Cão de gado Transmontano
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Oi! Eu devo dizer que nunca, em toda a minha vida, eu ouvi falar de tal cão...
Não deve ser uma raça reconhecida pelo cpc... Poderia dar-me mais informações?
Fiquem bem

Fiquem bem
Olá,
nunca tinha ouvido falar desta raça, fui fazer uma pesquisa mas o site mais completo que encontrei foi este http://www.moloss.com/001/breed/c/c010/
nunca tinha ouvido falar desta raça, fui fazer uma pesquisa mas o site mais completo que encontrei foi este http://www.moloss.com/001/breed/c/c010/
-
- Membro
- Registado: quinta out 10, 2002 1:25 pm
Ola
Tambem eu nao conhecia esta raça, fiquei a conhecer agora atraves do site exposto pelo MMPA... mas ja agora aproveito para fazer uma pergunta, se alguem me souber informar....
Quais os motivos que podem levar ao nao reconhecimento da raça pelo CPC? Quer desta quer de outras que nao sao reconhecidas?
Tambem eu nao conhecia esta raça, fiquei a conhecer agora atraves do site exposto pelo MMPA... mas ja agora aproveito para fazer uma pergunta, se alguem me souber informar....
Quais os motivos que podem levar ao nao reconhecimento da raça pelo CPC? Quer desta quer de outras que nao sao reconhecidas?
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
- Contacto:
Olá,Romy Escreveu: Ola
Digamos antes, que motivos é que podem levar ao reconhecimento de uma raça.
Antes de mais há que dizer que, se não estou em erro, o CPC só reconhece as raças reconhecidas pela FCI.
Para que uma raça seja reconhecida, existem uma serie de parâmetros que têm de ser preenchidos, e só se estes se verificarem a raça é reconhecida. Infelizmente não lhe sei dizer quais são todos estes parâmetros.
Segundo sei, a razão do Cão de Gado transmontano não ser reconhecido como raça é o facto de se entender ( não tenho conhecimento para dizer se com ou sem razão) que este cão é o Rafeiro do Alentejo e não uma raça à parte. É como se alguém quisesse que se distinguisse Pastor Alemão e Lobo da Alsácia ou Grand Danois e Dogue Alemão! São o mesmo cão só que criado em regiões diferentes, e por isso cada uma delas a querer dar o seu nome à raça.
Não sei se estas razões são válidas ou não, mas creio que são as invocadas.
Abraços
Paulo C.
São cães semelhantes ao Rafeiro Alentejano, que têm um núcleo muito homogéneo na zona de Trás-os-Montes, mais propriamente no Parque Nacional de Montesinho.
O CPC tem patrocinado vérios concursos destes cães no Parque, e inclusivamente há alguns anos, após terem sido ouvidos os juizes que lá julgaram, foi proposta a "fusão" destes cães com o Rafeiro do Alentejo, sob o nome de Mastim Português.
O problema foi, que surgiu quase uma "guerra civil" entre Alentejanos e Transmontanos, por causa do nome da Raça, sendo que os primeiros não queriam perder o nome, e os segundos não queriam "dar o braço a torcer" ao Alentejo. Resultado, cerca de 400 animais foram afastados do um futuro património genético da Raça, apesar de haverem algumas más linguas
que dizem que os criadores do Rafeiro vão lá comprar cães a que depois fazem o RI 
O CPC tem patrocinado vérios concursos destes cães no Parque, e inclusivamente há alguns anos, após terem sido ouvidos os juizes que lá julgaram, foi proposta a "fusão" destes cães com o Rafeiro do Alentejo, sob o nome de Mastim Português.
O problema foi, que surgiu quase uma "guerra civil" entre Alentejanos e Transmontanos, por causa do nome da Raça, sendo que os primeiros não queriam perder o nome, e os segundos não queriam "dar o braço a torcer" ao Alentejo. Resultado, cerca de 400 animais foram afastados do um futuro património genético da Raça, apesar de haverem algumas más linguas

Antes de mais obrigado com as mensagens deste topico já aprendi alguma coisa.
Mas vou reformular o meu pedido de ajuda.
Gostava de receber algumas informações de alguem que tenha experiencia com cães da raça "Rafeiro Alentejano".
Desde já obrigado pela ajuda.
Gostava de receber algumas informações de alguem que tenha experiencia com cães da raça "Rafeiro Alentejano".
Antes de mais obrigado com as mensagens deste topico já aprendi alguma coisa.
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Muito obrigado pelo esclarecimento,yakov Escreveu: São cães semelhantes ao Rafeiro Alentejano, que têm um núcleo muito homogéneo na zona de Trás-os-Montes, mais propriamente no Parque Nacional de Montesinho.
O problema foi, que surgiu quase uma "guerra civil" entre Alentejanos e Transmontanos, por causa do nome da Raça, sendo que os primeiros não queriam perder o nome, e os segundos não queriam "dar o braço a torcer" ao Alentejo. Resultado, cerca de 400 animais foram afastados do um futuro património genético da Raça, apesar de haverem algumas más linguasque dizem que os criadores do Rafeiro vão lá comprar cães a que depois fazem o RI o
Finalmente fiquei esclarecida sobre esta "raça"....
Fazia muito tempo que tinha muitas duvidas sobre a existencia da mesma...
Enfim...
Mas então mesmo já com 400 exemplares, não haveria possibilidade de se reconhecer esta raça?
Tudo bem que realmente a verdade é que se existem raças reconhecidas a desaparecer e que mais raças e ainda por cima quase totalmente desconhecidas era quase de certeza para o mesmo caminho, mas faz-me uma certa confusão não se reconhecer uma raça que faz parte da historia tal como tantas outras noutros países...
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO
Já agora, por simples curiosidade, aí vão mais duas raças portuguesas não reconhecidas :
Barbado da Terceira
http://www.barbado.cjb.net/
e Fila da Terceira (não é o Fila de S.Miguel...)
http://www.moloss.com/001/fdt/
Só para saberem.
Barbado da Terceira
http://www.barbado.cjb.net/
e Fila da Terceira (não é o Fila de S.Miguel...)
http://www.moloss.com/001/fdt/
Só para saberem.
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Respondeste na perfeição à tua dúvida.Tudo bem que realmente a verdade é que se existem raças reconhecidas a desaparecer e que mais raças e ainda por cima quase totalmente desconhecidas era quase de certeza para o mesmo caminho,
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo" (provérbio chinês)
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 12, 2001 12:10 am
Olá
Que interesse traria para a canicultura portuguesa o reconhecimento de novas raças ?
Á meu só encontro 2 razões;
1º para sacar umas lecas para um programa de protecção a mais uma raça em vias de desaparecer.
2º Sempre tinhamos mais um presidente de um club de raça.
Há, também pode haver um 3º, que é medirmos forças com os espanhóis
e assim sair da cauda da Europa

Que interesse traria para a canicultura portuguesa o reconhecimento de novas raças ?
1º para sacar umas lecas para um programa de protecção a mais uma raça em vias de desaparecer.

Um abraço
Se nem damos conta das nossas raças já reconhecidas, para quê meter mais ao baralho ?Que interesse traria para a canicultura portuguesa o reconhecimento de novas raças ?
Querem reconhecer algo, façam um bom trabalho de bastidores, longe dos curiosos de meia-tigela, criem um bom nucleo, homogeneo, de cães (sem ser tudo irmaos de preferencia) e então depois tragam-nos a publico. À toa e em cima do joelho é que não dá resultado
Good friend Vs true friend: A good friend will come bail you out of jail....But a true friend will be sitting next to you saying "... WE screwed up! BUT WASN'T IT FUN!!!