tatar pelo de Westie...

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
sousita
Registado: segunda jan 22, 2007 3:27 pm

sábado abr 18, 2009 7:26 pm

Olá, tenho uma westie e para manter o pêlo branco eu faço o seguinte:
- trato do pêlo regularmente, escovando (+/- 3x semana) e fazendo stripping (+/- de 15 em 15 dias)... pessoalmente nunca fiz tosquia integral à minha westie.
- ao dar banho, primeiro esfrego bem com sabão azul-e-branco (para tirar a sujidade e é não agresivo) e depois uso champô específico para pêlos brancos / westies. Só dou banho à minha cadela quando está mesmo muito muito suja ou cheira mal (mas raramente acontece por causa do stripping).

Aconselho a informar-se com quem sabe mais sobre o assunto: criador do seu cão e o veterinário.

[Editado pela moderação (tlopes)]

cumprimentos,
Rui Sousa
Rui Sousa
Xelele
Membro Veterano
Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am

segunda abr 20, 2009 9:34 am

:?: Eu gostava de fazer o stripping à minha cadela, já li alguma coisa, mas parece-me que se trata apenas de arrancar o pelo pela raiz com a ajuda das nossas unhas, puxando no sentido de crescimento. O certo é que experimentei e o pelo sai com facilidade e ela não se queixa nada. Alguém sabe-me dizer mais detalhes sobre esta ténica? É que parece que melhora substancialmente o pelo e evita que este amareleça.
cpontos
Membro Veterano
Registado: terça jan 13, 2009 7:04 am

segunda abr 20, 2009 9:48 am

Trata-se de arrancar o pêlo morto, segundo sei.

Pode fazer-se com os dedos ou com ferramentas próprias, navalhas de stripping, à venda em lojas de animais.

Melhora a qualidade de pelo e em raças como o schnauzer evita a formação de borbulhitas, resultado do crescimento de um pelo novo no poro ocupado por um velho (que deveria ter sido removido).

Pode fazer-se apenas como pré tratamento à tosquia com máquina, ou integral, sendo esta ultima a opção mais profissional e benéfica para o pelo do cão. Como é também mais cara (regra geral) os donos de cães de casa (que não frequentam exposições, p.ex.) optam pela tosquia com máquina.

No caso do westie, sendo um cão de pelo branco neve, ajuda a dar um aspecto mais branco e reluzente, já que o pelo velho e mais amarelado vai à vida.

Espero ter ajudado em qualquer coisita.

Cumps
Xelele
Membro Veterano

segunda abr 20, 2009 11:09 am

:) Muito obrigada, acho que me ajudou, na medida em que confirmou o que eu já pensava. Se calhar vou comprar uma dessas navalhas, uma vez que o meu pai tem algum jeito para estas questões (já foi barbeiro, se é que isso conta!) e nós gostamos de cuidar dos cães em casa, pq funciona como entrenimento de fim-de-semana e os cães agradecem o mimo. E se não correr bem à primeira tentativa o que importa é ir aprendendo e melhorando.
omega5
Membro
Registado: quinta abr 09, 2009 2:20 pm

segunda abr 20, 2009 11:18 am

falem primeiro com um profissional para que vos ensine e explique como se faz o plucking (stripping é com a navalha). é que não é só desatar a arrancar pêlo ao cão e está feito!

tem técnica, tem forma especifica de se fazer e se for feito de forma errada acabam por magoar o animal!
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

quarta abr 22, 2009 1:36 pm

Também tenho um westie e não queria por nada tosquiá-lo à máquina, e como onde vivo ninguém faz stripping, decidi aprender sozinha. Comprei alguns livros, o que não me ajudou em quase nada. Depois de alguma pesquisa acabei por encontrar um dvd muito bom da Sue Thompson uma criadora de westies inglesa muito reputada. Esse vídeo sim ajudou-me imenso a ver os movimentos e onde e como deveria arrancar os pêlos. Agora faço-o sozinha. Não posso dizer que fica ao nível de um grooming de exposição mas para mim está muito bom :)
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano

quarta abr 22, 2009 1:58 pm

É como digo, o que importa é ter vontade de aprender... gostei da dica. Obrigada.
sousita
Registado: segunda jan 22, 2007 3:27 pm

sábado abr 25, 2009 9:42 pm

Olá a todos.

Raramente arranco o pelo à mão (apenas faço nas orelhas)
O stripping faço com uma ferramente própria que de uma maneira simples se pode dizer que é um pente com umas lâminas entre os dentes... e serve efectivamente para arrancar o pêlo morto...

Experiência:

A criadora aconselhou a fazer o 1º stripping à minha cadela aos 3 mêses de idade... e para isso resolvi ir a uma loja especializada, na região onde vivo (no Algarve). Não fui à criadora porque reside em Sintra...
O certo que é me saiu mal... ficou muito gira, é verdade, mas segundo a criadora dela, quando viu as fotos que lhe enviei , e que estão no blog da minha cadela, disse que o pêlo estava mal cortado - acho que disse ter ficado com corte à cocker... Para além dissso apanhou uma valente alergia na pêle...o que resultou numa trabalheira para passar.

Resultado disso foi eu começar a fazer o striping em casa. Comprei um pente de stripping e com a prática fui aprendendo (tb com a ajuda da criadora).
Não custa nada, nem a nós nem aos animais... o chato é a paciência que é preciso ter dos 2 (dono e cão)

Mais ou menos de 15 em 15 dias faço um bocado de stripping, assim anda sempre com o pêlo bonito e nunca com ele grande. Apenas utilizo máquina na zona do pescoço.

À tempos levei-a a casa da criadora pra lhe fazer o stripping bem feito (profissional). Ao vê-la deu-me os parabéns porque quase não foi preciso fazer nada, excepto tratar a parte da cabeça, que é a minha única dificuldade.

Pessoalmente gosto que a minha cadela se pareça com uma verdadeira westie, ou seja que esteja sempre com a aparência da raça.
Faz-me confusão ver westies com o pêlo enorme, parecendo mais uma ovelhas que cães :lol:

Cumprimentos a todos.
Rui Sousa
cbfernandes
Membro
Registado: sexta dez 28, 2007 7:48 pm
Localização: 1 West Highland White Terrier, 1 Gata SRD, 1 Tartaruga Hieroglífica, Guppys

sábado abr 25, 2009 10:29 pm

Boa noite.

Eu pessoalmente prefiro mesmo o "plucking", quando usava a faca de stripping ficava com a sensação que os dentes da faca cortavam o pêlo em vez de arrancar. Por isso vou arrancando aos poucos bocadinhos de pêlo com os dedos, o que me dá um trabalhão, mas dizem que quem corre por gosto não cansa.

Claro que também gostaria de ter tido a sorte de ter tido aulas com a Karin, mas como moro na Madeira, fica complicado. E por cá não existe mesmo ninguém que o faça, uma vez que os corte à máquina são muito mais rápidos e rentáveis.

E de paciência é preciso mesmo ter uma dose grande. O meu cão faz mesmo jus ao temperamento da raça, é teimoso e quando não quer cooperar é complicado, mas lá se foi habituando... ao início reclamava muito!!!

Eu na parte do pescoço, traseiro e cauda uso uma tesoura de desbaste, como são as partes mais sensíveis, e fica bom. Claro que é como disse, não quero comparar o que faço a um grooming professional, mas é suficiente para deixá-lo com um look westie e não de caniche com o pêlo encaracolado da tosquia à máquina.

A cabeça é que confesso ser o meu calcanhar de Aquiles, ainda não tive coragem de efectuar grandes mexidas.

Acho que no fundo o importante é tentar, a verdade é que o pêlo acaba por crescer de volta.
"Chegará o dia em que os homens conhecerão o íntimo dos animais e nesse dia, um crime contra um animal será considerado um crime contra a Humanidade." Leonardo Da Vinci
Xelele
Membro Veterano

segunda mai 04, 2009 4:06 pm

Depois de alguma pesquisa encontrei na linha profissional de material para grooming, as facas de stripping e os coat. Agora gostava de alguma ajuda para fazer a compra mais acertada: o coat que me parece mais apropriado é o médio de 10 ou 12 dentes, quanto à faca fico na dúvida se a média ou a fina, ou se ambas. Existem várias marcas: artero, oster,... e dentro das marcas vários modelos e com preços muito diferentes. Aqueles que já utilizam que me dizem acerca destas escolhas :?: Acham que devo comprar um produto mais caro, ou é razoável optar pelos mais em conta, uma vez que não se trata de obter resultados profissionais ao nível de exposição? Quanto ao pó que se utiliza para facilitar o stripping e o plucking, acham que vale a pena?

Muito obrigada :)
Xelele
Membro Veterano

terça mai 05, 2009 11:01 am

já agora, sabem de alguma loja online que me recomendem?
Xelele
Membro Veterano

sexta mai 29, 2009 9:56 am

Ola,
acabei por adquirir as duas facas para stripping e o coat da Trixie, bastante em conta. Já fiz uma vez o subpelo e fiquei espantada com a quantidade de pelo que saiu - a Becas portou-se muito bem, realmente o stripping não os magoa apesar de parecer muito bruto. Como só esta semana chegou a faca mais larga para o pêlo tenho feito o plucking - arranco os pêlos mais compridos e reparo que realmente na raiz o pelo é muito fininho e por isso é que se solta tão facilmente. Ao fim de 3 semanas, ela está mais branquinha e fofinha apesar de ao toque o pelo parecer mais áspero, mas julgo ser esse mesmo o objectivo. Estou a ficar bastante satisfeita e noto que ela quase não larga pelo.
A minha dificuldade está na cabeça, pernas e franja da barriga - o pêlo da cabeça é raro e fininho (falta grave) mas eu tenho feito pequenas sessões diárias de plucking, puxando gentilmente o pêlo que se solta muito facilmente e já noto os mais pequeninos a nascer muito branquinhos e espetadinhos, mas se calhar vai demorar muitos meses até se ver resultados. Quanto à barriga e pernas está-me a apetecer cortar com a tesoura os mais compridos, mas acho que deveria fazer o mesmo para a cabeça....? Gostava de ouvir a vossa opinião e sugestões e espero dentro em breve colocar novas fotos da Becas já com o pelinho "stripado"!

Apelo: podiam criar um fórum para os Westies, adorei o que a Aldaa faz no fórum dos Yorkshires. Se houvesse alguém a explicar o stripping como ela explica a aplicação dos papelotes....ai que feliz eu ficava!

Cumprimentos
Xelele
Membro Veterano

sexta jun 05, 2009 1:18 pm

:( ninguém me tem respondido, nem sequer para dizer mal?... :o
Tenho algumas dúvidas relativamente ao stripping, depois de no fim de semana passado ter dispendido bastante tempo a arrancar pêlo à cadela, fiquei na dúvida se o o subpêlo deve ou não ser retirado, uma vez que ela tem tendência a ter subpelo fechado, o que a torna volumosa. E como o pêlo estava muito grande por igual, não tive coragem de o tirar até à exaustão, pelo que deixei ficar alguns maiorzinhos por tirar, como se vê nas fotos dela do petsite. A sensação que eu fico é que a pelagem está irregular e parece ter falhas, quanto tempo demora até o pelinho pequenino começar a uniformizar? será que no início tenho de fazer mais sessões e só depois é que elas ficam mais espaçadas?, até fazer o stripping de 8 em 8 semanas como recomenda a Karin (no site Tattarmaya's). O certo é que ela está a ficar mais branquinha e quase não larga pêlo, só por isso já vale a pena, mas gostaria de fazer melhor.
Estou a ser insitente porque não conheço ninguém com um cão desta raça e a minha foi comprada a uma empresa, pelo que não conheço o criador, e o tosquiador a que a levei a 1ª vez também não me parece que perceba, porque com 4 meses cortou o pêlo à tesoura e a cadela parecia uma Schnauzer sem o pelinho da cabeça.
Responder

Voltar para “Cães”