terça mai 26, 2009 10:48 pm
"COMO ENSINAR UM CÃO A FAZER AS NECESSIDADES NUM LOCAL FIXO?"
Apenas posso falar pela minha experiência, e pelo que me fui informando antes de ter o meu cão e nos 1os dias após adopção (confesso que procurei imensa informação):
1º arranjar esse local fixo e mantê-lo sempre acessível ao animal. Colocar jornais, para ele fazer em cima (areia é para gatos e nada aconselhável a cães)
2º os primeiros dias na nova casa são mto importantes para que o cão saiba quais os locais que lhe são permitidos...e para o quê.
3º criar hábitos ao cão: sempre que lhe parecer que ele vai fazer um xixi ou coco (eles começam a andar dum lado para o outro impacientemente), terá que levá-lo ao local destinado...poderá ter que repetir isto várias vezes durante dias...
se for num sitio que não incomode mto quem habita a casa, e que não impregne a casa de cheiros, aconselho a deixar ficar algum tempo os jornais sujos, para ele sentir o cheiro e associar
5º se ele começar a fazer fora do sitio deverá dizer qualquer coisa do género "aqui não!", e levá-lo para o sitio certo. Se ele terminar a necessidade no sitio certo dizer algo positivo "lindo...mto bem"
Acima de tudo, se o cão não for apanhado em flagrante não se deve ralhar, nem bater, pq ele não vai fazer ideia do que se passa.
Enfim, espero que ajude! Comigo resultou.
Não se esqueça que o cão precisa de ir à rua...para passear e exercitar.
Se criar rotinas de passeios ele também se habitua a fazer as necessidades na rua.