lop/CPC

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
bill
Mensagens: 8
Registado: quinta jun 06, 2002 5:39 pm

quarta jun 19, 2002 9:01 am

Olá mais uma vez!
Tenho uma colega que comprou um cão de raça com lop etc..
Acontece que o cão já tem quase um ano e começasse a notar que o cão não está a corresponder ao estalão dele, é óbvio que não é por causa disso que ela vai deixar de continuar a dar todo o amor ao cão que sempre deu.
Mas pergunto eu: Não deveria o CPC actuar mais nas fiscalizações das ninhadas que nascem?
Ela tem o direito de reclamar? Se sim onde?
Um abraço para todos deste fórum
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jun 19, 2002 10:58 am

Olá,
É evidenre que o CPC tem um papel fiscalizador sobre as ninhadas, e seria bastante positivo que o exercesse de uma forma mais activa. Muitas fraudes são cometidas face à ausência de fiscalização. Mas o proprio e sistema é falível e apenas um sistema obrigatório de controlo através de DNA poderia garantir que não existiriam fraudes.
Mas, fraudes à parte, o facto de um cão ter LOP não garante de forma nenhuma que ele venha a ser um bom exemplar ou sequer que venha a estar de acordo com o estalão da raça! Em todas as raças, nascem ocasionalmente ( até de pais campeões) cachorros que não estão de acordo com o estalão da raça. Em alguns isso detecta-se desde logo em pequenos ( por exemplo o boxer branco) mas há outros em que apenas em adultos as falhas são detectadas. Alguns defeitos e faltas desqualificativas são mesmo comuns!
Não sei de que tipo de defeitos estará a falar no cão da sua amiga, mas poderá até dizer-se que um cão que está 100% com o estalão da raça é um cão perfeito. Infelizmente desses há poucos!

Para reclamar pouco poderá fazer! A não ser que o desvio ao estalão seja tão evidente que o faça ter sérias desconfianças de que o cachorro será filhos dos pais indicados no registo. Neste caso poderá tentar fazer um teste de DNA, mas....como obter os testes dos pais? hummm... acho que pouco tem a fazer!

Boa sorte
Paulo C.
bill
Mensagens: 8
Registado: quinta jun 06, 2002 5:39 pm

quarta jun 19, 2002 11:25 am

Obrigado por a resposta.
Quando falou em defeitos, o que ela que nota mais é no seu tamanho , pois ela já foi a várias exposições e diz que a principal diferença é no tamanho do cão (estamos a falar de um rott com 11 meses)
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jun 19, 2002 12:09 pm

Olá de novo,
E estamos a falar de que tamanho? Qual a altura dela e qual o peso!
mindbullet
Membro Veterano
Mensagens: 210
Registado: terça jan 22, 2002 11:50 am
Localização: Nubi (Golden Retriever)

quarta jun 19, 2002 12:37 pm

Olá!

Segundo me constou, no caso dos cavalos são necessárias análises sanguíneas (provavelmente tb DNA) de modo a emitirem um certificado comprovativo da raça.

Seria um boa ideia que isso fosse aplicado aos cães. Evitariam-se muitos "enganos".

Por ex: imagino o caso de um "criador" que tem 2 cadelas, uma campeã e outra não. Tem todo o interesse em que as ninhadas sejam da cadela campeã. Por azar a cadela adoece, é atropelada, etc, não pode ter mais ninhadas, o que é que o impede de dizer que as ninhadas da sua outra cadela não são da cadela campeã?
Pelo que me apercebi não há qualquer controlo.
bill
Mensagens: 8
Registado: quinta jun 06, 2002 5:39 pm

quarta jun 19, 2002 12:41 pm

Isso não sei mas posso-lhe perguntar .Mas a ultima vez que o vi e nã foi há muito tempo devia ter uns + ou - 50cm ao garrote e aí + de 40kg.
Obrigado de novo.
CMNogueira
Membro Veterano
Mensagens: 367
Registado: quarta dez 12, 2001 12:30 pm
Localização: Cães - Rottweiler
Contacto:

quarta jun 19, 2002 4:55 pm

Viva,

O CPC deveria efectuar a verificação de ninhadas, o que faz, mas apenas e segundo os próprios, quando é oportuno. O Rottweiler Clube de Portugal tem também essa responsabilidade. Estes ultimos e apesar das Delegações existentes no pais, alegam falta de meios e custos acrescidos. Aqui e não só, talvez o RCP conseguisse fazer melhor se o dinheiro dos registos fosse para o Clube.

Quanto a uma eventual reclamação, essa poderá ser feita ao CPC. Sendo que a unica vantagem, é verificar se esse criador tem antecedentes semelhantes. Se isso se verificar o CPC pode recusar registar ninhadas futuras e não o reconhecer como criador.

Embora, a situação que relata seja passivel de acontecer mesmo que os progenitores e respectivos antepassados, sejam de boas linhagens.

O cachorro ainda está numa fase de crescimento. Se a sua amiga participa em exposições, deve ter o parecer dos juizes. Se o chachorro apresenta um tamanho não adequado para a idade, esse comentário deve lá estar referido.

O que é que o criador diz dessa situação?...Como eram os restantes cachorros?...

Para conhecimento:

Tamanho
Machos - altura ao Garrote :
61 a 62 cm - Pequeno
63 a 64 cm - Médio
65 a 66 cm - Altura ideal

Fêmeas - altura ao Garrote :
56 a 57 cm - Pequena
58 a 59 cm - Média
60 a 61 cm - Altura ideal
62 a 63 cm - Muito grande
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quarta jun 19, 2002 4:58 pm

Última edição por SeaLords em segunda nov 17, 2008 7:56 pm, editado 1 vez no total.
PauloC
Membro Veterano
Mensagens: 4980
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Caes, peixes e passaros
Contacto:

quarta jun 19, 2002 5:44 pm

Parece-me que o Claudio e a Sealords já disseram tudo. E se de facto a cadela foi bem medida e tem mesmo 50 cm de altura com 11 meses, então está com um tamanho perfeitamente normal ou, como também já foi referido, até será pequena!
O meu cão nunca foi medido devidamente (pois não disponho dos meios mais indicados para essa medição), mas ( às "3 pancadas") desconfio que estará na altura máxima permitida pelo estalão. Isto quer dizer que ele é muito grande e por isso não está no que se classifica como tamanho ideal! No entanto, ele é filho de um Campeão Internacional e tem vários Campeões Internacionais, e de Portugal e de Espanha nos demais ascendentes Paternos e Maternos. Esteja no limite ou ligeiramente acima, ele não deixa de ser um cão da raça em questão ( Rottweiler) apenas poderá não ser perfeito. A única vez em que participou numa exposição, na classe de cachorros (com 6 meses) ficou logo assinalado e escrito pelo Juiz na folha dele que era MUITO GRANDE ( mesmo sem medir)! Note que tinha apenas 6 meses! Mas a verdade é que, para quem visse, o cão parecia pai dos outros cachorros todos ( que praticamente lhe passavam por baixo da barriga!). Por acaso o Cachorro que ganhou era o mais pequeno de todos, mas sem dúvida o mais perfeito!

Em conclusão... nem todos os cães são PERFEITOS, mesmo que sejam filhos de campeões! (Embora neste caso tenham mais hipoteses de sê-lo).

Boa sorte
Paulo C.
yakov
Membro Veterano
Mensagens: 530
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 20, 2002 6:12 pm

Se o seu amigo inscrever o cão para uma Exposição receberá um relatório assinado pelo juiz, onde constará a sua conformidade ou não-conformidade ao standard da raça. E se essa exposição for uma Monoráfica, ou uma Especial, melhor ainda.

Com essa apreciação, o seu amigo poderá então agir confrontando o criador com a situação.
bill
Mensagens: 8
Registado: quinta jun 06, 2002 5:39 pm

quinta jun 20, 2002 7:05 pm

olá eu já falei com a minha colega e até disse para ela se inscrever neste fórum, pois a maior interessada é ela, visto ser ela a dona.
Eu disse que ela tinha ido a exposições ver mas nunca participou.
Pelo que me apercebi voçês referiram que se ela participasse numa expo ,só a partir daí é que ela pode fazer alguma coisa em relação a quem lhe vendeu o cão.CERTO!!!
O que decerto não resolve nada, um animal não é um objecto que se troca quando não estamos satisfeitos.
yakov
Membro Veterano
Mensagens: 530
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

quinta jun 20, 2002 7:41 pm

Você começou por perguntar se ela tinha o direito de reclamar. Longe de mim sugerir que ela devolva o cão. Há um autocolante muito giro que diz "A dog is for life..."
No entanto, se ela quiser reclamar tem de ter onde se basear, e isso só pode ser feito a partir de uma opinião devidamente fundamentada, e para o CPC (e para os tribunais) quem o pode fazer é um juíz da raça (e se for especialista, melhor ainda).
Se o cão não corresponder ao estalão, pode levar um "Suficiente" ou ser mesmo desclassificado. A partir daí, a sua colega pode queixar-se do criador ao CPC, ou pedir a devolução do dinheiro pago (via tribuna civil).
O criador pode mesmo ser suspenso, ou proibido de registar.
Ou até pode acontecer, que a sua colega esteja enganada, e que o cão até nem fique mal classificado (mesmo que não seja nenhum Campeão). A conversa sobre ser ou não um Campeão é que já nos levaria para outros campos, mas fique pelo menos com a noção de que mesmo um filho de Pai e Mãe Campeões do Mundo não é necessáriamente um Campeão (eu que o diga ;) )
Em todo o caso, sem uma opinião avalizad, tudo não passará de uma conjectura. E não se esqueça também que nas exposições de beleza conta também a opinião pessoal do juiz. Personalizando, para si a Claudia Schiffer pode ser a mulher mais bonita, e para mim é a Elle Mac Pherson? Será que a Elle me pagou ara eu gostar mais dela? Não! As duas são excelentes, mas eu gosto mais daquela! Com os cães será mais ou menos o mesmo. O que vai contar para a sua colega é a Qualificação (Excelente, Muito Bom, Bom, Suficiente ou desclassificado). Se ganhar, melhor 8)

Quanto à questão da fiscalização...

O CPC fez um regulamento muito bonito, mas só com fins eleitorais da sua Direcção. É impraticável. E eles não têm os meios humanos, fisicos e financeiros para o fazer. O Clube do Rottweiler tem-no feito, mas só para os casos de ninhadas de sócios que o peçam...
E a fiscalização de ninhadas, pelo actual regulamento, apenas serve para verificar se os cachorros são os mesmos que foram declarados no boletim de registo (8 canitos preto afogueado, por exemplo), e que a mãe tem o microchip ou a tatuagem que corresponde ao registo no LOP/RI. Se o verificador chegar lá e vir que a ãe é uma bla Rottweile castanha com malhas brancas, nada pode fazer... ele não é juiz, e não está em causa o registo da mãe, mas sim o dos filhos. E não vale a pena apresentar queixa do facto da mãe não corresponder ao estalão da raça, mas apresentar um registo. O registo só pode ser suspenso, por uma comissão de três juizes do CPC, após uma desclassificação em Exposição... e se a mãe não for a nenhuma... Enfim, isto já são contos mais largos!
Responder

Voltar para “Cães”