Flyball
Moderador: mcerqueira
Eu gostava muito de começar a praticar este desporto porque o meu cão tem uma paixão por bolas, mas não consigo saber quase nada sobre o flyball em Portugal. Eu gostava de saber se existem clubes, competições ou mesmo alguem que treine esta modalidade. Pelo o que eu já li em sites ingleses e americanos este desporto parece ser muito divertido e excitante.
Ainda não existem competições em Portugal de Flyball e os treinos são escassos.
Por coincidência hoje treinei flyball na ATAAC mas os treinos são escassos devido à falta de interesse das pessoas. Era necessário criar uma equipa, proceder a demostrações e esperar que outras escolas fizessem o mesmo até que fosse possível formar um campeonato...
Dê uma olhadela:
http://ataac.planetaclix.pt/flyball.html
http://www.casadarinia.web.pt/flyball.htm
Por coincidência hoje treinei flyball na ATAAC mas os treinos são escassos devido à falta de interesse das pessoas. Era necessário criar uma equipa, proceder a demostrações e esperar que outras escolas fizessem o mesmo até que fosse possível formar um campeonato...
Dê uma olhadela:
-
- Membro Veterano
- Registado: domingo dez 16, 2001 7:51 pm
- Localização: Boxers, Baixotes de Pêlo Comprido, Labradora, Cadela de Agua Portuguesa, Malinois, Gata Persa, Gata
Olá Kroz, eu penso que tembém há Flyball na Educacão(Quinta da Marinha), não é?KROZ Escreveu: Ainda não existem competições em Portugal de Flyball e os treinos são escassos.
Dê uma olhadela:
<p>Joana Gonçalves</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
<p>Terras da Fénix Kennel</p>
<p>-Não existem raças perigosas, existem sim donos e pseudocriadores perigosos!-</p>
Não, a educacão não pratica flyball. Pelo menos é a indicação que tenho. E se não me engano, o aparelho que dispara a bola que eles têm já não está de acordo com as regras pois antigamente disparava para cima (como o deles) e agora dispara para a frente de modo a não causar lesões nos cães que se torciam de repente para apanhar a bola.
Estou a fazer esforços para formar uma equipa na ATAAC e possívelmente para a próxima prova de agility da ATAAC talvez se faça uma demostração de flyball e esperamos que outras escolas formem equipas. Só assim é possível formar um campeonato, ou pelo menos fazer provas só pelo simples prazer de ter concorrência. Ainda hoje apareceu lá um senhor com um boston terrier e estava interessado.
Fora de Portugal é um desporto fantástico e muito espectacular que faz vibrar quem assiste... mas já se sabe como é por estas bandas...
Estou a fazer esforços para formar uma equipa na ATAAC e possívelmente para a próxima prova de agility da ATAAC talvez se faça uma demostração de flyball e esperamos que outras escolas formem equipas. Só assim é possível formar um campeonato, ou pelo menos fazer provas só pelo simples prazer de ter concorrência. Ainda hoje apareceu lá um senhor com um boston terrier e estava interessado.
Fora de Portugal é um desporto fantástico e muito espectacular que faz vibrar quem assiste... mas já se sabe como é por estas bandas...

-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
- Contacto:
Olá
Uma pessoa está sempre a aprender. Não sabia que havia essa actividade (desporto). Isto chamou-me a atenção porque eu costumo brincar com os meus cães com bolas, através de jogos improvisados aos quais eles aderem com um enorme entusiasmo. É ridículo estar a referir isto a propósito do flyball porque eu nem sequer faço a mínima ideia de como funciona. O que julgo é que deve haver aqui um aspecto comum, que é o empenho de eles "alinharem" no jogo. Entregam-se totalmente enquanto há jogo. Quando deixa de haver jogo e há só bola eles desistem.
Isto tem-me servido para os disciplinar. O entusiasmo e a expectativa do jogo é tão grande que eles aceitam muito mais facilmente as ordens de sentar e de arranque para correrem atrás da bola.
Já agora, Kroz, em linhas gerais como funciona o desporto?
Uma pessoa está sempre a aprender. Não sabia que havia essa actividade (desporto). Isto chamou-me a atenção porque eu costumo brincar com os meus cães com bolas, através de jogos improvisados aos quais eles aderem com um enorme entusiasmo. É ridículo estar a referir isto a propósito do flyball porque eu nem sequer faço a mínima ideia de como funciona. O que julgo é que deve haver aqui um aspecto comum, que é o empenho de eles "alinharem" no jogo. Entregam-se totalmente enquanto há jogo. Quando deixa de haver jogo e há só bola eles desistem.
Isto tem-me servido para os disciplinar. O entusiasmo e a expectativa do jogo é tão grande que eles aceitam muito mais facilmente as ordens de sentar e de arranque para correrem atrás da bola.
Já agora, Kroz, em linhas gerais como funciona o desporto?
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Era eu o senhor do boston terrier e realmente é uma pena não existir nenhuma equipa. A ver se até Setembro conseguimos arranjar mais umas pessoas , pudemos até fazer uma equipa de cães pequenos com um boston e um pinscher só faltam 2. Eu tenho outro boston mas ela ainda só tem 7 meses, ainda é muito pequena mas pode começar devagarinho. Entretanto eu fiquei sem perceber se alguem da ATAAC já tem experiência de Flyball e se já alguma fez foi feita uma competição. Se se fizerem demonstrações em exposições eu tenho a certeza que se arranjam mais adeptos para esta modalidade Enfim vamos a ver.
Então eu sou aquele que chegou com uma coca cola e batatas fritas e assim que cheguei atirei-me logo ao Bostonmadrod19 Escreveu: Era eu o senhor do boston terrier e realmente é uma pena não existir nenhuma equipa. A ver se até Setembro conseguimos arranjar mais umas pessoas , pudemos até fazer uma equipa de cães pequenos com um boston e um pinscher só faltam 2. Eu tenho outro boston mas ela ainda só tem 7 meses, ainda é muito pequena mas pode começar devagarinho. Entretanto eu fiquei sem perceber se alguem da ATAAC já tem experiência de Flyball e se já alguma fez foi feita uma competição. Se se fizerem demonstrações em exposições eu tenho a certeza que se arranjam mais adeptos para esta modalidade Enfim vamos a ver.

O seu outro boston pode fazer todo o treino, mas sem os saltos.
Depois temos 3 border collies mas so um é realmente optimo para flyball, os outros têm outros gostos.
O problema no flyball, é que é um desporto de equipa, precisamos de 6 cães/dono e outra pessoa para a caixa e tem de estar sempre toda a equipa para se poder praticar. Se falta um, já não se pratica...
Na ATAAC só há uma pessoa que dá as aulas de flyball, mas o método é fácil. Nunca houve competições pois também não há equipas...
Oi Nel!nel Escreveu: Já agora, Kroz, em linhas gerais como funciona o desporto?
O flyball consiste numa equipa de 6 cães/dono e mais uma pessoa para a caixa (que dispara a bola). Os cães têm de correr em linha recta até à caixa, passando por 3 saltos. Ao chegarem à caixa, só param quando tocam na mesma e acionam o mecanismo que dispara a bola. Apanham de imediato a bola e regressam passando pelos 3 saltos outra vez. O resto do processo é tipo estafeta. Vai um e depois vai outro. A equipa mais rápida ganha. Os cães podem ser de qualquer tipo, não há separação de tamanhos como no agility. Só que a altura dos saltos é sempre determinada de acordo com o cão mais pequeno da equipa. Assim a equipa perde tempo devido a um cão pequeno, mas recupera-o quando os cães grandes da equipa saltam muito mais rápido os obstáculos baixos devido ao cão pequeno.
Visto que os galgos correm bem sim mas a direito :p, o agility está fora de questão pois no meio do sprint teria de dar voltas de 90º ou 180º num segundo. Mas o flyball é ir e voltar... eles conseguem

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo mai 11, 2003 3:02 pm
- Localização: 2 rotts lindas, uma labradora linda e três gatos incríveis!
Oi! Um desporto deveras interessante. Já tinha ouvido falar, mas nunca muito a sério. E já que é para todos os tipos... eu tenho uma Rott com 40 kilos. Ela adora bolas, que tal?
Fiquem bem

Fiquem bem
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
Oi
Na ATAAC existem pelo menos 3 pessoas formadas para dar aulas de Flyball. Deixaram de existir aulas apenas e somente por não existirem cães suficientes. Durante meses treinou apenas o meu Link e uma labradora, a Adriana. Como os treinos deixaram de ser escalonados, passaram a ser inexistentes e combinar treinos de um dia para o outro ou lembrar-se de treinar na altura não ajuda a formar uma equipa. Os treinos têm de ser regulares, constantes e com método. Não informar as pessoas que faziam parte da antiga equipa que os treinos são para recomeçar também não ajuda (mails e telefones ainda existem... mas isso é outro asunto).
Quanto a escolas, a Educacão tem efectivamente uma caixa que está desactualisada, e o interresse demonstrado até ao momento é relativamente pequeno. Os Cãogurus têm saltos e interresse, mas falta a caixa.
Na questão das lesões, não é só a caixa que as pode causar: a falta de aquecimento ou aquecimento insuficiente é a causa de boa parte das lesões.
Houve competições internas na ATAAC, não entre equipas, que não tinhamos cães suficientes, mas entre cães, para ver o que fazia mais depressa.
Todos os cães podem participar. As equipas são agrupadas por tempos medios realisados, pelo que equipas mais lentas correm com mais lentas e as mais rápidas correm com as mais rápidas. Assim todos os cães independentemente do tamanho e do peso podem participar. A única condição é terem uma boa socialização com pessoas e cães, para não sairem disparados para morder ou correrem atrás dos outros mesmo que seja para brincar. É necessário igualmente um bom controlo do dono sobre o cão.
Na ATAAC existem pelo menos 3 pessoas formadas para dar aulas de Flyball. Deixaram de existir aulas apenas e somente por não existirem cães suficientes. Durante meses treinou apenas o meu Link e uma labradora, a Adriana. Como os treinos deixaram de ser escalonados, passaram a ser inexistentes e combinar treinos de um dia para o outro ou lembrar-se de treinar na altura não ajuda a formar uma equipa. Os treinos têm de ser regulares, constantes e com método. Não informar as pessoas que faziam parte da antiga equipa que os treinos são para recomeçar também não ajuda (mails e telefones ainda existem... mas isso é outro asunto).
Quanto a escolas, a Educacão tem efectivamente uma caixa que está desactualisada, e o interresse demonstrado até ao momento é relativamente pequeno. Os Cãogurus têm saltos e interresse, mas falta a caixa.
Na questão das lesões, não é só a caixa que as pode causar: a falta de aquecimento ou aquecimento insuficiente é a causa de boa parte das lesões.
Houve competições internas na ATAAC, não entre equipas, que não tinhamos cães suficientes, mas entre cães, para ver o que fazia mais depressa.
Todos os cães podem participar. As equipas são agrupadas por tempos medios realisados, pelo que equipas mais lentas correm com mais lentas e as mais rápidas correm com as mais rápidas. Assim todos os cães independentemente do tamanho e do peso podem participar. A única condição é terem uma boa socialização com pessoas e cães, para não sairem disparados para morder ou correrem atrás dos outros mesmo que seja para brincar. É necessário igualmente um bom controlo do dono sobre o cão.
<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>
Nos EUA há 119 rottweilers a praticar flyball. Um dos quais já ganhou o FDGCh(Flyball Grand Champion)que é a maior distinção que um cão pode ganhar Em 13222 participantes só 332 cães já receberam este título, portanto acho que todas as raças podem participar.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 19, 2001 12:41 pm
- Localização: Tartaruga Casquinha, cadelinha Meggy, gatinha Joana, gatinhos João e Bernardo, Dogue Alemão Aylah
Ora essa é que é essa!!!nel Escreveu: Olá
Uma pessoa está sempre a aprender. Não sabia que havia essa actividade (desporto).

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jan 18, 2002 7:05 pm
A Ana Rita, eu, o Rui Pinto (dono da Adriana). Que sairam, existe igualmente o Tiago e a Alexandra Paula. Como vès... não é apenas uma questão de falta de treinadoresKROZ Escreveu:Quem? Pensava que era só a Ana Rita.ana_link Escreveu: Na ATAAC existem pelo menos 3 pessoas formadas para dar aulas de Flyball.

<p>Beijinhos a todos e festinhas aos 4 patas</p>
<p>Ana</p>
<p>Ana</p>