Conselho

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
mscm24
Registado: terça mar 10, 2009 9:57 am

terça mar 10, 2009 10:43 am

Bom dia,

Tenho uma cadelinha com 13 anos que está numa fase já complicada. Ela foi operada duas vezes, a última à cerca de mês e meio a tumores mamários. O que é certo é que continuam a surgir-lhe tumores e a cada dia que passa ela está mais débil.
De dia para dia vejo-a descair mais e sei que se deixar de ter qualidade de vida vou ter que fazer opções.
Como se supera a angústia e se prepara um dono para os momentos dolorosos que poderá ter que enfrentar? :cry:
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

terça mar 10, 2009 10:46 am

Infelizmente, acho que não há nada que nos prepare para esse momento, por muito que pensemos que é o melhor, porque aí termina o sofrimento do nosso amiguinho.

Mas aquilo que te posso dizer é que, embora não desapareça nunca a dor de os perdermos, a verdade é que as recordações dos momentos bons, nos ajudam a levar o nosso dia a dia.....

Lamento muito o sofrimento da cadelinha. Que corra pelo melhor
manuela10347
Membro Veterano
Registado: sábado mai 24, 2008 7:54 pm
Localização: Blakie, 10 anos, rafeira, Lara, terrier,arraçada(rafeira) 10meses) foi anandonada e eu adoptei-a,com

terça mar 10, 2009 8:46 pm

Sei que é duro, de ultrapassar, mas tem que fazer a opção certa, para a sua cadelinha não sofrer, pois digo isto, com muita mágoa, ainda hoje choro, e acordo de noite, por vezes,sinto que ele anda a passear pela casa, como costumava fazer de noite,corria as divisôess da casa, embora dormisse num colchão,dele, num cantinho do meu quarto,sonho com ele, mas ele vai sempre a fugir de mim.Elçe continua no meu coração,e lembrar-me-ei,para o resto da vida,pois foi um grande amigo da minha filha, ajudou-a muito, no problema dela,,foi-me indicado ter um cão para terapia e resultou, claro com ajudas de psicólogos e família, em relação á minha filha...............e isso devo-o ao MIKIE,pois se ela chorava ele não saía de ao pé dela, enfiava-se no quarto com ela, e ali ficava,nunca a deixou...isto são outros problemas -..............emocionais..........
Tinha 2meses quando mo deram era um rafeirinho de olhos verdes,MIKIE,por vezes pergunto-me a mim mesma, porque te foste embora, durou 18anos, por fim, com o problema dele,no último dia que o tiveele estava sofrendo muito, teve de ir para HOsp.Vet.Porto, para ser...........pois já não comia, entrou em coma........................
Apesar de ter outra cadela com 10anos e meio,ainda conviveu com ele 8anos, eram muito amigos davam-se bem...........agora tenho outra rafeira, podenga,que foi abandonada,a Lara, com 1mês, tem neste momento 14 meses, adoro as duas,a BLAKIE,tem sopro cardíaco, há já 6anos,e medicada há precisamente 6 anos...já várias vezes que tem tido crises, todas as semasas, vai ao vet,ando num sobressalto constante,ela foi dada por um aluno ao meu filho, mas acabou por ficar sempre comigo, está medicada com comp.de 8em 6horas,diversos medicamentos p/cardíoacos, comida HIILS, não pode comer mais nada.

A LARA, teve problemas de Pele, tomou medicação em Novembro, em Fev.deixou de comer, Vet.com ela há um mês e meio que vai todos os 15 dias ao Vet. agora vai a sessôes comportamentais, pois come muito muito pouco................sinceramente,não sei que fazer............adoro animais.
Muitas das vezes tenho que remar contra a maré...familiares..louca,prefiro a companhia deles de que muitos familiares ou outros seres humanos que são cruéis com os animais indefesos...................... :oops:
Tinha hipótese de ir para fora,pois tenho familiares no Estrangeiro, e declinei convites, porque não posso levar a BLAKIE de avião.enfim, temos de nos conformar,desculpe o meu desabafo.Enquanto ela for viva não saio do País..................................................
Mas tem que começar a pensar na qualidade de vida da sua cadelinha,pois eles sofrem.
Nunca se está preparado, apesar das evidencias do dia dia na saúde deles

Muita Força,pensar positivo,sinceramente :oops: ,não sei o que aconselhar
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça mar 10, 2009 9:00 pm

É das decisões mais duras e difíceis de tomar.
Mas depois de tomada sente-se que se fez a coisa certa pelo animal, apesar do desgosto. Passado um ano de eutanasiar o cão da minha vida sinto que foi o melhor que lhe fiz, não lhe permiti uma morte dolorosa, que agonizasse na recta final da sua vida.
Muita força.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça mar 10, 2009 11:08 pm

boa noite

Estou a passar pelo mesmo,dia para dia vejo a minha preta com tantos problemas.

para mim é como se fosse uma b´be .
deve de ter muitas dores ,mas não se queixa.

Não sei se tenho coragem para a mandar abater.

Desejo-lhe muita força e coragem.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta mar 11, 2009 2:33 am

mscm24 Escreveu:Bom dia,

Tenho uma cadelinha com 13 anos que está numa fase já complicada. Ela foi operada duas vezes, a última à cerca de mês e meio a tumores mamários. O que é certo é que continuam a surgir-lhe tumores e a cada dia que passa ela está mais débil.
De dia para dia vejo-a descair mais e sei que se deixar de ter qualidade de vida vou ter que fazer opções.
Como se supera a angústia e se prepara um dono para os momentos dolorosos que poderá ter que enfrentar? :cry:

peço desculpa por sair um pouco do que se pretende deste tópico, mas a cadelinha quando foi operada pela primeira vez aos tumores, não foi também esterilizada?

há que ter muita força e pensar nos nossos animais e também em nós quando tomamos uma decisão destas. à cerca de 3 semanas tive de tomar a mesma decisão e ainda hoje sofro por isso e continuarei a sofrer por muito tempo, mas a companhia que nos dão por muito anos compensa qualquer coisa, e pense que só está a tomar uma decisão por amor a ela e a pensar na qualidade de vida que vocês os dois possam perder

força ;)
Tunicas
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 8:08 pm

quarta mar 11, 2009 1:51 pm

YolaeFifi Escreveu:
mscm24 Escreveu:Bom dia,

peço desculpa por sair um pouco do que se pretende deste tópico, mas a cadelinha quando foi operada pela primeira vez aos tumores, não foi também esterilizada?
há que ter muita força e pensar nos nossos animais e também em nós quando tomamos uma decisão destas. à cerca de 3 semanas tive de tomar a mesma decisão e ainda hoje sofro por isso e continuarei a sofrer por muito tempo, mas a companhia que nos dão por muito anos compensa qualquer coisa, e pense que só está a tomar uma decisão por amor a ela e a pensar na qualidade de vida que vocês os dois possam perder

força ;)
Com a idade da cadelinha, provavelmente nao a estrelizaram logo porque a operação iria ser muito longa, e na idade dela e preciso ter cuidado com a anestecia, o risto e sempre maior. eu sei disso porque a minha cadela tambem tem dois tumores mamarios, mas foram encontrados na fase inicial, ja retiraram um dos tumores e irao tirar o outro brevemente, ela encontra-se muito bem, alimenta-se bem e esta animada. Desejo muita força e sei pelo que esta a passar, e nao desista, a esperança e sempre a ultima a morrer. :wink:
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

quarta mar 11, 2009 6:49 pm

eu também disse isso porque não fazendo a ovh à cadelita, continuará a haver actividade hormonal, e como tumores mediados por hormonas que são, continuarão a progredir.

se a cadela tem de fazer uma operação, imagine de 40 minutos, não é por passar a ser 1 hora, mas faz ovh, que põe a sua vida em risco. a não ser que tire TODAS as glândulas mamárias até à mais ínfima (que raramente se faz pela extensão de pele que é retirada) há grande probabilidade de os tumores proliferarem e a maior consequência são as metástases. geralmente faz-se a ovh aquando da mastectomia para que os tumores estagnem, pois em contrário, os animais costumam ser operados mais que uma vez, e entre 2 ou 3 operações a uma operação mais longa.... ;)
Responder

Voltar para “Cães”