Gentle leader

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta jan 23, 2009 10:11 am

Eu também fazia isso que a Rita faz para o ensinar, parava. Mas com o meu não resultava porque sempre que parava ele ficava a cheirar as florzinhas, a ver os carros passar, a olhar para as pessoas e sempre que começávamos a andar lá ia ele apanhar o comboio!

Depois comecei a mudar de direcção bruscamente. Dentro de casa, ele anda sempre a perseguir-me e eu aproveitei para continuar a treiná-lo. Vou na direcção da cozinha e de repente mudo para a sala. Ele começou a ficar atento e acabou por perceber.

Tanto quanto eu sei, o halti além de ter a coleira também tem uma espécie de peitoral para o mesmo efeito, assim já não ficam tão estranhos.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

sexta jan 23, 2009 10:19 am

Olá Rita,
Então o que tenho feito é, cada vez que ele me está a puxar, paro e ele fica com a estranguladora a apertar~lhe o pescoço até que para de puxar. Não sei se resultará, mas agora tenho adoptado esta "técnica"
Não é assim que se trabalha com a estranguladora. Assim que ele começar a puxar, dá um puxão muito seco e firme e muda de direcção. O objectivo não é estrangular o cão, é dar correcções sempre que ele puxa e a coleira não pode estar em tensão permanente.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

alterego
Membro Veterano
Registado: quarta mai 19, 2004 4:09 pm

sexta jan 23, 2009 10:28 am

Boas!

Já utilizei a "Gentle Leader" durante uns tempos e ajudou-me a controlar a força que a minha cadela dogue alemão por vezes faz, agora não é verdade que o cão não consiga puxar quando usa a "gentle leader", puxa muito menos mas puxa....
O cão com a "gentle leader" em vez de fazer força com o pescoço faz com a cabeça e por isso faz menos força, para além que que ao puxar o focinho este desvia-se da direcção para onde estava focada a sua atenção o que obriga a desviar o olhar tornando mais fácil o controlo por parte do dono.
Outra coisa a ter em conta é que a "gentle leader" é um pouco incómoda. Aquela tira que passa por cima do focinho incomoda-os bastante e eles estão sempre a tentar tirá-la com as patas ou a esfregar o focinho no chão, podendo chegar a ferir-se.
Entretanto experimentei o "harness" e também consegui reduzir bastante a força de tracção que a minha dogue alemão por vezes consegue fazer com a vantagem de não ser incómodo para ela.
Vejam aqui o que é e como se utiliza : http://www.companyofanimals.co.uk/halti-harness.php
A "gentle leader" consegui encontrar à venda numa petshop em Almada embora tenha procurado numa série de sítios antes´.
O "harness" só consegui encontrar à venda online mas pelo menos foi num site português.
O ideal é não necessitarmos de utilizar nada disto e o cão estar devidamente treinado para andar ao lado sem puxar mas em caso de necessidade quer uma quer outra são òptimos auxiliares para ter controlo no cão.

Cumprimentos
Margarida
labrador1
Membro Júnior
Registado: domingo fev 10, 2008 3:58 pm

sexta jan 23, 2009 1:33 pm

A Gentle Leader pelo que ví na foto é diferente da Halti ... a Gentle Leader não fecha a boca do cão .. ela fica presa entre o focinho e os olhos e na parte de cima da cabeça .. a guia fica presa em baixo da boca e quando o animal tenta puxar a cabeça vira pra lateral . Com o meu labrador funcionou .
Abraços.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

sexta jan 23, 2009 2:41 pm

Deixe-se dessas inovações e ensine o seu cão a andar ao lado.

É só vantagens: não chateia o cão com pseudo-modernices, convive mais com ele e passa a ter um cão controlado, tenha ou não tenha essa tal GentleLeader. Passam a ser uma equipa, dois cúmplices, e não anda na rua como se estivesse a passear um cavalo...
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 23, 2009 2:49 pm

jcsousa Escreveu:Deixe-se dessas inovações e ensine o seu cão a andar ao lado.

É só vantagens: não chateia o cão com pseudo-modernices, convive mais com ele e passa a ter um cão controlado, tenha ou não tenha essa tal GentleLeader. Passam a ser uma equipa, dois cúmplices, e não anda na rua como se estivesse a passear um cavalo...
Para quem sabe ensinar um cão, é fácil controlá-lo sem "adereços", mas para quem não sabe e não tem a possibilidade de ir a uma escola, o Halti (ou gentle leader), pode ser uma ajuda preciosa, pois ajuda o cão, dominado pelo dono, a perceber que ali há um líder, mesmo que o dono não o saiba fazer só com uma coleira. O cão ao sentir-se "preso" e sem a liberdade a que está habituado, e ao prestar atenção ao dono, pois assim é "obrigado", também aprende.
Não sou nada contra o uso deste tipo de acessórios para o controlo dos cães.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 23, 2009 2:57 pm

No meu entender todo o dono deve controlar minimamente o seu cão, independentemente da raça. Não estou a falar de obediência de competiçao, apenas de "educação".
Ir a uma escola de treinos seria sem dúvida a melhor opção, mas para um controle mínimo basta algo de pesquisa e - esse é que é o problema... - perder/ganhar algum tempo diário com o cão a ensiná-lo.
Penso que ao fim de um ou dois meses de trabalho sistemático é possível fazê-lo assimilar os comandos básicos.
Usar esses acessórios é iludir o problema, embora o nome seja apelativo, mas isso já é o marketing a cativar as pessoas.
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

sexta jan 23, 2009 3:12 pm

jcsousa Escreveu:No meu entender todo o dono deve controlar minimamente o seu cão, independentemente da raça. Não estou a falar de obediência de competiçao, apenas de "educação".
Ir a uma escola de treinos seria sem dúvida a melhor opção, mas para um controle mínimo basta algo de pesquisa e - esse é que é o problema... - perder/ganhar algum tempo diário com o cão a ensiná-lo.
Penso que ao fim de um ou dois meses de trabalho sistemático é possível fazê-lo assimilar os comandos básicos.
Usar esses acessórios é iludir o problema, embora o nome seja apelativo, mas isso já é o marketing a cativar as pessoas.
Pois eu não acho que seja assim tão linear...
Eu sei educar cães, o meu Dobermann anda ao meu lado, agarro na trela com um dedo se for preciso pois não existe tensão na mesma. Já com a São Bernardo que adoptei, tive muito trabalho para a reeducar, já a tenho há mais de um ano, durante algum tempo (bastante infelizmente), não pude passear regularmente com ela, mas quando o pude voltar a fazer, consegui reeducá-la, com técnica, mas também com força de braços, porque os ditos "puxões secos" que têm de ser dados, não só têm de ser dados correctamente, como a coleira tem de estar numa determinada zona do pescoço, e têm de ser dados na hora H. Caso contrário, é "lutar" com o cão, e isso ainda o deseduca mais.

Portanto, continuo a afirmar que, para quem não sabe nada de treino, este tipo de acessório é uma mais valia.

Eu já usei um Halti num Dobermann que tirei do canil, um animal majestoso com 77cm ao garrote e 50kg de peso, com uma força bruta, ultra meigo mas pura e simplesmente não sabia andar à trela... Resultou lindamente, e bastante mais rapidamente do que só com a coleira, tendo em conta que eu passeava 2 cães ao mesmo tempo, e passear um e educar outro, é dose...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 23, 2009 3:42 pm

Poucos temas sobre cães são lineares, e quanto a educação há opções para todos os gostos.
tendo em conta que eu passeava 2 cães ao mesmo tempo, e passear um e educar outro, é dose...
Para além de ser dose, é realmente pouco eficaz.
Portanto, continuo a afirmar que, para quem não sabe nada de treino, este tipo de acessório é uma mais valia.
Será uma mais valia, não discuto, mas um dono que não saiba nada de treino deverá informar-se sobre o tema, porque é através do treino que se criam verdadeiros laços de cumplicidade com o cão e se evitam (na medida do possível) muitos problemas.

A senhora vai agora comprar a tal GentleLeader para o cão não puxar, quando quiser que ele se deite compra outra modernice qualquer, com o senta a mesma coisa, para a chamada idem, enfim quando tiver o cão mais ou menos civilizado tem tanta tralha lá em casa que não tem onde a arrumar...

Mas enfim, esta é apenas a minha opinião, e como disse antes, para cada problema há uma série de soluções, cabe a cada um optar pela que mais lhe convém (ao dono e, já agora, ao cão...).
Acena
Membro Veterano

sexta jan 23, 2009 4:05 pm

Não sei se a senhora sou eu, mas o meu cão já senta, deita e vem, sabe o que significa o não, mas não deixa de ser um cachorrinho brincalhão... agora se houver alguma coisa para o ensinar a dançar rap e tango, eu alinho, não sou perfeita.

Não vejo mal nenhum em tentar ensinar o cão com essas coleiras, mas essa é a minha opinião. A estranguladora também era estranha no princípio e agora é bastante comum. A ração também facilita a vida e não é por isso que é demoníaca. Os clickers usados no treino também foram uma “modernice”.
texuga
Membro Veterano

sexta jan 23, 2009 4:22 pm

jcsousa Escreveu:
Poucos temas sobre cães são lineares, e quanto a educação há opções para todos os gostos.

Haver há, mas para mim só há UM método, o da simbiose. Não falo de obediência de desporto, falo apenas na básica de convivência saudável.
tendo em conta que eu passeava 2 cães ao mesmo tempo, e passear um e educar outro, é dose...
Para além de ser dose, é realmente pouco eficaz.

Não o foi, e para a minha disponibilidade de tempo, tinha de ser assim. Ou isso ou não passear um dos cães. Portanto fazemos opções na vida, e a minha não é só passear cães... quem me dera.
Mas já agora pergunto eu: como é que pode afirmar que foi pouco eficaz se nada sabe da minha vida nem da dos meus cães?

Será uma mais valia, não discuto, mas um dono que não saiba nada de treino deverá informar-se sobre o tema, porque é através do treino que se criam verdadeiros laços de cumplicidade com o cão e se evitam (na medida do possível) muitos problemas.

E até se informar? Ou acha que é só a ler fóruns e livros que se aprende a lidar com cães? Mas até lá deixa o cão passear a dona...

A senhora vai agora comprar a tal GentleLeader para o cão não puxar, quando quiser que ele se deite compra outra modernice qualquer, com o senta a mesma coisa, para a chamada idem, enfim quando tiver o cão mais ou menos civilizado tem tanta tralha lá em casa que não tem onde a arrumar...

Mas enfim, esta é apenas a minha opinião, e como disse antes, para cada problema há uma série de soluções, cabe a cada um optar pela que mais lhe convém (ao dono e, já agora, ao cão...).
Não estamos a falar de maus tratos, estamos a falar de auxiliares de adestramento canino. O Halti não mata nem esfola nem traumatiza nenhum cão, e ao dono ajuda bastante, pelo menos a ter "vontade" para querer aprender cada vez mais, até deixar de precisar de "auxiliares"... Penso eu de que... :roll:
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 23, 2009 4:27 pm

Acena Escreveu:Não sei se a senhora sou eu, mas o meu cão já senta, deita e vem, sabe o que significa o não, mas não deixa de ser um cachorrinho brincalhão... agora se houver alguma coisa para o ensinar a dançar rap e tango, eu alinho, não sou perfeita.

Não vejo mal nenhum em tentar ensinar o cão com essas coleiras, mas essa é a minha opinião. A estranguladora também era estranha no princípio e agora é bastante comum. A ração também facilita a vida e não é por isso que é demoníaca. Os clickers usados no treino também foram uma “modernice”.
Realmente tomei-a como exemplo, mas para defender o meu ponto de vista... peço desculpa se a incomodei por isso.

Pelo que diz, se conseguiu ensinar o cão a sentar, deitar e vir à chamada, é perfeitamente capaz de o ensinar a andar junto, treinado-o, com clicker ou sem clicker. Eu apenas expus o meu ponto de vista sobre o assunto, mas a decisão, evidentemente, é sua...

Quanto ao tango, eu deixaria para quando ele soubesse andar à trela... e, claro, ninguém é perfeito ou sabe tudo. Mas havendo vontade de aprender...
Acena
Membro Veterano

sexta jan 23, 2009 4:38 pm

Acena Escreveu:Eu também fazia isso que a Rita faz para o ensinar, parava. Mas com o meu não resultava porque sempre que parava ele ficava a cheirar as florzinhas, a ver os carros passar, a olhar para as pessoas e sempre que começávamos a andar lá ia ele apanhar o comboio!

Depois comecei a mudar de direcção bruscamente. Dentro de casa, ele anda sempre a perseguir-me e eu aproveitei para continuar a treiná-lo. Vou na direcção da cozinha e de repente mudo para a sala. Ele começou a ficar atento e acabou por perceber.

Tanto quanto eu sei, o halti além de ter a coleira também tem uma espécie de peitoral para o mesmo efeito, assim já não ficam tão estranhos.
Não me incomodou, eu só não sabia se realmente era para mim ou não. E caso fosse estava a explicar melhor o meu caso, só não disse que ele (o cão) já sabe comportar-se nos passeios porque já o tinha dito na mensagem acima, mas obrigada na mesma pelo conselho.

Não se preocupe que eu raramente levo a mal, estava mesmo só a explicar-me melhor e agradeço ter dado a sua opinião porque era isso que eu pretendia quando abri o tópico: opiniões sobre a coleira, quer fossem boas quer fossem más.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 23, 2009 4:49 pm

Texuga, longe de mim levantar qualquer polémica sobre o tal açaime Apenas acho que o treino é melhor alternativa, e como a Acena já o ensinou a sentar, deitar e vir à chamada, não estará certamente tão desinformada quanto ao treino.

Sobre o passear um cão e treinar outro ao mesmo tempo, eu apenas disse que esse método seria menos eficaz do que dedicar-se exclusivamente a treinar o tal cão, por razões óbvias. Mas se resultou, acho muito bem.

É o que eu digo, sendo norma que só se deve treinar um cão de cada vez , consigo pelos vistos até foi mais eficaz treiná-lo com o outro ao lado: para cada problema várias soluções, e todas válidas se derem resultado.
MiausRafa
Membro Veterano
Registado: quarta out 17, 2007 6:52 pm

sexta jan 23, 2009 4:53 pm

Tendo eu pouca experiência ( quase nenhuma ) com canideos, quando adoptei a minha cadela também entre outros problemas, confrontei-me com idas à rua que em vez de serem agradáveis eram um pesadelo, eu era quase arrastada, tal era a força que ela fazia. Comecei com um peitoral e depois passei a coleira normal. Penso que o uso de estranguladora e mesmo da Gentle Leader deve ser feito por quem sabe, para não correr riscos de provocar danos ao animal. Numa consulta de comportamento foi-me aconselhado gentle leader, mas não cheguei a comprar.
Entretanto recorri a uma escola de treino e desde aí ela passou a usar "Harness" a conselho da treinadora e no caso dela está a resultar.

http://www.companyofanimals.co.uk/halti-harness.php

Começou igual à primeira imagem do site " before" e agora já dá para controlar, quase igual à " after", ainda falta o quase, quando está mais ansiosa ainda puxa. No entanto já voltei a experimentar de novo o peitoral e a coleira normal e a tendência é para continuar a puxar.

Na minha opinião treinar um cão será tarefa fácil para quem sabe e tem habilidade para tal. Nestas situações não será necessário recorrer a nenhumas modernices (além de que há cães mais fáceis do que outros). Já para quem não sabe, o melhor será recolher informação e usá-la, se necesário com a ajuda dos meios existentes no mercado, desde que usados com segurança.
Responder

Voltar para “Cães”