Ele neste momento está sozinho o dia quase todo. Saio de manha para trabalhar, vou 20m a casa na hora de almoço para estar com ele, e depois so chego a noite.
Mas sinto que ele tem andado nervoso. Ontem levei ao veterinário porque estava com diarreia. O veterinário disse que de resto estava tudo bem, mas ele anda nervoso, impaciente...
E ando com o coração partido, pois custa-me.. Ele e tao pequenino...
No dia 9 de ABril vou leva-lo para casa dos meus pais no norte do pais. O cachorro e para eles. Sei que la ele vai ficar bem, pois o meu pai e reformado e ele vai ter sempre companhia, mas daqui até lá nao sei o que fazer...
Desculpem o testamento, mas esta situação esta a por-me "doente".
Desculpa mas só vou considerar esta parte do tópico porque o resto é mau demais para tecer comentários sem me revoltar.
Quanto ao ficar todo o dia sozinho... Ora bem, o teu caso como deves imaginar não é unico. muito longe disso. Hoje em dia, uma pessoa com uma vida laboral normal irá trabalhar o dia todo, ás vezes nem podendo sequer á hora do almoço ir a casa.
Ao ter um cão em casa nestas condições, teremos que mudar um pouco a nossa rotina e criar algum bem estar ao cachorro para minimizar a solidão.
-De manhã, levantar meia horinha mais cedo parece castigo, mas o seu cachorro ficará muito grato por esse pequeno tempo que lhe irá dispensar. Brinque com ele, de-lhe atenção, mas não o leve á rua pois ainda é muito novo e a vacinação ainda não está completa (vou voltar a este assunto mais abaixo)
- A hora do almoço se lhe é possivel vir esses 20 minutos a casa optimo, pois essa "visita de médico" parecendo que não quebra a rotina (solidão) do cachorro e ficará mais sossegado durante a tarde. Mais uma vez, se nesse pouco tempo que vem a casa poder dar-lhe uma boa dose de atenção..
- Brinquedos. De varios estilos e formas. Com apito e para roer. Enfim, tudo o que lhe der para entreter. Como cachorrinho que ele é, tem dificuldades em sossegar, e vai querer também roer umas coisitas quando os dentes começar a dar cabo do juizo.
-Na "camita" dele, deixar alguma peça de roupa velha sua que usou. O seu odor é detectado pelo seu cachorro e irá eventualmente acalmar pois sente-se mais protegido.
- Criar ambiente. Se deixar um radio ligado, gastará uma quantidade minima de energia e fará companhia ao cachorro.
- Voltando ao ponto do vet, não sei se já o fez mas convém levar ao veterinário para fazer um check-up e iniciar/continuar o plano de vacinações. Ele (o vet) também lhe poderá e deverá dar umas boas dicas.
- Paciencia. Prepare-se para apanhar uns cócós e limpar uns xixis durante uns largos periodos de tempo. Vá ensinando dentro de casa, metendo uns jornais no local onde quer que ele faça. Quando o apanhar a fazer "das suas" em local não próprio diga um valente não e leve-o de imediato ao local certo. Não adianta ralhar com ele passado muito tempo de ele já o ter feito, pois o cachorro já não se lembrará o que fez e só o confundirá mais..
E.. para já é tudo.. Alguma duvida chute.
Pedro