Só morde!

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Concha9900
Registado: segunda jun 01, 2009 10:25 am

segunda jun 01, 2009 10:32 am

Olá! Sou nova por aqui e decidi procurar a vossa ajuda porque já não sei o que hei-de fazer à minha cadela.
Ela fez 3 meses no passado dia 22 e desde que a trouxemos para casa (há cerca de 1 Mês e meio) só nos morde. Já tentei todos os métodos para a educar para não o fazer mas não consigo nada! Já estou desesperada porque gostava de a ter mais tempo ao pé de nós mas é massacrante estar sempre a ser mordida em todo o lado!
Alguém me sabe explicar porque é que isto acontece (para além de lhe estarem a nascer alguns dentes) e o que posso fazer para que deixe de ser assim?
Até breve. :(
WhiteLirium
Membro
Registado: sexta mar 13, 2009 11:54 am

segunda jun 01, 2009 10:35 am

Penso que o melhor é mesmo procurar um treinador qualificado. Agora que ainda é novinha é a melhor altura para começar a treiná-la em obediência, etc.
Nascemos de um sonho, vivemos num sonho e morremos quando o sonho acaba.
LucNun
Membro Veterano
Registado: sexta jan 09, 2009 1:38 pm

segunda jun 01, 2009 11:06 am

Essa é uma das razões pelas quais os cachorros não devem sair de junto das mães e dos irmãos antes das oito semanas, pelo menos.

A mordedura é um instinto inato e é a mãe que os ensina a inibi-lo, tal como as reacções defensivas mútuas dos irmãos de ninhada, que tendem a morder mas não gostam de ser mordidos. Vão aprendendo uns com os outros e com a mãe.

Claro que nós também os podemos ensinar a não morder sem necessidade, mas isso pede firmeza e constância da nossa parte, se nos pusermos com "coitadinho, a dona foi má", fica tudo em águas de bacalhau, o cachorro não aprende o que deve, só fica a saber o que não deve: a fazer chantagem com os donos.

Encha-se de rigor e não permita mais mordidelas. Quando a cachorra o fizer, queixe-se em voz alta - "Ai!" - e expulse-a de junto de si, dando-lhe um brinquedo de morder. Ela vai tentar repetir a graça, claro, e aí diga-lhe "Não!" em voz firme e até zangada, mas não grite, os gritos não servem para nada, só atemorizam. E um cachorro não precisa, nem deve, ser atemorizado, só repreendido. Por fim, se insistir, pegue nela e leve-a para outro sítio, isole-a por alguns minutos. Se, ao sair do isolameto, ela voltar a morder, agarre-lhe a pele do cachaço e sacuda-a um pouco, como a cadela mãe o faria, volte a dizer "Não!" e volte a exilá-la.

Como estímulo para ela aprender a inibir a mordedura, sempre que ela o não faça, ou quando começar a obedecer ao "Não!" e quando começar a evidenciar controlo, acarinhe-a e fale com ela meigamente. Mas se ao fazê-lo ela voltar a tentar morder, passe imediatamente da meiguice para o rigor.

Tudo isto pode parecer muito duro para a cachorrinha, mas acredite que é a única maneira de a ensinar a controlar as dentadas, uma parte importante da socialização de todos os cachorros. Faça-se forte e siga isto à risca, quem mais beneficiará com a educação será a cadelinha.

Treinador? Não é preciso, ainda se está na fase da puericultura canina, e de resto é demasiado jovem para tal.
Olá, eu sou a Bronkas de outros fóruns!
msgines
Membro Júnior
Registado: segunda abr 20, 2009 6:50 pm

sábado jun 06, 2009 3:33 pm

Concha9900 Escreveu:Olá! Sou nova por aqui e decidi procurar a vossa ajuda porque já não sei o que hei-de fazer à minha cadela.
Ela fez 3 meses no passado dia 22 e desde que a trouxemos para casa (há cerca de 1 Mês e meio) só nos morde. Já tentei todos os métodos para a educar para não o fazer mas não consigo nada! Já estou desesperada porque gostava de a ter mais tempo ao pé de nós mas é massacrante estar sempre a ser mordida em todo o lado!
Alguém me sabe explicar porque é que isto acontece (para além de lhe estarem a nascer alguns dentes) e o que posso fazer para que deixe de ser assim?
Até breve. :(
Forista, o que tem a fazer é ter paciência, a sua cadelinha está na altura de fazer traquinices e este comportamento é normal!! Acontece o mesmo connosco humanos! :wink:
No entanto, ela fazê-lo a toda a hora não é correcto, isto porque tem bastante energia dentro dela.
Dê passeios mais longos com ela, e umas corridinhas, de certo ficará mais cansada, e não terá tanta energia para a "chatear".
Mesmo assim, se ela continuar a "abusar", crie limites.
Acredito que com dedicação conseguirá bons resultados.

Boa sorte. :wink:
Responder

Voltar para “Cães”