Em Yorkshires resgatados..dois..um deles ficou sem o olho (vazou) por ter uma pragana enfiada dentro do olho..vi a vet retirar, já apodrecida por lá ter estado muito tempo.
Outro, tinha no canal auditivo..
Apenas para dizer que os danos causados por praganas em animais de porte pequeno são terríveis!
Erva de Verão (Pragana) espetada na pata
Moderador: mcerqueira
E lá foi o Messi fazer uma nova visita a vet a patinha ainda está um pouco inflamada, a vet teve que a tosquiar e aplicar-lhe um pomada entre as unhas onde está a ferida e lá teve que levar mais uma pica de antinflamatório, 5º feira lá temos que voltar para uma nova consulta, mas o danadinho ao contrário de ontem que não implicou com a ligadura, hoje tem levado a noite a tentar tirá-la.
Pode querer, nunca pensei a vet ainda hoje me disse, que eu nem imagino os casos complicados que tem passado pelo consultório à conta destas ervas.Taro Escreveu:Em Yorkshires resgatados..dois..um deles ficou sem o olho (vazou) por ter uma pragana enfiada dentro do olho..vi a vet retirar, já apodrecida por lá ter estado muito tempo.
Outro, tinha no canal auditivo..
Apenas para dizer que os danos causados por praganas em animais de porte pequeno são terríveis!
A minha Bolinha que é bastante peluda teve há uns anos uma terrível num espaço interdigital, a veterinária teve de abrir um buraco onde cabia um bom dedo (e a cadela nem "piou"), mas a pragana já quase não se distinguia com a infecção. Felizmente curou bem e desde então quando chega a esta altura verifico-lhe as patas com regularidade e corto-lhe o excesso de pêlo entre os "dedos".
Segundo o que ela nos explicou, o problema é que o mecanismo de disseminação destas sementes funciona como um arpão, ou seja para que estas se enterrem eficazmente possuem minúsculas farpas que se agarram e impedem que a semente retroceda, e pior, favorecem o seu avanço em profundidade.
Não sabia que também "atacavam" os olhos. Vou estar atenta. Se nas patas já lhes causa tanto sofrimento nem quero imaginar o que será...
Segundo o que ela nos explicou, o problema é que o mecanismo de disseminação destas sementes funciona como um arpão, ou seja para que estas se enterrem eficazmente possuem minúsculas farpas que se agarram e impedem que a semente retroceda, e pior, favorecem o seu avanço em profundidade.
Não sabia que também "atacavam" os olhos. Vou estar atenta. Se nas patas já lhes causa tanto sofrimento nem quero imaginar o que será...
-
- Membro
- Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am
Adoptei um rafeirito abandonado que andava a passear aqui por casa há uns meses atrás. Ele tinha uma ferida enorme horrível no lombo e foi imediatamente tratado tendo recuperado sem qualquer dano de maior.
Depois de parar de tomar o antibiótico, começou-lhe a crescer uma bola do tamanho de uma de golfe perto do sítio da ferida antiga. Cresceu, cresceu, a vet drenou, voltou a antibiótico, parou, voltou a crescer e a drenar naturalmente. Posto isto - cirurgia. Resultado? A bela da pragana!!
Provavelmente, quando a besta que o abandonou (ou alguém por onde passou a tentar arranjar alimento) lhe fez a ferida que tinha, uma erva dessas la se infiltrou e foi alastrado pelo corpo dele. Já estava separada (em várias bolinhas numa área ainda considerável) e vamos lá ver se foi efectivamente tudo retirado...
Nunca na minha vida tinha ouvido falar no perigo destas ervas para os animais! Até hoje quando a vet me mostrou aquilo e fiquei completamente boquiaberta! Agora está o bicho com uma cicatriz enorme, um dreno e, novamente, a antibiótico. Triste sorte...
E pronto, era só para partilhar a minha história convosco. Espero que acabe bem...
Depois de parar de tomar o antibiótico, começou-lhe a crescer uma bola do tamanho de uma de golfe perto do sítio da ferida antiga. Cresceu, cresceu, a vet drenou, voltou a antibiótico, parou, voltou a crescer e a drenar naturalmente. Posto isto - cirurgia. Resultado? A bela da pragana!!
Provavelmente, quando a besta que o abandonou (ou alguém por onde passou a tentar arranjar alimento) lhe fez a ferida que tinha, uma erva dessas la se infiltrou e foi alastrado pelo corpo dele. Já estava separada (em várias bolinhas numa área ainda considerável) e vamos lá ver se foi efectivamente tudo retirado...
Nunca na minha vida tinha ouvido falar no perigo destas ervas para os animais! Até hoje quando a vet me mostrou aquilo e fiquei completamente boquiaberta! Agora está o bicho com uma cicatriz enorme, um dreno e, novamente, a antibiótico. Triste sorte...
E pronto, era só para partilhar a minha história convosco. Espero que acabe bem...

Mariana
-
- Membro
- Registado: domingo set 20, 2009 10:41 pm
Espero que o Messi já esteja melhor e desejo às melhoras ao canito da marymartins. Realmente é uma chatice. Os cães dos meus pais também já tiveram problemas com praganas, um deles teve uma ao pé do olho, mas acabou tudo em bem. Também podem ficar bem presas no fundo da garganta onde não as vemos e depois os bichinhos deixam de comer. E também podem ficar presas no nariz, depois o cão passa o tempo todo a espirrar e pode inflamar. Tem que se ter mesmo muito cuidado.
E quando se enfiam dentro dos ouvidos? É cá um petisco... 

<p>Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns e aqui já fui a LucNun.
</p>
<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.
</p>

<p> </p>
<p><strong>Cada vez me convenço mais que há pessoas que têm o intestino ligado à testa.</strong> - "By" alguém que tem ambas as coisas no seu devido lugar.

O meu Boxy tem pouca sorte com as praganas.
Uma vez suspeitei queele tivesse com uma otite. Levei-o ao vet. Teve que ser anestasiado para deixar a vet ver o que se passava. Ela observou os dois ouvidos, e num deles viu uma pragana e tirou com uma pinça. A pragana estava num estado horrivel, a vet disse que talvez ja tivesse no ouvido dele desde o verao passado, mas so agora ele começou a apresentar sinais de incomodo e dor
Este ano, ele começou a queixar-se muito da patinha durante um passeio, levei-o no colo ate casa. Fui observar as patinhas. E deparo-me com uma pragana enoorme, sem exagero. Eu liguei a vet, mas nao aguentei ve-lo naquele sofrimento, entao peguei no que achei necessario para desinfetar depois, e com muito cuidado tirei a pragana, estava quase metade dentro da patinha, o buraco era muito grande. Depois desinfetei e ele continuou como se nada tivesse acontecido, passando o focinho pela pata de vez enquando...
Essas coisas parecem inofencivas, mas podem trazer grandes problemas. Devemos revisionar os nossos animais com frequencia e atençao.
As melhoras para os pequenitos (ou gigantes
) que tiveram pouca sorte com essas ervinhas xatas.
Uma vez suspeitei queele tivesse com uma otite. Levei-o ao vet. Teve que ser anestasiado para deixar a vet ver o que se passava. Ela observou os dois ouvidos, e num deles viu uma pragana e tirou com uma pinça. A pragana estava num estado horrivel, a vet disse que talvez ja tivesse no ouvido dele desde o verao passado, mas so agora ele começou a apresentar sinais de incomodo e dor

Este ano, ele começou a queixar-se muito da patinha durante um passeio, levei-o no colo ate casa. Fui observar as patinhas. E deparo-me com uma pragana enoorme, sem exagero. Eu liguei a vet, mas nao aguentei ve-lo naquele sofrimento, entao peguei no que achei necessario para desinfetar depois, e com muito cuidado tirei a pragana, estava quase metade dentro da patinha, o buraco era muito grande. Depois desinfetei e ele continuou como se nada tivesse acontecido, passando o focinho pela pata de vez enquando...
Essas coisas parecem inofencivas, mas podem trazer grandes problemas. Devemos revisionar os nossos animais com frequencia e atençao.
As melhoras para os pequenitos (ou gigantes

-
- Membro
Ontem ainda falei sobre ficar preso no nariz e hoje a minha mãe diz que uma das cadelas dos meus pais deve ter uma no nariz porque continua com os espirros. Ela já há algum tempo atrás andou assim, foi vista pela vet e não se viu nada, mas agora cada vez que corre muito começa a espirrar e no sábado já tem consulta marcada para ser anestesiada e ver melhor o que se passa
. Espero que se resolva!

-
- Membro
- Registado: quarta nov 21, 2007 1:11 am
Boa sorte, pantera! Espero que, caso seja uma destas coisas, ainda não se tenha afundado... Até me dói a alma olhar para o meu Doggy e pensar que aquilo é resultado de uma erva...!!
Mariana
-
- Membro
marymartins Escreveu:Boa sorte, pantera! Espero que, caso seja uma destas coisas, ainda não se tenha afundado... Até me dói a alma olhar para o meu Doggy e pensar que aquilo é resultado de uma erva...!!
Obrigada! Também espero que não seja grave. Realmente é uma chatice. Os meus pais, como vivem no campo e lá está tudo cheio destas ervinhas têm muito cuidado porque eles têm três cães e quando vão passear com eles começam a correr e a brincar uns com outros e como correm muito ainda é mais fácil ficaram com isso nos olhos, na garganta, no nariz e nas patas. Agora têm sempre atenção para eles não irem para as ervas mais altas para evitar.
Daquelas redondinhas cheias de picos, já tiiveram os meus cães enfiadas no pêlo, era de tal modo que só cortanto o pêlo, aquilo agarra para sempre!
Felizmente nos cães nunca tive problemas com as praganas mas já tive de tratar de um galo que espetou uma porcaria daquelas naqueles tecidos à volta do olho. Sangue que nunca mais parava! Estava mesmo espetada! O que vale é que depois de sair, sarou num instante.
O mais estranho que vi preso na pata de um serra foi uma semente to tamanho das redondinhas mas que era tal e qual uma estrela, rija e bicuda, cheia de picos, uma verdadeira arma! O bicho começou logo a coxear até pensei que seria um vidro, fiquei parva quando vi aquela semente cheia de picos por todo o lado, parecia uma estrela de aniz. Meteu-se bem entre os dedos, devia dar uma dor!
Felizmente nos cães nunca tive problemas com as praganas mas já tive de tratar de um galo que espetou uma porcaria daquelas naqueles tecidos à volta do olho. Sangue que nunca mais parava! Estava mesmo espetada! O que vale é que depois de sair, sarou num instante.
O mais estranho que vi preso na pata de um serra foi uma semente to tamanho das redondinhas mas que era tal e qual uma estrela, rija e bicuda, cheia de picos, uma verdadeira arma! O bicho começou logo a coxear até pensei que seria um vidro, fiquei parva quando vi aquela semente cheia de picos por todo o lado, parecia uma estrela de aniz. Meteu-se bem entre os dedos, devia dar uma dor!