Afinal adopta-se ou não ?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Ordem_dos_Membros
Membro
Registado: quarta jul 09, 2003 8:56 pm
"NICO"lau - Labrador com 1 ano

terça ago 05, 2003 11:28 am

Zoscar Escreveu: Que giro, descobri agora que só podem ter cães os ricos.

Nem sequer os pobres "classe média" têm condições para ter canitos ?
Realmente compreendeu tudo ao contrário. ;)
<p>Bem ajam e haja ordem na ordem.</p>
<p>L.G.</p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça ago 05, 2003 11:45 am

[quote=nynf]
:?: :?: :?: Quer parecer-me que não apanhou o sentido do tópico...
[/quote]

O próprio tópico tem pouco sentido, ao pretender tratar a questão da adopção de cães a partrir de apenas um dos muitos aspectos a considerar, e nem sequer o mais importante.

Na minha opinião, falso moralismo
CasadeAnaval
Membro Veterano
Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm

terça ago 05, 2003 11:58 am

Realmente muita gente não percebe ou não quer perceber, ams eu pesnei que estava a escrever para dultos, enganei-me.

Os ofendidos que aprendam a ler.

Quanto ao Jcsousa, já que é falso moralismo, diga lá qual na sua opinião é o mais importante. Eu estive a focar um aspecto como referi para quem lê tudo e não atravessado. Podia partir para a educação e responabilidade, o respeito pelos outros, mas enfim.
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 12:02 pm

Bem.

Ponto um, eu falo de animais abandonados e há sempre umas pessoas que começam a falar dos de raça, será complexo ?.

Ponto dois, este nunca foi suposto ser um tópico para dissecar todas as causas das adopções falhadas mas abarcar um sapecto.

Até agora leio criticas, criticas, mas quem critica deve saber apresentar argumentos.

Nenhum tem ?

Eu penspo estar a falar com pessoas adultas que sabem argumentar, com a excepção de uma que só vem aqui para desabafar os seus problemas psicologicos...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 12:35 pm

[quote=CasadeAnaval]

Eu penspo estar a falar com pessoas adultas que sabem argumentar, com a excepção de uma que só vem aqui para desabafar os seus problemas psicologicos...

[/quote]

Convinha ter a corgaem de especificar quem é essa tal pessoa, talvez mereça uma excomunhão papal...

Quanto ao que interessa, e repetindo argumentos meus e de outros participantes:

1. A questão a considerar na adopção de um cão deve ser a de saber se é uma opção consciente ou inconsciente;
2. Uma opção inconsciente leva normalmente ao reabandono do animal.
3. O factor económico é, na minha opinião, pouco importante a não ser em casos de miséria extrema, que são por demais evidentes e por isso não mereceriam a abertura do tópico.
4. A não ser que haja dados objectivos que provem o contrário, a maioria dos cães abandonados não o foram por problemas económicos mas por outras razões - tornaram-se muito grandes, são irrequitetos e estragam o jardim, caçam mal, não conseguiram o que eu queria em tal exposição... e muitas outras razões que você sabe pelo menos também como eu).
5. Essas razões estribam na falta daquilo que eu aponto (bem como outros foristas) como o verdadeiro critério para adoptar um cão - amor pelo animal, cumplicidade e companheirismo com o novo amigo.
6. O factor financeiro tem, repito, pouca inportancia relativamente aos outros que apontei. Primeiro, porque as despesas com a manutenção de um cão não são assim tantas como você diz, desde que sejam as NORMAIS. Segundo porque os imponderáveis a que se refere e que podem ser mais onerosos acontecem em qualquer aspecto da nossa vida, e mau seria se nos inibíssemos de tomar decisões por causa deles.
7. Por último, se um cão adoptado tem uma vida feliz com o novo dono e por azar vem a precisar de um tratamento caríssimo, há donos que concerteza se privariam pessoalmente para salvar o animal - já disse em mensagens anteriores que lhe posso citar exemplos reais.
8.Se, por impossibilidade TOTAL, a esse cão só restasse a alternativa do abate, mesmo assim eu considero que teria tido um resto de vida muito mais feliz do que se tivesse continuado abandonado.
9. Queria argumnentos? Estes são os meus. Não o convencem? Paciência... eu só me limito a dar a minha opinião, sem querer convencer ninguém.

Finalmente, um ponto de ordem: você tem a sua opinião sobre mim, e vice-versa. Possivelmente até estaremos os dois enganados. Peço-lhe que não se refira a mim com ironias e que seja objectivo nas suas críticas. Não precisamos de estar a incomodar outros foristas com discussões fora do âmbito dos tópicos. Das culpas que me cabem nessas discussões penitencio-me publicamente. Continuarei a participar sempre que julgar oportuno e com o objectivo com que entrei neste foro - abordar temas que me interessem, ensinar e aprender, porque ninguém sabe tudo.

José Carlos
aisd
Membro Veterano
Registado: sexta mai 10, 2002 3:46 pm
periquito FALCANITO

terça ago 05, 2003 12:57 pm

Realmente (mea culpa) fugi ao tópico.
Fico sempre um pouco aborrecida quando se dá prioridade às questões financeiras sobre todas as outras, no assunto da posse de um cão.

É que se fossemos a pensar assim, quem teria cães ?
As pessoas pensam nos custos normais de ter um cão, não nas extraordinárias eventualidades, que sim, podem acontecer, mas esse aspecto não deve ser inibidor de se ter um cão (ou um filho, for that mather) !

Os meus vizinhos, são pessoas na maioria modestas, mas quando se trata do seu cão, desdobram-se !
Foi a minha vizinha que gastou dezenas de contos com o bóbi, é o meu vizinho que têm uma cadelinha (já foi operada 2 vezes a uma perna e continua a coxear),etc.

Na realidade, estou convencida, que são os pequenos burgueses que mais maltratam os cães (quer-se dizer - se tenho dinheiro para almoçar fora, vou gastá-lo com o cão ???).

Estou 100% de acordo com o jcsousa.
Ele resumiu muito bem, tudo o que eu gostaria de ter dito.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

terça ago 05, 2003 1:02 pm

os imponderáveis acontecem também com as pessoas. se fôr vítima de doença grave e não tiver dinheiro para ir para o privado, espero anos para ser internada à borla num hospital do estado.
anjaazul
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 1:02 pm

os imponderáveis acontecem também com as pessoas. se fôr vítima de doença grave e não tiver dinheiro para ir para o privado, espero anos para ser internada à borla num hospital do estado.
Zoscar
Registado: sexta jun 06, 2003 9:20 am

terça ago 05, 2003 1:07 pm

JCSousa
Concordo inteiramente consigo!

Se calhar o tópico tem muito "pano para mangas".

Os meus dois cães foram adoptados. Não conhecia qualquer das pessoas que os ofereceu, tendo, e muito bem (penso eu), que ter "passado no exame". Foram-me colocadas inumeras perguntas, por ambas as pessoas, principalmente acerca das condições para os ter (de espaço, tempo...).

Adoro os meus cães e só desejo que todas as adopções sejam bem sucedidas como a que fiz.

Claro que o desejo de ter animais não pode levar a uma adopção por impulso. Tendo uma filha que sofre de asma, apenas quando a doença dela o permitiu ( devidamente aconselhada pelo médico), e o concenso da família o entendeu, passei a procurar um cão para levar para casa. Três semanas depois do primeiro lá estar não resisti a levar o segundo. A casa está mais cheia, as despesas ( que bem sabemos que as há sempre) aumentaram, mas tempo de "gasto" com eles é sempre dos melhores do dia.

É o meu testemunho, e espero continuar a aprender a cuidar cada vez melhor deles, com a vossa ajuda- que sei que muitos dos foralistas são experientes "amantes" dos cães-, que me tem sido bastante útil em vários aspectos

Obrigado
Ana
CasadeAnaval
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 1:36 pm

Caro Jcsousa, não é você a pessoa que refiro mas vejo que ficou afectado. Eu já lhe disse o que penso da sua atitude na sequência da sua amiga Ana Sales não penso mais no assunto.A pessoa afectada psicologicamente sabe quem é, andou a espalhar a falsa morte do cão de um amigo meu. E se não a identifico pelo nome verdadeiro é porque muda ciclicamente de nickname.

Quanto à questão económica que tanta gente desdramatiza, todos têm a sua opinião e eu a minha, como referi.

Várias pessoas ficaram aqui enxofradas mas volto a dizer que o aspecto económico estav a ser focado mas não é o último.

Falem que sabem das experiências das pessoas remediadas que fazem tudo pelo cão, eu também conheço esses casos. Mas também conheço na porporção de 10 para 1 casos de outras pessoas remediadas que abatem ou abandonam os cães quando surgem problemas de saúde.

O que se passa, é que como não é uma coisa bonita de dizer nem deixa ficar bem, calam-se em copas e sós e ouve falar daquelas que muito bem se sacrificaram pelos animais.
anjaazul
Membro Veterano

terça ago 05, 2003 1:42 pm

Falem que sabem das experiências das pessoas remediadas que fazem tudo pelo cão, eu também conheço esses casos. Mas também conheço na porporção de 10 para 1 casos de outras pessoas remediadas que abatem ou abandonam os cães quando surgem problemas de saúde.
eu comentei uma vez com uma pessoa que era muito mais que remediada as vezes que ia com a joana ao vet por já ser muito velhota. resposta - comigo já a tinha mandado abater. embora a gata estivesse com problemas, não era caso para tanto. assim, não são só os remediados. a tal tinha um gato :cry: :cry:
MaryLuna
Membro Veterano
Registado: quinta jun 19, 2003 1:10 pm
Contacto:

terça ago 05, 2003 2:23 pm

Olá!

Eu penso que o CasadeAnaval não queria dizer que para ter um cão é necessário ter dinheiro na conta por assim dizer. (corriga-me de tiver entendido mal)

Vou ver se consigo explicar o que entendi:

Uma pessoa adopta um cão, faz contas antes em principio e garante que tem as condições para pagar as despesas "normais" de um cão, com despesas normais não me refiro a rações da marca x ou y.

Mas o senão, é essa pessoa pensar assim: Se por uma eventualidade acontecer algo de grave terei maneira de pedir um emprestimo ou o que for para pagar a despesa ou não poderei fazer nada?

Penso que esta era a questão, ou seja, se sim tenho possiblidade de cubrir uma eventualidade de uma maneira ou outra, optimo. Se não então mais vale não ter cão nenhum, porque acidentes acontecem e não é só aos cães dos outros.

Isto tudo apenas analisando um ponto apenas na adopção de um cão.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 7:14 pm

CasadeAnaval escreveu:

"Falem que sabem das experiências das pessoas remediadas que fazem tudo pelo cão, eu também conheço esses casos. Mas também conheço na porporção de 10 para 1 casos de outras pessoas remediadas que abatem ou abandonam os cães quando surgem problemas de saúde"

Este seu argumento é o que eu tenho utilizado, mas em sentido contrário, isto é: se há pessoas "remediadas" que abandonam cães e outras que se sacrificam por eles, isso prova que não é a questão financeira que os leva a abandoná-los (muitas não o fazem, como você mesmo diz) mas sim a frivolidade com que fizeram a adopção.

Ainda uma outra nota: penso que a proporção de 10 para um que cita será mais intuitiva que demonstrável. De qualquer forma se tem dados estatísticos sobre a mesma, seria importante que os desse a conhecer.

Cumprimentos

José Carlos
nel
Membro Veterano
Registado: terça set 24, 2002 8:18 am
Contacto:

terça ago 05, 2003 8:07 pm

Olá

Eu aqui não estou 100% de acordo com o jcsousa. Diremos que estou de acordo em 99% (já não é mau :D ).
Acho que nestas trocas de mensagens há sempre uma ligeira falta de comunicação e por vezes esse bocadinho atinge proporções exageradas se não estivermos atentos ou se estivermos de pé atrás.

Vou colocar as coisas desta maneira e penso que concordarão comigo. Nos tempos que correm poucas são as pessoas que não se extasiam com a sociedade de consumo. Já toda a gente deve ter reparado na forma aliciante como os produtos são apresentados ao público. "Leve, leve e pague daqui a meio ano". "Prestações suaves". É a cultura do consumismo, do ter coisas, quantas mais melhor. As pessoas são infelizes por não terem certas coisas que realmente não fazem falta nenhuma.´Mas é realmente uma paranóia, as pessoas individam-se e quando é necessário tratar da saúde, da educação e até da alimentação, o dinheiro não chega. Ficou nas prestações.
Isto não é caricatura. É um retrato fiel da sociedade em que vivemos.

No meio disto tudo está o cão. Ora se as pessoas não têm cabeça para se governarem em relação às suas necessidades básicas vão dar importância às despesas do cão? Claro que não. É que em inúmeros casos o cão foi lá para casa como um objecto de consumo.
Eu já disse aqui várias vezes que nós, os membros do fórum, constituimos uma espécie de elite. No mínimo, nem que seja teoricamente, defendemos um punhado de princípios no que respeita à nossa relação com os animais. Mas o mundo lá fora é diferente.

Postas assim as coisas, que julgo ser de forma realista, realmente o aspecto económico tem importância. Tem-no na exacta medida em que pode constituir um factor de ruptura. Se o dinheiro já não dá para a gasolina, sai-se menos vezes e vai-se a pé ou de autocarro. O pior é quando o dinheiro já não chega mesmo para o cão.
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

terça ago 05, 2003 8:43 pm

Viva, nel

Com 99% de acordo já acho muito bem. Não se pode ter tudo, não é?

Relativamente ao tópico e à sua mensagem ( conciliadora como sempre) não me parece que haja muito mais a dizer: cada forista expôs a sua opinião e em meu entender o assunto está realmente esgotado. No entanto sempre lhe digo que o consumismo que vc evoca tem realmente como efeito adormecer as consciencias. E como disse, a questão não será tanto o dinheiro mas as opções inconscientes.

Bolas, querem ver que afinal estamos mesmo 100% de acordo???

Um abraço

José Carlos
Responder

Voltar para “Cães”