Cenoura crua
Moderador: mcerqueira
segundo o vet dos meus cães, se o cão for alimentado exclusivamente a carne isso irá, mais cedo ou mais tarde, produzir uma sobrecarga dos rins podendo conduzir a uma falência renal.
os meus cães comem cenoura, embora gostem mais dela crua. mas acho que não a conseguem digerir porque tal como entra sai, ou seja, sai cor de laranja e mto direitinha.
mas é isso, eles entretêm-se e faz-lhes bem aos dentes. o tico até se baba só de olhar para as cenouras.
os meus cães comem cenoura, embora gostem mais dela crua. mas acho que não a conseguem digerir porque tal como entra sai, ou seja, sai cor de laranja e mto direitinha.
mas é isso, eles entretêm-se e faz-lhes bem aos dentes. o tico até se baba só de olhar para as cenouras.
-
- Membro
- Registado: quarta jan 14, 2009 6:39 pm
Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.
Pode ser bom para entreter mas de facto digerido não é.
O aparelho digestivo dos cães não está preparado para processar as vegetais e legumes crus da mesma forma que o nosso ou o dos herbívoros.
Os cães têm um sistema digestivo curto e não têm na saliva certos enzimas necessários, portanto os vegetais passam pelo sistema digestivo e não são absorvidos, têm pouco valor nutricional. Se forem cozinhados ou moídos já há maior absorção de nutrientes.
Além disso, e como já foi dito, a dentição do cão não está desenhada para isso, não existem molares para moer as fibras, os dentes do cão são dentes de verdadeiros carnívoros, rasgam mas não moem.
Quanto à falência renal em casos de cães alimentados exclusivamente com carne mencionada pela cookie: segundo li e acredito ser um facto, trata-se de um mito que foi tão propalado que se tornou uma espécie de verdade incontestável.
A verdade é que as primeiras investigações e testes foram feitos não em cães e sim em ratos de laboratório. E a alimentação dos ratos não é baseada em proteína, logo têm dificuldade em excretá-la.
Hoje em dia vários peritos em nutrição canina já desmontaram esse mito. pura e simplesmente NÃO É VERDADE QUE A DIETA BASEADA EM CARNE SEJA CAUSA DE PROBLEMAS RENAIS NOS CÃES e podem ler diversos estudos actuais aqui:
http://www.thepetcenter.com/imtop/protein.html
De onde cito muito resumidamente:
O aparelho digestivo dos cães não está preparado para processar as vegetais e legumes crus da mesma forma que o nosso ou o dos herbívoros.
Os cães têm um sistema digestivo curto e não têm na saliva certos enzimas necessários, portanto os vegetais passam pelo sistema digestivo e não são absorvidos, têm pouco valor nutricional. Se forem cozinhados ou moídos já há maior absorção de nutrientes.
Além disso, e como já foi dito, a dentição do cão não está desenhada para isso, não existem molares para moer as fibras, os dentes do cão são dentes de verdadeiros carnívoros, rasgam mas não moem.
Quanto à falência renal em casos de cães alimentados exclusivamente com carne mencionada pela cookie: segundo li e acredito ser um facto, trata-se de um mito que foi tão propalado que se tornou uma espécie de verdade incontestável.
A verdade é que as primeiras investigações e testes foram feitos não em cães e sim em ratos de laboratório. E a alimentação dos ratos não é baseada em proteína, logo têm dificuldade em excretá-la.
Hoje em dia vários peritos em nutrição canina já desmontaram esse mito. pura e simplesmente NÃO É VERDADE QUE A DIETA BASEADA EM CARNE SEJA CAUSA DE PROBLEMAS RENAIS NOS CÃES e podem ler diversos estudos actuais aqui:
http://www.thepetcenter.com/imtop/protein.html
De onde cito muito resumidamente:
e também sobre a origem dessa crença:The following statements are quoted from CANINE AND FELINE NUTRITION
by Case, Carey and Hirakawa,
Published by C.V.Mosby, 1995
"The protein requirement for the cat is significantly higher than that of the dog." (page 131)
"There is no conclusive evidence showing that protein intake actually contributes to the development of kidney dysfunction in healthy animals." (page 117)
"It is recommended that the protein in the diet of geriatric dogs should not be restricted simply because of old age." (page 256)
"In general, high-quality animal source proteins provide superior amino acid balances for companion animals, compared with the amino acid balances that are supplied by grain proteins." (page 174)
Cumprimentos a todos.The very early research that pointed a finger at protein as being a cause of kidney failure in dogs wasn't even done on dogs! It was done on rats fed unnatural diets for a rodent... diets high in protein. (Were we tinkering with Nature during these “tests”?) Rats have difficulty excreting excess protein in their diets because they are essentially plant eaters, not meat eaters. Dogs are quite able to tolerate diets with protein levels higher than 30% on a dry weight basis. Dogs are meat eaters; that's how Nature made them! Rats are not. So some of the early research on rats was assumed to be true for dogs... and the myth of "too much protein in a dog's diet causes kidney damage" was started. And just like any seemingly valid rumor or assertion, it derived a life of its own and is only recently being accepted as untrue. Here is just one of many references that recently have appeared asserting the lack of data indicating that reducing the protein level in a food helps to protect the kidneys... Kirk's Veterinary Therapy XIII, Small Animal Practice, page 861, written by Finco, Brown, Barsanti and Bartges "...restriction of protein intake does not alter the development of renal lesions nor does it preserve renal function. Considering these (research) findings, the authors do not recommend reduction of dietary protein in dogs with renal disease or reduced renal function in order to achieve renoprotective effects."
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
O estranho é que o meu cão quando come cenoura crua ou maçã crua não mostra nas fezes nada inteiro mas, no entanto, já apanhou uma espiga de milho cozida e os grãos de milho, apesar de cozinhados, saíram inteirinhosphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
peço desculpa, mas o cães têm dentes pré-molares e molares..... mais pontiagudos que os nossos, típicos de carnívoros, mas não podemos dizer que não existem! um cão adulto tem 12 na maxila, e 14 na mandíbula. só para não ficarem na ideia que o cão não tem molaresphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.

quanto aos rins, é de facto importante controlar os níveis de proteína que se dá aos animais, mas o que acontece é principalmente em animais velhos que tenham problemas de rins, o excesso de proteína vai agravá-los.
na idade juvenil importante dar mais proteína e temos de ter noção que o animal, à medida que vai envelhecendo vai precisando de menos níveis de proteína.
a cenoura é um bom treate o cão entretém-se e a textura crocante é apetecível e bom para os dentes. e mesmo que o animal não digira, que nunca vi acontecer no meu cão, penso que não é por aí que vai fazer mal, porque afinal aquilo não é a alimentação dele mas sim um extra...
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Já tive cães com grandes pancas por fruta, principalmente maçãs e pêras, e nunca tiveram problemas de saúde por comê-las.
A Sabiah come regularmente maçã até porque é uma recompensa muito apreciada por ela, aceita-a inclusivamente melhor que muitos biscoitos habituais para cão.
Uma das filhas da Sabiah come sempre que pode (rouba) pêros à dona e já chegou a banquetear-se com meia dúzia por dia, também sem consequências.
Resumindo, acho que a fruta, mesmo que não sejam absorvidos os seus nutrientes (o que não implica que não seja "digerida" mecanicamente a nível de estômago com os ácidos, daí não sair "inteira" ao defecarem), acaba por ser um bom treat para os animais que apreciam, não sendo no entanto essencial à sua saúde.
Em relação às proteínas, convém salientar que apesar do cão ser um animal de nutrição maioritariamente carnívora, tem um limite de absorção proteica diário, logo cair em exageros com rações excessivamente proteicas não vai dar em melhor nutrição e pode sim sobrecarregar os rins. Eu li há uns 2-3 anos um artigo em que se defendia um valor diário máximo, em cachorros de raças grandes e gigantes, situado nos 28-30%, logo dar uma ração com 37% de proteína seria demasiado, não? A necessidade proteica é também influenciada pela idade, constituição e actividade do cão, por isso devemos ter sempre em conta estes factores para saber como nutrir bem os nossos 4 patas.
Ana
A Sabiah come regularmente maçã até porque é uma recompensa muito apreciada por ela, aceita-a inclusivamente melhor que muitos biscoitos habituais para cão.
Uma das filhas da Sabiah come sempre que pode (rouba) pêros à dona e já chegou a banquetear-se com meia dúzia por dia, também sem consequências.
Resumindo, acho que a fruta, mesmo que não sejam absorvidos os seus nutrientes (o que não implica que não seja "digerida" mecanicamente a nível de estômago com os ácidos, daí não sair "inteira" ao defecarem), acaba por ser um bom treat para os animais que apreciam, não sendo no entanto essencial à sua saúde.
Em relação às proteínas, convém salientar que apesar do cão ser um animal de nutrição maioritariamente carnívora, tem um limite de absorção proteica diário, logo cair em exageros com rações excessivamente proteicas não vai dar em melhor nutrição e pode sim sobrecarregar os rins. Eu li há uns 2-3 anos um artigo em que se defendia um valor diário máximo, em cachorros de raças grandes e gigantes, situado nos 28-30%, logo dar uma ração com 37% de proteína seria demasiado, não? A necessidade proteica é também influenciada pela idade, constituição e actividade do cão, por isso devemos ter sempre em conta estes factores para saber como nutrir bem os nossos 4 patas.
Ana
atenção que não sou veterinária nem nada mas essa foi uma informação passada pelo veterinário relativamente ao "meu" raposinho que, como bem diz a YolaeFifi, por ser um cão sénior, 15 anos, tem mais possibilidades de ter problemas renais por uma alimentação exclusivamente carnívora.dinodane Escreveu:
YolaeFifi Escreveu: quanto aos rins, é de facto importante controlar os níveis de proteína que se dá aos animais, mas o que acontece é principalmente em animais velhos que tenham problemas de rins, o excesso de proteína vai agravá-los.
-
- Membro
No meu, a cenoura, amendoins, noz saiem aos bocados como ingeriram. Já a maçã não a vejo, talvez seja obra dos sucos gástricos.leonildecarvalho Escreveu:O estranho é que o meu cão quando come cenoura crua ou maçã crua não mostra nas fezes nada inteiro mas, no entanto, já apanhou uma espiga de milho cozida e os grãos de milho, apesar de cozinhados, saíram inteirinhosphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.![]()
Leo
-
- Membro
Ok, referia.me aos dentes molares humanos, com a função de triturar.YolaeFifi Escreveu:peço desculpa, mas o cães têm dentes pré-molares e molares..... mais pontiagudos que os nossos, típicos de carnívoros, mas não podemos dizer que não existem! um cão adulto tem 12 na maxila, e 14 na mandíbula. só para não ficarem na ideia que o cão não tem molaresphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.
quanto aos rins, é de facto importante controlar os níveis de proteína que se dá aos animais, mas o que acontece é principalmente em animais velhos que tenham problemas de rins, o excesso de proteína vai agravá-los.
na idade juvenil importante dar mais proteína e temos de ter noção que o animal, à medida que vai envelhecendo vai precisando de menos níveis de proteína.
a cenoura é um bom treate o cão entretém-se e a textura crocante é apetecível e bom para os dentes. e mesmo que o animal não digira, que nunca vi acontecer no meu cão, penso que não é por aí que vai fazer mal, porque afinal aquilo não é a alimentação dele mas sim um extra...
-
- Membro
Ok, referia.me aos dentes molares humanos, com a função de triturar.YolaeFifi Escreveu:peço desculpa, mas o cães têm dentes pré-molares e molares..... mais pontiagudos que os nossos, típicos de carnívoros, mas não podemos dizer que não existem! um cão adulto tem 12 na maxila, e 14 na mandíbula. só para não ficarem na ideia que o cão não tem molaresphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.
Não concordo Yola, há estudos recentes que dizem não se tratar de facto nenhum , fontes e estudos no site mencionado acima no meu post anterior.YolaeFifi Escreveu: quanto aos rins, é de facto importante controlar os níveis de proteína que se dá aos animais, mas o que acontece é principalmente em animais velhos que tenham problemas de rins, o excesso de proteína vai agravá-los.
.
"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo
Eu devo ter tido sempre cães muito estranhos: todos eles têm molares e todos eles mastigam, trituram, com esses dentes os alimentos mais sólidos...phoenix101 Escreveu:Ok, referia.me aos dentes molares humanos, com a função de triturar.YolaeFifi Escreveu:peço desculpa, mas o cães têm dentes pré-molares e molares..... mais pontiagudos que os nossos, típicos de carnívoros, mas não podemos dizer que não existem! um cão adulto tem 12 na maxila, e 14 na mandíbula. só para não ficarem na ideia que o cão não tem molaresphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.

Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 09, 2006 12:26 am
- Localização: Tuga, Sabiah, Aurora, Antik, as netinhas que adoro, Tobias, Farrusco, Catarina, Sebastian, Boneca...
Atenção às generalizações, a experimentação animal em animais geneticamente alterados, com características semelhantes às das espécies "alvo" podem ter valores muito mais fiáveis e são essenciais na investigação.dinodane Escreveu:A verdade é que as primeiras investigações e testes foram feitos não em cães e sim em ratos de laboratório.
Só se for você! Eu sou omnívoro. eh ehRitaraujo Escreveu:Nós também somos carnivoros
Mas limitei-me a citar a minha vet (do Java).
Ainda ontem dei cenoura e hoje umas casquitas de maçã e ele não se queixou. Nem vomitou nem lhe deu a volta à tripa...
Pois... porque provávelmente lhe dá maçãs maduras.phoenix101 Escreveu:No meu, a cenoura, amendoins, noz saiem aos bocados como ingeriram. Já a maçã não a vejo, talvez seja obra dos sucos gástricos.leonildecarvalho Escreveu:O estranho é que o meu cão quando come cenoura crua ou maçã crua não mostra nas fezes nada inteiro mas, no entanto, já apanhou uma espiga de milho cozida e os grãos de milho, apesar de cozinhados, saíram inteirinhosphoenix101 Escreveu:Os cães não têm dentes molares, pelo que ingerem a cenoura ou maçã mal mastigada. Não sei se isto, é aconselhado.![]()
Leo
Os canídeos em geral (ainda mais as raposas e cães-mapache que os cães /lobos...) conseguem tiram um razoável partido energético a partir da frutose e mesmo da sacarose.
Agora não comparemos dar fruta madura aos cães com dar fruta verde e outros vegetais que em quantidades excessivas apenas servem para desregular a digestão dos mesmos. Os sucos gástricos dos cães estão concebidos para digerir com eficiencia produtos crús de origem animal, não vegetal.
A cenoura crua, para alem da pigmentação e do "entretenimento" do animal, pouco valor nutritivo tem, a tender para o zero. OK. mais umas pequenas quantidades de vitaminas... Mas justifica a assiduidade?...
Se é para entretenimento, então existem soluções mais eficientes e que menos desregulam a digestão.
Se é pela pigmentação a partir do beta-caroteno, então mais vale cozinhar as cenouras... e sempre tiram mais algum partido energético, embora pouco...
Digo eu... que gosto pouco de mandar dinheiro á mer** ... e a cenouras não são propriamente baratas...

<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>