Olá,
texuga Escreveu:epilif06 Escreveu:VeTonfire Escreveu:
Ele rosna quando te aproximas da comida? Vai á frente a puxar a trela quando sais com ele? Espero que não, porque isso são sinais de que o teu fiel amigo tem as hierarquias invertidas... Ao ano e meio ainda está "moldável" mas tens que te informar RAPIDAMENTE!
Ora viva, agradeço a todos desde já o facto de me estarem a ajudar
Em relação às perguntas acima, ele faz exactamente o contrário, fica muito contente quando me estou a aproximar com a comida (akele rabo onde bater parte tudo

) e
quando sai à rua ele tenta é puxar-me para outros lados e quer andar mais rápido, só quando lá vê um canito a ladrar fica logo cheio de medo
Penso que
não há mal nenhum em relação a isso.
Mas se assim não for agradeço uma correção.
Cumprimentos
Sim há mal... ele quer mandar em si, quer liderar o passeio, mas como ainda é um cão jovem, é inseguro, por isso fica com medo se outro cão se impõe. Isto é uma confusão total na cabeça dele, continua a ser urgente umas aulas de treino...
Meu amigo/a, permite que te trate assim,
Esse cão tem que ir para a escola rapidamente para aprender/habituar a lidar com outros cães e pessoas - Treino de socialização, é básico. Sem isto não saias de casa, ou melhor, tens que sair mas com o intuito de treinar e não passear. Quando ele puxar para um lado caminha para o outro, se ele passar à tua frente, vira ao contrário, se ele puxa tu paras, grita JUNTO ao mesmo tempo que dás um puxão na trela, isto obriga-o a caminhar junto a ti, tudo isto de preferência com uma trela de estrangulamento que apesar do nome não mata, apenas lhe mostra quem manda, para a idade não devia mostrar medo a outros cães, não mostres tu receio nem lhe faças festas se ele o demonstrar, caminha normalmente mostra-lhe que o proteges em caso de perigo, batendo o pé ao outro cão, evita o confronto entre eles, faz estas saídas todos os dias. Quanto a morder-te a perna, está simplesmente a testar-te, ou lhe pões um travão na atitude ou vai morder-te ou a alguém com força.
O cão tem que ir para a escola, mas tu tens que acompanhar o cão, recomendo que procures uma escola onde o possas fazer, já que TU tens que aprender ordens e gestos para dominar o cão.
Quanto ao saltar para cima de ti quando chegas, não vai ser agradável quando entrares em casa com roupa nova e lavada e ele meter-te as patas sujas de lama ou outra coisa qualquer, por isso grita NÃO e ignora-o, aliás o comando NÃO aplica-se/grita-se sempre que ele fizer algo negativo, se ele fizer ao positivo faz-lhe festas e fala carinhosamente com ele, dizendo-lhe por exemplo, bonito,lindo ou outra palavra e se tiveres um biscoito, óptimo, aliás, nesta fase deverias andar com biscoitos para recompensar as atitudes positivas, porque ele vai entender que atitude positiva=festas e biscoitos, atitude negativa=grito e puxão.
Tens que insistir e repetir até à exaustão, salvo melhor opinião, o que acima mencionei.
Não esqueças o primeiro ponto, o Doberman geneticamente é um cão de guerra, por isso, escola e rápido já que ele tem 18 meses.
Abraço
Félix