Como parar um Husky Siberiano de uivar de noite

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça jul 08, 2003 9:15 am

Olá

Há dois aspectos neste tópico que gostaria de realçar. Um tem a ver com a forma excelente como o Fang desenhou o perfil da raça em questão. É por estas e por outras que vale a pena participar neste fórum. Isto não "desfazendo" na intervenção da HuskySiberiana que o complementou muito bem.
Mas não só. A intervenção do Gary, muito ao seu estilo, não é de desprezar, não só pelo conteúdo da mensagem como pela linguagem descontraída que sabe bem "ouvir" de vez em quando.

Mas em relação a esse conteúdo, julgo que existe um certo preconceito, que é o de dar choques eléctricos aos cãezinhos coitadinhos por gente insensível e sem escrúpulos.

Duas questões que eu gostaria de colocar a este respeito. Uma tem a ver com a eventual crueldade do processo. Outra com a inaplicabilidade ou ineficiência do processo ao husky siberiano.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
HuskySiberiana
Membro Júnior
Registado: quarta jul 02, 2003 11:09 pm
Contacto:

terça jul 08, 2003 12:31 pm

Olá Nel!
Acredito que as coleiras elétricas produzem choques muito leves, que não chegam a machucar de forma alguma o animal. Por isso acho que não deve ser nenhuma crueldade utiliza-la. Eu, no entanto não utilizo, pois acho que existem meios melhores de se interagir com o cão e fazer-se entender.
Quanto ao uso com o Husky Siberiano.. não adianta. Eles raramente obedecem àquilo que não vêem motivo para fazerem. Por isso dizem ser dificil adestrar um Husky, pois ele não é dos cães que obedecem cegamente aos comandos do dono. É necessário fazer-se entender, impor respeito sem amedrontar. Nunca tive problemas com meus Huskies que não pudesse resolver com palavras, muitas vezes só olhando para eles já é o bastante!
Acho mais provável o Husky tirar a coleira e destrui-la em pedacinhos, do que parar de uivar!
O Husky Siberiano precisa de um 'chefe' (ou alfa) válido. De outra forma não obedecerá, e será taxado pelos ignorantes como um cão burro e inapto a aprender.
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 08, 2003 4:28 pm

fang Escreveu:
Desculpa lá Gary, mas os nórdicos são um caso á parte. Não têm equivalente a qualquer raça das quais lidas diariamente (e muito bem).
O conselho que estás a dar é muito subjectivo nestas raças e pode piorar a situação, criando um cão deveras desequilibrado.
Olá

Há um principio que norteia o treino de cães; fazes mal és castigado fazes bem és recompensado. E isto é comum a todas as raças.

É claro, que um treinador que não tenha em conta as diferenças entre raças e que dentro da mesma não tenha em consideração a especificidade de cada animal , está óbviamente condenado ao insucesso.
Na experiencia que tenho, nas raças que tenho, é o meio mais prático, rápido e eficaz, o resto é retórica.

Contrariamente ao que se pensa, a utilização de coleiras eléctricas é dos meios menos dolorosos para os cães, em regra bastam 2 ou 3 descargas para o bobi perceber o que pode ou não fazer, por vezes o cão tem uma recaída e basta o sinal sonoro em vez da descarga para perceber. Assim temos um cão "tranquilo" os dono descançados e os vizinhos contentes por poderem usufruír de um sono justo e reparador .

Nunca me passou pelas mãos um Husky, um Samoiedo ou outra qualquer raça com as mesmas caracteristicas , logo não sei qual o melhor método para fazer a abordagem a esses canitos. Pelo que devemos, até prova em contrário, ter em consideração o saber do Fang e da HuskySiberiana.

Os cães nórdicos foram o PRINCIPAL meio de sobrevivencia de algumas civilizações durante milénios e pelas quais tenho um profundo respeito. Não merecem ser banalizadas nem serem alcunhadas de "estúpidas" no estilo de vida em que vivemos.
Para respeitarmos os povos que os seleccionaram, teremos que os respeitar também!!! Trata-se de uma questão dé ÉTICA e sobretudo de RESPEITO!!!
Pois!... agora fiquei emocionado.

[/b]
Um abra&ccedil;o
mcguida
Membro
Registado: segunda jul 07, 2003 2:18 pm

terça jul 08, 2003 4:44 pm

poix e gary mas ai ele cala se por medo..nao por aprendizagem..
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 08, 2003 5:17 pm

mcguida Escreveu: poix e gary mas ai ele cala se por medo..nao por aprendizagem..
Mas então a aprendizagem não passa também pelo MEDO? Medo será talvez excessivo. "Receio" talvez seja mais "soft".
No medo não está implícito obrigatoriamente o castigo físico, a crueldade ou a violência. Os meus cães evitam fazer disparates porque têm MEDO que eu os repreenda. E essa repreensão às vezes não passa de uma expressão minha de desagrado.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mcguida
Membro

terça jul 08, 2003 5:23 pm

nel uma coisa e medo d consequencias psicologicas outra e medo de consequencias fisicas...eu as vezes dou palmadas na minha mas sao soft..
nel
Membro Veterano
Contacto:

terça jul 08, 2003 5:50 pm

mcguida Escreveu: nel uma coisa e medo d consequencias psicologicas outra e medo de consequencias fisicas...eu as vezes dou palmadas na minha mas sao soft..
Olá mcguida
Há relativamente pouco tempo lancei um tópico exactamente sobre este tema. O título era: "Batem no cão?". Deve estar umas poucas páginas atrás.
Nesse tópico julgo que não se distinguiu o aspecto psicológico do físico no que respeita ao medo. O que penso é que no medo psicológico está implícita a associação a um castigo físico mesmo que ocorrido há muito.
Vou pôr a coisa de outra maneira. Julgo que não há nenhum cão no mundo que não tenha recebido do dono uma palmada mesmo que seja dessas "soft". Eu, por exemplo, já dei umas palmadas aos meus cães, mas de certeza que nunca os magoei. Eles entendem perfeitamente o castigo através de uma simples expressão de desagrado tal como referi. Mas essa expressão por si só, isto é, sem ter existido um castigo físico, julgo que não funciona.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
mcguida
Membro

terça jul 08, 2003 7:11 pm

poix e nel mas isto dos xoques deve aleijar e assustar ao mm tempo... bem q m podem dizer q sao fracos...mas eu sou mto atreita a apanhar choques...e ja os apanhei eram pequenos mas doiam...
HuskySiberiana
Membro Júnior
Contacto:

terça jul 08, 2003 10:50 pm

Vou ter de descordar... Não concordo com meios de adestramento em que se acerta é recompensado, se erra é punido.
Sempre adestrei meus cães de modo que se acertam, são recompensados.. se erram, são ignorados. Em 3 ou 4 vezes, aprendem que se fazem oq não quero, não ganham a guloseima, o brinquedo, em fim, a recompensa!
Não é necessário choques, tapas nem qq outra coisa.
Concordo que todo mundo pelo menos uma vez já deve ter dado alguma palmada em seus cães, mas para mim, nunca funcionaram...
poderia vir a surrar um husky siberiano, que o efeito seria minimo.

Concordo com mcguida, q devem sim ser doloridos os choques... Mas, cada um faz oq acha ser o melhor, estou aqui somente para dar minha opinião, e não julgar o comportamento dos outros! :)
gary
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am

terça jul 08, 2003 11:28 pm

HuskySiberiana Escreveu: Vou ter de descordar... Não concordo com meios de adestramento em que se acerta é recompensado, se erra é punido.
Sempre adestrei meus cães de modo que se acertam, são recompensados.. se erram, são ignorados. Em 3 ou 4 vezes, aprendem que se fazem oq não quero, não ganham a guloseima, o brinquedo, em fim, a recompensa!

Olá

Bom há por aí uma grande confusão sobre o que é um castigo e o que é uma recompensa.
Não consigo perceber o que você considera castigo e está a cair no mesmo erro que eu, de cães nordicos não percebo patavina e aceito que haja métodos totalmente desaconselhados no adestramento desses cães, logo teremos que ver a melhor abordagem para lhes dar a volta.
Agora fique por aí e não queira generalizar a sua experiencia com determinada raça a todo o universo canino.

Ainda sobre o castigo, ou o que cada um de nós entende sobre isso,( na óptica do cão) direi que é menos violento um pastor alemão levar uma pantufada do que um boxer ser ignorado .

Mas o que interessa é como se resolve o problema, em tempo útil, só espero que o bobi que deu origem a este tópico viva isolado com os donos ...é que arranjar um parceiro/a sinceramente não acredito, e antes de resolver vai certamente duplicar o mesmo, além de não ser solução para a maioria das pessoas proprietarias de cães nórdicos.
Um abra&ccedil;o
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

quarta jul 09, 2003 1:12 am

eu já descobri uma maneira de os bobis não ladrarem. e se eles tinham boas razões :D :D :D moro numa rua, onde devem passar carros e pessoas 24 horas por dia. isto agravado com um infantário em frente. eles coitados, só querem afugentar os intrusos. mas um dueto todo o dia, já me estava a dar cabo dos neurónios. até que descobri a vassoura. não é politicamente correcto? mas funciona :p :p :p não magoa e eles não estão traumatizados. só têm medo dela, quando começam a ladrar. fora isso, o max farta-se de cabriolar quando varro. se eles não sabem :o :o :o
HuskySiberiana
Membro Júnior
Contacto:

quarta jul 09, 2003 1:16 am

Olá Gary.

Em momento algum generalizei minha experiencia para todos os cães do planeta. Por isso fui explicita e coloquei exatamente as palavras 'meus caes'.
Qto a ser ignorado, ainda sou da opinião que é menos violento do que receber tapas ou puxões. Qdo digo ser ignorado, não é para o dono deixar o cão de lado.. e sim simplesmente não agradá-lo! O fará pensar pq não ganhou a recompensa, e logo entende que só ganha a recompensa qdo senta (por exemplo).
Não sei se vc se deu ao trabalho de ler a mensagem postada pelo amigo Fang, onde explicou sobre os huskies siberianos viverem em matilhas. Não acredito que se ela arranjar outro cão irão todos a uivar.. o cão em questão provavelmente sofre de solidão. Possuo 13 cães em casa, imagina só se todos se pusessem a uivar simplesmente por serem nórdicos? Seria expulsa da cidade!!
Acredito sim que uma companhia lhe fará bem!
Se vc diz esta não ser a solução para a maiora das pessoas, qual seria ela então?
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quarta jul 09, 2003 5:21 am

Pois é.Suponho que os cães são um pouco como as pessoas (digamos as crianças muito pequenas) - cada caso é um caso.
No meu caso, o lab é um cão desejoso de agradar.É muito fácil de ensinar.
Ele próprio descobre aquilo que gostamos e toma a iniciativa.
Mas quando são cachorros...não é assim, não é ?

A minha lab só levou (castigo físico - chicotada com a trela) por causa daquele assunto que passa à frente de todos com o lab : comida !
Ou porque roubava comida de cima das mesas ou porque comia qualquer coisa que achasse no chão da rua.
A chicotada (como o açoite nos bébés com fraldas) não terá grande efeito físico (ah, aquele pêlo duplo!) mas reforça a ordem, de imediato.Têm efeito psicológico.

Não estou a ver que raio de recompensa dar a um lab para não comer porcarias na rua ou para não sacar os bifes de cima da mesa da cozinha !
Ignorá-lo ? Pfuuu, fica na mesma.
Trata-se de uma tentação demasiado forte.

Já se disse aqui várias vezes : castigar (mesmo físicamente) não significa espancar ou brutalizar.

Mas, a mim, também me faz impressão os choques elétricos.
Primeiro tinha de experimentar em mim mesma e mesmo assim...
Quer dizer, o castigo físico é pessoal.
Eu estou lá, eu digo, ela ignora, eu ajo.Dá para perceber que há uma ligação directa directa entre quem manda e o resultado de não obedecer.
Os choques parecem-me muito impessoais.
Tudo bem, pe, para manter o cão afastado de uma cerca, mas para dizer "não faz"...não me parece.
Arsssr
Membro
Registado: terça mai 13, 2003 6:12 pm

quarta jul 09, 2003 7:41 am

Eu tenho uma coleira dessas que dá choques (pseudochoques, porque eu já apanhei imensos nas mãos e o que realmente incomoda é a comichão que dá) quando o cão ladra mas foi para a minha dálmata pois ela quando eu estava no apartamento ladrava por tudo e por nada e quem ficava sem dormir eramos nós e os vizinhos!!!
Foi a solução que um treinador que eu conheço me deu e resultou! A maior parte das vezes quando ela ladrava a primeira vez e a coleira apitava (sem choque) ela parava só pela antecipação do apito passado um pouco acompanhado do pequeno choque (sim é mesmo pequeno eu experimentei primeiro e várias vezes).
Acho que a filosofia é a mesma das famosas experiências de Pavlov: campaínha depois comida, passado uns dias campínha e mesmo sem comida o cão já começa a salivar; naqule caso é apito e depois choque, passado umas vezes depois do apito o cão cala-se porque antevê o choque (que passado algum tempito desligamos e ficou só o apito que era suficiente).

Como a minha experiência com cãos nórdicos é praticamente nula, realmente não sei se funcionará ou não mas comigo foi uma solução válida ainda que temporária. Agora com casa com jardim só nas noite de verão em que elas andam até mais tarde lá fora é que utilizo como prevenção.
nel
Membro Veterano
Contacto:

quarta jul 09, 2003 9:24 am

Olá

Dois aspectos que julgo interessante realçar. Castigo não, mas sim ignorar. Pela minha experiência estou em total desacordo. Se o cão fizer uma asneira grossa vou ignorar? Como é que ele compreenderá que fez asneira? Sim, porque eles até serem velhinhos nunca deixarão de ser "crianças".
Eu aos meus dois cães mais velhos (4 anos) já não dou uma palmada, posso dizer, há anos. Basta de facto a expressão, verbal ou facial, de desagrado. O Kiko, o mais novo e malandrote, de vez em quando ainda lhe dou uma palmadita. Mas é mesmo uma palmadita ridícula, de que às vezes até dá a impressão que ele se fica a rir. Este "castigo físico" tem essencialmente um efeito psicológico.

Outro aspecto a realçar tem a ver com a companhia de um parceiro poder contribuir para o cão não uivar ou ladrar.
Também pela minha experiência, o efeito da companhia neste caso é praticamente nulo.
Eu quando à partida optei por ter dois cães em vez de um só foi colocando-me do lado deles e imaginar-me profundamente triste por permanecer sozinho sem nenhum companheiro da mesma espécie. Enfim, coisas dos racionais como nós, sempre com a tendência de os colocar ao nosso nível de humanização. Contudo, ainda defendo (pura intuição) que eles serão mais felizes acompanhados do que sós. Brincam entre eles e, comunicam-se na sua linguagem, enfim, na dúvida julgo que se realizam mais como cães que são.

Mas, há sempre o tal mas, hão-de preferir sempre a companhia do dono. Se eu lhes perguntasse e eles me soubessem responder verbalmente, dir-me-iam que dispensariam calmamente a companhia de um dos irmãos mas não tolerariam a minha ausência.
Mas eu não preciso que eles me respondam. Há dois dias estive fora com eles e, à hora das refeições, tinha que os deixar isolados num espaço, dado não poderem aceder a determinadas dependências como a sala de refeições. Passados alguns minutos de isolamento era uma tal choradeira que pareciam umas autênticas carpideiras. Mas, como se tal não bastasse, todos os cães das redondezas lá na aldeia se juntavam ao coro.
Bom, eles estão estupidamente mimados e nem sei onde é que isto vai parar, mas de qualquer forma, o facto de serem três de modo algum os inibe ou os distrai ou disfarça a ausência do dono. Unem-se na desgraça e é o fim da macacada.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Cães”