Entrópio

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
clsp
Mensagens: 4
Registado: domingo nov 02, 2008 4:05 pm

quarta mar 04, 2009 3:45 pm

Olá a todos!! Embora já ande no forum há algum tempo, só agora é que dou o ar da minha graça. :lol:

Sou um orgulhoso dono de uma cadelinha arraçada de labrador retriever com 3 anos, que adoptei no passado Novembro, como podem ver no meu perfil.

Está tudo bem com ela, continua o seu processo de socialização, visto que é muito tímida e medrosa (provavelmente sofreu maus tratos), mas já brinca com os donos. Correr é que não é muito com ela!!! Uma paz de alma!!! :lol:

Está tudo bem, excepto numa coisa: O veterinário diagnosticou-lhe um entrópio, em cada olho.

Para quem não sabe, um entrópio é uma inversão para dentro da pálpebra, ou seja, os pelos (a pálpebra inferior do cão não tem pestanas) estão em contacto permanente com a córnea e irritam-na, o que provoca um lacrimejar constante. :cry:

Para corrigir, terá de se submeter a uma pequena cirurgia, que consiste em cortar um bocadinho da pele das pálpebras.

Gostaria de saber se algum dos membros aqui do forum já passou por este problema, e contasse a sua experiência, no que diz respeito ao sucesso da operação, bem como o tempo de reabilitação, entre outros.

Desde já muito obrigado!! :wink:
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 04, 2009 3:51 pm

O meu Dobermann de 11 anos, toda a vida teve esse problema, e até à data nunca deu complicações... Não o operei, não por medo, mas porque ele nunca teve os olhos inflamados, apelas uma maior produção de lágrimas, que por sinal nele são espessas... Não é agora aos 11 anos que me vou preocupar com isso. :wink:

Mas no entanto, pelo que a vet me disse, é uma cirurgia relativamente simples e fácil... :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
clsp
Mensagens: 4
Registado: domingo nov 02, 2008 4:05 pm

quarta mar 04, 2009 3:59 pm

Obrigado pela resposta, Texuga. :D

No caso da Jasmin (Que é a minha cadela), ela ainda não tem lesões nas córneas, como se pôde ver quando o vet lhe fez o teste com um corante próprio para detectar lesões.

No entanto, e segundo o vet, corre o risco de as vir a ter.

Além do incómodo que isso deve provocar à cadela, pois ela anda sempre a chorar. :|
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quarta mar 04, 2009 5:25 pm

Se fosse um cachorro, recomendia que aguardasse.

Tratando-se de um cão adulto, concordo com a opinião médica.

No entanto, pode sempre ir lavando os olhos com chá de camomila, é um tratamento barato e poderá evitar a cirurgia.

Se tiver que a fazer, não terá que se procupar muito com o pós-operatório, serão apenas uns dias com o colar isabelino, depois fica "novo" :wink:

Se fosse um cão de concurso, seria complicado, pois é uma falta eliminatória.
<p>Cumprimentos, </p>
texuga
Membro Veterano
Mensagens: 9196
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta mar 04, 2009 5:33 pm

clsp Escreveu:Obrigado pela resposta, Texuga. :D

No caso da Jasmin (Que é a minha cadela), ela ainda não tem lesões nas córneas, como se pôde ver quando o vet lhe fez o teste com um corante próprio para detectar lesões.

No entanto, e segundo o vet, corre o risco de as vir a ter.

Além do incómodo que isso deve provocar à cadela, pois ela anda sempre a chorar. :|
Como é lógico, só falei na minha experiência, o meu caso não era dos piores, e nunca causou lesões :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
clsp
Mensagens: 4
Registado: domingo nov 02, 2008 4:05 pm

quarta mar 04, 2009 5:40 pm

No entanto, pode sempre ir lavando os olhos com chá de camomila, é um tratamento barato e poderá evitar a cirurgia.
Obrigado pela sugestão. :wink:

Neste momento estou a colocar um colírio receitado pelo vet, duas vezes por dia, e tenho lavado sempre de manhã com soro fisiológico. :wink:
sitiodosanimais
Membro Veterano
Mensagens: 959
Registado: domingo nov 21, 2004 8:15 pm
Contacto:

quarta mar 04, 2009 5:55 pm

Eu não sou muito adepto do soro, pois seca os olhos, prefiro o chá.

Mas não me cabe a mim questionar a opinião médica :wink:

Por via de dúvidas, poderá sempre consultar um especialista em oftalmologia.

Duas opiniões são sempre melhores do que uma.
<p>Cumprimentos, </p>
Magg1e
Membro
Mensagens: 135
Registado: sexta ago 24, 2007 9:53 am

quarta mar 04, 2009 6:01 pm

As minhas meninas tem um ligueiro em ambos os olhos
A médica disse para colocar lágrimas artificiais 2 vezes ao dia até ao resto de suas vidas. Disse que não era necessária a cirurgia.

Mas tenho uma amiga minha em que se evidencia bastabte e ela já está a colocar as lágrimas artificiais mas terá que ser operado para corrigir
dinodane
Membro Veterano
Mensagens: 18821
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta mar 04, 2009 9:49 pm

O Ajax foi operado, tinha 2 anos, o pós-operatório foi simples e nunca mais teve problemas. :wink:

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

7Sansoni
Membro Veterano
Mensagens: 256
Registado: segunda jan 12, 2009 12:26 pm
Localização: Chow Chow

quinta mar 05, 2009 9:09 am

Deve haver vários graus de «entrópio».

Se o veterinário aconselhou cirurgia, em meu entender, o que deve fazer é ouvir uma segunda opinião e decidir.
O Cloreto de Sódio é isotónico para humanos, não sei como será para animais.
Se seca a «mucosa do olho» do cão, poderá ser substituído, ou por lágrimas artificiais, ou por Água Destilada.


Por último, acho que não é de desprezar o incómodo que a situação ( entrópio) causará ao animal....
Última edição por 7Sansoni em quinta mar 05, 2009 1:57 pm, editado 1 vez no total.
clsp
Mensagens: 4
Registado: domingo nov 02, 2008 4:05 pm

quinta mar 05, 2009 9:31 am

Obrigado por todas as sugestões e e relatos de experiências vividas. :wink:

Quanto à intenção de operar, a opção já estava praticamente tomada, uma vez que não me agrada ver a cadela constantemente a chorar.

Vou apenas esperar que o colírio que ando a aplicar chegue ao fim, para fazer nova avaliação e, se o vet continuar a aconselhar, prosseguir para a cirurgia.
O Ajax foi operado, tinha 2 anos, o pós-operatório foi simples e nunca mais teve problemas. Wink
Fico muito mais descansado!!! :D
musa2009
Mensagens: 7
Registado: quinta jan 29, 2009 1:23 am

sexta mar 06, 2009 12:00 pm

Olá!
Tenho um Rhodesian Ridgeback com esse problema, neste momento tem 13 meses.
Foi operado a um entrópio em ambas as palpebras inferiores aos 7 meses, e submetido a uma 2ª cirurgia um mês depois mais para correcção da 1ª.
2º o cirurgião, ele teve que cortar um bom bocado, dado o excesso de pele naquela zona.
Ficou óptimo, mas o problema voltou, e lá anda o canito com os olhitos vermelhos e a lacrimejar.
Falei com o vet, e ele achou melhor esperar que termine a fase de crescimento, para voltar a operar.

Abraço!
Responder

Voltar para “Cães”