Limpar Shi Tzu

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Aitac1
Registado: terça abr 10, 2007 9:06 am

sábado mar 21, 2009 12:50 pm

Boa Tarde!

Adquiri há pouco tempo um Shi Tzu, os antigos donos não o podiam ter mais e eu resolvi ficar com ele. Está um bocadinho maltratado, já consegui tirar alguns emaranhados, outros tive de cortar... O meu problema é que na zona do focinho ele está mesmo mt sujo, como eles têm a barba e o bigode muito compridos molham-se sempre a beber água, e como os antigos donos não tinham muito cuidado com ele, ele tem o pelo nessa zona todo empastado com terra, está mesmo muito sujo e ele não deixa limpar... alguém tem alguma ideia de como posso fazer isso... Para a semana já vou com ele ao vet porque ele nem documentos tem... Por isso não quero gastar dinheiro num cabeleireiro de cães.

Alguma ideia???

Obrigada
Debora20
Membro Veterano
Registado: segunda fev 26, 2007 9:37 pm

sábado mar 21, 2009 1:02 pm

Sinceramente, se ele veio assim com o pêlo tão mau, devia dar-lhe um miminho, e nem que seja só agora no principio ir com ele a um profissional, a um cabeleireiro canino, se procurar bem por 30euros fazem-lhe isso...
Assim ele ficava em ordem e a si bastava ir mantendo, indo ao cabeleireiro ate lhe podia pedir uma dicas sobre como o manter!! :D

tomei a liberdade de procurar num site onde há alguma oferta desse serviço, veja se ha algum perto de si que lhe agrade:
[Editado pela moderação (tlopes)]
<p><strong>Ter animais &eacute; o mais saud&aacute;vel e recompensante dos vicios...</strong></p>
<p><strong><strong></strong></strong></p>
Aitac1

sábado mar 21, 2009 1:16 pm

Pois eu sei que isso era o melhor, mas já vou ter que gastar com ele no vet cerca de 30 euros... e no registo e licença 5 euros... Vou ter que lhe por uma ampola para as pulgas e carraças que tb custa ceca de 6 euros... vou mesmo ter de fazer a limpeza em casa...
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

sábado mar 21, 2009 1:43 pm

Dê-lhe um bom banho, é tudo que faz falta ;)
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
ssfradiqque
Membro
Registado: sábado mai 21, 2005 7:58 am

sábado mar 21, 2009 10:58 pm

Compreendo que nesta altura surjam algumas despesas com o seu novo amigo, mas precisamos de alguma disponibilidade financeira para os ter....E há despesas que são inevitáveis para que eles vivam de forma saudável...

Experimente primeiro dar-lhe um bom banho, aplique-lhe uma máscara que vai ajudar a desembaraçar alguns nós, mas se realmente está assim tão mal, a verdade é que possivelmente não será suficiente.... O melhor mesmo seria tosquiá-lo pelo menos uma vez, e depois a partir daí ter todos os cuidados fundamentais para a manutenção do pelo que a raça requer.... Deve escová-lo com frequência para evitar que se voltem a formar os nós como os de agora.

Não force muito penteá-lo a seco e tentar dessa forma tirar os nós, porque não só vai aleijá-lo, vai acabar por partir o pelo e também não vai ficar nada bonito.

Custa a primeira vez, mas depois criando a rotina vai ver que o pelo fica um espectáculo.
Aitac1

segunda mar 23, 2009 8:21 pm

Sim, o pelo em geral eu consigo tratar, já tinha mesmo decidido que ia tosquia-lo, para que o pelo cresça todo de novo... :?
O problema mesmo é a zona do focinho, ele tem o focinho tão curto e os pelos junto aos olhos, deve lhe fazer tanta impressão que ele não deixa mexer, começa a querer morder... já esperimentei a molhar algodão em agua para esfregar, como é junto aos olhos... mas ele não deixa...
ontem falei com uma amiga minha que trabalha numa clínica veterinária e ela disse-me que o podia sedar para ser limpo... mas eu não gostei muito da ideia :o
ssfradiqque
Membro

segunda mar 23, 2009 8:28 pm

Pois eu já ouvi falar que há clinicas que fazem isso, mas eu pessoalmente não concordo, não acho que faça sentido.... É como aliás não deixaram o dono estar presente. Eu tosquiei só uma vez a minha yorkie e para mim foi umas das condições de escolha do profissional, poder assistir a tudo, caso contrário estaria fora de questão e não foi por isso que a Camila não ficou quieta. Pode tentar molhar a zona com um algodão embebido em água de rosas... mas claro que lhe vai custar não estando habituado. Faça todos os dias um bocadinho que acaba por se habituar, e vai acabar por conseguir.

Um conselho pessoal é não deixar que deêm seja o que for ao seu menino.... não vai sofrer nenhuma intervenção cirúrgica, por isso não me faz qualquer sentido, sujeitá-lo a isso. Com hábito ele vai lá!!! ;)
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

segunda mar 23, 2009 8:37 pm

Bom dia

Alguns animais infelizmente não podem ser tosquiados sem ser sedados, é um processo que deve ser efectuado por um médico veterinário. Quanto a tosquia presencial, é um erro, trata-se de um sacrificio muitas vezes para o tosquiador, aliás, vários já o disseram na arca, pois o animal com o dono tende a ser mais rebelde.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Car&iacute;ssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Aitac1

segunda mar 23, 2009 9:02 pm

Não, para tosquiar fora de questão, nem que a tosquia leve o dobro do tempo... Ela aconselhou-me mas foi para limpa-lo junto aos olhos e ao nariz, mas eu axo... nao sei, pode acontecer alguma coisa de mal...

A água de rosas não vai fazer mal aos olhos dele caso entre em contacto?
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça mar 24, 2009 1:09 am

Uma pergunta: seu cão não tem nenhuma inflamação nos olhos?

É comum da raça, os olhos esbugalhados sofrem com arranhões e até com o pelo sobre. Tão comum quanto manter os pelos amarrados, ao contrário do lhasa apso, que dificilmente sofre deste mal.

Shi tzus, pugs, buldogues franceses, tem predisposição a inflamação das vistas.

Você reparou isso com o veterinário?
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
ssfradiqque
Membro

terça mar 24, 2009 10:09 am

Aitac1 Escreveu:Não, para tosquiar fora de questão, nem que a tosquia leve o dobro do tempo... Ela aconselhou-me mas foi para limpa-lo junto aos olhos e ao nariz, mas eu axo... nao sei, pode acontecer alguma coisa de mal...

A água de rosas não vai fazer mal aos olhos dele caso entre em contacto?
Não, a água de rosas não faz mal nenhum nem a eles nem a nós, mas se ficar mais segura pode usar soro também....

Realmente se o antigo dono não o limpava com frequência é normal que acumule secrecções da vista nessa zona, sem que signifique obrigatoriamente uma infecção. De qualquer forma, como lhe disse convém fazer a higiene dele regularmente, como de resto, já sabe!!! ;)
Aitac1

terça mar 24, 2009 1:21 pm

A marcação no vet é só para amanha... De facto não sei se ele tem alguma inflamação, mas é uma questão que vou colocar amanha no vet...
Obrigado
carol26
Membro
Registado: terça mar 10, 2009 5:09 pm

terça mar 24, 2009 2:20 pm

TheGreatDane Escreveu:Bom dia
....
Viu no que dá esse mau feitio ?!:wink: ... Você se torna invisivel... :twisted: :)

Me desculpem o off-topic!
Responder

Voltar para “Cães”