EuEoBoris Escreveu:...Em relação à alimentação, tendo em conta que sairá da mãe tão novinho, acho que leite magro (do nosso...do mais barato que se compra no hiper serve) misturado com água (pois os cães não toleram o leite puro, mesmo o magro) será o ideal. Aos poucos, e à medida que for crescendo, pode ir dando-lhe umas sopinhas de leite (sempre misturado com água)...uns bocaditos de pão, ou uma ou 2 bolachas desfeitas, junto com o leite.
Julgo ser uma solução económica e que não prejudica o cachorro. Se estou errada, corrijam-me por favor! ...
Corrijo, sim, se não se importa. Não convém nada dar leite de vaca ao cachorro, o estômago dos cães cedo deixa de produzir o enzima que digere a lactose em que o leite de vaca é rico. Ao fazê-lo, poderá causar uma diarreia muito perigosa ao cachorrinho.
Marynessa:
Suponho que o cachorro sairá de junto da mãe assim que começar a comer, portanto poderá ser alimentado desde logo com uma ração específica. Se ainda não tiver a dentição toda cá fora e lhe custar ainda a mastigar, poder-se-á demolhar a ração e reduzi-la a papa, que ele lamberá de um prato.
Mas acima de tudo convém é levá-lo logo ao veterinário e estabelecer com este o regime alimentar, de modo a que a mudança não traga problemas de maior.
De qualquer das maneiras, o ideal seria ele estar ainda com a mãe e os irmão pelo menos por mais duas semanas. As despesas nesa fase são ainda nulas, fale com o criador para que mantenha o cachorro mais algum tempo com a mãe. E não tenha pressa em o levar para junto de si, quanto mais cedo o seprar da mãe, mais problemas de saúde poderão surgir.