunca tinha criado nenhum bebé mas ja tinha lido sobre isso..
A massagem para fazer as necessidades é tiro e queda, mal acaba de comer, mexo-lhe ao pe da pilita e pumba, faz tudo! O cocozito esta um bocado mole, mas penso que será por estranhar o novo leite.
Disseram-me para dar leite evaporado, uma medida para 10 de agua, o que sabem sobre isto???
Quanto ao vet.. Infelizmente e devido a eu propria ter tido uma consulta de pós-operatório (ainda bem que estou de baixa para me dedicar a ele..) e o veterinario so abrir a partir das 16h, nao pude la ir..
Vou recorrer a massagem respiratoria, contudo ele parece estar melhor.
A noite passada mal dormi, encostei o saco de agua kente a mim e abracei-o e coloquei o pequeno entre o braço e o meu corpo, em cima do saco. Só o medo de o magoar, nao me deixou dormir. Hoje ja o deixo na caixinha, junto ao aquecedor.
Alguem sabe o preço de uma lampada de aquecimento???

Obrigado
Elsy,

Não vejo necessidade de uma lâmpada de aquecimento, desde que consiga manter a botija sempre quentinha... No entanto uma lâmpada de aquecimento é barata, ronda os 7,50€ (http://www.saidacasca.com/paginatipo41. ... 1&idpai=12) Penso que pode ser usada num candeeiro de secretária, por cima da alcofa do cachorrito...

Não aconselho qualquer tipo de leite para ser humano, eu sei que é mais caro, mas é preferível dar do específico para cachorros do que do nosso. O nosso causa problemas gastro-intestinais gravíssimos... :(

Boa sorte

Xuga
RenatoFel
Membro Júnior
Registado: terça jan 06, 2009 8:06 pm

segunda jan 12, 2009 9:26 pm

E de Louvar o que esta a fazer. Abracos e as melhoras para o cachorro
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

segunda jan 12, 2009 9:59 pm

Elsy, o que aconteceu consigo, passou-se exactamente comigo no verão passado. Só que eram apenas 2 no meio do lixo doméstico e ainda com o cordãozinho umbilical pendurado! E sabe que mais, sobreviveram os dois e estão lindos e saudáveis. Acho que o mais importante já foi dito aqui, ir ao vet acima de tudo pare ele lhe dizer o que fazer, porque nessa idade, muito pouco se pode fazer por eles a não ser fazer de mãe! Mante-los quentinhos, porque nos primeiros dias não conseguem regular a temperatura corporal, estimular as necessidades e alimenta-los de 2 eu 2 horas. O saco de água quente é boa idéia, ou então garrafas de água aquecida. Quanto á paparoca, os leites apropriados são óptimos de certeza, mas a minha vet deu-me outra receita, aqui vai:

- 1/4 de leite gordo
- 1 colher de natas
- 1 gema de ovo

É fundamental é que seja bastante nutriente. E eles só comeram isso, e os cócós eram normalissimos e dores de barriga tb acho que não houve porque pareciam uns anjinhos! comer e dormir!

Boa sorte para si Acima de tudo há que ter muita vontade. No primeiro mês, nunca dormi, nem me ausentei durante mais de 2 horas seguidas! Mas valeu a pena! Aceitei-os como um presente, já que estavam a 100 metros de onde está a dormir a minha menina que tinha perdido 1 mês antes.
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
Elsy_Drummer
Membro Veterano

terça jan 13, 2009 1:39 pm

Olá! Sobreviveu a mais uma noite (considero as noites mais criticas, embora me levante na mesma de 2 em 2h para ver como ele está!
Vou ver se arranjo boleia para o vet, pois não tenho carro e nao me arrisco a ir a pé, ainda é um bocado longe.
Acho que está tudo a correr bem..
Hoje recebi um telefonema de uma amiga que tem uma conhecida que quer o menino e está em casa, pode tratar dele, mas fiquei relutante, nao lhe disse logo que sim, disse que ia ver primeiro a opinião do vet.. Tenho medo que nao o tratem tao bem como eu estou a tentar tratar, e.. sim, ja me afeiçoei a ele :(
Talvez quando a pior fase passar.. Ou caso eu volte ao trabalho, nao sei se o posso levar (com jeitinho, talvez..)

Obrigado
Ninoquinha
Membro Veterano
Registado: segunda mar 13, 2006 1:36 am

terça jan 13, 2009 2:30 pm

Bernardinha Escreveu:Quanto á paparoca, os leites apropriados são óptimos de certeza, mas a minha vet deu-me outra receita, aqui vai:

- 1/4 de leite gordo
- 1 colher de natas
- 1 gema de ovo

É fundamental é que seja bastante nutriente.
Leite gordo do nosso? :o

Elsy, faz o que a Texuga te disse. Mantem-te a fazer as coisas como até agora e não inventes. Quando fores ao vet, dá-me um sinal para o tlm para falar ctg. :wink:
<p>Quem maltrata um animal, merece um castigo igual.</p>
<p>&nbsp;N&atilde;o me envergonho de dizer que a minha melhor amiga tem 4 patas. </p>
Bernardinha
Membro Veterano
Registado: terça mai 06, 2003 11:08 am
Localização: 2 Gatas - Margarida & Teresa, uma cadela, a Bia e 2 tartarugas, Frida e Gala

terça jan 13, 2009 7:23 pm

Sim, leite gordo do nosso :) e natas! e gema de ovo! E não inventei nada, e concerteza que a minha vet também não ia inventar :) Deram-se lindamente, nunca tiveram uma diarreia ou desconforto no comportamento. Quando fez 2 meses aprox. é que lhe comecei a dar a Start Puppy da Hill's para o desmame, que tb, obviamente foi a vet que recomendou. Não era eu que ia inventar tb não é? 8)
<p>"N&atilde;o abandone os seus animais. N&atilde;o traia a confian&ccedil;a de quem lhe entregou&nbsp; a vida."</p>
<p>Tributo. Tenho tantas saudades tuas... <a href="http://www.slide.com/r/DP80D1jyyj-0_8g_ ... >&nbsp;</p>
ozzyekika
Membro Veterano
Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am

terça jan 13, 2009 7:47 pm

pathelen Escreveu:... Mais um, não é Texuga?! :cry:

talvez no lugar do coração tenham uma pedra...
é o abandonarem os animais e atropela-los e seguirem o seu caminho como se nao tivesse acontecido nada...
Sara Moura
Responder

Voltar para “Cães”