Boas Tomás,
antes de mais quero te dar os parabens pelo teu cão ..é lindo.Resolvi transmitir-te a minha opinião pois ao ler as tuas mensagens houve alguns pontos que me despertaram bastante interesse:
"...enquanto que ao Dogue bastou a ordem quieto sem necessidade de trela para ele se desinteressar completamente dos patos."
depreende-se desta afirmação que o cão agressor estava bem ensinado,logo o problema não deve ter sido esse.
Existe uma frase sobejamente conhecida que é( mais ou menos) " A civilização de um povo nota-se pela maneira como trata os animais", eu prefiro,os sentimentos de um povo...,e isto porque no caso particular do teu colega,. e atenção que eu não quero nem posso fazer nenhum tipo de juizo de valor uma vez que não conheço nenhum dos dois, posso apenas basear-me no que li,demonstrou uma grande falta de sentimentos ao deixar-te sózinho a resolver o problema ainda para mais que foi o cão dele o causador...pode facilmente adivinhar que tipo de apoio podes esperar desse colega se algum dia precisares...
"...não ele deu uma dentada e segurou alguns 30 segundos a cabeça do Bull. O dono dele afastou-se e eu é que fiquei a dar-lhe umas pancadas na cabeça ate ele largar."
The last but not the least, o facto de ponderares a possibilidade de treinares o teu cãozinho por forma a se defender melhor...é bom que tenhas consiêcia que o teu amigo vai mudar, não só para os outros cães...
posto isto, e repara que é só a minha opinião,uma vez que para mim o meu cão é um membro da minha familia,tal como pai,mae,tio...,não tolero(aos donos) qualquer espécie de ataque ao meu cão, seria o mesmo que dizer que se atacassem o meu pai eu me limitaria a separa-lo..
talvez seja preferivel,por forma a manter o seu cão bonzinho como parece ser,o tomás aprender uma arte marcial qualquer :), para além de ser um desporto bastante saudavél, os humanos têm uma capacidade de se controlar superior á dos animais, embora,para mim o meu cão é mais humano que a maioria dos humanos que conheco.
Não pretendo que ao lerem esta mensagem,fiquem com a ideia que defendo de algum modo a violencia, mas á casos e casos,e o cão é de facto nosso amigo, e a um amigo que não se sabe defender não lhe podemos exigir que aprenda..temos é a obrigação de o defender...
Muito obrigado pela vossa paciência
João Azevedo