DIROFILARIOSE

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

7Sansoni
Membro Veterano
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm

sexta fev 27, 2009 8:46 am

Ontem foi dia de mais um reforço da Vacina do Yoshi.
Aproveitei para colocar uma série de dúvidas ao Veterinário, entre elas, a problemática da Leishmaniose.
Fiquei a saber que a zona problemática será da Figueira da Foz para Sul...fiquei mais descansado , pois não são zonas que frequente com assiduidade.

No entanto, fui alertado pelo Veterinário para uma outra doença, que eu desconhecia...a DIROFILARIOSE, essa sim, problemática na zona de St.ª Maria da Feira e área circundante.

http://apaff.net/ver.php?id=2374

http://www.hospvetprincipal.pt/dirofila.htm

http://whippetp.no.sapo.pt/dirofilariose.htm

http://montijo.setubalpeninsuladigital. ... ariose.pdf

Claro que já trouxe o medicamento preventivo para administrar ao Yoshi.

Fica o alerta, pois os mosquitos andam por aí, e os nossos animais a eles estão expostos.
Acena
Membro Veterano
Registado: sábado set 27, 2008 10:53 am

sexta fev 27, 2009 3:24 pm

Fico sempre com receio dessas doenças... :?
Agora que tem estado mais calor, tenho andado a pensar mais nessas questões. Também vou ao veterinário para me aconselhar.
7Sansoni
Membro Veterano

sexta fev 27, 2009 3:41 pm

Acena Escreveu:Fico sempre com receio dessas doenças... :?
Agora que tem estado mais calor, tenho andado a pensar mais nessas questões. Também vou ao veterinário para me aconselhar.
Mais vale prevenir..... :!:
teresavc
Membro
Registado: sexta set 30, 2005 4:24 pm

sexta fev 27, 2009 8:07 pm

7Sansoni Escreveu: Claro que já trouxe o medicamento preventivo para administrar ao Yoshi.
Mas fizeram primeiro a análise ao seu cão para despistagem da doença, certo?
É que a toma do medicamento preventivo em cães que já possam estar infectados pode ter consequências graves.
Cumps,
Teresa e Óscar :-P
7Sansoni
Membro Veterano

sábado fev 28, 2009 3:33 pm

teresavc Escreveu:
7Sansoni Escreveu: Claro que já trouxe o medicamento preventivo para administrar ao Yoshi.
Não...
O veterináro fez o exame físico habitual, como estava tudo OK, vacinou o Yoshi e deu-me o comprimido para ser administrado 3 a 4 dias após a vacina.

De acordo com a sua explicação, o medicamento tem também efeito desparasitante.
teresavc
Membro

sábado fev 28, 2009 4:02 pm

7Sansoni Escreveu:
teresavc Escreveu:
Não...
O veterináro fez o exame físico habitual, como estava tudo OK, vacinou o Yoshi e deu-me o comprimido para ser administrado 3 a 4 dias após a vacina.

De acordo com a sua explicação, o medicamento tem também efeito desparasitante.
Bem, com certeza o seu veterinário sabe o que faz.
No meu caso, segundo o que o veterinário do meu cão me explicou na altura, o medicamento preventivo mata os parasitas no seu estadio precoce, mas quando administrado em animais já infectados com parasitas adultos, estes morrem e pode ser extremamente perigoso pois entopem as artérias e o coração do animal levando-o à morte. Daí ser importante confirmar que o animal não está infectado antes de iniciar o tratamento preventivo, o que foi feito no meu caso (foi nos Estados Unidos portanto não sei se cá o procedimento habitual é diferente!)

Pode obter mais informação aqui:
http://www.heartwormsociety.org/article_1143.html
"Before starting a preventive program, all dogs that could possibly be infected with mature heartworms should be tested."
Cumps,
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sábado fev 28, 2009 4:38 pm

Daí ser importante confirmar que o animal não está infectado antes de iniciar o tratamento preventivo, o que foi feito no meu caso (foi nos Estados Unidos portanto não sei se cá o procedimento habitual é diferente!)
O procedimento por cá é idêntico, pelo que o animal tem de fazer a despistagem da doença PREVIAMENTE a iniciar o tratamento.
patanisca123
Membro Veterano
Registado: quinta fev 23, 2006 4:24 pm

sábado fev 28, 2009 6:36 pm

não gosto que alterem o que escrevo.
patanisca
Última edição por patanisca123 em sábado mar 07, 2009 7:51 pm, editado 1 vez no total.
teresavc
Membro

sábado fev 28, 2009 9:18 pm

PauloC1 Escreveu:
Daí ser importante confirmar que o animal não está infectado antes de iniciar o tratamento preventivo, o que foi feito no meu caso (foi nos Estados Unidos portanto não sei se cá o procedimento habitual é diferente!)
O procedimento por cá é idêntico, pelo que o animal tem de fazer a despistagem da doença PREVIAMENTE a iniciar o tratamento.
Patanisca123 Escreveu:Antes de tomar qualquer medicamento, deve-se fazer o teste ELISA, bem como a gota espessa.
Pois então acho ainda mais estranho que não tenha sido feito neste caso...
7Sansoni, tem a certeza que o medicamento que o veterinário lhe deu é o preventivo contra a dirofilariose? Um que o seu cão terá de tomar todos os meses?
Cumps,
patanisca123
Membro Veterano

domingo mar 01, 2009 9:41 am

nao gosto que apaguem o que escrevo
patanisca
Última edição por patanisca123 em sábado mar 07, 2009 7:54 pm, editado 1 vez no total.
sitiodosanimais
Membro Veterano
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

domingo mar 01, 2009 10:32 am

Boas!

As explicações estão muito bem dadas, apenas recomendo aos foristas que colocaram o nome dos medicamentos, que editem as mensagens.

O que infelizmente não falta são pessoas que possam auto medicar os cães, sem consultarem previamente o veterinário e recorrerem aos respectivos testes.
<p>Cumprimentos, </p>
patanisca123
Membro Veterano

domingo mar 01, 2009 11:26 am

sitiodosanimais Escreveu:Boas!

As explicações estão muito bem dadas, apenas recomendo aos foristas que colocaram o nome dos medicamentos, que editem as mensagens.

O que infelizmente não falta são pessoas que possam auto medicar os cães, sem consultarem previamente o veterinário e recorrerem aos respectivos testes.
Olá
Desculpe mas não vejo inconveniente em referir o nome dos medicamentos injectáveis, pelo contrário. A minha intenção foi apenas a de alertar para um diagnóstico e tratamento correcto. Além disso só os vets têm acesso a eles através do laboratório.
patanisca
7Sansoni
Membro Veterano

domingo mar 01, 2009 5:45 pm

O Yoshi, tem 4 meses, fez agora o último reforço de vacinação e dentro de um mês, fará a vacinação anti-rábica.

Por só ter esta idade é que, provavelmente a despistagem da doente está posta de lado e, a atitude correcta é mesmo a prevenção.

De qualquer dos modos, obrigado pelos alertas.

O medicamento fornecido, foi mesmo o indicado para a prevenção da doença em apreço.
tlopes

segunda mar 02, 2009 12:49 pm

O tópico foi editado. Não é permitido publicar nomes de medicamentos. Deve ser consultado um veterinário para a prescrição de qualquer medicamento/tratamento.

Melhores cumprimentos,
7Sansoni
Membro Veterano

segunda mar 02, 2009 1:53 pm

tlopes Escreveu:O tópico foi editado. Não é permitido publicar nomes de medicamentos. Deve ser consultado um veterinário para a prescrição de qualquer medicamento/tratamento.

Melhores cumprimentos,
Percebo a razão de ser da edição do tópico...

Evitam-se possíveis confusões....
Responder

Voltar para “Cães”