Hipotiroidismo canino

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

EuEoBoris
Membro Júnior
Registado: domingo mai 24, 2009 2:49 pm

domingo mai 24, 2009 11:06 pm

Olá a todos! :wink:

Há uns meses, com outro nick, deixei um post com o titulo "Adoptei um cão que se revelou uma fera"...qualquer coisa deste género.
Pois é, essa fera, descobriu-se entretanto, tem hipotiroidismo congénito. :o

Se houver alguém que tenha algum caso do género, ou que saiba de algum, ou até mesmo tenha conhecimentos sobre a doença, gostaria de trocar alguma (muitas) impressões e experiências. Pois isto para mim é novo e, até agora, totalmente desconhecido.

Obrigada.
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo mai 24, 2009 11:42 pm

E o que é que quer partilhar? Já falou com o seu vet? O cão já está a ser medicado?
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
EuEoBoris
Membro Júnior

domingo mai 24, 2009 11:55 pm

texuga Escreveu:E o que é que quer partilhar? Já falou com o seu vet? O cão já está a ser medicado?
Sim, claro. Foi o vet que diagnosticou, após uma série de exames (caríssimos por sinal), e foi logo medicado. :? Medicação esta que terá de tomar durante toda a vida.

O organismo do Borinhos não produz as hormonas necessárias ao seu desenvolvimento/crescimento....até tomar a medicação, e apesar de ser cachorro ainda, só dormia, cansava-se muito, era completamente apático, com muito frio sempre, e provavelmente terá também afectado o sistema nervoso dele...pois a nível mental é inconstante no seu comportamento. E também terá afectado a visão dele. Digo dirá, porque poderá ser da doença ou não...

Não tem testículos, são intra-abdominais...aliás, ele não tem nada, nem os chamados sacos, para onde os testículos deveriam descer.

Como me disseram, e li, que se trata de uma doença rara, achei que seria interessante falar disso e partilhar experiências. Quem sabe não poderá ajudar outras pessoas? Trata-se de uma doença que convém ser detectada o mais cedo possível, para provocar o menor número de danos no organismo do animal.
:roll:
Gypsfulvus
Membro Veterano
Registado: segunda abr 27, 2009 9:09 pm

segunda mai 25, 2009 12:05 am

Já agora qual o outro tópico, para se poder associar o comportamento a isto ?
EuEoBoris
Membro Júnior

segunda mai 25, 2009 12:30 am

Gypsfulvus Escreveu:Já agora qual o outro tópico, para se poder associar o comportamento a isto ?
Quando escrevi o outro tópico não fazia ideia do que o Boris poderia ter.
Cá vai o link do tópico, espero que funcione :wink:

http://arcadenoe.sapo.pt/forum/viewtopic.php?t=64503
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 25, 2009 12:31 am

EuEoBoris Escreveu:
texuga Escreveu:E o que é que quer partilhar? Já falou com o seu vet? O cão já está a ser medicado?
Sim, claro. Foi o vet que diagnosticou, após uma série de exames (caríssimos por sinal), e foi logo medicado. :? Medicação esta que terá de tomar durante toda a vida.

O organismo do Borinhos não produz as hormonas necessárias ao seu desenvolvimento/crescimento....até tomar a medicação, e apesar de ser cachorro ainda, só dormia, cansava-se muito, era completamente apático, com muito frio sempre, e provavelmente terá também afectado o sistema nervoso dele...pois a nível mental é inconstante no seu comportamento. E também terá afectado a visão dele. Digo dirá, porque poderá ser da doença ou não...

Não tem testículos, são intra-abdominais...aliás, ele não tem nada, nem os chamados sacos, para onde os testículos deveriam descer.

Como me disseram, e li, que se trata de uma doença rara, achei que seria interessante falar disso e partilhar experiências. Quem sabe não poderá ajudar outras pessoas? Trata-se de uma doença que convém ser detectada o mais cedo possível, para provocar o menor número de danos no organismo do animal.
:roll:
Não o critiquei, apenas achei que deveria ser mais explícito no seu objectivo para com este tópico :wink:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
xenita
Membro Veterano
Registado: quinta jul 24, 2008 12:07 pm

segunda mai 25, 2009 10:37 am

Ola
O cãozinho tinha razão para reclamar,os humanos não percebem o que nos transmitem.
Desejo toda a sorte do mundo para o cãozinho e para si.
XANAKIKA
Membro Veterano
Registado: sábado set 08, 2007 7:05 pm

segunda mai 25, 2009 1:23 pm

Olá boa tarde.

À minha Kika foi diagnosticado hipotiroidismo com 6 anos. Está medicada diariamente desde então, e é vitalicio. Apatia, excesso de peso e alopécia no focinho. Como é uma Husky todo o pelo foi afectado, perdendo por quase completo toda a 2ª camada;
Hoje está mais ou menos bem ( devo dizer que após a medicação os resultados foram quase imediatos, pelo menos na disposição. ). Está com um problema que se acha ser derivado ao problema da tiroide, uma massa de gordura que lhe prende a pata da frente. Mas sem certezas de nada. Tem feito analises anuais para controle da malandra tiroide, e de 4 comprimidos passou para 3.
Fez novas analises há mais ou menos 2 meses para verificar os niveis da tiroide. Tudo igual, continua com a mesma dosagem.
Hoje tem quase 13 anos e à parte deste problema que surgiu agora andou sempre bem.

Um à parte: a medicação é de humanos, custa por volta de 4 euros cada frasco, de 60 comprimidos que me dá para 20 dias. Não é muito caro, mas se a Srª. Drª.médica de familia passasse a receita médica ficava na ordem dos 0.80 / 0.90 centimos por frasco..." o estado não comparticipa medicação para animais...." carambas, até pode ter alguma lógica, mas sou eu que pago...não percebo.

Tudo de bom para o Boris, vai correr tudo bem.
cumprimentos,

:wink:
<p>" Todo o Homem &eacute; culpado do bem que n&atilde;o fez" <strong>Voltaire</strong></p>
<p><u></u></p>
<p><u>Catarina Santos</u></p>
Siioux
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 8:51 pm
Localização: Micas, Lia, João, Ciro, Quim, Ri-te, Simão, Perdida, Margarida, Preta, Formiga, Náná, Doce, + 24
Contacto:

terça mai 26, 2009 9:04 pm

Olá Boa Noite

Não há mto mais a dizer do que já foi dito. Eu tenho cá em casa 3 cães (pelas minhas contas :roll: ) que manifestam visivelmente sinais de hipotiroidismo são medicados para o resto da vida o que é uma tremenda chatice, mas o que tem que ser tem mta força.
Boa sorte
<p><strong>Sandra de Albuquerque</strong></p>
<p>&nbsp;</p>
EuEoBoris
Membro Júnior

terça mai 26, 2009 9:50 pm

XANAKIKA Escreveu:Olá boa tarde.

À minha Kika foi diagnosticado hipotiroidismo com 6 anos. Está medicada diariamente desde então, e é vitalicio. Apatia, excesso de peso e alopécia no focinho. Como é uma Husky todo o pelo foi afectado, perdendo por quase completo toda a 2ª camada;
Hoje está mais ou menos bem ( devo dizer que após a medicação os resultados foram quase imediatos, pelo menos na disposição. ). Está com um problema que se acha ser derivado ao problema da tiroide, uma massa de gordura que lhe prende a pata da frente. Mas sem certezas de nada. Tem feito analises anuais para controle da malandra tiroide, e de 4 comprimidos passou para 3.
Fez novas analises há mais ou menos 2 meses para verificar os niveis da tiroide. Tudo igual, continua com a mesma dosagem.
Hoje tem quase 13 anos e à parte deste problema que surgiu agora andou sempre bem.

Um à parte: a medicação é de humanos, custa por volta de 4 euros cada frasco, de 60 comprimidos que me dá para 20 dias. Não é muito caro, mas se a Srª. Drª.médica de familia passasse a receita médica ficava na ordem dos 0.80 / 0.90 centimos por frasco..." o estado não comparticipa medicação para animais...." carambas, até pode ter alguma lógica, mas sou eu que pago...não percebo.

Tudo de bom para o Boris, vai correr tudo bem.
cumprimentos,

:wink:
Olá.
Obrigada pelo "testemunho". Fico contente por estar a correr tudo bem com a Kika.

Tem razão em relação ao medicamento...por enqto o meu toma meio comprimido, por isso dura mto tempo a embalagem. E consegui que o meu Sr. Dr. Médico de Família me passasse a receita ;-)
Acho que estes medicamentos, ou qualquer medicamento para animais deveriam ser comparticipados. Também não entendo o por quê de não o serem!

Aliás, acho que uma simples coleira para proteger dos parasitas, ou aqueles liquidos que se colocam no lombo (não me lembro do nome técnico) deveriam ter o iva a 5%, mas isso é outra conversa...
EuEoBoris
Membro Júnior

terça mai 26, 2009 9:57 pm

Siioux Escreveu:Olá Boa Noite

Não há mto mais a dizer do que já foi dito. Eu tenho cá em casa 3 cães (pelas minhas contas :roll: ) que manifestam visivelmente sinais de hipotiroidismo são medicados para o resto da vida o que é uma tremenda chatice, mas o que tem que ser tem mta força.
Boa sorte
Caramba! 3 cães ?!
Mas demonstram sinais ou foram feitas as análises?

Estou a ver que a doença é mais comum do que se pensa...

Tudo de bom para os seus canitos!
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça mai 26, 2009 10:07 pm

A forma de hipotiroidismo que aparece com a idade é bastante comum, sim, EuEoBoris. Aliás, também nos humanos é comum. A tiróide é uma glândula que com o tempo se vai desregulando.

Mas a forma de hipotiroidismo de que o seu cão sofre é que é rara e traz grandes problemas de formação ao feto. Quando ocorre nas pessoas, as crianças nascem com atraso mental e várias deficiências físicas que por vezes se confundem com o síndrome de Down.

Também tenho uma cadela velhota (vai fazer treze anos em Agosto), que já há uns dois anos apresenta sintomas de hipotiroidismo. Vai iniciar o tratamento a seguir à intervenção sobre outros problemas mais urgentes que tem.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
EuEoBoris
Membro Júnior

terça mai 26, 2009 10:20 pm

LucNun Escreveu:A forma de hipotiroidismo que aparece com a idade é bastante comum, sim, EuEoBoris. Aliás, também nos humanos é comum. A tiróide é uma glândula que com o tempo se vai desregulando.

Mas a forma de hipotiroidismo de que o seu cão sofre é que é rara e traz grandes problemas de formação ao feto. Quando ocorre nas pessoas, as crianças nascem com atraso mental e várias deficiências físicas que por vezes se confundem com o síndrome de Down.

Também tenho uma cadela velhota (vai fazer treze anos em Agosto), que já há uns dois anos apresenta sintomas de hipotiroidismo. Vai iniciar o tratamento a seguir à intervenção sobre outros problemas mais urgentes que tem.
Pois...o Boris tb deve ter algum atraso mental (pelo menos eu só o desculpo por isso)

Além de não ter o orgãos genitais formados, pelo menos exteriormente, também é certo que tem problemas de visão...nunca o ouvi a chorar (ganir), e no 1º dia que tive de o deixar sozinho em casa (fiquei à espreita para ver o que ele fazia) qual não é o meu espanto qdo começa a uivar como "gente" grande!
Enfim...de resto, é muito esperto para umas coisas e para outras leva-me ao desespero...

comprei os livros que me aconselharam aqui no fórum e gostei bastante e foram uma grande ajuda também. :-)

"Estes dois livros são muito bons para comprender estes conceitos e aprender a agir da forma mais correcta no ensinamento do seu cão. Espero que lhe sejam uteis:
- "A paixão de cesar", de Cesar Millan
- "A encantadora de cães", de Jan Fennell " (aconselhados pela teresavc)

senta e dá a pata, qdo lhe peço...qdo digo NÃO obedece...mas...não desce escadas :?

(acho que já me alonguei ;-) )
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

terça mai 26, 2009 10:41 pm

Sugiro-lhe que se informe também sobre a doença - chamemos-lhe assim, para simplificar. É essencial que compreenda o seu cão compreendendo o seu handicap. Num caso como o dele, isso é mais importante do que aprender métodos que se aplicam a cães saudáveis e equilibrados.

Procure na Net, aparece bastante informação médica de confiança sobre o hipotiroidismo congénito.
Ol&aacute;, eu sou a Bronkas de outros f&oacute;runs!
EuEoBoris
Membro Júnior

terça mai 26, 2009 10:54 pm

LucNun Escreveu:Sugiro-lhe que se informe também sobre a doença - chamemos-lhe assim, para simplificar. É essencial que compreenda o seu cão compreendendo o seu handicap. Num caso como o dele, isso é mais importante do que aprender métodos que se aplicam a cães saudáveis e equilibrados.

Procure na Net, aparece bastante informação médica de confiança sobre o hipotiroidismo congénito.
Sim, já fiz isso. Tenho uma autêntica "livraria" virtual sobre o assunto ;-)

Os livros foram comprados antes de saber que ele tinha esta doença.

A vet também me deu informação que compilou, para me ajudar. Mesmo eles lá no hospital veterinário comentam mto o caso e até fotos pediram para tirar ao cão (claro, não seria a mim!) ;-)

Claro que acho que não foi por causa da doença, é por ele ser mesmo lindo e fofo!! :-)
Responder

Voltar para “Cães”