Ajude-me com meu ROTWEILLER

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

segunda abr 06, 2009 6:23 pm

Não sou dona experiente, nem grande conhecedora de educação canina - tenho uma labradora justamente por ser uma raça dócil e de treino fácil.

Apesar disso, se fosse hoje, era mais firme nos ensinamentos quando ela era cachorra...

Intervenho só para reforçar o que disse o PauloC1
os ensinamentos nesta area sejam dados em cachorro, e não a um cão adulto com 60 ou mais kilos e hábitos arreigados.
e também o que já disseram atrás
tem de lhe mostrar quem manda em casa... não tenha medo de magoar os sentimentos do bébé...
Lembre-se que tem um cão.
Um cão possívelmente dominante.

O meu conselho é dê-lhe bastante brincadeira e exercício que facilita o resto da aprendizagem.

Seja firme - aproveite ele ser cachorrinho para impôr a sua vontade.
Se é não, é não mesmo.

Seja coerente - se é NÃO para não subir no sofá, é sempre não para subir no sofá em qualquer situação (este foi um dos erros que fiz com a minha cadela - ás vezes, por cansaço ou impulso ternurento, deixava-a fazer coisas que normalmente proibia - só serviu para confundir a cachorra...).

Use o estimulo positivo sempre que possível - é mais fácil ensinar o cão a fazer o que queremos dando-lhe uma ordem e, se ele obedecer, dando um biscoito de prémio do que castigando-o pelo que faz errado...

Crie uma ligação afectiva com ele - festas e ternura física, pex, no seguimento das brincadeiras e passeios - boa ocasião para o premiar por coisas que ele fez bem.
Pex. comece por chamá-lo pelo nome - tem de conseguir prender a atenção dele (pex, mostrando um biscoito ou um brinquedo) e chame-o.
Se ele vier, festas, biscoito, etc.
Se não, tente mais tarde outra vez.
Quando ele vier em chamando, deixe de dar biscoito mas continue a premiar com uma festa.
E, como isto, tudo por aí fora.

Vai ver que funciona.
ROYT
Membro
Registado: terça dez 16, 2008 3:46 pm

terça abr 07, 2009 8:20 pm

O meu Roy quando veio tinha tres meses, e no primeiro dia que chegou ladrava a tudo e todos, e tambem rosnava, parecia uma férinha em ponto pequeno,não levou uma semana para que ele se tornasse um doce de cachorro, só queria brincadeira, hoje com cinco anos é um cachorão do mais meigo que á, e não presisei de nenhum treinador, e retirulhe a comida sempre que eu quero ,e nunca me rosnou, se esta arrependido então deie o cachorro a quem goste realmente de Rotweillers, porque parese que voçe não gosta.
TheGreatDane
Membro Veterano
Registado: segunda mai 26, 2008 10:01 pm

terça abr 07, 2009 9:33 pm

Bom dia

Atenção, se com 3 meses não tem mão no cão o melhor mesmo é dá-lo, a menos que esteja disposto a investir em treinamento e a mudar a atitude de sua familia inteira para com ele. Pode parecer exagerado mas não é. O Rottweiler é um animal dominante, não é para toda a gente.

Boa sorte.
Alexandre, Bispo, Servo dos Servos de Deus, ao Caríssimo filho em Cristo, Afonso, Ilustre Rei dos Portugueses, e a seus herdeiros, in perpetuum.
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

terça abr 07, 2009 11:01 pm

Com este leque de opiniões de quem tem ou teve esta raça, o amigo aprende, acata e aproveita esta raça maravilhosa!

Belas opiniões.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
goatee
Membro
Registado: terça set 30, 2008 2:39 pm
Fanny
Boneca
Diana

quarta abr 08, 2009 7:39 am

Não é aconselhável interromper o animal quando está a comer.

Depois existem situações em que o animal pode ser treinado, mas vai acontecer um dia que não aceita as regras.

Nunca esquecer as regras que o animal gosta.
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta abr 08, 2009 7:46 am

goatee Escreveu:Não é aconselhável interromper o animal quando está a comer.

Depois existem situações em que o animal pode ser treinado, mas vai acontecer um dia que não aceita as regras.

Ai isso é que é... o cachorro deve deixar que lhe toquem nele e na comida durante a refeição, e isso deve ser treinado enquanto cachorro...

Ponham-se com "ai e tal, coitadinho não gosta de ser interrompido durante as refeições" e quando ele crescer pode ser que apanhem um susto...depois la vem a sic, a tvi e a euronews: "rottweiler ataca brutalmente o dono..."

enfim... :roll:
goatee
Membro
Registado: terça set 30, 2008 2:39 pm
Fanny
Boneca
Diana

quarta abr 08, 2009 7:53 am

Bom!... as experiências passadas não querem dizer que tudo vai acontecer certinho no futuro.

Respeito a opinião dos outros, mas cada um deve conhecer a sua relação com o animal e sabe até onde pode ir.

Há décadas que tenho animais, nunca fui mordido por nenhum dos meus animais. Mas respeito os seus gostos e só me imponho quando é necessário.

Tentar impor a um animal, aquilo que lê... só porque é o dono, pode ter dissabores.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta abr 08, 2009 11:20 am

goatee Escreveu:Não é aconselhável interromper o animal quando está a comer.

É sim aconselhável interromper o animal enquanto ele come, até ele se habituar à nossa presença e não reagir quando o fazemos. TODOS os meus cães se afastam da comida se eu lá for mexer enquanto comem. É de extrema importância que assim seja, pois a qualquer momento podemos ter de abrir a boca do nosso cão para tirar algo que ele inadvertidamente apanhou.

"...mas vai acontecer um dia que não aceita as regras."
(...)
"Nunca esquecer as regras que o animal gosta."

What???????????????? :o
Não aceitar as regras?????? Mas afinal quem é que manda em quem????
Regras que o animal gosta??? Esta então só me fez largar uma bela gargalhada!!! :lol: :lol: :lol: :lol:
As regras são os donos que as fazem e são para cumprir, ponto final parágrafo. Quando isso não acontecer, existem os correctivos que devem e TÊM de ser dados na hora.
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
Ponky
Membro Veterano
Registado: sexta jan 25, 2008 2:44 pm

quarta abr 08, 2009 11:48 am

eu nao digo 8) ..
c_saraiva
Membro Veterano

quarta abr 08, 2009 12:00 pm

goatee Escreveu:Bom!... as experiências passadas não querem dizer que tudo vai acontecer certinho no futuro.

Respeito a opinião dos outros, mas cada um deve conhecer a sua relação com o animal e sabe até onde pode ir.

Há décadas que tenho animais, nunca fui mordido por nenhum dos meus animais. Mas respeito os seus gostos e só me imponho quando é necessário.

Tentar impor a um animal, aquilo que lê... só porque é o dono, pode ter dissabores.
Mas que experiencias passadas?Não tem nada a ver com experiencias passadas...isto é pura psicologia canina...o alfa ou lider (neste caso o dono) da matilha tem prioridade sobre a comida e tem que impor essa prioridade para manter o seu estatuto...

Quem tem dissabores é quem pensa que os cães vêm do criador ja educados....[/b]
SiameseMaria
Membro Veterano
Registado: terça out 31, 2006 2:02 pm

quarta abr 08, 2009 12:17 pm

Já quase tudo foi dito, quanto a mim…

O Dono manda!

A minha cadela, rafeira, foi adoptada por mim com quase 3 anos…
A 1ª vez que lhe mexi na comida… mostrou-me os dentinhos… e foi imediatamente repreendida (ralhei-lhe, levou uma palmadatida, nada de especial, e ficou de castigo)… nas vezes seguintes… já aceitou, mas ainda um pouco a custo, remédio igual, tirando a palmadita… Hoje faço o que quero com a comida dela! Faço eu, faz a minha mulher, faz o meu filho de 1 ano e ainda… fazem os meus 4 gatos e o meu outro cão!
Os gatos não comem a comida dos cães, mas se lhes apetecer ir lá cheirar, quando está a comer, ela não liga a mínima!

Era só o que me faltava ter cães em casa que não me permitissem mexer na comida deles! Ou ter que estar constantemente com uma atenção extrema e/ou a separá-la dos gatos e do outro meu cão, sempre que ela quisesse comer… para não haver “guerras”!

O meu sogro comprou um Rotteveiler, já fez quase oito anos e como já alguém aqui disse, uma raça destas não é para qualquer um, e vai daí, apesar de toda a vida ter tido cães… este foi logo com ele, após as primeiras vacinas, para a “escola”!

Não é vergonha nenhuma, é apenas bom senso!
saudemaria
Registado: quinta mar 05, 2009 8:44 pm

quarta abr 08, 2009 12:29 pm

eu tinha um que era um boneca cheia de mimo,muito meiga e tão meiga que chama de moly ate os gato ela tinha medo,mas foi criada juntos a meus netos... brinca deita na cama com a gente pra brinca nao sentir dificudade de educa era muito mimada boa sorte com a sua
fsilva185
Membro
Registado: sexta jul 27, 2007 3:52 pm

quarta abr 08, 2009 12:29 pm

eu cometi muitos erros com a educacao do meu cao,
ele ja tem 5 anos, mas apesar da idade, aos poucos estou a conseguir torna-lo "civilizado".
ha uma coisa estranha, ele nao come enquanto eu nao lher der ordem, é capaz de ficar sentado a olhar para o prato imenso tempo. so quando lhe dou a palavra chave e que ele avança. a partir dai ninguem lhe pode tocar na comida. posso estar ao pe dele, mas se lhe toco é logo rosnadela. nunca me aventurei a mexer na comida nessas condicoes, porque sei que ele me vai morder. na rua consigo tirar-lhe o que quer que seja da boca, e dar-lhe comprimidos sem problema nenhum.
algo devo ter feito mal e agora creio que esse habito ja nao consigo mudar.

siga os conselhos , coloque-o numa escola de treino.
eu andei numa ha 3 anos, ajudou, tive pena de nao poder ter continuado.
nao desista do cao, a mim toda a gente me dizia para "me livrar" do meu.
nao o fiz, contra tudo e todos, agora as coisas estao bem melhores.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

quarta abr 08, 2009 12:59 pm

fsilva185 Escreveu:eu cometi muitos erros com a educacao do meu cao,
ele ja tem 5 anos, mas apesar da idade, aos poucos estou a conseguir torna-lo "civilizado".
ha uma coisa estranha, ele nao come enquanto eu nao lher der ordem, é capaz de ficar sentado a olhar para o prato imenso tempo. so quando lhe dou a palavra chave e que ele avança. a partir dai ninguem lhe pode tocar na comida. posso estar ao pe dele, mas se lhe toco é logo rosnadela. nunca me aventurei a mexer na comida nessas condicoes, porque sei que ele me vai morder. na rua consigo tirar-lhe o que quer que seja da boca, e dar-lhe comprimidos sem problema nenhum.
algo devo ter feito mal e agora creio que esse habito ja nao consigo mudar.

nao o fiz, contra tudo e todos, agora as coisas estao bem melhores.

É possível mudar, mas só com um treinador a explicar como, caso contrário é masoquismo :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
c_saraiva
Membro Veterano

quarta abr 08, 2009 1:00 pm

fsilva185 Escreveu:(...)
ha uma coisa estranha, ele nao come enquanto eu nao lher der ordem, é capaz de ficar sentado a olhar para o prato imenso tempo. so quando lhe dou a palavra chave e que ele avança. isso é bom
a partir dai ninguem lhe pode tocar na comida. posso estar ao pe dele, mas se lhe toco é logo rosnadela. isto ja não é
nunca me aventurei a mexer na comida nessas condicoes, porque sei que ele me vai morder. por isso é que este tipo de educação se deve dar em pequeno...mesmo que morda o estrago é pouco ou nenhum :wink:
na rua consigo tirar-lhe o que quer que seja da boca, e dar-lhe comprimidos sem problema nenhum.
algo devo ter feito mal e agora creio que esse habito ja nao consigo mudar. é dificil, mas não é impossivel...talvez se recorrer a um treinador ele lhe de umas dicas, mas tem que estar preparado para enfrentar o cão...

nao o fiz, contra tudo e todos, agora as coisas estao bem melhores. dou-lhe os meus parabens :wink:
Responder

Voltar para “Cães”