Que raça devo escolher?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
aerosenob
Membro
Registado: domingo mai 24, 2009 11:23 pm

terça jun 30, 2009 5:22 pm

dinodane Escreveu:O Aerosenob andou a ler uns sites manhosos. :lol:

todos os criadores tem aceso a uma listagem de todos os cães que existem em Portugal e eu vi essa lista, e trouxe uma copia de um criador amigo e apenas disse o caes que da lista eu mais gostava e para que melhor era (guarda ou nao).
aerosenob
Membro

terça jun 30, 2009 5:24 pm

moslie Escreveu:Querem um bom(belissimo) cão de guarda, não muito grande, uma raça resistente, fácil de ensinar, não demasiado agarrado à presença do dono?

Fila S.Miguel. Se não se cometer a barbaridade de cortar as orelhas e a cauda, até é engraçado.

Com este garanto que ninguém passa! Se for bem socializado, e habituado desde cedo a conviver e a obedecer, é um animal seguro.

sim também acho que e mais bonito sem cortar as orelhas e cauda.
tarasofia
Membro Veterano
Registado: quinta mai 17, 2007 5:15 pm

terça jun 30, 2009 5:28 pm

aerosenob Escreveu:

todos os criadores tem aceso a uma listagem de todos os cães que existem em Portugal e eu vi essa lista, e trouxe uma copia de um criador amigo e apenas disse o caes que da lista eu mais gostava e para que melhor era (guarda ou nao).

Mas é uma lista dos cães?
ou de raças?
de todas as raças que existem?
ou só das reconhecidas?
só das que existem em portugal?
Os meus olhos não  vêm, as minhas mãos não  tocam, mas o meu coração SENTE!
aerosenob
Membro

terça jun 30, 2009 5:33 pm

tarasofia Escreveu:
aerosenob Escreveu:

Mas é uma lista dos cães?
ou de raças?
de todas as raças que existem?
ou só das reconhecidas?
só das que existem em portugal?

se não me engano e listagem de raças. e apenas as reconhecidas.
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

terça jun 30, 2009 5:42 pm

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

aerosenob
Membro

terça jun 30, 2009 5:52 pm

dinodane Escreveu:É desta lista que fala?

http://www.cpc.pt/registos/estatisticas ... os2007.pdf

a que eu vi estava em papel já. e tinha a raça e a descrição do animal.
milord
Membro
Registado: terça jun 26, 2007 11:48 pm

terça jun 30, 2009 9:04 pm

http://videos.sapo.pt/hLFbImJcRyYFjDYDjWvv

Estes não dão "trabalho" nenhum... :D
Fitinhas
Membro Veterano
Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm

terça jun 30, 2009 9:09 pm

milord Escreveu:http://videos.sapo.pt/hLFbImJcRyYFjDYDjWvv

Estes não dão "trabalho" nenhum... :D
LOLADA
aerosenob
Membro

terça jun 30, 2009 10:07 pm

OMG LOOOOL
Carpeju
Membro Veterano
Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm

quarta jul 01, 2009 1:13 am

No seio da família todo cão de guarda deve ser também um cão de companhia, creio eu. :wink: Talvez não necessariamente nesta ordem.

Como guarda, entende-se guardar a propriedade e a proteger a família das mais variadas formas. Certo?

Algumas formas de fazer a guarda:
Mostrar-se aos estranhos (fazer ronda ao portão e latir, por exemplo);
Atacar provável invasor ou apenas imobilizá-lo (exemplo do mastiff inglês);
Ser silencioso e atacar caso confrontado (exemplo de akitas inus);
Atacar, latir, mostrar-se (exemplo do PA);
Ter fama ou tipo de mau (bulls, filas);
Para guarda existem cães de muitos perfis, a maneira de fazê-la pode variar conforme padrão típico racial.

Vale ponderar e escolher, além do porte, pêlo, barulho, sexo, etc.

Por exemplo, é comum pessoas terem mais receio de um cão negro. Neste ponto estou bem, a minha é negra e late até pro vento (coisa que não gosto muito), mas está melhorando a medida em que ganha confiança.
<p><strong>Mata Atl&acirc;ntica - RBMA</strong></p>
c_saraiva
Membro Veterano
Registado: terça ago 29, 2006 11:30 am

quarta jul 01, 2009 6:51 pm

moslie Escreveu:Querem um bom(belissimo) cão de guarda, não muito grande, uma raça resistente, fácil de ensinar, não demasiado agarrado à presença do dono?

Fila S.Miguel. Se não se cometer a barbaridade de cortar as orelhas e a cauda, até é engraçado.

Com este garanto que ninguém passa! Se for bem socializado, e habituado desde cedo a conviver e a obedecer, é um animal seguro.

Barbaridade não sei porque...a mim parece-me que sem esta barbaridade o cão fica completamente descaracterizado, nem sequer parece um Fila...

E é preciso ver não é cão para qualquer dono...
moslie
Membro Veterano
Registado: sábado jun 27, 2009 10:00 pm

quarta jul 01, 2009 9:02 pm

Barbaridade sim, por tradição as orelhas são cortadas arredondadas à navalha. Os "cães das vacas" parecem hienas coitados....
Mas os exemplares de casa, com orelhas, ficam muito mais bonitos.

Para mim, mutilações são sempre tentativas de modelar a natureza, dar uma de "deus".
Agora faço assim e assado. É por causa das silvas, ou é por causa do rabo não se partir, ou é por causa que eu quero....

Como a esmagadora maioria dos filas no continente não guarda vacas, não há desculpa para lhes cortar as orelhas ( a desculpa lá é que os bichos podiam-lhes pisar as orelhas...)

A verdade: dar ar mais feroz.
aerosenob
Membro

quarta jul 01, 2009 9:11 pm

moslie Escreveu:Barbaridade sim, por tradição as orelhas são cortadas arredondadas à navalha. Os "cães das vacas" parecem hienas coitados....

Para mim, mutilações são sempre tentativas de modelar a natureza, dar uma de "deus".
Agora faço assim e assado. É por causa das silvas, ou é por causa do rabo não se partir, ou é por causa que eu quero....

Como a esmagadora maioria dos filas no continente não guarda vacas, não há desculpa para lhes cortar as orelhas ( a desculpa lá é que os bichos podiam-lhes pisar as orelhas...)

mesmo.... não e o remodelar o animal que ira mudar a sua personalidade...
mais vale deixar tar como ele nasceu.
:wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quarta jul 01, 2009 9:21 pm

moslie Escreveu:Barbaridade sim, por tradição as orelhas são cortadas arredondadas à navalha. Os "cães das vacas" parecem hienas coitados....

Então e fazer cruzas selectivas para apurar determinadas caracteristicas e criar 1001 raças não é dar uma de "Deus"?
Se for feito em condições (leia-se "no vet") não vejo mal nenhum...para mim fila que é fila tem as orelhas arredondadas...sem as orelhas arredondadas fica completamente descaracterizado.
E qual é o mal de parecerem hienas?Eu gosto de hienas :wink:
c_saraiva
Membro Veterano

quarta jul 01, 2009 9:24 pm

aerosenob Escreveu:

mesmo.... não e o remodelar o animal que ira mudar a sua personalidade...
mais vale deixar tar como ele nasceu.
:wink:
Que é que as orelhas e a cauda têm a ver com personalidade? :roll:
Responder

Voltar para “Cães”