Escolas para cachorros...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jul 13, 2003 11:35 am

Olá. Depois de ter lido o tópico do nel, acerca da descrepância entre as informações que o Fórum transmite, e as que estão nas revistas, resolvi comprar uma, "Cães & Companhia". Ao folhear a revista, encontrei uma matéria, ou um aparte, que falava de escolas especializadas para cachorros. Ou seja, escolas que ensinam os cachorros a não fazer as asneiras próprias à idade, e ensinando-lhes o treino básico, pois, segundo eles, uma das razões que mais pesa na decisão de se comprar ou não um cachorro é o facto de eles serem destruidores natos, e muito "badalhocos" :o :o :o Hoje em dia já inventam de tudo... gostava de ver os resultados que eles vão obter!
:arrow: Alguém sabe se isto é verdade, e se sim como?
:arrow: Vocês concordam com isto?
:arrow: Será realmente uma questão que pesa tanto, a ponto de se desistir da compra de um cachorro, pelo facto de ele ser destruidor e "badalhoco" enquanto pequeno???
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

domingo jul 13, 2003 12:27 pm

Essa escolha é boa para fazer dinheiro para os donos. Acredito que faça pouco mais que isso.

Um cão só estraga o que lhe deixam estragar. Vedem os acessos ao cão a locais que não convém que ele esteja. Protejam o que não querem que ele estrague. Até cerca de um ano pelo menos, tudo ao alcance dele poderá ser alvo de destruição. Quantos mais brinquedos ele tiver, melhor. Entretem-se a destruir o que é dele e não o que é nosso.

Em relação às necessodades... qualquer cão aprende sózinho a fazer na rua. Apenas animais tipo suinos gostam de andar confortávelmente por cima das fezes.
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jul 13, 2003 12:47 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:29 pm, editado 1 vez no total.
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

domingo jul 13, 2003 12:47 pm

Olá

Não li esse artigo mas não me surpreende que inventem tudo e mais alguma coisa para se fazer dinheiro.
Para o iniciado como dono de um cão e se não tiver referências ou informações de pessoas que tenham passado pela experiência, é muito natural que ao ter-se um cachorro pela primeira vez se julgue que "aquela raça" ou que aquele cachorro em especial é uma espécie de diabinho. Ora este comportamento destruidor e brincalhão é comum a todos os cães e é explorando exactamente isto que surgem, pelos vistos, as tais escolas.

Escolas para educação ou treino do cão, tudo muito bem, mas para esse efeito especificamente, sinceramente, acho que não.
Eu nunca andei com os meus cães numa escola de treino, embora já tenha sido tentado a fazê-lo.
Julgo (é minha convicção) que o dono deve ter uma participação activa durante essas lições e o treino não ser confiado exclusivamente ao treinador. Mas isto dependerá certamente do grau dos treinos, da raça do cão, do seu temperamento e de outros factores. Será das situações em que se usa aquela frase feita: cada caso é um caso ou cada cão é um cão...
Mas ensinar o cão a fazer o cócó no sítio, a não mijar fora to "testo" ou a não roer o chinelo, francamente, acho que não, embora admita que haja muito boa gentinha a recorrer a isso.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
SeaLords
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jul 13, 2003 12:59 pm

Última edição por SeaLords em quinta nov 20, 2008 8:29 pm, editado 1 vez no total.
Nanico
Membro Veterano
Registado: quinta jan 02, 2003 1:50 pm

domingo jul 13, 2003 1:31 pm

Ola a todos,

Eu nao li o artigo e a minha experiencia com escolas de educacao e na Holanda e nao em Portugal. Feitas estas ressalvas, gostaria de responder a questao sobre as escolas de educacao para cachorros.

Primeiro, e falso que o cachorro aprenda alguma coisa na escola. Quem aprende na escola e o dono, de como deve agir para que o cachorro/cao lhe obedeca com naturalidade e alegria. Aprende-se, p ex, como se deve fazer um cao obedecer ao comando "Senta" e depois e trabalho do dono praticar em casa e ensinar o cao em casa. Tambem se aprendem outras coisas, tais como ensinar o cao a nao puxar a trela, ensinar o cao a olhar para os olhos do dono e sobretudo ensinar o cao a confiar na autoridade do dono.

Para donos pouco experientes e essencial a escola. Nao que o cachorro va la e aprenda sozinho so de olhar para o treinador, mas para que o dono aprenda com o treinador a lidar com o cao.

Muitas vezes se leem mensagens de pessoas que nao entendem porque e que quanto mais castigam o cao, mais ele mija onde nao deve, roi o que nao deve e [i]ate roi as proprias patas e cauda[/i]. Essas pessoas, nao hesitaria em manda-las para a escola, nao para o cachorro, mas para elas proprias.
Bloodberry
Membro Veterano
Registado: segunda abr 15, 2002 12:08 am

domingo jul 13, 2003 5:30 pm

acho que varia muito de cão para cão isso de ser badalhoco ou destruidor... eles variam muito na personalidade deles... por exemplo, o Neru quando veio cá para casa, por mais brinquedos que lhe comprasse ele ignorava-os e roeu o rodapé do corredor... todinho... eu não podia esconder o rodapé... infelizmente :p :p :p mas o Akira já se contenta com os seus brinquedos e enquanto os tem não mexe em mais nada... se um srd pôde fazer o que fez ao rodapé imagem um rott :o tinha a casa destruida!!! ainda bem que o akira não é assim. mas o kroz tem muita razão quando fala nisso dos brinquedos... só que é aquilo... há grandes excepções como o Neru :oops:
São precisos muitos animais para se fazer um casaco de peles, mas só um para o usar...
Arcanus
Membro Veterano
Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!

domingo jul 13, 2003 5:45 pm

Bloodberry Escreveu: acho que varia muito de cão para cão isso de ser badalhoco ou destruidor... eles variam muito na personalidade deles... por exemplo, o Neru quando veio cá para casa, por mais brinquedos que lhe comprasse ele ignorava-os e roeu o rodapé do corredor... todinho... eu não podia esconder o rodapé... infelizmente :p :p :p mas o Akira já se contenta com os seus brinquedos e enquanto os tem não mexe em mais nada... se um srd pôde fazer o que fez ao rodapé imagem um rott :o tinha a casa destruida!!! ainda bem que o akira não é assim. mas o kroz tem muita razão quando fala nisso dos brinquedos... só que é aquilo... há grandes excepções como o Neru :oops:
Já percebi que é novo por aqui, e talvez não se aperceba muito bem do que está a dizer. Eu tenho duas rotts e a minha casa está inteirinha. Elas n me estragaram nada cá em casa, pois eu tive o cuidado de estar sempre de olho nelas, e manter as coisas fora do alcance delas. Basta isto para que nenhum cão cause demasiados estragos em casa.
Fiquem bem
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo jul 13, 2003 7:53 pm

... :oops:
Última edição por monikestarr em domingo jul 13, 2003 7:54 pm, editado 1 vez no total.
monikestarr
Membro Veterano
Registado: sexta fev 07, 2003 6:45 pm

domingo jul 13, 2003 7:53 pm

Arcanus Escreveu: :arrow: Alguém sabe se isto é verdade, e se sim como?
:arrow: Vocês concordam com isto?
:arrow: Será realmente uma questão que pesa tanto, a ponto de se desistir da compra de um cachorro, pelo facto de ele ser destruidor e "badalhoco" enquanto pequeno???
:arrow: Pois é, Arcanus, infelizmente existem pessoas a pensar nestes termos... acredite! :|

:arrow: Jamais escolheria ou deixaria de escolher um cão por, em cachorro, ser um brincalhão hiper-activo. E, se ele o não fosse, eu ficaria preocupada e pensaria imediatamente que ele estaria doente. Quanto ao serem destruidores, bem... aí penso que a culpa é dos donos. A única coisa que a Bianca destruiu foi: o fio da cabovisão, o fio do scanner e das colunas. E isto passou-se nas primeiras semanas de estar cá em casa e nunca mais destruiu fosse o que fosse. Claro que tenta brincar com o que apanha, mas nós, simplesmente, não lhe damos muito espaço de manobra. Ou seja, não deixamos no chão aquilo que não seja um brinquedo para ela. E mostramos-lhe bem com o que ela pode ou não brincar. Mas claro, tolices todos fazem. ;)

:arrow: Nunca desistiria de um cachorro por saber que ele iria ganir nas primeiras noites, fazer as suas avarias e dar-me uns quantos sustos... pois, para mim, essas são umas das muitas alegrias que eles nos dão em pequenitos! :lol:
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda jul 14, 2003 1:12 am

Ou seja, escolas que ensinam os cachorros a não fazer as asneiras próprias à idade, e ensinando-lhes o treino básico, pois, segundo eles, uma das razões que mais pesa na decisão de se comprar ou não um cachorro é o facto de eles serem destruidores natos, e muito "badalhocos"
não me parece haver muita relação entre badalhoco/destruidor/escola. no que respeita aos bobis que tenho em casa. ambos
comem a porcaria dos gatos e espalham o resto. isso deixa-me doente. bem que posso castigar, ralhar, barafustar. parece que não resulta. estou a dar uma palmada ao max, a po-lo de castigo no quintal e ele insiste em levar a porcaria com ele. :roll: :roll: :roll:

a carlota teve apenas 1 lição, por motivos que não vêm ao caso. para além de uns chinelos e umas almofadas, nunca foi de destruir. o max foi à escola e é um "carpinteiro" nato. não há portas do quintal que resistam. claro que o tipo é esperto e vai esgravatando quando me apanha pelas costas.
sobre as diabruras da idade, como roer molas e tirar a roupa do estendal, o treinador disse que não havia nada a fazer :o :o mais uma que não controlo, porque as faz à socapa.
o max foi para a escola para ter um treino básico e eu ter um controle mínimo sobre ele. é evidente que já esqueceu muita coisa. se não treinar diariamente, é normal que assim seja. no entanto, é bem mais obediente que a carlota, que já de si, deve tender para fazer orelhas moucas ao que se lhe diz.
KROZ
Membro Veterano
Registado: quarta jan 30, 2002 2:48 am

segunda jul 14, 2003 7:43 pm

SeaLords Escreveu: Alto lá, Kroz, parece que não sabe, mas os porcos, para além de serem tão ou mais inteligentes que os cães, são animais extraordinariamente limpos. Lá se as pessoas não limpam as pocilgas, aí, a culpa não é dos pobres.

E essa dos cães aprenderem sozinhos a fazer as necessidades na rua ... também não é bem assim, como muitos pedidos de ajuda aqui na Arca comprovam.
Pois é, também já tinha ouvido essa dos porcos mas já não me lembrava. Mas lá que as pocilgas estão sempre cheias de porcaria, não há dúvida que estão.

Quanto à dos cães... o Spot é o meu primeiro, mas sempre andei rodeado de cães e nunca vi ninguém a usar o jornal. Simplesmente fazem ou fizeram o mesmo que eu fiz... levava o cão à rua sempre que podia. Com o tempo ele foi só fazendo na rua. Nem sequer ralhava com ele quando fazia em casa... nunca o apanhava.
Mas cada caso é um caso.
Responder

Voltar para “Cães”