Caça, Touros de morte... Outros

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
CMNogueira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Contacto:

terça jun 18, 2002 4:53 pm

Viva,

Começo por dizer que não gosto de caça, principalmente quando considerada um desporto. Não consigo entender, que um acto violento como é matar outro ser vivo, pode ser considerado um desporto.

Contudo, será justo acusar quem caça cumprindo com todos os regulamentos e que respeita os seus cães? Quem os trata com dignidade, mesmo quando já não servem para a caça?.

Volto a dizer não gosto de caça.

Nós que censuramos que um caçador mate um coelho, provavelmente se formos a um restaurante não deixamos de o comer. O mesmo se aplica ao bifinho de vaca. Este se fosse servido após ver-mos como a vaca tinha sido abatida, a vontade de o comer não era muita.

O coelho selvagem, ainda tem hipótese de fugir ao caçador, os outros quando nascem já tem morte anunciada.

E o frangos havia tanto para dizer sobre os frangos...Até os do Baia

É certo que o que está a ser discutido é o acto em si e a necessidade do mesmo.

Pegunto: Nós consumidores de carne, não estamos a contribuir indirectamente para uma matança em larga escala? Muitas vezes feita de forma pouco digna para os animais. Coração que não vê coração que não sente...mas sabe bem...Pois é.

Quantos não dizem, à boca cheia: “Vou a uma matança de um Porco...Não, eu não assisto aquilo, estou lá é para o petisco.” Não é tanto ladrão o que vai à vendima como o que fica a vigiar?

Discutiu-se a felicidade dos cães. Nós nem para a nossa felicidade temos critérios quanto mais avaliar a dos cães. Talvez eles nos possam dar uma ajuda.

Penso que é o nosso habito de querer ser superiores e donos da razão.É a Lei do quero posso e mando sobre a natureza.

Os touros de morte, são a prova tipica do quanto somos maus. No meio das muitas pessoas que defendem este “espetáculo” degradante, estão concerteza excelentes pessoas. Diram: Excelentes pessoas????. Pergunto: Se lá tivessemos nascido, não estariamos a defender a dita tradição.

Com o devido respeito pelos católicos mas não será Fátima um exploração, a todo os niveis, do homem pelo homem? Porque falo nisto? Porque muitos católicos julgam-se no caminho certo e merecedores de todo o respeito. Acreditam em Deus. O que quero dizer é que mais uma vez, com todo o meu respeito, estamos perante um grupo de pessoas que julga praticar o bem e ser detentor de toda a moral. Foram educados assim. Conheço muitos que não podem ver um cão pela frente. Afinal, é mais um ser criado pela mão de Deus...Pois...

Será que cada um de nós tem moral, para ser ofensivo para com terceiros, quando não concordamos com a sua opinião. Democracia é uma coisa Anarquia é outra.

Penso que algumas das discordancias que por aqui passam estão directamente ligadas com questões complexas que passam pela origem e educação de cada um de nós. Será que de animo leve conseguimos saber qual está certa ou errada?

Antes de invadirmos Barrancos com paus e pedras, não será melhor sensibilizar a opinião publica para o que se está a passar. Sensibilizar para o sofrimento e dignidade dos chamados Touros de morte. Não é facil, eu sei.

Embora, a cultura não seja justificação suficiente para se praticar o mal, há que destingui-la, daqueles que dizem que existem animais com vontade e prazer em lutar.

Muitas vezes dizemos que as nossas mensagens sobre os cães não chegam a quem devem. Se são em Foruns de animais ou em revistas da especialidade, só as lê quem gosta de animais, como tal não trazem nada de novo. É verdade, mas quando aparece aqui alguem com uma visão diferente, é logo “corrido”. Todas as histórias tem dois lados.

Pessoalmente, acho que gosto muito dos meus cães e os trato bem. Dou-lhes muitas horas de atenção, até criei um site por causa deles. Contudo, não dormem comigo na cama, não me saltam para cima quando estou a comer, não se deitam em cima de sofás e dormem em canil. Muitas pessoas fazem exactamente o oposto. Não concordo, mas não critico. Será que estas ultimas pessoas podem dizer que gostam mais de animais do que eu. Será que isso é quantificável, ou será apenas uma questão de educação, sendo ambas as situações válidas?

Será que muitas pessoas não gostam dos animais apenas porque sabem que os dominam por completo?. Procuram neles a inocencia que não encontram nas pessoas?. Aquelas raças ou cães mais dominantes, são logo apelidados de maus e potencialmente perigosos. Assim que mostram personalidade, são logo olhados e catalogados de forma diferente.

Resumindo e baralhando, penso que o futuro do bem estar dos nossos amigos de quatro patas, passa pela educação dos seus donos e dos respectivos cães. Algo que deverá começar a ser feito nas escolas e através de spots televisivos. Nós que estamos deste lado da fronteira, temos que sensibilizar o outro lado e não atacá-lo. Se nos atacam, estamos cá para nos defender. Se nos ignoram nós ignoramos.

Não devemos confundir a atencão e o amor que queremos dar aos nossos cães, com fundamentalismos. Estes ultimos só fazem que sejamos visto como os maluquinhos.

Não me considero melhor nem pior que os outros, apenas porque gosto de cães.
Aragao
Membro Veterano
Registado: quarta abr 10, 2002 12:08 am
Localização: 1 Rottweiler (Acktan) & 1 Gato (Macavity) & 3 Bouvier Bernois (T,A,M)
Contacto:

quinta jun 20, 2002 12:43 am

Assino por baixo,
Pedro Aragão
Responder

Voltar para “Cães”