Indignação contra quem não pensa

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jun 15, 2002 12:27 pm

Esta mensagem segue-se num "curta" do EXPRESSO de hoje que passo a citar

" PP não quer lutas de cães...

OS populares estão a preparar um projecto de lei que visa a criação de um regime legal específico e mais rígido para acabar com as lutas de cães. Segundo Telmo Correia, é necessário haver «maior fiscalização e restrição na detenção de animais perigosos» e «reforçar o regime sancionatório para aplicar às pessoas envolvidas nestas barbaridades» "

Lembrem-se que é no seguimento das lutas de cães e mais importante ainda, das REPORTAGENS que se fizeram, extremamente mediáticas e na sua maioria expondo os cães como máquinas assassinas...

O meu receio é justamente que em vez de se legislar na posse dos factos se legisle mediaticamente. Fui o primeiro a defender legislação para evitar estas situações, mas da maneira como isto tem evoluido não sei.

A culpa disto será de quem? Da Zoofila que alegadamente informa pessoas como o Alberto Bandeira que o seu cão foi raptado pela gente das lutas ( como saberão?)

De quem decide fazer cruzadas contra as lutas sem tomar em conta que pode prejudicar ainda mais os animais que são envolvidos nas mesmas?

Dos que defendem as lutas como essenciais para os cães ?

De alguns jornalistas que fazem tudo por tudo para ter uma historia interessante ( vulgo sensacionalista)

De quem permite que o cão seja raptado?: Vejam a sra que deixa o cão atado 3 minutos segundo diz à porta da pastelaria e vai tomar sua bica e depois também diz que o seu cão foi raptado para as lutas...

Será destes todos?

E o Presidente da República que propôe excepções à lei para Barrancos ?

Enfim, a culpa é de todos estes...
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

sábado jun 15, 2002 2:36 pm

Peço desculpa por vir bater outra vez na mesma tecla.

Os caros foristas têm de enfrentar o facto de que determinadas raças de cães têm fama de perigosas !
Não é negando e invocando o facto (de resto bem conhecido) que um pincher miniatura ou um caniche anão são (de forma geral) cães mais agressivos e que os pit bull (não especificados) podem (sem provas ou factos a confirmá-lo) ser cães muito sociáveis, que se limpa a fama já estabelecida junto da opinião pública.

De resto, estou de acordo que a lei relativa aos combates de cães seja endurecida e APLICADA.
Senão um destes dias temos novas "touradas" e depois, como acabar com elas ?

Continuo a pensar que mais vale prevenir que remediar.
Que é preferível uma lei razoável relativamente aos cães ditos perigosos que uma lei imbecil (como a alemã ou a francesa) que depois, para revogar, é uma carga de trabalhos.
CindelP
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sábado jun 15, 2002 8:16 pm

Olá,
que os pit bull (não especificados) podem (sem provas ou factos a confirmá-lo) ser cães muito sociáveis
Só não tem factos quem não quer ! Só não tem provas quem não quer !

Continuo a pensar que mais vale prevenir que remediar.
Que é preferível uma lei razoável relativamente aos cães ditos perigosos que uma lei imbecil (como a alemã ou a francesa) que depois, para revogar, é uma carga de trabalhos
Sem duvida que há necessidade não contra as lutas de cães, mas contra a crueldade contra os animais ! Lutas é muito subjectivo e sempre posso dizer que os cães se pegaram se querer !
Mas nunca, mas mesmo nunca, devemos falar em raças !! Nâo percebo certos foristas ( este nome realmente existe ou foi invenção deste forum como mts outras ??) dizem que não há raças perigosas, mas por outro lado afirmam a necessidade de haver uma lei para os caes dito perigosos .... Entao meus amigos como é ??
Agora não venham é impor condicionalismos a um dono (parte-se do principio que é responsavel - se não for, a culpa nao é do cao nem dos outros donos) responsavel de um rottweiler ( raça "dita perigosa") - isto meus senhores, é inadmissivel ! !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
PauloC
Membro Veterano
Contacto:

sábado jun 15, 2002 10:13 pm

Apoiado Cindel !!!
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

domingo jun 16, 2002 2:29 pm

Eu não estou contra vocês.
Muito pelo contrário.
Oxalá não vos saiam as contas furadas.
Nem sequer afirmo que tenho a melhor solução na manga.
Mas penso que deveriam ser consideradas alternativas (just in case !).
Eu conheço pessoalmente proprietários (e respectivos cães) de rotweillers, doberman, boxer,dogue breton, etc.
Posso jurar pelos cães e respectivos donos.
Mas basta (este é o meu medo) que o pitbull de um desses marginais cause um acidente grave para todos estes cães ficarem em cheque.
Não fui eu que fiz a lei francesa, alemã ou a inglesa.
E o nosso governo só sabe imitar o que já foi feito pelos outros.
Mesmo que esses outros estejam já arrependidos.
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

domingo jun 16, 2002 4:46 pm

Sei que talvez não seja bem-vinda neste fórum, mas não resisti a deixar a minha opinião.
- Quando será que as pessoas vão ter consciência para encarar o facto que, os cães não são perigosos, os seus donos é que o são ?
- Que tudo isto se move na base do dinheiro. Logo, valores " mais altos ", temos que ter outra abordagem. ( !? )
- Há que mudar estas mentalidades tão retrogradas. Por vezes tenho vergonha de ser portuguesa.

Aqui fica o meu pedido de desculpa, se afectei alguem em especial...., mas tenho pena que pesoas que realemnte tem a faca e o queijo na mão, fechem os olhos a certos factos.

Felicidades
CindelP
Membro Veterano
Contacto:

domingo jun 16, 2002 6:54 pm

Eu não estou contra vocês.
Muito pelo contrário.
Oxalá não vos saiam as contas furadas.
Nem sequer afirmo que tenho a melhor solução na manga.
Mas penso que deveriam ser consideradas alternativas (just in case !).
Eu conheço pessoalmente proprietários (e respectivos cães) de rotweillers, doberman, boxer,dogue breton, etc.
Posso jurar pelos cães e respectivos donos.
Mas basta (este é o meu medo) que o pitbull de um desses marginais cause um acidente grave para todos estes cães ficarem em cheque.
Não fui eu que fiz a lei francesa, alemã ou a inglesa.
E o nosso governo só sabe imitar o que já foi feito pelos outros.
Pois, esperemos que não nos saia o tiro pela culatra ! Para isso é preciso parar com certos comentrários e insinuações que em nada ajudam esta causa !
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

domingo jun 16, 2002 11:58 pm

Pois é...

Penso que o objectivo de quase todos é o mesmo.
A forma de o abordar e as opiniões formadas é que podem ser diferentes consoante o prisma de cada um.
Eu também tenho algumas duvidas... agora menos!
Mas, depois de ter passado vários dias a meditar sobre este assunto, não consegui encontrar NADA que pudesse ser viável em termos de PREVENÇÂO sem discriminar directa ou indirectamente RAÇAS, ou poder ser injusto para DONOS.

Resta-me “dar a mão á palmatória” e concordar, embora com 1 ou outra reticência, com o que já foi mencionado por outros membros deste forum: A responsabilização de todos os donos independentemente das raças.
Não consegui encontrar outra solução em que “se parta em pé de igualdade”. Não estou a tentar ser “politicamente correcto”. É um facto! Estes fóruns servem para isso mesmo: por o pessoal a meditar.

Agora de uma coisa estou quase certo: quanto mais se mexe no lodo, mais certas raças se podem afundar. Se não houver tanto alarido, quem sabe certas modas nada pertinentes deixem de ser moda pelo que são e passem a ser de maneira saudável e responsável. As coisas evoluem... vamos ver é em que sentido...
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Responder

Voltar para “Cães”