Deixar animais dentro do carro

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
crisrodrigues
Membro Júnior
Registado: quinta abr 10, 2003 12:15 pm

quinta jul 10, 2003 10:06 am

Olá. Bom dia. Gostava de compartilhar com vocês uma história que ontem quando fui ao veterinário com a Nina (para lhe dar uma vacina) a assistente do veterinário me contou.
Nas férias da Páscoa uns senhores foram de férias até ao Alentejo e deixaram o seu canito Pinsher fechado dentro do carro, com dois dedos de janela aberta, com água e o carro ficou estacionado à sombra. Foram almoçar, e segundo me contou a senhora, demoraram cerca de 1H20M. Quando chegaram o cãozinho estava inanimado e após tentarem socorre-lo trouxeram-no então para o veterinário da Nina. O cão ficou a soro, o veterinário tentou fazer os possíveis para o salvar mas ele infelizmente morreu.
Eu só vos estou a contar esta história como alerta do que poderá acontecer em situações semelhantes. E eu tantas vezes vejo cães fechados nos carros enquanto os donos estão nos hipermercados, praias, lojas, etc. Decerto não gostaríamos que isto nos acontecesse.
Cumprimentos da Nina.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

quinta jul 10, 2003 10:37 am

Olá nina!
Esse é um problema que eu nunca entendi!!! Se sei que vou para algum sítio onde vou demorar e a Meggy não pode entrar, deixo-a simplesmente em casa. Só há uma situação em que a Meggy fica no carro que é quando vou sair e ao regressar a casa paro numa confeitaria para comprar pão ou tomar café! Nesse caso, o carro fica estacionado à porta ou junto às grandes montras de forma a que o consiga ver, os vidros ficam um bocadinho abertos e a minha demora resume-se a 4 ou 5 minutos! Não entendo porque as pessoas vão para sítios onde demoram e sujeitam os pobres dos cães a semelhante tortura.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

quinta jul 10, 2003 4:55 pm

Olá

Alto aí, alto aí e pára o baile!
Eu deixo os meus cães dentro do carro quando vou às compras. Normalmente demoro cerca de meia hora, às vezes mais. O carro fica no parque subterrâneo do Arrábida, portanto em condições de temperatura normais, perfeitamente confortáveis. Deixo o tecto do carro meio aberto e eles lá ficam todos satisfeitos.
É verdade, todos satisfeitos. É uma rotina e eles habituam-se às rotinas.
Não vou todos os dias. Mas quando chega a hora (por volta das 11h), eles chamam-me a atenção como quem diz: "então hoje não vamos às compras?". O Guga senta-se a olhar para mim fixamente com a pata direita ligeiramente levantada ou esticada para a frente; o Fozzy é muito mais directo. Vem à minha perna e dá-me cada turra com o focinho que eu até abano. Quando estou a escrever dá-me as turras na mão e não me deixa escrever. Eu às vezes quando digo aqui umas asneiras, é por causa disso :lol: O kiko deita-se no chão, ao comprido, de barriga para baixo a olhar para mim. Se me mexo na cadeira eles até parece que têm molas.
Quero com isto dizer que eles gostam mesmo de ir e certamente que não se importam de ficar no carro. Sinal disso é quando chego à garagem eles dirigirem-se para o carro com o ar mais feliz do mundo. Vamos lá perceber por que raio é que os bichos gostam de ficar ali encafuados no carro? Às vezes quando chego com as compras estão todos espapaçados de barriga para o ar numa daquelas sornas deliciosas.

Só por uma ou duas vezes os deixei dentro do carro estacionado na rua (à sombra, claro). Não me senti muito à-vontade a fazer isso, embora tenha sido por pouco tempo. Não por eles, mas pelo facto do carro ficar mais vulnerável.
É curioso que eles ficam perfeitamente dentro do carro sem barafustar. Preferem ficar aí do que sós dentro de casa.

Esta é a minha experiência. Foram habituados desde pequenos a andar e a ficar dentro do carro. Mas ao princípio, quando eram cachorros, era uma chatice. Enjoavam, vomitavam e para os meter no carro era um castigo. Fugiam-me pela escada acima. E quando eu chegava ao cimo da escada todo "esfalfado" eles fugiam-me pela escada abaixo. Era uma violência, lá isso era. Mas era cómico. Até caí uma série de vezes.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

quinta jul 10, 2003 6:08 pm

Eu não deixo a Zorra no carro, sózinha.
Já fiz por cinco minutos e ela pareceu gostar, mas eu é que sou paranóica !
Tenho medo que a roubem.
É uma pateta muito amigável para toda a gente.
Não protege puto (nem a ela mesma se sabe proteger ! é um caso perdido de bom feitio).
A verdade é que não consigo estar descansada sabendo que ela está sózinha e exposta à malandragem que para aí anda (mesmo quando não há malandragem nenhuma.A paranóia não se explica, têm-se).
xanda
Membro Veterano
Registado: sexta fev 22, 2002 6:32 pm

quinta jul 10, 2003 6:15 pm

Olá!

Pois eu por norma também não deixo o meu menino no carro. Agora no verão com os calores, não há coragem, no inverno por vezes fica um bocadinho com o vidro aberto. Mas eu também tenho um bocado a paranoia que mo vão roubar do carro, enfim paranoias... Quanto ao Basilio, bem ele não se rala nada de lá ficar dentro, cães...
cumprimentos a todos
Alex
LadyRaf
Membro
Registado: terça jan 28, 2003 7:50 pm

quinta jul 10, 2003 7:31 pm

Olá,
eu como costumo andar de um lado para o outro e faço viagens de carro, os meus meninos e menina, abituaram-se muito bem, nunca houve vómitos, nem ganidos, nem arfar, a verdade é q se eu for a algum lado e não levar a minha cadela, ela quando eu chego fica histérica e eufórica e passa o tempo todo a uivar. Mas agora de verão é preciso muito cuidado, eu não gosto de arriscar, prefiro que fique triste um pouquinho, mas logo passa, e o sofrimento de estar hospitalizada ou morta esse não passa.
Mas que são uns doidos por carros lá isso são, preferem mesmo ir do q ficar em casa, parece que estão num hotel 5 estrelas. , talvez pensem que no fim serão recompensados com, um brinquedo, um passeio ou até mesmo uma corridinha na relva, bem a verdade é q no fim acaba por muitas vezes aconteçer isso, e eles concerteza associam.
Mas o verão é um perigo e não só, o vosso carro pode ficar riscado por outros cães, já me aconteçeu, em pleno andamento, um cão viu a minha cadela e passou-se, nem queiram imaginar a porta do meu carro.
Fiquem bem, e previnam antes que o pior aconteça.
*Disse a harmonia ao conflito: T&aacute;s a armar?!...nesse caso deixa que consideravelmente n&atilde;o tendo a minima considera&ccedil;&atilde;o pela estupidez te ignore*&nbsp;
mjoaomarques
Membro Veterano
Registado: terça jan 07, 2003 6:19 pm

quinta jul 10, 2003 7:42 pm

Eu também não costumo deixá-los no carro. Aliás passeios de carro só muito, muito raramente. Passam-se anos que só saiem para o veterinário. Mesmo para as vacinas (Janeiro), embora sejam no mesmo dia, primeiro levo um e depois o outro. Mas este ano, já não sei porquê, resolvi levá-los os dois às vacinas. Tirei primeiro o Bonga, ficando a Nina no carro, à espera da vez dela. Quando chegou a altura da troca, ela tinha feito a tampa da bagageira da carrinha (que ficou recolhida) em pedacinhos. :roll:
Maria Jo&atilde;o
Rosinha2000
Membro Veterano
Registado: terça fev 26, 2002 10:48 pm
Localização: 1 caniche, 3 rafeiros, 1 Dogue Alemão, 4 gatos srd, 1 persa, 1 maçarongo, 1 caturra

quinta jul 10, 2003 7:55 pm

As minhas seguem-me e acompanham-me para todo o lado, quando vou as compras ou a outro lado em que não possam entrar, procuro lugar a sombra, e tem sempre água no carro, e os vidros entre abertos. Em casa sozinhas fazem barulho e choram, no carro ficam como se de um hotel de 5 estrelas se tratasse, por vezes chego ao carro, e lá estão elas a dormir, que nem dão por mim, so quando meto a chave na porta
P84
Membro Júnior
Registado: sábado abr 26, 2003 9:58 pm

quinta jul 10, 2003 10:43 pm

Olá :) .Boa noite.
Estive a ler as mensagens e concordo com o que escreveram.
Mas gostava de avisar o nel.
Nel, apesar de estar de acordo com a sua opinião, tenho de o avisar que os parques subterrâneos (tipo o do Colombo, ou de outros centros comerciais) apesar de serem ventilados, apresentam um elevado nível de poluição, nomeadamente de monóxido de carbono, proveniente do fumo dos carros,que como toda a gente sabe é extremamente tóxico, quer para pessoas, quer para animais.Daí não ser aconselhado uma permanência perlongada, quer de animais quer de pessoas, nesses locais.
;)
Quanto ao meu cão, normalmente não ando muito de carro com ele, pois vivo nos arredores de Lisboa, no campo, e por isso dou grandes passeios com ele(ás vezes chegam a durar 3horas :D )
Apenas o levo no carro para ir ao vet, para ir á praia ou ao Parque das Nações, e para ir de férias claro :D .
Mas quando vem comigo no carro, normalmente não fica mais de 10/15 minutos.
isabelpo
Membro Veterano
Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah

sexta jul 11, 2003 9:14 am

Ó nel, eu até compreendo! Mas como já foi aqui referido, morro de medo que me roubem a Meggy. O nel sabe como ela é portatil!!! :lol: E não intimida ninguém! Depois, o nel tem três e basta aqueles olhinhos todos fitarem alguém tão intensamente como eles sabem fazer que as pessoas ficam a pensar duas vezes. É que os seus cães quando olham para nós parece que nos vêm o fundo da alma (por isso é que gostaram tanto de mim!!! A minha alma é boa!!! :oops: ). O que não acontece, por exemplo, com a Meggy. Quem olhar para dentro do carro e vir aquela coisinha dá mesmo vontade de pegar e fugir!!! Por isso também não a solto nos nossos passeios nem nada. Ainda fico sem ela...Deus me livre!!!
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

sexta jul 11, 2003 10:40 am

eu não fazia ideia de como era perigoso deixar os canitos dentro dos carros. as pessoas certamente não fazem por mal. na verdade o que ás vezes acontece é que as pessoas levam os canitos para o trabalho (como é o caso de uns vizinhos meus) e antes de virem para casa passam no supermercado para comprarem o jantar ou coisa assim... depois disto não sei se alguma vez deixarei os meus lindinhos no carro a não ser por pouco tempo ;)
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Nunez
Membro
Registado: segunda jul 15, 2002 6:07 pm

sábado ago 14, 2004 8:16 pm

Viva.

Ora eu cá deixo os meus cães no carro horas seguidas. E eles não se importam nada. A prova é que mal abro as portas do carro enfiam-se logo lá dentro todos contentes. Importam-se é se ficarem em casa. É claro que há situações em que têm mesmo de ficar, mas se sei que consigo deixar o carro num sítio confortável e a demora não vai ser por aí além, não hesito em levá-los. Enquanto ficam sozinhos batem boas sonecas. Isto passa-se há anos e nunca aconteceu nada de mal.

Quanto ao caso aqui relatado pelo crisrodrigues, parece-me que se, foram mesmo tomadas as precauções referidas, o cãozinho já devia ter alguma condição que o tornava pre-disposto ao que lhe aconteceu, que pelo relato nem se sabe exactamente o que foi. Até pode nem ter tido nada a ver com calor.

Cumps.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado ago 14, 2004 10:01 pm

E os que deixam os caes na praia com os vdros fechados ?
jcachorro
Membro Veterano
Registado: quarta ago 14, 2002 11:07 pm
Contacto:

sábado ago 14, 2004 10:38 pm

VascoV Escreveu: E os que deixam os caes na praia com os vdros fechados ?

Sei de um caso ( já passado há uns valentes anos) de um casal que deixou o filho bebé a dormir dentro do carro....o resultado não foi obviamente o melhor....
Depois disto acho que não há muito a acrescentar.

Acho que há que ter bom senso nestas coisas...Ou se sabe que realmente existem condições para os animais estarem dentro do carro durante algum tempo, ou então é mesmo melhor não arriscar.
<p>Cumprimentos

Jo&atilde;o Silva

</p>
maktub
Membro
Registado: quinta ago 12, 2004 5:01 pm

sábado ago 14, 2004 11:39 pm

Está tudo a partir do pressuposto de que o que matou a cadela, foi ter ficado fechada no carro...

Pode realmente ter sido essa a causa.

Mas... pode não ter sido. É importante pensar nisto.

Quem garante que se a cadelinha estivesse em casa, não teria tido o mesmo ataque que sofreu no carro?

Transportar cães é um dos meus serviços. Sou cuidadoso mas por vezes tenho contratempos, e já perdi a conta das centenas de cães que transportei. Assim como os contratempos.

e NUNCA vi qualquer reacção anormal nos canitos que transporto.

Falando de maneira mais cientifica: Sabem que o cão do tamanho do referido levava mais de 5 horas a esgotar a capacidade de oxigeneo contida num carro, estando este com os vidros todos fechados?

E estou a passar por cima do facto de um carro mesmo com vidro fechados, permitir à mesma que entre ar de fora.

Pode ter acontecido que a cadelinha tivesse entrado em pânico. E isso não ter a ver com o carro, mas sim com um espaço fechado. Talvez se estivesse fechada numa casa de banho tivesse o mesmo ataque.

Uma amiga minha quando vai à praia se fica fora de pé entra em panico e não nada, Tenho eu que ir busca-la. Eu jamais concluiria que é errado ir para fora de pé. Concluo sim que é errado para algumas pessoas.

Assim como cães, há que ter noção do temperamento deles!!
Responder

Voltar para “Cães”