Timidez

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
zimute
Registado: quarta fev 06, 2008 1:47 pm

terça mar 31, 2009 1:31 pm

Boa tarde

Tenho uma Golden com 6 meses. Fui buscá-la ao criador com 4 meses. Não sei o que lhe fizeram durante esses 4 meses que esteve com ele mas ela assusta-se e tem medo de tudo.
Preocupante também é sempre que a chamo para brincar ( para lhe dar alguma actividade ) deita-se e urina.
Toda esta atitude é normal? Falei com a vet disse que sim, será ?

Gostaria que me ajudassem a resolver este problema.

Obrigado :)
ElMariachi
Membro Veterano
Registado: quarta jun 29, 2005 3:18 pm

terça mar 31, 2009 2:38 pm

Tem um cão submisso. Devido a um passado traumatizante ou por ser mesmo assim dele. Se o vet já descartou qualquer problema então será isso.

Terá que ganhar a confiança dele, e não o deverá isolar do mundo apenas porque ele acha que tem medo, pois assim será sempre um cão medroso.

Na maioria dos casos, o cão deixa de urinar com o tempo, quando fica mais maduro e mais confiante nos humanos.

O melhor a fazer, na minha opinião, será procurar ajuda especializada, isto é uma escola de treino, pois juntará o util ao agradável, pois passará tempo de qualidade com o seu cão, irá estar num ambiente com outros cães e pessoas, e terá um treinador especializado para melhorar esses aspecto.

Pedro
zimute
Registado: quarta fev 06, 2008 1:47 pm

terça mar 31, 2009 6:06 pm

ElMariachi obrigado pela ajuda.
também suspeito que a cadela tivesse sido traumatizada.
Mas há forma de evitar recorrer a um profissional.
Com a sua experiência, e sem ajuda de profissional, o que me aconselha.
Eu sózinho e com persistência poderei alterar o carácter da cadela

Obrigado
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

terça mar 31, 2009 6:33 pm

boa tarde .

A minha cadela é muito submissa, mas nunca foi maltratada. Acho que o ser submissa não tem a ver com maus tratos, ela faz o que os progenitores lhe ensinaram.
Esteve com a mãe até aos dois meses e meio.(os pais eram da gnr)
Acho que quando um animal se urina esse sim alguma coisa que o traumatizou.
Eu recolhi três cães que iam para o canil da amadora que estavam num espaço onde eram muito mal tratados e dois deles nem podiam ver a vassoura que usava para limpar a box.
Faziam logo xixi e encolhiam se com muito medo.
Hoje são uns descarados brincam e pulam, e posso andar com a vassoura a limpar que já nem ligam. O outro é muito esfomeado por muito que coma quer sempre comer tb já não é medricas.
são uns queridos ,que precisam de muito mimo.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça mar 31, 2009 11:07 pm

Oi,

Seu caso tem solução, óbvio!

ElMariachi falou tudo, acho que não é tão fácil resolver, se você estudar um pouco conseguirá sim, claro. Não que seja difícil, mas requer um pouco mais de tempo e paciência.

Acrescento palavras as de Xenita, dê tempo ao seu cão e respeite a individualidade dele, porque carinho e afeto parece que ele agora tem. :)

Abraços e boa sorte!
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta abr 01, 2009 10:49 am

Eu fui buscar o meu Rafa, canito, à UZ tinha ele 4 meses. Fui logo avisado do passado dele, que apesar de ter apenas 4 meses, tinha sido recolhido num vão de escada onde era muito mal tratado por toda a “gente” e que por isso era um cão extremamente medroso de tudo e de todos.
Isso que descreve, passou-se com o meu Rafa, numa escala de extremos mesmo!
Fui a uma escola canina ao pé da minha casa com ele, cujo instrutor é meu conhecido, que me deu uma série de conselhos sobre o que fazer com ele e que me ajudou imenso.
Nunca lhe bater, nem ao de leve, nunca falar muito alto com ele, mas sim ignorá-lo nas asneiras e compensá-lo, com festas e/ou biscoitos, nas coisas boas. Nunca o forçar a nada! Nunca o obrigar a estar na presença de estranhos: ele quando quisesse é que vinha ver mais de perto… Basicamente foi isto!
Disse-me para o passear regularmente em sítios com bastantes pessoas, que eu fiz e ainda faço. Na escola era obrigado a conviver, para além de com outras pessoas, também com outros cães o que fez também com que sociabilizasse com outros cães.
E… acima de tudo uma dose enorme de paciência com ele.

Tem agora 2 anos e está um cão muito confiante! Para além de obediente, o medo que sentia na presença de estranhos, passou… Não totalmente, às vezes fica um pouco desconfiado, mas assim que vê que não há qualquer perigo, lá vem ele receber as festas. Outras vezes refugia-se nas minhas pernas à espera que o “perigo” passe. Mas deixou, de todo, de ter aqueles ataques de pânico que tinha ao início…

Aconselhe-se e já sabe… paciência! Muita paciência.

O que acho estranho é que o seu cão veio de um criador… supostamente não devia ter estes traumas… Pode ser uma questão de feitio, mas acho estranho!

http://quinta-da-queimada.blogspot.com
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta abr 01, 2009 10:57 am

Olá.

A cadelita não tem "trauma" nenhum, não está é devidamente sociabilizada para além de ser de temperamento submisso.

De resto, já lhe deram bons conselhos. Muita paciência e exposição a todos os estímulos exteriores, muito passeio, convívio com outras pessoas, cães, ambientes barulhentos e eventualmente escolinha.

Cumprimentos.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Responder

Voltar para “Cães”