Sondagem...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

sexta jan 18, 2002 1:03 pm

Viva,

A decorrer no site www.amigodorottweiler.com, está a seguinte sondagem:

O seu cão está identificado com Tatuagem ou Microship?

Neste momento, após 92 votos, os resultados são os seguintes:

Sim 70%
Não 29%

Pessoalmente, não estava à espera de uma diferença tão acentuada. Serão estas tendências, um pequeno sinal, que as pessoas estão a ficar sensibilizadas para a importância de identificarem os seus cães?...

Gostava de saber, qual a vossa opinião sobre estes resultados, bem como sobre a respectiva identificação dos cães?
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

sexta jan 18, 2002 1:10 pm

Viva,

Correção:

Onde está microship, leia-se microchip... :oops:
PauloC
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Contacto:

sexta jan 18, 2002 3:38 pm

Olá Claudio,
Não se esqueça que, provavelmente, a maioria dos visitantes do seu site são proprietários de Rottweiler, e eu tenho a impressão que há já algum tempo que a maioria dos criadores desta raça está sensibilizada para a identificação dos animais.
Sendo, actualmente, obrigatória a identificação para o registo no CPC , também é natural que o número tenha aumentado.
Pessoalmente, acho que a identificação por Chip ou tatuagem devia ser OBRIGATÒRIA para o registo nas Camaras Municipais, como uma forma de responsabilizar os donos em caso de danos provocados pelo cão ou no caso deste se ter perdido e for capturado/encontrado.
pagavida
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 18, 2002 4:38 pm

Olá,
O meu Cachorro não está identificado nem com tatuagem nem com microship, mas estou a pensar em proceder á sua identificação qual dos meios o melhor??

Abraços!
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sexta jan 18, 2002 5:39 pm

Olá,
Quanto à Sondagem propriamente dita, acho que o Paulo tem razão. Quem visita a página é porque é pelo menos minimamente interessado por cães por isso é natural que a percentagem de cães identificados seja elevada. Infelizmente sabemos que a grande maioria de cães não estão identificados e existe ainda uma grande falta de sensibilização da população para isso. Tb sou da opinião que deveria ser obrigatório a identificação para as licenças municipais. Mas nem sequer isso a nova legislação parece ter trazido de novo :(.

Quanto à dúvida sobre qual o melhor método de identificação, a minha escolha vai para o microchip, além de outras vantagens apresenta uma maior dificuldade de falsificação...
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sexta jan 18, 2002 9:07 pm

O meu cao tem o microchip mas eu desconheco a tatuagem alguem me pode explicar?? :?
PedroBorges
Membro
Registado: quarta dez 12, 2001 11:40 am

sábado jan 19, 2002 11:19 am

Olá:
O método de identificação canina vulgarmente designado por tatuagem, não é mais do que uma simples tatuagem que é feita no nosso cão com a mesma finalidade do microchip (identificação do animal).
Nessa tatuagem são "inscritos" o nº do L.O.P. (no caso de Portugal) e tem de ser feita num tatuador reconhecido pelo C.P.C.
CMNogueira
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 19, 2002 9:31 pm

Viva,

Desde já, agradeço os comentários. Sem dúvida que maioritariamente os visitantes do site são proprietários de Rottweilers, dai ter referido ser um pequeno sinal. Também acho, que começa a ser uma realidade a consciencialização da importância da identificação, por parte de quem está ligado (no verdadeiro sentido) à raça.

O que me surpreendeu pela positiva, foi a diferença verificada na votação. Os proprietários de Rottweilers, com quem ocasionalmente me cruzo na rua ou na escola de adestramento que frequento, nenhum têm ou tinha, o seu cão identificado. Alguns, nem sabiam o que isso era. O que contrasta se for a uma exposição. Aqui reúnem-se, em princípio, grupos de criadores com reputação e proprietários que compraram a esses mesmos criadores. Maioritariamente, os cães estão todos identificados.

Talvez seja um sinal de que para alem de haver uma maior sensibilização para a identificação, por iniciativa individual, também os compradores já estejam adquirir nos sítios certos.

Globalmente, partilho totalmente da opinião do Paulo e lamento como o Pedro Borges, o facto de não haver legislação relacionada com a identificação de animais. Eu tenho um Rottweiler, como tal tenho que ter a licença municipal, o “vizinho da frente” tem um rafeiro que ataca tudo e todos, está isento...O cão provoca danos a terceiros, seja de que tipo for, e proprietário poderá sempre dizer que o cão não é dele...Já para não falar no abandono.

Quando ao método mais eficaz, a minha opinião recai sobre o Microchip. Penso ser mais complicado de falsificar. Retirá-lo, implica conhecimentos para o efeito. Não sendo visível, um leigo armado em esperto, será mais facilmente apanhado.

A tatuagem, é efectuada em cachorro e poderá com o crescimento ficar ligeiramente adulterada, bem como será mais sensível à falsificação. No entanto, e ao contrario do Microchip, o facto de ser visível, também poderá funcionar como um elemento dissuasivo.
wreckless
Membro Veterano
Registado: quinta dez 13, 2001 10:19 am

sábado jan 19, 2002 11:02 pm

Obrigado pelo esclarecimento
Responder

Voltar para “Cães”