Mais uma triste história
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm
Quando se adopta um animal não sabemos o passado dele.
A maior parte das vezes passa por violência ou por atitudes tão drásticas que alteram o comportamento do animal, mas sempre para pior e é nessa altura que o animal, ou vai parar a um canil ou é abandonado...
Seja porque motivo for, o animal que nos entra em casa é quase sempre um animal medroso, que tem algumas fobias ( de homens, crianças) ou agressivo, dependendo daquilo por que passou.
Nenhum animal nestas situações reage bem à violência.
Primeiro porque ainda não tem bem a noçaõ onde se encontra, nem tem a relação dono- cão suficientemente forte , quanto a mim só é atingida plenamente ao fim de cerca de dois anos de convivio.
Por isso alguém que seja agressivo com este animal (adoptado) jamais vai reconhecer como dono a pessoa com quem está à relativamente pouco tempo.
E agressividade gera agressividade....
Lamento o que se passou com a senhora e que possa vir a ficar com sequelas para o resto da vida.
A maior parte das vezes passa por violência ou por atitudes tão drásticas que alteram o comportamento do animal, mas sempre para pior e é nessa altura que o animal, ou vai parar a um canil ou é abandonado...
Seja porque motivo for, o animal que nos entra em casa é quase sempre um animal medroso, que tem algumas fobias ( de homens, crianças) ou agressivo, dependendo daquilo por que passou.
Nenhum animal nestas situações reage bem à violência.
Primeiro porque ainda não tem bem a noçaõ onde se encontra, nem tem a relação dono- cão suficientemente forte , quanto a mim só é atingida plenamente ao fim de cerca de dois anos de convivio.
Por isso alguém que seja agressivo com este animal (adoptado) jamais vai reconhecer como dono a pessoa com quem está à relativamente pouco tempo.
E agressividade gera agressividade....
Lamento o que se passou com a senhora e que possa vir a ficar com sequelas para o resto da vida.
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p> <a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p> <a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p> </p>
em tempos tive um pastor alemão.
Retirado da rua por mim.
Pois sempre que passava por aquele sítio o cão estava a ser maltratado por crianças.
E alguns adultos num bairro da amadora.
Levei o para casa e nunca tive razão de queixa, ele nunca me fez mal nem aos meus filhos.
Mas saltava o portão todos os dias á mesma hora. E ficava a espera das pessoas (de certas pessoas ) e atacava.
Paguei muitas calças camisolas medicamentos e cheguei a ir para tribunal .
Era um cão sociável com outros cães e com pessoas portava se lindamente na rua.
Mas era uma coisa sem explicação quando via pessoas de cor.
O bicho estava traumatizado, nunca esqueceu o tempo de rua.
Esteve comigo 16 anos faleceu com um tumor.
Um animal traumatizado é preciso muita cautela não se sabe com vai reagir.
Lamento o sucedido da senhora mas tb lamento a pouca sorte do cão
Retirado da rua por mim.
Pois sempre que passava por aquele sítio o cão estava a ser maltratado por crianças.
E alguns adultos num bairro da amadora.
Levei o para casa e nunca tive razão de queixa, ele nunca me fez mal nem aos meus filhos.
Mas saltava o portão todos os dias á mesma hora. E ficava a espera das pessoas (de certas pessoas ) e atacava.
Paguei muitas calças camisolas medicamentos e cheguei a ir para tribunal .
Era um cão sociável com outros cães e com pessoas portava se lindamente na rua.
Mas era uma coisa sem explicação quando via pessoas de cor.
O bicho estava traumatizado, nunca esqueceu o tempo de rua.
Esteve comigo 16 anos faleceu com um tumor.
Um animal traumatizado é preciso muita cautela não se sabe com vai reagir.
Lamento o sucedido da senhora mas tb lamento a pouca sorte do cão
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda fev 11, 2008 6:29 pm
Bem, soube agora á pouco, que o cão já foi eutanasiádo. Pelo que me disseram o treinador já tinha dito quando trabalhava com o cão para o eutanasiarem que era um cão perigoso..acho estranho vindo dum treinador, mas pronto, não sou experiente nessa área. O cão não só lhe arrancou o nariz como lhe rasgou a boca toda. A senhora já está em casa mas ainda não se sabe como ficou o nariz, há problema de infecção..mas agora vão continuar as idas ao hospital..vamos lá ver.
Obrigada a todos pelas respostas

Obrigada a todos pelas respostas
-
- Membro
- Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am
Jclarinos,
Lamento muito a perda do animal, mas......
As melhoras da senhora, e mais uma vez desculpe-me se a minha mensagem foi mal interpretada não era minha intenção.
Lamento muito a perda do animal, mas......
As melhoras da senhora, e mais uma vez desculpe-me se a minha mensagem foi mal interpretada não era minha intenção.
Última edição por ssfradiqque em quarta mar 04, 2009 4:31 pm, editado 1 vez no total.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda nov 17, 2008 12:36 am
jclarinos Escreveu:Sim, foi assim! Isto aconteceu ontem a noite! Eu soube hoje de manhã porque eles são amigos da minha familia. O cão já não devia estar bem devido aos maus tratos, se o cão mordeu quando lhe agarravam pela coleira, não vejo o espanto. Isto só comprova que não são só os pitbulls que atacam e que deixam pessoas deformadas. É triste, mas é assim!
Lá isso é verdade,qualquer cão pode ser agrressivo,e esse comportamento não depende apenas dos cães,mas sim dos donos,neste caso,dos antigos donos...
As melhoras para a senhora...
Última edição por ozzyekika em quarta mar 04, 2009 4:31 pm, editado 1 vez no total.
Sara Moura
Confirma-se o meu pessimismo a respeito do destino do cão e confirmam-se todas as observações feitas a respeito de como se deve tratar animais com um passado problemático. E bem problemático deve ter sido o desse golden, para que um cão pertencente a uma raça conhecida pelo seu bom carácter se tenha tornado assim...
Desculpem-me que o diga, tenho pena da senhora que ficou desfigurada, mas tenho mais pena ainda do animal, que pagou com a vida os erros dos humanos.
Desculpem-me que o diga, tenho pena da senhora que ficou desfigurada, mas tenho mais pena ainda do animal, que pagou com a vida os erros dos humanos.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mar 10, 2002 10:04 pm
Eu leio coisas que me deixam transtornada. Não há duvida que o cão é o menos culpado, provavelmente houve um pouco de facilitismo da parte de quem o adoptou, no entanto qual é a dúvida de que há animais genéticamente agressivos? Porque motivo a agressividade tem que ser sempre culpa de alguém e não do animal? Ou será que por ser retriever não pode ter transtornos?
Tenho pena da senhora sim, coitada sabe-se lá o que ainda irá passar, do cão, lastimo mas não tenho pena nenhuma.
Tenho pena da senhora sim, coitada sabe-se lá o que ainda irá passar, do cão, lastimo mas não tenho pena nenhuma.
Para quem não entende, o que se segue é a minha assinatura
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
http://apterrariofilia.org/
Se algum dia sentir um vazio dentro de si ... vá comer que é fome !!!
Madalena Marques
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Pois eu considero que a culpa é sempre de alguém.
Todos os cães são potencialmente perigosos e todos são potencialmente um doce.
Tudo depende da sua educação e experiência de vida (como os humanos, afinal...).
Há raças mais predispostas à violência do que outras - os cães de guarda, pex.
Mas, aí está, o Golden é considerado uma raça meiga e nada violenta.
Embora esta família não tenha nada a ver com o assunto - mas
Não é normal.
Conheço muitos golden e digo-vos que não é normal.
Concordo que o cão tenha sido abatido.
Não se pode admitir que um cão morda um elemento da família.
Agora que deve ter havido erros muito sérios da parte dos primeiros donos...não se tratou de apenas não terem tempo para o cão, houve concerteza mais...
Todos os cães são potencialmente perigosos e todos são potencialmente um doce.
Tudo depende da sua educação e experiência de vida (como os humanos, afinal...).
Há raças mais predispostas à violência do que outras - os cães de guarda, pex.
Mas, aí está, o Golden é considerado uma raça meiga e nada violenta.
Embora esta família não tenha nada a ver com o assunto - mas
porque ignoraram a opinião do treinador ? - mas os primeiros donos...o treinador já tinha dito quando trabalhava com o cão para o eutanasiarem que era um cão perigoso
Não é normal.
Conheço muitos golden e digo-vos que não é normal.
Concordo que o cão tenha sido abatido.
Não se pode admitir que um cão morda um elemento da família.
Agora que deve ter havido erros muito sérios da parte dos primeiros donos...não se tratou de apenas não terem tempo para o cão, houve concerteza mais...
Eu tenho que concordar com a Kitten. Seja por culpa dos antigos donos, da genetica ou da sociedade, a realidade é que estava ali um animal agressivo e efectivamente perigoso. Mantê-lo vivo seria um risco muito grande e, na minha opinião, desnecessário.kitten Escreveu:Eu leio coisas que me deixam transtornada. Não há duvida que o cão é o menos culpado, provavelmente houve um pouco de facilitismo da parte de quem o adoptou, no entanto qual é a dúvida de que há animais genéticamente agressivos? Porque motivo a agressividade tem que ser sempre culpa de alguém e não do animal? Ou será que por ser retriever não pode ter transtornos?
O meu lamento por isso vai na totalidade para a pobre senhora, por aquilo que suportou e ainda vai suportar.
Ainda aguardo a noticia na TVI, mas acho que vou esperar sentado.
São pontos de vista, que não invalidam o meu lamento pelo animal. Os últimos donos foram avisados e teimaram em levá-lo de volta para casa. Era de esperar um desastre qualquer, dados os antecedentes.
Continuo, por isso, a lamentar mais o animal, que não pôde decidir nada da sua vida, do que as pessoas, que decidem tudo e depois ficam à espera que nada aconteça. E quando acontece, fazem pagar os seus erros a quem não culpa.
É a minha posição.
Continuo, por isso, a lamentar mais o animal, que não pôde decidir nada da sua vida, do que as pessoas, que decidem tudo e depois ficam à espera que nada aconteça. E quando acontece, fazem pagar os seus erros a quem não culpa.
É a minha posição.
Obviamente que é a tua opinião, e tens direito a ela Bronkas 
Mas já agora diz-me lá o que é que, na tua opinião, os actuais donos deviam ter feito depois do sucedido? Ter pena do cão coitadinho e dar-lhe uma terceira "oportunidade"?

Mas já agora diz-me lá o que é que, na tua opinião, os actuais donos deviam ter feito depois do sucedido? Ter pena do cão coitadinho e dar-lhe uma terceira "oportunidade"?
O que eles deviam ter feito era, depois do aviso do treinador, procurar apoio médico e técnico mais especializado, e só quando se chegasse à conclusão de que cão era mesmo irrecuperável tomar a decisão de o abater ou isolar. E esta decisão é que realmente depende da nossa maneira de ser, entre outros factores.
Na mesma situação, e desde que tivesse possibilidades de o fazer, eu muito dificilmente optaria pelo abate (chamar-lhe eutanásia é uma hipocrisia). E nunca poria o cão a conviver com idosos ou crianças.
Edito para chamar a atenção para um pormenor que me parece importante e que estará a passar despercebido: o cão dava-se bem, ao que parece, com o outro cão da casa. Não me parece, por isso, que a sua agressividade fosse endógena...
Na mesma situação, e desde que tivesse possibilidades de o fazer, eu muito dificilmente optaria pelo abate (chamar-lhe eutanásia é uma hipocrisia). E nunca poria o cão a conviver com idosos ou crianças.
Edito para chamar a atenção para um pormenor que me parece importante e que estará a passar despercebido: o cão dava-se bem, ao que parece, com o outro cão da casa. Não me parece, por isso, que a sua agressividade fosse endógena...
Não me fiz perceber. Eu não pretendia saber o que eles deviam ter feito antes do cão morder a senhora....senão aí recuo mais atrás e posso dizer que os primeiros donos não o deviam ter maltratado, que o deviam ter educado, ou mesmo recuar mais ainda e dizer que o criadeiro de onde provavelmente veio nunca deveria ter criado. O que eu pergunto é o que é que achas que se deveria ter feito ao cão AGORA depois de ele ter atacado a senhora? Porque eu volto a dizer que justificações e causas para a atitude do cão podem haver muitas, mas o facto é que ali estava um animal agressivo e perigoso (nem sequer falo em potencial, é perigoso mesmo).LucNun Escreveu:O que eles deviam ter feito era, depois do aviso do treinador, procurar apoio médico e técnico mais especializado, e só quando se chegasse à conclusão de que cão era mesmo irrecuperável tomar a decisão de o abater ou isolar. E esta decisão é que realmente depende da nossa maneira de ser, entre outros factores.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Apesar de também eu lamentar o destino final do cão, vejo-me obrigada a concordar com essa mesma opção.
Eu própria já tive um animal perigoso em casa, e sei o problema (enorme problema) que é controlar, para além de que se vive um dilema muito real: dá-se realmente oportunidade ao cão com risco de alguém, num momento de distracção, poder sair terrivelmente magoado, ou opta-se pela solução mais cruel mas no entanto mais segura? Se o treinador os tinha alertado para a situação é porque o animal não deveria ser mesmo de fácil trato ou reeducação. Isto digo eu contando que ele tenha andado num treinador experiente e conhecedor dos comportamentos caninos.
Quanto à não agressividade perante o outro animal, pode indicar que ele até seria sociável com os da sua espécie mas, muito provavelmente devido aos traumas por que passou, apresentava-se perigoso para com os humanos.
Off-topic: Eu tenho tido imensas dificuldades a aceder ao fórum neste últimos dias, está sempre muito lento e durante muito tempo não consegui postar nada, aparecia sempre um erro. Já alguém teve o mesmo problema recentemente? Se teve, por favor, envie pm.
Ana
Eu própria já tive um animal perigoso em casa, e sei o problema (enorme problema) que é controlar, para além de que se vive um dilema muito real: dá-se realmente oportunidade ao cão com risco de alguém, num momento de distracção, poder sair terrivelmente magoado, ou opta-se pela solução mais cruel mas no entanto mais segura? Se o treinador os tinha alertado para a situação é porque o animal não deveria ser mesmo de fácil trato ou reeducação. Isto digo eu contando que ele tenha andado num treinador experiente e conhecedor dos comportamentos caninos.
Quanto à não agressividade perante o outro animal, pode indicar que ele até seria sociável com os da sua espécie mas, muito provavelmente devido aos traumas por que passou, apresentava-se perigoso para com os humanos.
Off-topic: Eu tenho tido imensas dificuldades a aceder ao fórum neste últimos dias, está sempre muito lento e durante muito tempo não consegui postar nada, aparecia sempre um erro. Já alguém teve o mesmo problema recentemente? Se teve, por favor, envie pm.
Ana