várias versões para a esterilização

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

saraisabelf
Membro Júnior
Registado: terça fev 03, 2009 10:59 am

terça fev 17, 2009 12:42 pm

olá a todos..
a minha cadela foi esterilizada a semana passada...ontem foi retirar os pontos e apesar do vet dizer que estava tudo optimo fiquei um pouco preocupada, porque no sítio da costura está demasiado inchado... :? ou seja parece que vai ficar com um pedaço de pele ali enrugado..não sei se me estou a fazer entender :oops: isto é normal??
outra dúvida que surgiu foi em conversa com a dona de outra cadela com a mesma idade da minha, mas que está neste momento prenhe, visto que a vet disse que o ideal era ela ter primeiro uma ninhada e só depois proceder à esterilização...o vet da minha cadela disse exactamente o contrário..quem está certo??? :? :? :? :roll:
também me disseram que na esterilização da cadela deve-se retirar os ovários npara evitar o cancro dos mesmos, mas quando eu falei na esterilização com o vet ele disse que era o indicado a fazer para previnir tumores mamários, e que só cortariam as trompas..

concluindo, não sei se fui enganada e gastei dinheiro numa operação que não garante a melhor saúde para o meu bichinho... :cry:

esclareçam-me por favor... :o

obrigada
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça fev 17, 2009 1:33 pm

Olá.
visto que a vet disse que o ideal era ela ter primeiro uma ninhada e só depois proceder à esterilização
Isto é tremendo. Não sei como há vets a ter conversas destas, juro. Para além de ser uma falácia, só contribui para a miséria de milhares de cães e gatos sem dono que existem no nosso país. :o

Saraisabel, fiquei sem saber que operação fez a sua cadela. Foi ovariohisterectomia ou simples laqueação? Se foi simples laqueação, todo o sistema reprodutivo continua lá, portanto como prevenção de piómetras e tumores não serve.

Quanto á costura, é normal um inchaço nos primeiros dias, se achar que não está a cicatrizar como deve ser nada como discutir o assunto com o vet.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça fev 17, 2009 5:19 pm

Olá boa tarde.

dinodane :
Tb tenho uma amiga que está a tentar dar uns cãezinho, porque a vet disse que era melhor a cadela (1 ano) ter bebes, antes de fazer a esterilização ovariohisterectomia.

eram 10 não sei se já foram todos dados.estava a ser muito complicado encontrar as pessoas para ficar com os cachorros.
eu até a quis ajudar mas.....
TiAnPiCa
Membro
Registado: quinta abr 17, 2008 10:34 am

terça fev 17, 2009 5:44 pm

O meu eros tambem surgiu de uma situação identica, o vet da mae dele aconselhou os donos a que ela tivesse uma ninhada antes de ser estrelisada.. Para mim é uma verdadeira estupides pois segundo sei, os ciclos de cio aumentam o cancro mamario, estou certo?
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

terça fev 17, 2009 5:48 pm

xenita Escreveu:Olá boa tarde.

dinodane :
Tb tenho uma amiga que está a tentar dar uns cãezinho, porque a vet disse que era melhor a cadela (1 ano) ter bebes, antes de fazer a esterilização ovariohisterectomia.

eram 10 não sei se já foram todos dados.estava a ser muito complicado encontrar as pessoas para ficar com os cachorros.
eu até a quis ajudar mas.....
Eu tive mais sorte..

Uma amiga minha tem uma cadela boxer e também veio com essa história dos bebes, mas falei com ela e pedi-lhe que pedisse a opinião ao vet.
Passado um mês a cadela estava esterilizada.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Amigos
Membro
Registado: sexta mai 11, 2007 8:48 pm

terça fev 17, 2009 6:47 pm

Também tou a pensar em esterilizar a minha cadela de 3 anos... já fui saber com a vet dela e ela apenas me perguntou se ia querer cruzá-la com um macho da mesma raça antes de fazer a operação..... Admito que gostava muito que ela tivesse uns filhotes, mas como este país anda, com tantos cães abandonados, mesmo ela sendo Dálmata e ter pessoas interessadas se ela tiver alguma ninhada, o mais certo é optar é a operação!

Mas tenho receio que algo corra mal.... :(
Sei que a esterilização tem beneficios, mas..................
saraisabelf
Membro Júnior

terça fev 17, 2009 6:57 pm

pois...realmente fico um pouco confusa com a opinião dos vet que acham que os donos devem sujeitar as cadelas a ter uma ninhada sem tao pouco saber o que irá acontecer :evil:
mas há pior...porque a resposta que tive foi: "se não tiver a quem dar os cachorros leva-se para o canil :evil: :cry: como se eles não tivessem já bastante dificuldades para cuidar dos que lá tem, despeja-se (desculpem o termo) lá os que não forem aceites por ninguem..."

eu acho que se não sabemos se teremos condições para criar os cachorros, ou então não sabemos se teremos "pretendentes" para eles é escusado...o melhor é mesmo a esterilização...a minha cadela recuperou lindamente...logo no dia seguinte à cirurgia já corria e brincava com o ulisses..

vou ter de falar com o vet, pk ele tinha m falado que a cirurgia prevenia os tumores...mas não me disse se fez uma simples laqueação ou uma ovariohisterectomia.. :? :?

de qualquer maneira obrigada pelo esclarecimento.. :wink: :wink: :wink:

cumptos [/quote]
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça fev 17, 2009 9:40 pm

Olá boa noite

Actualmente e dado o elevadissimo numero de animais a serem abandonados acho de uma inconsciencia tremenda uma pessoa colocar mais cachorrada e gataria no planeta.
Quem opta pela esterilização e por mais que doa a mta gente, é o mais correcto a fazer.
A OVH são operações um pouco complexas mas a verdade é que tb passadas 48horas as nossas cadelas andam na rua como se não fosse nada com elas. Espantosa capacidade de recuperação a dos nossos animais :wink: tomara nós termos esta capacidade.
Ao fim de 10 dias ela está pronta para uma nova vida e sem riscos de engravidar e assim dar origem a mais uns qtos ( na sua maioria) infelizes.

pena tenho que alguns vets ainda usem esse argumento ridiculo de que uma cadela deve ter pelo menos uma ninhada, não faz sentido algum visto a medicina ter evoluido q.b e hj garantidamente as probabilidades percentuais de uma cadela ser mais saudavel qdo esterilizada são mto mais altas do que para cadelas não operadas.

sara a sutura da sua cadelinha vai acabar por desaparecer, daqui a uns meses nem vai perceber bem onde é que levou os pontos.

Boa sorte para si e para ela e fico mto satisfeita por ver que já há mais pessoas a aderir à OVH
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta fev 18, 2009 12:04 am

saraisabelf Escreveu:
mas há pior...porque a resposta que tive foi: "se não tiver a quem dar os cachorros leva-se para o canil
Não acredito que hajam vets a dizer coisas destas. Desculpem mas não acredito.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

abelipe
Membro Veterano
Registado: sexta nov 14, 2008 9:14 am

quarta fev 18, 2009 10:13 am

eu vou esterilizar a minha cadela e o meu vet disse k a altura ideal é entre os 5 e 6 meses... k tipos de esterilizações existem?
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quarta fev 18, 2009 10:24 am

dinodane Escreveu:
saraisabelf Escreveu:
mas há pior...porque a resposta que tive foi: "se não tiver a quem dar os cachorros leva-se para o canil
Não acredito que hajam vets a dizer coisas destas. Desculpem mas não acredito.
Não?
E um vet que perante um animal adoptado de um canil e com um quadro clinico de esgana sem esperança de recuperação diz para devolver o animal ao canil?

Ha pois é.... Se me tivessem contado eu não acreditava... mas passou-se comigo :wink:
Escusado será dizer que apesar de ele profissionalmente ser um excelente vet, ter sido meu vet durante 10 anos e lhe ter dito umas quantas, nunca mais lá pus os pés.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
saraisabelf
Membro Júnior

quarta fev 18, 2009 12:21 pm

bem, é melhor esclarecer aqui uma coisa:

-não foi o vet que disse para levar os cachorros ao canil, ele só disse que o melhor era a cadela ter a 1a ninhada e depois deveria proceder-se à esterilização...quem disse que levava para o canil os cãezinhos foi a pessoa minha conhecida quando eu tentava convence-la de que se calhar não era o melhor a fazer..
no entanto um vet ao incentivar a procriação sem sequer saber se as pessoas tem condições para criar os cachorros, ou se tem a quem os destinar, sabe que existem dois cenários possíveis...canil ou abandono :cry: :cry:

desculpem qualquer confusão :o :wink:
saraisabelf
Membro Júnior

quarta fev 18, 2009 12:29 pm

abelipe Escreveu:eu vou esterilizar a minha cadela e o meu vet disse k a altura ideal é entre os 5 e 6 meses... k tipos de esterilizações existem?
pelo que percebi existe laqueação, que consiste basicamente no corte das trompas,mas a cadela continua a ter o seu cio, somente não procria e existe a ovariohisterectomia que consiste na remoção dos ovários (não sei se tb retiram o utero :? ) e esta cirurgia previne os tumores mamários e os tumores nos ovários, deixando a cadela de ter os seus ciclos de cio..

penso que são estas as hipóteses...e acho que são estas as descrições correctas..mas se estiverem erradas...p.f. corrijam-me..

cumptos

Sara Santos
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta fev 18, 2009 12:31 pm

e o vet fica com os cachorros?
anjjazul
saraisabelf
Membro Júnior

quarta fev 18, 2009 12:36 pm

anjjazul Escreveu:e o vet fica com os cachorros?
penso que não..
o que a pessoa me disse foi só que o vet acha que a cadela deve ter uma ninhada...
quem terá de tratar dos cachorros será a dona..

Sara Santos
Responder

Voltar para “Cães”