Boa noite a todos!
Tenho uma cadela Retriever do Labrador com 2 anos. Ela teve o seu primeiro cio com nove meses. Acontece que não voltou a entrar em cio, ou seja está há 14 meses sem cio (nem o chamado cio silencioso). Já consultei a Vet diversas vezes por causa desta situação e a cadela encontrasse de perfeita saúde. A opinião da Vet é que devemos aguardar (e eu concordo).
Gostaria de saber se conhecem casos semelhantes e se é normal as cadelas fazerem intervalos tão grandes entre cios. Obrigada
Xana
Cio...que tarda em aparecer!
Moderador: mcerqueira
Nunca pensei em pedir uma segunda opinião. No entanto tenho falado várias vezes com o criador que também me aconselhou a aguardar e segundo o qual esta situação não é assim tão rara. A cadela não faz cios silenciosos porque os resultados dos exames que tem feito (citologias/ecografias) assim o comprovam.
Se ela nunca tivesse tido o cio até agora até se podia esperar, mesmo assim até aos 2 anos não era normal, agora já tendo primeiro cio não é normal ser tão espaçado. Já fizeram ecografia aos ovários para verificar a existência de quistos que possam justificar?
Acaba por ser como nas mulheres, quando uma senhora não tem o período de forma regular, toma a pílula para o ter, exactamente por não ser normal.
Mas é somente a minha humilde opinião, acredito que faça o que acha melhor para a sua cadela.
Um útero e ovários normais traduzem-se por um ciclo normal, logo um cio regular. Quando não é regular é porque algo se passa.
Mas se colocou aqui a questão é porque deve ter as suas dúvidas ou não?
Acaba por ser como nas mulheres, quando uma senhora não tem o período de forma regular, toma a pílula para o ter, exactamente por não ser normal.
Mas é somente a minha humilde opinião, acredito que faça o que acha melhor para a sua cadela.
Um útero e ovários normais traduzem-se por um ciclo normal, logo um cio regular. Quando não é regular é porque algo se passa.
Mas se colocou aqui a questão é porque deve ter as suas dúvidas ou não?
Claro que tenho as minhas dúvidas...claro que também não acho muito normal...
A cadela já fez eco duas vezes (em Fevereiro e Dezembro 2008) e não apresentava nada de anormal ao nível interno. A alternativa é dar-lhe medicação para induzir o cio mas por enquanto a "ordem" da Vet é que devemos esperar um pouco mais para ver se o organismo da cadela resolve a situação naturalmente. Para mim tudo isto é um pouco novidade porque esta é a minha primeira cadela e eu sempre pensei que os cios fossem mais ou menos regulares com um intervalo de 6 meses.
A cadela já fez eco duas vezes (em Fevereiro e Dezembro 2008) e não apresentava nada de anormal ao nível interno. A alternativa é dar-lhe medicação para induzir o cio mas por enquanto a "ordem" da Vet é que devemos esperar um pouco mais para ver se o organismo da cadela resolve a situação naturalmente. Para mim tudo isto é um pouco novidade porque esta é a minha primeira cadela e eu sempre pensei que os cios fossem mais ou menos regulares com um intervalo de 6 meses.
Um cio silencioso é um cio em que a cadela praticamente não exibe sinais de cio, ou são praticamente imperceptíveis, mas este ocorre. Muitas vezes as pessoas pensam que a cadela não tem cio, mas ao ir ao vet acaba-se por chegar à conclusão que os tem.Ritaraujo Escreveu:Bom dia,
Vim dar um conselho e fazer uma pergunta.
Tente uma segunda opinião em outro veterinário.
E o que é um cio silencioso??
Não digo necessariamente que seria melhor consultar outro veterinário. Também não sei há quantos meses é que está à espera que apareça o cio. Espere o tempo que a sua veterinária diz para esperar, mas estabeleça um prazo. Não vai ficar eternamente à espera. E aí se a situação não se resolver procure uma segunda opinião.
Olá,
Também ando preocupada com o cio da minha cadela que tem 3 anos.
O último cio que teve foi em Abril/2008, estava a contar que em Dezembro de 2008, tivesse outro cio.
Já falei com a vet por telefone que me disse para esperar até Abril/2009 e que se faria uma ecografia..
Em Junho de 2008, adoptei uma yorkie...será que tem alguma ligação ter outra cadela?Não deve ter...
Também ando preocupada com o cio da minha cadela que tem 3 anos.
O último cio que teve foi em Abril/2008, estava a contar que em Dezembro de 2008, tivesse outro cio.
Já falei com a vet por telefone que me disse para esperar até Abril/2009 e que se faria uma ecografia..
Em Junho de 2008, adoptei uma yorkie...será que tem alguma ligação ter outra cadela?Não deve ter...