Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 22, 2009 1:15 pm

LuMaria Escreveu: Muito honestamente Nicas… acho que tiveste muita sorte. Em primeiro, um cão que nos dizem ser agressivo, não é um cão para qualquer um. É um cão para quem sabe. Em 2º, bater num animal supostamente agressivo é o mesmo que brincar com o fogo. Portanto Nicas, tiveste muita sorte, na realidade, neste momento poderias estar a escrever com uma mão só.

Vou aos Dingos! :wink:
:lol: :lol:
Como o MD tambem escrevo só com uma mão....ainda não cheguei ao teu nivel de desenvoltura de escrita :lol:
E vou dar a volta ao teu post e encará-lo como um elogio....sempre sei alguma coisa... :D
E agora pergunto-te directamente a ti Lu, se fosses tu, se visses um cão à pouco tempo teu, a rosnar a uma criança, como reagirias?
Eu apenas perguntei isso.... quais são, nestes casos, os supostos reforços positivos que se devem utilizar ? :roll: Curiosidade ... :roll:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

segunda jun 22, 2009 1:19 pm

nicasxi Escreveu:
LuMaria Escreveu: Muito honestamente Nicas… acho que tiveste muita sorte. Em primeiro, um cão que nos dizem ser agressivo, não é um cão para qualquer um. É um cão para quem sabe. Em 2º, bater num animal supostamente agressivo é o mesmo que brincar com o fogo. Portanto Nicas, tiveste muita sorte, na realidade, neste momento poderias estar a escrever com uma mão só.

Vou aos Dingos! :wink:
:lol: :lol:
Como o MD tambem escrevo só com uma mão....ainda não cheguei ao teu nivel de desenvoltura de escrita :lol:
E vou dar a volta ao teu post e encará-lo como um elogio....sempre sei alguma coisa... :D
E agora pergunto-te directamente a ti Lu, se fosses tu, se visses um cão à pouco tempo teu, a rosnar a uma criança, como reagirias?
Eu apenas perguntei isso.... quais são, nestes casos, os supostos reforços positivos que se devem utilizar ? :roll: Curiosidade ... :roll:

Atira-se um brinquedo ao cão para o distrair da criança e manda-se a criança para o quarto 8)
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 22, 2009 1:21 pm

c_saraiva Escreveu: Atira-se um brinquedo ao cão para o distrair da criança e manda-se a criança para o quarto 8)
Esqueceste-te do "delicadamente"... :twisted:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
c_saraiva
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 1:23 pm

texuga Escreveu:
c_saraiva Escreveu: Atira-se um brinquedo ao cão para o distrair da criança e manda-se a criança para o quarto 8)
Perdão :lol: Passo a corrigir, atira-se delicadamente um brinquedo ao cão para o distrair da criança e manda-se a criança para o quarto...

:lol: :lol: :lol: :lol:
texuga
Membro Veterano
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda jun 22, 2009 1:26 pm

c_saraiva Escreveu:
texuga Escreveu:
Perdão :lol: Passo a corrigir, atira-se delicadamente um brinquedo ao cão para o distrair da criança e manda-se a criança para o quarto...

Nããão pá... não percebes nada... 8) Pedes ao cão delicadamente para sair, e só depois atiras o brinquedo 8) :lol: :lol: :lol:
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
c_saraiva
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 1:35 pm

texuga Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
texuga Escreveu:

Nããão pá... não percebes nada... 8) Pedes ao cão delicadamente para sair, e só depois atiras o brinquedo 8) :lol: :lol: :lol:
Oh, realmente não percebo nada disto, vou num instante ler duas teses e assistir a tres congressos 8)
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

segunda jun 22, 2009 1:35 pm

texuga Escreveu:
c_saraiva Escreveu:
texuga Escreveu:

E já agora pedir por favor ou implorar ao cao para nao rosnar e ir buscar o brinquedo 8)
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
SMMMJ
Registado: quarta abr 29, 2009 6:59 pm
Localização: 4 cadelas SRD; 1 gata; 1 gato; 1 Tartaruga faces rosadas

segunda jun 22, 2009 3:27 pm

Olá

Tenho acompanhado este tópico com muito interesse; e venho assim manifestar a minha experiência e opinião

Tenho um caso de uma das minhas cadelas que foi achada na rua, como tal não lhe conhecia antecedentes e os primeiros tempos de convivencia foram de "experiência". Certo dia estava ela no sofá quando eu lhe digo para sair, como faço com todas, e a cadela literalmente atira-se-me à cara. A minha reacção imediata foi um estalo ainda antes dela se chegar perto. Foi a única vez que lhe tive que bater e digo que ela hoje em dia obedece fielmente ás minhas ordens.

Na minha opinião deve-se sempre tentar aplicar o treino possitivo mas existem situações que requerem acção imediata e não várias sessões de incentivamento.

É que é tudo muito bonito mas um método de extremo como o positivo (e também o negativo) nunca será 100% viável na minha opinião. O que é necessário é ter bom senso e conhecer o animal com que se está a lidar.

Que continue o debate que está a ser interesante.

Cumprimentos

Sara
texuga
Membro Veterano

segunda jun 22, 2009 3:35 pm

SMMMJ Escreveu:Olá

Tenho acompanhado este tópico com muito interesse; e venho assim manifestar a minha experiência e opinião

Tenho um caso de uma das minhas cadelas que foi achada na rua, como tal não lhe conhecia antecedentes e os primeiros tempos de convivencia foram de "experiência". Certo dia estava ela no sofá quando eu lhe digo para sair, como faço com todas, e a cadela literalmente atira-se-me à cara. A minha reacção imediata foi um estalo ainda antes dela se chegar perto. Foi a única vez que lhe tive que bater e digo que ela hoje em dia obedece fielmente ás minhas ordens.

Na minha opinião deve-se sempre tentar aplicar o treino possitivo mas existem situações que requerem acção imediata e não várias sessões de incentivamento.

É que é tudo muito bonito mas um método de extremo como o positivo (e também o negativo) nunca será 100% viável na minha opinião. O que é necessário é ter bom senso e conhecer o animal com que se está a lidar.

Que continue o debate que está a ser interesante.

Cumprimentos

Sara
Na opinião dos sábios, a solução era a Sara sentar-se no chão ou pedir delicadamente à cadela para sair do sofá 8) Depois atirava um brinquedo ou uma salsicha e ia a correr sentar-se no sofá antes da cadela, assim tipo jogo da cadeira :twisted:

Back to the topic... 8)

Como em tudo tem de haver o meio termo, e o treino de cães não é excepção. :wink:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jun 22, 2009 5:39 pm

nicasxi Escreveu:E agora pergunto-te directamente a ti Lu, se fosses tu, se visses um cão à pouco tempo teu, a rosnar a uma criança, como reagirias?
Provavelmente reagia como tu, não sei. Depende de toda a postura do cão. Não vou desatar ao estalo a um cão que me arreguenhe a taxa da frente, por exemplo, porque sei que me vai atacar. Não vou desatar ao estalo a um cão com o pelo todo em pé, de orelhas para trás e lábios da frente levantados. É certo e sabido que quem vai levar tareia sou eu. Portanto Nicas, depende da atitude do cão. Agora um rosnar, provavelmente levará tabefe. É que de repente parece que um estalo resolve uma atitude agressiva. Quando um rosno, é meramente defensivo/aviso.

Uma coisa é certa, não levaria para casa um animal considerado agressivo sem antes analisar bem o animal. Isso é certo.

Dás um tabefe neste cão Nicas?

Imagem
texuga Escreveu:
LuMaria Escreveu:
texuga Escreveu:Antes do mais acho da maior relevância tirar conclusões dos antepassados dos cães, os lobos, pois está mais do que provado, e não precisa de ciência, que os cães, quando assilvestrados, têm um comportamento em tudo igual aos seus antepassados... portanto as diferenças somos nós que as fazemos, pois o instinto está todo lá.
Podes indicar-me um estudo sobre matilhas de cães assilvestradas? Gostaria de ler.
Que estudo??? Não te chega observar as N matilhas que existem compostas por cães abandonados??? :roll: Se quiseres apresento-te algumas...
E uma matilha de cães abandonados é uma matilha de cães assilvestrados?
Dizes que os comportamentos de cães assilvestrados e lobos serão iguais, então esta análise estará errada?

http://www.caocidadao.com.br/artigos_caes.php?id=335
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

segunda jun 22, 2009 8:05 pm

LuMaria Escreveu: Uma coisa é certa, não levaria para casa um animal considerado agressivo sem antes analisar bem o animal. Isso é certo.

Imagem
Eu não, e então? Isso quer dizer que o treino de todos os cães deve ser unicamente positivo e que a dominância é um mito!
Atenção que eu já defendi por aqui há uns anos atrás as vantagens do treino positivo, e continuo a defender. O que eu não acredito e nem defendo é que SÓ o treino positivo deve ser usado e em toda e qualquer circunstâncias! E pior ainda é justificar essa 'maravilha' do treino exclusivamente positivo com base no 'mito' da dominância!
nicasxi
Membro Veterano
Registado: segunda ago 25, 2008 2:25 am

segunda jun 22, 2009 8:06 pm

LuMaria Escreveu:
Uma coisa é certa, não levaria para casa um animal considerado agressivo sem antes analisar bem o animal. Isso é certo.
Tambem não o fiz... ainda esteve uns meses no hotel antes de vir para cá....

Imagem
Bom.... Se esse cão está nessa postura assim porque vai atacar ou está " nervoso"... Claro que não...não sou doida ( por enquanto ).
Se é para a " pose", isso muda tudo.... :lol: Nota que estou a dizer isto partindo de um pressuposto que conheço o cão....porque se fosse um cão desconhecido nessa postura para mim ... :roll: encomendava a minha alma aos anjinhos..... :lol:
Dedico esta assinatura a quem lhe "acentar" a carapuça :
"Quem nasce lagartixa, nunca chega a jacaré, por muito que se inche .... " By , um amigo muito querido ...

"Dogs are better than human beings because they know but do not tell."
— Emily Dickinson

À espera que os frangos que o Terug, o Paulo Santos e o Zefe andam a virar, fiquem prontos.
... e já agora tambem das courgettes da LuMaria!;)
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jun 22, 2009 10:20 pm

Depois de vários desvarios apalhaçados de alguns participantes, ainda acrescento mais qualquer coisinha ... e nunca disse que era expert ... disse que era treinador positivo. Eu nem faço isto a tempo inteiro sou apenas maluco por cães... mas adiante.

Supondo que a dominância existe (o que é mentira) na relação dono/cão (que é aquela que nos interessa em termos de treino e interacção no dia-a-dia)... damos um estalo no cão caso ele rosne para proteger um recurso valioso certo?!... errado!!

Isto traduz as confusões e o que qualquer pessoa vê no dia a dia, é por isso que um bobtail protege os recursos de um dogue alemão.

http://www.dogtalk.com/Alpha%20This%20Alpha%20That.pdf

Seja como for o treino positivo é a melhor via ... principalmente se temos um cão com caracter forte.
Sempre que conseguimos alguma coisa através da força pomos em causa a nossa posição, se tivermos em conta este estudo, logo ter o recurso mais desejado pelo cão em nossa posse dá-nos vantagem e mantem-nos em controlo de todas as situações. A cada momento o recurso valioso muda, por isso não façam afirmações trocistas porque nós resolvemos muitos problemas com a ração que o cão come, com a trela do passeio na mão e com a porta de saida de casa, não é preciso nem biscoitos nem estalos.
Última edição por doglover80 em segunda jun 22, 2009 10:24 pm, editado 1 vez no total.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

segunda jun 22, 2009 10:23 pm

Como disse uma treinadora bastante boa em relação a isto, será que o que interessa é saber se é por dominância que o cão rosna? O que interssa é saber como modificar o comportamento de forma eficaz. Para isso é preciso entender os processos de modificação de comportamentos.
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

terça jun 23, 2009 6:35 am

Bem, volto a perguntar ao doglover: o que é o treino tradicional?

E, já agora: como aprende um cão?

E por último - devemos levr em conta os instintos do cão n processo de treino?

Espero que desta vez tenha resposta
Bloqueado

Voltar para “Cães”