Destino para os animais falecidos

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
DeniseSantos
Membro Júnior
Registado: sexta mai 03, 2002 1:04 am

terça jun 18, 2002 12:21 am

Olá a todos

Tenho um sério problema k pedia a alguém k me ajudasse a solucionar.
A minha cadela faleceu e como é bastante grande é dificil arranjar onde a colocar.
Vivo perto do Porto e no vet. informaram-me k nos ecopontos aceitam animais de médio/grande porte.
No entanto liguei para lá e eles negam o k o vet. disse.

Gostava k a bichinha tivesse um fim digno porque não a vou colocar numa valeta ou contentor do lixo.
No entanto não sei onde a colocar...

Agradecia se alguém souber alguma solução k me possa ajudar com este triste dilema.

Obrigada a todos.

Denise :(
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

terça jun 18, 2002 1:15 am

Em relação a esta situação tem 2 opções. Pode enterrá-la num sítio que ache próprio para o fim ( ter atenção à profundidade do buraco, para impedir que outros animais desenterrem o corpo ), mas como refere, a cadela é de grande porte o que dificulta esta tarefa. A outra opção, que acho mais correcta, higiénica e sensata, é o depósito do corpo num canil para inceneração. Deverá pedir junto do seu veterinário uma declaração própria para o efeito, onde constam as causas da morte, se foi devido a doença infecto contagiosa. Aconselho-a a fazer isto o mais rapidamente possivel uma vez que o corpo morto poderá causar transtornos ( é pouco higiénico, há perda de fluidos, etc... ).
Deixar o corpo num contentor está fora de questão, é um atentado à saúde publica, é punível por lei, considerado crime.

Imagino como este assunto é penoso para si. Já sofreu com a morte do seu animal e ainda tem que se encarregar do resto. Admira-me muito a atitude do veterinário uma vez que os próprios costumam encaminhar estes casos, e até tratar disso para poupar o dono.

Não se martirize mais. Vá, logo que possa ao veterinário buscar a tal declaração e entregue o corpo do animal no canil municipal. Aproveite a visita ao canil e veja os cães lá alojados. Não vão substituir a sua perda, mas talvez a ajudem um pouquinho.

Felicidades.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça jun 18, 2002 1:23 am

quando o joão e a joana morreram, foi o próprio vet que se encarregou de tudo. arranjou-lhes uma caixinha própria e disse que eles iriam ser incinerados aqui no hospital. de facto, admira-me esse vet. mas também soube do caso de uma pessoa a quem morreu um gato, e ela andou em bolandas.
anjaazul
DeniseSantos
Membro Júnior
Registado: sexta mai 03, 2002 1:04 am

quarta jun 19, 2002 2:18 am

Olá a todos ;)

Keria desde já agradecer à Tanika e à Anjaazul por terem respondido à minha mensagem.
Felizmente já arranjei local onde pôr a bichana pk um amigo meu tem um quintal grande com terra e deixou-me pôr lá a cadela.
Ela morreu em casa (felizmente não sofreu) por isso é que o vet. não tratou do assunto.
Agradeço particularmente à Tanika pela solução k me deu pois não estava a par de k nos canis tinham locais para incineração dos animais k morrem.
É a primeira vez k me morre um animal pois são todos relativamente jovens, daí eu não saber k destino lhes dar...

Mais uma vez obrigada a todos.

Denise
Tanika
Membro
Registado: terça abr 30, 2002 8:17 pm

quinta jun 20, 2002 1:08 am

Denise,
Quando partilhamos a nossa vida com um animal, nunca pensamos no que vamos fazer se amanhã ele já não estiver entre nós. Infelizmente, estas coisas acontecem, como acontecem às pessoas com quem nos damos e até vivemos. É cruel para quem fica. Mas sempre ouvi dizer que se vai desta para melhor...talvez não seja assim tão mau. Recorde os tempos bons que teve com ela e como ela foi feliz por estar em sua companhia.
Infelizmente, existem muitos que não entendem a perda de um animal. Por vezes é mais doloroso que a perda de um amigo humano, porque os nossos amigos animais, são os únicos que nunca nos recriminam, ofendem ou desprezam. Os nossos amigos animais são os únicos bons amigos que temos, que nos dão tudo sem nos pedirem nada em troca.
Denise. Vá em frente. Muita força. E qualquer coisa...estou à sua disposição.

Um beijinho muito grande.
Zita
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 20, 2002 7:01 pm

Concordo com a Tanika Denise.

Icenerar seria talvez a melhor opção, mas se tem um lugar seguro...
De qualquer forma, aproveito para reforçar que, se tiver forças para
voltar a ter outro animal, tente adoptar um, vi uns muito bonitos na UZ. Se não tivesse já a minha conta acho que levava mais um comigo! ;)
Responder

Voltar para “Cães”