Resultado, o meu irmão levou 15 pontos na cabeça, 7 na face do lado esquerdo, 4 por cima do olho e mais 12 no ombro
Isto tudo para dizer que ele hoje tem 13 anos, não ficou com marca nenhuma na cara porque ainda era muito pequeno e disfarçou bem. E principalmente não tem medo nenhum de cães, adora-os.
Bem...ele há gente (adultos) que choca com um carro a 50 à hora e fica traumatizado para o resto da vida, e outros que têm graves acidentes a 200 à hora e logo que se recompôem já estão outra vez ao volante.
O seu irmão não tem medos de cães? Optimo...muito bom para ele! Mas se ele fugisse a sete pés de cada vez que visse um cão ao longe, teria a minha total compreensão.
Nem sempre são os pais os culpados das reacções das crianças. Algumas vezes até serão os pais, e eu estou farto de presenciar casos desses, mas também existem muitas situações em que experiências traumáticas ou o simples carácter da criança condicionam a respectiva relação com os cães.
O que há a reter é que, seja por que razão for, é um FACTO que existem pessoas que têm medo de cães ou que não se sentem confirtáveis ao pé deles. Não há que ver se têm ou não razões para isso! É um facto, e ponto final ! Perante isso, só temos é que respeitar o espaço das pessoas e não obrigá-las a "levar com os nossos cães"! Eles até podem dirigir-se a uma pessoa para receber festas e lambê-la, mas temos de compreender que para algumas pessoas esse 'inocente' gesto pode ser a causa de um medo semelhante ao que nós sentiriamos se vissemos um Leão a dirigir-se a nós ( também com 'boas' intenções, é claro

).
Nesta caso, é obvio que a reacção de punir o cão é claramente excessiva! Aliás, se há alguém a punir e condenar seria o respectivo dono e nunca o cão. O nosso cão pode ser o mais calmo cão do mundo e não fazer mal a uma mosca, mas em espaços públicos e particularmente se houver gente por perto tem de andar devidamente controlado.
Abraços
Paulo C.