agressividade entre caes

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
ramosjimymax
Registado: segunda mai 04, 2009 1:31 pm

segunda mai 04, 2009 1:39 pm

boa tarde,
tenho 2 caes, um que vai fazer 13 meses este mês e outro com menos 2 meses sensivelmente.

estão juntos desde que tinham 4 e 3 meses e sempre se deram muito bem.
na ultima semana assisti a brigas entre os dois. o problema é que têm acontecido muitas vezes e cada vez mais violentas.
o que devo fazer quando os separo? devo ralhar?
será que umas aulas ajudavam no sentido de não se agredirem?

agradecia que me dessem conselhos
obg
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

segunda mai 04, 2009 2:38 pm

Boas!!!!
Um tem 13 meses e o outro deve ter perto de 2 anos?!
Será necessário mais alguma informação para te poderem ajudar. Qual a raça dos cães? Têm portes fisicos semelhantes? O seu sexo? O local onde estam? Se as brigas acontecem perante determinadas situações, tais como alimentação, brincadeiras, etc.?
Assim que responderes a estas questões certamente te poderemos ajudar de formas mais precisa.
ramosjimymax

segunda mai 04, 2009 3:42 pm

um deles(o max é labrador e faz 13 meses dia 12/5)
o jimmy(é srd e tem mais ou menos 2 meses a menos do max ou seja +-11 meses)
são os 2 machos, não esterilizados, o max é um pouco maior do que o jimmy mas é este que parace ter mais atitudes agressivas.
quando estou em casa eles estão comigo, enquato estou fora ficam no pateo e jardim com cerca de 1000m para correr e brincar.
saem de casa para passeios 2 vezes por dia.
não consigo achar padrao em relação ás brigas.ainda ontem vinha descer as escadas com eles para o jardim e pegaram-se!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 04, 2009 6:28 pm

Olá,

Estão nitidamente a definir hierarquias. Se são mais ou menos do mesmo tamanho vai ter de os deixar lutar e definir lugares. Claro, estando a postos para o caso de a coisa ficar demasiado feia.
Por norma as lutas nos machos é mais barulho e posturas do que efectivamente danos. Se fossem fémeas a coisa era bem pior.
Se fossem meus, deixava-os brigar. Mas lá está, não estou a ver o que entende, quando diz, briga violenta. Pode efectivamente ser mesmo violenta ou pode ser a sua sensibilidade a falar. Já se magoaram mesmo?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
roquesoares
Membro
Registado: sábado jun 19, 2004 9:58 pm

terça mai 05, 2009 9:01 am

Boas!!!
A idade sugere que se estão a avaliar, e segundo o comentário anterior deixe as coisas seguirem o seu caminho, que eles acabaram por se entender.
Por norma o labrador é uma raça mais submissa, mas mesmo assim há individuos bastante autoritários e neste caso parece não querer perder o seu estatuto.
Procure sempre que possivel assistir às quesilias e certifique-se que não são muito graves. parece que é só sobre dominio territirial, mas poderá haver alguma femea na zona?!
Já referiu que passeia bastante com eles, mas procure levá-los para locais diferentes, que ambos não conheçam e aí proporcione momentos de brincadeira entre eles e do seu dominio sobre ambos (treino).
Até à próxima!!!
ramosjimymax

quinta mai 07, 2009 8:35 am

olá, obg pelas ajudas.

nos ultimos dias, enquanto tenho estado em casa não se têm pegado(espero que ja tenham resolvido zanga :D )

que eu saiba aqui nas redondezas só há machos, por isso deve ser mesmo uma questão de liderança.

na ultima briga o jimmy ficou com uns arranhoes na orelha e o max com um ao pé do olho, mas está tudo a ser tratado.

De qualquer maneira vou tentar arranjar um treinador para umas aulas de obediência, pelo que consegui na net aqui há poucos e muito caros.
o ultimo que contactei disse que por 6 aulas para os 2 caes ficava em 360€.
Sei que é um bom investimento mas por agora está acima das minhas possibilidades.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta mai 07, 2009 12:12 pm

ramosjimymax Escreveu:na ultima briga o jimmy ficou com uns arranhoes na orelha e o max com um ao pé do olho, mas está tudo a ser tratado.

De qualquer maneira vou tentar arranjar um treinador para umas aulas de obediência, pelo que consegui na net aqui há poucos e muito caros.
o ultimo que contactei disse que por 6 aulas para os 2 caes ficava em 360€.
Sei que é um bom investimento mas por agora está acima das minhas possibilidades.
Pequenas feridas de combate. Nada de mais. Há um pormenor muito importante a que vai ter de dar atenção. Vai ter de descobrir, e isso é fácil, quem é o animal dominante. E é a esse que vai ter de se dirigir primeiro. Quando alimenta, quando faz festas. Se não o fizer, as brigas entre eles podem continuar. Pode parecer cruel, mas resulta muito bem e eles não se incomodam porque é a linguagem deles. Mas no meio disto tudo, a sua supremacia continua e ela pode actuar por exemplo, se o dominante quiser roubar a comida ao outro.

Há por aqui pessoal muito mais experiente e com exemplos práticos da coisa que poderiam dar dicas muito mais informadas, mas não aparecem :?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

quinta mai 07, 2009 8:34 pm

Também não tenho muita experiência, mas já li um artigo sobre este assunto e tenho pena de não o ter aqui agora. Também diria que estão a estabelecer a hierarquia e no artigo eles aconselhavam a deixá-los brigar, a não ser (claro) quando vemos que se vão ferir com gravidade (sem bem que podemos questionar: ora defina-se então gravidade). Também aconselhavam a moderar as manifestações de afecto a um em frente ao outro, eles comerem em lugares bem separados, etc.
Espero que tudo fique bem. Abraço e boa sorte.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
Responder

Voltar para “Cães”