Cão a bordo

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

domingo mai 24, 2009 9:43 pm

Hoje vinha no autocarro e o que vi deixou-me mt triste. Era um casal, mais um amigo, que traziam um cão. Este veio dentro de uma transportadora (do mal o menos) no autocarro na bagageira. Observei a cena com atenção (e alguma incredulidade) e o pobre do animal vinha: numa transportadora onde mal cabia (está bem que se fosse muito grande, não sei, talvez pudesse vir lá dentro aos abanões, mas caramba ali o bichinho tinha de se encolher todo), na bagageira nem havia como prender a transportadora ou alguma coisa do género para ela não abanar (e portanto o animal vinha lá dentro aos abanões e aos saltitos, que é do movimento natural do autocarro ainda por cima em estradas esburacadas) ainda por cima viraram a grelha da transportadora para a parede e cobriram-na com malas (também não sei mas acho que assim aquilo deve ter ficado um bocado abafado), já para não falar que a bagageira é por si só um lugar quente, pelo menos eu sinto isso quando vou buscar a mala. O pobre cão viajou assim durante hora e meia, sempre a ladrar e a ganir, via-se que estava mesmo em pânico. Ainda por cima numa paragem, viu-se que a transportadora de tinha aberto, ou seja o cão veio metade do caminho à solta na bagageira. Como se isto não bastasse ainda vim ouvindo os comentários daqueles donos desnaturados. Que o cão era uma besta, que não sabiam porque é que estava a ladrar assim ( :o ). E ainda vinham a dizer que se o cão tivesse estragado alguma coisa enquanto esteve solto não tinham culpa nenhuma, que não tinham culpa de a transportadora se ter aberto...Quer dizer, para já acho que nem deviam ter posto o cão naquela situação. Mas pronto. Agora desresponsabilizarem-se pelo animal!!! Claro que neste país quando tentamos chamar a atenção das pessoas para comportamentos errados que estão a ter, mandam-nos dar uma volta, chama-nos uns nomes, e ainda fazem pior se for preciso.
Não sei o que acham, mas eu fiquei muito triste e com muita pena daquele cão, que no fim da viagem estava aterrorizado e como prémio ainda levou umas palmadas (pode ser que assim não ladre para a próxima... :!: :evil: ). Eu compreendo que as pessoas queiram ter os seus companheiros por perto (aqueles eram estudantes cá da Universidade, que estão deslocados da casa da família), mas pessoalmente se não os pudesse trazer de uma maneira decente (de carro ou comboio) num autocarro é que eu nunca os traria porque não os podemos levar connosco e na bagageira já se sabe a tristeza que é. Enfim, cenas deste país onde tratam os seres vivos como objectos...
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

domingo mai 24, 2009 9:52 pm

Eu além do que referiu e com que concordo, acho ainda mais que triste país este onde as pessoas vêm fazer isso e depois não dizem nada, não fazem nada, vêm depois escrever tópicos na internet a dizer que estão...tristes..indignadas...ou nada ?
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

domingo mai 24, 2009 10:42 pm

A emenda saiu pior que o soneto. :|
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

domingo mai 24, 2009 11:35 pm

Infelizmente, é o país que temos, WhiteLirium. Mal educadas desde que nasceram, as pessoas tratam os animais como trapos. Por outro lado, as empresas de camionagem interpretam a lei como lhes apraz e ninguém a conhece a ponto de reivindicar aquilo a que de facto tem direito.

A lei diz que os animais têm de ser transportados devidamente acondicionados, seja lá isso o o legislador entenda por tal. Portanto, infere-se que seja metidos numa caixa de transporte, e nada mais. O que desde logo limita o transporte a cães pequenos e médios pequenos. E os maiores? Os maiores não cabem, mesmo que vão açaimados e presos com uma trela resistente, etc.

E é assim que as empresas de camionagem fazem a sua própria lei e impõem que os animais seja, enfiados dentro das bagageiras, que não estão preparadas para isso, com a esfarrapada desculpa de que se forem aceites dentro do habitáculo vão incomodar os outros passageiros, que até podem não gostar ou ter medo de cães. Ou que até podem gostar de animais e não se importarem com a sua presença, mas ninguém lhes pergunta nada. Como se a caixa transportadora não chegasse para conter e isolar o animal dos restantes passageiros... E também como se essas empresas se preocupassem muito com os passageiros, na maioria das vezes transportados eles próprios como gado.

Protestar no momento? Ah, pois. Fala assim quem tem carro e não se sujeita a transportes públicos. Os outros, amocham...
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
Gypsfulvus
Membro Veterano

segunda mai 25, 2009 12:05 am

LucNun Escreveu:

Protestar no momento? Ah, pois. Fala assim quem tem carro e não se sujeita a transportes públicos. Os outros, amocham...
Fale por si que l+á por ter carro, também ando de transportes públicos e não amocho. Já lhe disse no outro tópico ao qual fugiu a responder que não deve assumir que os outros são como vocemecê 8)
LucNun
Membro Veterano

segunda mai 25, 2009 12:18 am

:roll:
Gypsfulvus
Membro Veterano

segunda mai 25, 2009 12:21 am

8)
WhiteLirium
Membro

segunda mai 25, 2009 9:50 am

Só não fiz o que não pude. Não posso obrigar as pessoas a fazer aquilo que eu acho correcto. Quando estávamos na rodoviária ouvi um cão a ladrar e não fazia a mínima de que estava na bagageira. Na altura até pensei que fosse alguém que estivesse ou a despedir-se ou assim e tivesse um cão, pronto. Só depois quando já íamos na estrada e eu ouvi ladrar outra vez é que comecei a achar estranho e a pensar «então mas o cão vai aqui!!!???» Depois pela conversa dos donos percebi que sim. Quando fizemos a tal paragem em que se viu que o cão ia solto até fui falar com o motorista (que já conheço há algum tempo e tenho alguma confiança) e dizer que ele não devia deixar levar o cão assim, que ainda se ia magoar indo ali aos solavancos. Claro que a resposta foi que ele não podia fazer nada. Depois quando os donos iam a comentar que não sabiam porque é que o cão ia a ladrar tanto, eu até lhes disse: olhe o pobre do cão vai ali todo encolhido, aos solavancos, sozinho, deve tar um calor enorme, o bicho deve estar cheio de medo, achou o quê? Que o cão ia pensar: ai não vou ladrar que é para não incomodar as pessoas e não chatear os donos. Claro que o cão ladra, "chora". Vocês é que deviam ter pensado nisso antes de o trazer assim.
Mas como mesmo quando nós tentamos fazer as pessoas verem o que estão a fazer de errado somos nós que não temos nada a ver com isso olha: está para aí armada em esperta, o cão é nosso leva-mo-lo como quisermos, meta-se mas é na sua vida e não nos chateie.
Só por aqui se vê que mesmo se eu tivesse dito alguma coisa logo quando eles estavam a por o cão na bagageira tinham-me mandado dar uma volta ao bilhar grande.
Também fiquei triste por não poder fazer mais nada. Mas sinceramente não sei o que mais podia fazer. :(

Quanto ao cão ir junto dos donos concordo com LucNun, porque indo na transportadora não incomodava assim tanto, acho que iria mais calmo por ter os donos por perto. Assim tenho certeza que incomodou muito mais, porque se ouviram os seus latidos durante quase hora e meia.

Acho que em a transportadora sendo muito grande, claro não dá, e então continuo com a minha opinião: ou não se leva ou se leva de outra maneira. Eu também não tenho carro e numa situação destas se quisesse mesmo trazê-lo vinha de comboio (logo eu que tenho pavor a andar de comboio). Quando as transportadoras são pequenas não sei porque é que não nos deixam leva-las connosco. Eu se fosse preciso pagava mais um bilhete.

A minha indignação vai para toda a situação em si, mas muito também para a atitude dos donos.
LucNun
Membro Veterano

segunda mai 25, 2009 10:06 am

Fez o que podia, WhiteLillium. Infelizmente, a boçalidade é muita, e os animais é que pagam a factura. :?
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda mai 25, 2009 10:24 am

Gypsfulvus Escreveu:Eu além do que referiu e com que concordo, acho ainda mais que triste país este onde as pessoas vêm fazer isso e depois não dizem nada, não fazem nada, vêm depois escrever tópicos na internet a dizer que estão...tristes..indignadas...ou nada ?
o senhor(ª) se visse esta situação fazia o quê??

pagava o bilhete para o animal ir ao seu lado, ou ia com o animal na bagagueira? :lol: :lol: :lol:

Santa Paciência.
nicasekika
Membro Júnior
Registado: segunda fev 19, 2007 12:00 pm

segunda mai 25, 2009 10:43 am

Pois eu nesta situação também não sabia mais o que podia fazer...e mesmo assim WhiteLirium já se sujeitou a ouvir coisas desagradáveis, nem todos estão para isso...

Claro, devia poder-se fazer qualquer coisa. Devia...mas não se pode...
SusaButerfly
Membro Júnior
Registado: domingo abr 20, 2008 4:56 pm

segunda mai 25, 2009 10:52 am

WhiteLirium Escreveu:Claro que neste país quando tentamos chamar a atenção das pessoas para comportamentos errados que estão a ter, mandam-nos dar uma volta, chama-nos uns nomes, e ainda fazem pior se for preciso.
Se WhiteLirium escreveu isto parece que ficou claro que não ficou parada a apreciar a cena.

Quanto ao depois ainda agirem como se nós é que estivéssemos errados isso concordo. Isto é assim, leva-se ao máximo a regra de não nos devermos meter na vida dos outros. Não nos devemos meter...então ficamos a ver cenas tristes sem fazer nada...há que mudar mentalidades. As pessoas ficam ofendidas quando lhes tentamos mostrar que não estão correctas.

Então e mais ninguém disse nada???
BixoRapunzel
Registado: terça abr 22, 2008 6:59 pm

segunda mai 25, 2009 10:57 am

xenita Escreveu: pagava o bilhete para o animal ir ao seu lado, ou ia com o animal na bagagueira?
O pior é que mesmo se alguém se dispusesse a pagar o bilhete para o animal ir como deve de ser, não deixavam... :?
WhiteLirium
Membro

segunda mai 25, 2009 10:59 am

Acho que uma senhora que levava um bebé também reclamou, porque não conseguia adormece-lo.
YolaeFifi
Membro Veterano
Registado: sexta mai 20, 2005 9:16 pm
Contacto:

segunda mai 25, 2009 12:33 pm

isto é na rede expresso?

eu já tive uma situação assim, mas era comigo! eu levava um cachorro de 1,5 meses numa transportadora de gato. quando comprei o bilhete não me avisaram de nada, ia a entrar no autocarro (para uma viagem de quase 4 horas) e o motorista impediu-me, mandando por o animal na bagageira...

bem....! na bagageira, no meio de malas, às escuras, sem ar renovado.... :o

o motorista ainda respondeu ''ah, mas tem imenso ar e espaço...'' o quê!?!?!
:o :o

bem, fiz uma peixarada ( :oops: ) disse que era desumano, incompreensível e etc, exigi o dinheiro de volta e só me arrependi de demorar tanto tempo que já não deu para pedir o livro de reclamações, pois tive de correr para ir de comboio, onde demorei quase o dobro do tempo e paguei quase o dobro do preço de bilhete!!!
Responder

Voltar para “Cães”