Caspa no pêlo!
Moderador: mcerqueira
-
- Membro Júnior
- Registado: quinta mar 05, 2009 3:06 pm
Olá a todos! Será que me podem dar uma opinião antes de ir ao vet? Apareceu no dorso da minha cadela daschund uma poeira branca, tipo pele escamada...nessa zona o pelo está mais baço, e cai-lhe mais pêlo aí do que no resto do corpo. não sei porque terá ficado assim, se é da ração (dou-lhe purina misturada com lata), se foi do banho...Já vi na net que o mais provável é ser seborreia. Já aconteceu o mesmo aos vossos animais? Obrigada
Olá,
Por norma caspa e seborreia = a uma associação de má alimentação, excesso de banho, pouco exercicio e poucas escovagens em substituição do banho.
Que tal ir ao veterinário e falar com ele?
Para já pode ir tirando a latinha. Não faz falta nenhuma a não ser que não tenha dentes e mesmo assim há coisas melhores.
Por norma caspa e seborreia = a uma associação de má alimentação, excesso de banho, pouco exercicio e poucas escovagens em substituição do banho.
Que tal ir ao veterinário e falar com ele?
Para já pode ir tirando a latinha. Não faz falta nenhuma a não ser que não tenha dentes e mesmo assim há coisas melhores.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
A minha cadela teve um problema semelhante e eu falei com o vet, mas não fizemos nada no imediato. Como não piorou, esperei... Deixei de dar banho durante quase 3 meses, continuei a escovar todos os dias, e quanto à alimentação mantive a mesma que já era premium. Como o pêlo ia crescendo certifiquei-me de verificar regularmente o sítio onde aparecera a falha com "caspa" e gradualmente foi diminuindo até que desapareceu por completo sem recorrer a nenhum tratamento. Se eu fosse a si esperava uns dias e se não piorar não deve ser nada de grave. Evite os banhos e escove regularmente. Quanto à alimentação opte por uma ração mais cara (premium) e vai ver que no fim lhe sai mais barato, porque o cão ganha saúde.
Boa sorte.
Boa sorte.
E sobretudo deixe de dar essa mistura de ração com lata, que nenhum bem faz. Ou só ração, ou só lata (mas com arroz cozido misturado, por favor), nada de misturas indigestas. 

Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Júnior
Quem me dera que não fosse preciso dar-lhe latinha, quase que caio para o lado quando abro uma... a questão é que se só lhe dou ração seca a Olivia manda-me dar uma volta...já experimentei e já ficou 3 dias sem comer!!!
...vou tentar gradualmente passar-lhe para outra ração, já ouvi falar muito bem da acana e da arden grange, mas não encontro no Porto onde comprar...já comeu Eukanuba e fica com o pêlo sem vida, baço, ela que tem o pêlo como uma lontra, muito espelhado.... Que dizem?

Um dos meus cães teve seborreia seca. Tentámos várias coisas, nomeadamente cápsulas de germen, champoo anti-seborreias, mas o problema permaneceu. Numa consulta, outro veterinário sugeriu que experimentássemos o azeite.
Assim fizémos; durante uma semana, juntámos uma colher de café de azeite virgem (baixo teor de acidez) à ração. Depois fomos retirando lentamente, dia sim, dia não, de dois em dois dias...
Ficou excelente e com o pêlo macio e brilhante.
Fale com o vet, mas esta é uma solução económica, saudável e eficaz.
Quanto à ração de lata, eu sei bem isso o que é.
Com tempo e paciência ultrapassámos a situação, por isso não desista de insistir com a ração seca.
A ração Premiun do Modelo/Continente é muito boa (saco prateado ou dourado, dependendo se é Junior ou Adulto). O pêlo dos meus está excelente, são saudáveis e comem ração Continente. Recuso-me a alimentar o mercado das rações de marca que, em alguns casos, só trazem grandes margens de lucro aos veterinários e pouca saúde aos cães.
Boa sorte.
Assim fizémos; durante uma semana, juntámos uma colher de café de azeite virgem (baixo teor de acidez) à ração. Depois fomos retirando lentamente, dia sim, dia não, de dois em dois dias...
Quanto à ração de lata, eu sei bem isso o que é.

A ração Premiun do Modelo/Continente é muito boa (saco prateado ou dourado, dependendo se é Junior ou Adulto). O pêlo dos meus está excelente, são saudáveis e comem ração Continente. Recuso-me a alimentar o mercado das rações de marca que, em alguns casos, só trazem grandes margens de lucro aos veterinários e pouca saúde aos cães.
Boa sorte.
Última edição por filmbarc em segunda mai 11, 2009 2:03 pm, editado 2 vezes no total.
A Arden Grande pode ser comprada directamente ao importador, vou mandar-lhe o limk por MP. A outra ração não conheço, mas creio que a maior parte delas pode ser comprada assim, por encomenda directa.martapinto Escreveu:Quem me dera que não fosse preciso dar-lhe latinha, quase que caio para o lado quando abro uma... a questão é que se só lhe dou ração seca a Olivia manda-me dar uma volta...já experimentei e já ficou 3 dias sem comer!!!...vou tentar gradualmente passar-lhe para outra ração, já ouvi falar muito bem da acana e da arden grange, mas não encontro no Porto onde comprar...já comeu Eukanuba e fica com o pêlo sem vida, baço, ela que tem o pêlo como uma lontra, muito espelhado.... Que dizem?
Quanto às teimas em não comer, é tudo uma questão de técnica. A mistura pode resultar para os levar a comer a ração, mas não se deve torná-la num hábito.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Para caes que não gostam de ração seca, o meu conselho e anos de experiência diz-me: frango cozido desossado com arroz e legumes (cenoura, bróculos,ervilhas), massa muito cozida - os cães não gostam dela "al dente", peixe cozido, miudezas de novilho e uma latinha de atum de vez em quando - ficam loucos...
O meu cão mais velho tem 14,5 anos e viveu anos desta dieta, mas ultimamente a minha mãe deixa-o abusar das latinhas misturadas com massa, pq não pode comer arroz desde que foi operado a uma hérnia perianal, para que as fezes não fiquem duras. Esta semana introduzi na alimentação dele ração específica para seniores, na refeição da manhã, para já tem comido com satisfação e continua com uma refeição de comida caseira por dia à noite.
Não deixe de tentar de dar ração ao seu cão, porque mesmo da mais cara é mais barato e mais fácil do que a dieta que lhe descrevi.
O meu cão mais velho tem 14,5 anos e viveu anos desta dieta, mas ultimamente a minha mãe deixa-o abusar das latinhas misturadas com massa, pq não pode comer arroz desde que foi operado a uma hérnia perianal, para que as fezes não fiquem duras. Esta semana introduzi na alimentação dele ração específica para seniores, na refeição da manhã, para já tem comido com satisfação e continua com uma refeição de comida caseira por dia à noite.
Não deixe de tentar de dar ração ao seu cão, porque mesmo da mais cara é mais barato e mais fácil do que a dieta que lhe descrevi.
Ola, recentemente o meu cão começou a desenvolver seborreia, pêlo oleoso, sem vitalidade, coçava-se regularmente e consequentemente começou a cair-lhe o pêlo...martapinto Escreveu:Olá a todos! Será que me podem dar uma opinião antes de ir ao vet? Apareceu no dorso da minha cadela daschund uma poeira branca, tipo pele escamada...nessa zona o pelo está mais baço, e cai-lhe mais pêlo aí do que no resto do corpo. não sei porque terá ficado assim, se é da ração (dou-lhe purina misturada com lata), se foi do banho...Já vi na net que o mais provável é ser seborreia. Já aconteceu o mesmo aos vossos animais? Obrigada
Experimentei um champô para problemas de seborreia e foi tiro e queda. Logo no primeiro banho ficou com um pêlo lindo, brilhante e sem caspa. Deixou de se coçar e o pêlo deixou de cair. O champô chama-se sepiderma e compra-se no vet ou na farmácia.
Mas antes de tudo deve falar com o seu vet, porque pode ser algo mais que uma simples seborreia.
Boa sorte

Essa é uma solução económica, saudável e eficaz para cães com seborreia seca (como o caso do seu cão). Porque se for seborreia oleosa não é nada boa ideia.filmbarc Escreveu:Um dos meus cães teve seborreia seca. (...) outro veterinário sugeriu que experimentássemos o azeite.
-
- Membro Júnior
Qual é a difernça entre a seborreia oleosa e a seca?
-
- Membro Júnior
Obrigada! parece-me então que a da Olivia é seca...
Se assim for, poderá seguir o conselho do filmbarc, uma vez que o azeite ajuda a hidratar o pele, tornando-a mais oleosa, tal como o peixe por exemplo. De qualquer das formas o champo que eu falei é indicado para ambos os tipos de seborreia.
Mesmo assim não deixe de visitar o veterinário, ele saberá diagnosticar melhor que ninguém, indicando o devido tratamento.
Mesmo assim não deixe de visitar o veterinário, ele saberá diagnosticar melhor que ninguém, indicando o devido tratamento.
-
- Membro Júnior
Obrigada Dani! Vou tentar a técnica do azeite, falei agora com o Vet da Olivia, que é impecável e super disponivel, e que deu luz verde para a dica do azeite "mal não faz", no entanto para a semana vou lá com ela, aproveitamos e damos as picas anuais. Caso ela piore vou lá o quanto antes! Agora, gostava de lhe retirar a comida de lata, mas acho que ela vai fazer greve...só lhe dou de comer uma vez por dia, à noite quando chego a casa e vou passear com ela...já estou a ver que vai torcer o nariz...depois vou ter de lhe tirar a tigela da comida cheia...não sei como vou fazer 

Ora... este é mesmo o conselho adequado! Não invente!__dani__ Escreveu:Mesmo assim não deixe de visitar o veterinário, ele saberá diagnosticar melhor que ninguém, indicando o devido tratamento.
<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>