Adoptei um cachorro que se revelou uma fera...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
BorisEeu
Registado: quarta fev 04, 2009 12:41 am

quarta fev 04, 2009 12:59 am

Há cerca de 3 meses adoptei um cachorro...tinha 1 problema num olho (tinha um cascão duro, que deveria ter já alguns dias, que lhe tapava 1 dos olhos por completo) e era muito sossegado, carente. Quando o vi estava no colo de uma das voluntárias da associação responsável pela adopção.

Levei-o ao veterinário que diagnosticou uma conjuntivite e mais tarde uma úlcera, nesse olho. Provavelmente de ter sido "pisado" pelos outros da ninhada.
Fiz o tratamento aconselhado, mantive-o quentinho e cheio de mimos.

Quando finalmente se conseguiu ver o olho por completo, viu-se que eram mais pequeno que o outro (menos "rasgado"), a veterinária supõe que até possa ter problemas de visão nesse olho.

O que me leva a escrever-vos é que o Boris (nome que lhe dei) se revelou uma fera...tem tanto de mimalho como de fera. Reage agressivamente a certas situações banais do dia-a-dia, tendo chegado mesmo a morder-me. E quando digo morder-me, não é o normal dos cachorros que querem brincadeira...já, por diversas vezes, se virou a mim de mau mesmo! Isto assusta-me, pois apesar de não lhe demonstrar medo, chego a temer que quando cresça não o consiga controlar. Por vezes "arreganha-me" os dentes como "gente grande".

Os testículos dele ainda não saíram, não sei se isso terá implicações na atitude dele. Também acho que deve ter sido mal tratado antes de vir comigo para casa.

Será que me podem dar dicas?

Se precisarem de mais informação, não hesitem em perguntar.

Obrigada.
Ritaraujo
Membro
Registado: segunda set 29, 2008 12:22 pm

quarta fev 04, 2009 10:46 am

Bom dia.
O cão ainda é bebé? Que idade tem?
omega2
Membro Veterano
Registado: sábado abr 26, 2003 9:37 pm
Localização: cobras, tritões, esquilos terrestres de Richardson, ratazanas, dogue alemã, yorkshire velhota, gatas

quarta fev 04, 2009 1:24 pm

bem, esse tipo de agressividade pode dever-se a duas coisas: ou o cachorro tem algum tipo de dor e essa agressividade é uma defesa instintiva, ou é um animal demasiado dominante que precisa urgentemente de uma educação firme para que se torne sociável e reconheça o seu lugar na hierarquia familiar.

além do olho, ele tem mais algum problema? foi examinado pelo vet?
BorisEeu

quarta fev 04, 2009 9:01 pm

Ritaraujo Escreveu:Bom dia.
O cão ainda é bebé? Que idade tem?
O vet aponta para os cerca de 5 meses de idade (agora), ou seja qdo veio para minha casa teria os seus 2 meses. Mas eu acho que era bem capaz de não ter tanto...só agora é que ele está mais arrebitado. Mas não é nada brincalhão...todos os brinquedos que lhe dou ele não liga nenhum...só quer saber das minhas mãos e braços, aí sim, fica "tolo".

ele é muito meiguinho, aliás, é mais mimalho que meigo...e como vive apenas comigo, é uma loucura atrás de mim.

mas às vezes...... :evil:
quira
Membro
Registado: quinta dez 29, 2005 12:01 am

quarta fev 04, 2009 9:12 pm

não fique assustada com a atitude do seu cãozinho. Tal como as crianças, ele está a ver até onde pode ir, está a testá-la. Com paciência e firmeza vai-lhe transmitindo quem é o lider da família e tudo se resolverá. Se tem pouco experiência no treino, aconceho-a a procurar uma escola de treino canino que utilize reforços positivos na aprendizagem, como o brinquedo ou as guloseimas. Nada de responder com agressividade, pois assim só irá criar revolta e insegurança no pequenino que só está a explorar o mundo que o rodeia.
BorisEeu

quarta fev 04, 2009 10:19 pm

omega2 Escreveu:bem, esse tipo de agressividade pode dever-se a duas coisas: ou o cachorro tem algum tipo de dor e essa agressividade é uma defesa instintiva, ou é um animal demasiado dominante que precisa urgentemente de uma educação firme para que se torne sociável e reconheça o seu lugar na hierarquia familiar.

além do olho, ele tem mais algum problema? foi examinado pelo vet?
Não, não tem mais problemas...pelo menos que se tenha detectado até agora.

Já foi visto pelo vet várias vezes. Tem as vacinas em dia e fez a desparasitação conforme manda a "lei" :wink:
BorisEeu

quarta fev 04, 2009 10:24 pm

quira Escreveu:não fique assustada com a atitude do seu cãozinho. Tal como as crianças, ele está a ver até onde pode ir, está a testá-la. Com paciência e firmeza vai-lhe transmitindo quem é o lider da família e tudo se resolverá. Se tem pouco experiência no treino, aconceho-a a procurar uma escola de treino canino que utilize reforços positivos na aprendizagem, como o brinquedo ou as guloseimas. Nada de responder com agressividade, pois assim só irá criar revolta e insegurança no pequenino que só está a explorar o mundo que o rodeia.
Obrigada!

Eu tento utilizar os reforços positivos, mas é lógico que, como não tenho experiência de treino, muita coisa deve falhar. Mas no geral, penso que estou a sair-me bem...ele já vai fazer as necessidades ao sitio certo e, espantem-se!, sozinho!! :lol:

a parte "fera" dele é que me deixa frustrada e assustada, confesso.

já fui ter com uma escola e disseram-me que só quando atinge a puberdade (6 meses) é que é aconselhável o treino. Mas o treino custa 400 eur :o
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

quinta fev 05, 2009 8:03 am

Olá,

Tal como já foi referido, a atitude do seu cão pode estar relacionada com o dominância dele em relação ao dono. Desde cedo é preciso mostrar ao cão o seu lugar na hierarquia da familia e que o elemento alfa é o dono. Tudo isto se ensina e transmite com uma certa atitude do dono, não permissiva mas que não tem de ser nem agressiva nem deixar de mimar o cão por completo. O que é preciso é saber dosear os mimos e aprender quais são os comportamentos que devemos ter que irão transmitir ao cão quem é o lider da "matilha".

Estes dois livros são muito bons para comprender estes conceitos e aprender a agir da forma mais correcta no ensinamento do seu cão. Espero que lhe sejam uteis:
- "A paixão de cesar", de Cesar Millan
- "A encantadora de cães", de Jan Fennell
Cumps,
Teresa e Óscar :-P
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta fev 05, 2009 11:28 am

Olá, você está com um problema sério, mas contornável.
Em minha opinião o cão só obedecerá e respeitará você ao reconhecer sua posição de líder.
Imagine um cãozinho na matilha.
Reforços positivos?
Os mais velhos colocarão os mais novos em suas posições inferiores, e com reforços positivos? Não! Com repreensões!
Falo isso com certa autoridade pois vivo um momento semelhante com minha cadela. Aos 3 meses ela já domina meu cão de 10 anos, e apesar do cão ter 10 anos, ele é muito forte e saudável. A questão é temperamento, minha pequena kira domina-o, já comigo é super submissa. Como? Apenas a coloco sempre em seu lugar inferior. Com palmadas no focinho, sacudindo seu pescoço, e zangando sempre, digo S E M P R E, que faz algo desagradável ou me desafia.
Pronto, não estou a falar em espancamento e nem em castigo, mas em correção. Até porque amo meus cães e sou muito carinhoso com eles.
Dominância se combate com dominância.
Digo isso por supor que o problema de seu cão não está relacionado a nenhum mal de saúde, apenas em comportamento desagradável.
Abçs.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
BetaPat
Membro Veterano
Registado: terça abr 22, 2008 8:51 am

quarta fev 11, 2009 4:05 pm

Eu não tenho cães mas 2 gatos. Aliás nunca tive cães embora goste deles tb.
O meu comentário é o seguinte: Um deles veio para mim com 2 meses. Sp se manifestou mauzinho e é uma fera para toda a gente menos para mim que desde o principio mostrei quem manda e ele faz o que eu mando obedientemente. Dou-lhe med ou faço tratamentos e a mais ninguem consente. No entanto adora-me e eu a ele. É um doce comigo.
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 12, 2009 6:57 am

Não deve consentir ao cachorro que lhe morda as mãos e os braços, mesmo em brincadeira.
Apenas a coloco sempre em seu lugar inferior. Com palmadas no focinho, sacudindo seu pescoço, e zangando sempre, digo S E M P R E, que faz algo desagradável ou me desafia.
Este é um bom conselho.

Apenas adiciono : dê-lhe alternativas para roer.
Depois de lhe mostrar que não pode morder dê-lhe um brinquedo ou um ossinho.
A necessidade de morder também vêm do crecimento dos dentes...
Rugeroni
Membro Júnior
Registado: quarta fev 11, 2009 3:11 pm
Localização: Flash 6 meses (Labrador) e Pinky 6 anos (Pastor Alemao)

quinta fev 12, 2009 9:55 am

Olá!
julgo, pela experiência que estou a ter com o meu cachorro, que é um problema de falta de socialização: quando o Boris foi para sua casa, com 2 meses, po-lo logo a conhecer mais pessoas e outros animais? é essencial que ele conheca o maior numero de pessoas diferentes até ter 3 meses e animais (quando começa a sair à rua). o morde-la é sinal de insegurança e falta de confiança.
se só viveu consigo e só a viu a si é complicado... ele desafia-a e considera-a um elemento ao nível dele (dentro da matilha que são vocês os 2). eles devem sempre comer depois de nós - para que você seja o chefe da matilha.
aconselho também um livro óptimo que encontrei no amazon: Before and After Getting your Puppy - Dr. ian dunbar. Ajudou-me e ainda me ajuda muito!
Boa sorte e festinhas ao Boris
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quinta fev 12, 2009 11:09 am

bem lembrado aisd, faço isso sim, tenho um frango de latex que ela adora, além de uns cocos que ela rói o dia todo.

e no mais é carinho e atenção, terás um companheiro por toda a vida.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
BorisEeu

quinta fev 12, 2009 2:25 pm

aisd Escreveu:Não deve consentir ao cachorro que lhe morda as mãos e os braços, mesmo em brincadeira.
Apenas a coloco sempre em seu lugar inferior. Com palmadas no focinho, sacudindo seu pescoço, e zangando sempre, digo S E M P R E, que faz algo desagradável ou me desafia.
Este é um bom conselho.

Apenas adiciono : dê-lhe alternativas para roer.
Depois de lhe mostrar que não pode morder dê-lhe um brinquedo ou um ossinho.
A necessidade de morder também vêm do crecimento dos dentes...
Olá!

ele já tem desde frango de borracha, a um elefante, a ossinhos dos próprios pa roer, a 1 osso todo em lã (tb próprio para roer)...mas não liga nenhum!! Até ladra aos bichos de borrachas, pq estes tb chiam...nunca o ouvi ganir, só uivar ou ladrar...

Também o levo para todo o lado, por isso está habituado a estar com várias pessoas...e tb já esteve com umas cadelas adultas, que eu achei que poderiam ajudar a colocá-lo no lugar dele ;-)

acho que vou andando e vou vendo! :lol:
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta fev 12, 2009 3:39 pm

Não se esqueça que o cão aprende por estímulos - presente quando faz bem, punição quando faz mal.
O presente pode até só ser festas e a punição pode ser a indiferença do dono, mas nesta idade tem de ser mais positivo.

Com a minha, em pequenina, dava-lhe um tabefezinho e metia-lhe um ossinho entre os dentes.
Resultou lindamente.
Mas,é claro, cada cão é um cão...
Responder

Voltar para “Cães”