Que nome dar ao cão?
Haverá alguém que não tenha passado horas, dias, meses a tentar descobrir o nome para o cão que há-de chegar?
De facto não é fácil. Um nome original, expressivo e afectuoso não surge assim à primeira.
Mas a escolha do nome do cão (ou da cadela) envolve outros aspectos e não deve reduzir-se à sua originalidade. Vamos referir aqui alguns desses aspectos.
Modas
Há nomes de cães que entram na moda tal como acontece com os nomes das pessoas. Isto resulta do mediatismo de determinadas figuras públicas, sejam pessoas sejam cães, que influenciam as pessoas a adoptar os seus nomes. Não é muito aconselhável cair nesta tentação, porque se banaliza o nome e este deixa de ter a exclusividade que lhe pretendemos conferir. Haverá sempre alguém, muitas mais pessoas do que à primeira vista se possa pensar, que irão adoptar esse nome. Por outro lado, as modas são passageiras. Quantas pessoas ficaram marcadas para toda a vida com um nome supostamente elegante, único e sofisticado e que se torna desinteressante com o passar do tempo?
Fonética
O nome de um cão não deve ter mais do que duas sílabas, para facilitar não só a sua pronúncia como para ser mais compreensível pelo cão. Muito menos deve possuir mais do que uma palavra.
A palavra deve possuir vogais abertas, do tipo á, é, ó e em último caso o i, por forma que o nome se torne sonante sem esforço e fácil de ouvir pelo cão quando este se encontra distante por qualquer motivo.
Nomes estrangeiros
Há uma tendência perfeitamente compreensível de dar ao cão um nome de outra língua que não seja o português. A língua inglesa é a mais apetecida para este efeito, pela virtude que tem de conseguir formar palavras com umas escassas duas ou três letras.
A maior parte dos nomes apresentados nos sites abaixo são nesta língua.
Nomes de pessoas
Dar ao cão nome de gente hoje é vulgaríssimo. As pessoas já se habituaram ao facto. Não é raro ocorrerem situações como esta:
- Ó Oscar!
E a este chamamento voltar-se um senhor e perguntar:
- Chamou-me?
Ou então:
- Mas que cadela tão gira. Como se chama?
- Mara.
- Ah, eu também me chamo assim.
Houve mesmo um apoderar dos nomes de gente pelos cães. Conheço uma história verídica assim:
- Então que nome deram à tua sobrinha?
- Diana.
- Oh, que horror, isso é nome de cadela.
A atribuição de nomes de gente aos cães deve-se muito à relação exageradamente humanizada que as pessoas desenvolvem com os seus bichos. Mas de forma menos comprometida e despida de quaisquer preconceitos e tabús, hoje encara-se essa atitude como perfeitamente natural.
Consulte aqui: (isto é uma pequena amostra do que existe na net)
http://www.bowwow.com.au/
http://www.wellwellwell.com/petnames/all.html
http://www.petrix.com/dognames/a.html
http://www.gotags.com/petnames.htm
http://www.geocities.com/Heartland/Hill ... names2.htm
http://www.dogs-central.com/dog-names/
http://www.pet-parade.com/Names/
http://www.talktothevet.com/Ppetnames.HTM
.