Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quinta jul 02, 2009 6:16 pm

jcsousa Escreveu:Termino contando uma dedução "científica" - também baseada em muitos "estudos" - que me foi recentemente citada por outro treinador positivo:

Cadelas treinadas com teletac, para além de ficarem "partidas", trasmitem esse estado de espírito às ninhadas que têm.
É o que faz puxar os "galões" da ciencia, sem ter noção do que ela é.
Lamarck também tinha teorias equivalentes... e foi um grande "cientista", mas estava errado. :roll:
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
jcsousa
Membro Veterano
Registado: sábado mai 03, 2003 11:57 am
Contacto:

quinta jul 02, 2009 6:39 pm

fang Escreveu:
jcsousa Escreveu:Termino contando uma dedução "científica" - também baseada em muitos "estudos" - que me foi recentemente citada por outro treinador positivo:

Cadelas treinadas com teletac, para além de ficarem "partidas", trasmitem esse estado de espírito às ninhadas que têm.
É o que faz puxar os "galões" da ciencia, sem ter noção do que ela é.
Lamarck também tinha teorias equivalentes... e foi um grande "cientista", mas estava errado. :roll:
Pois... mas parece que o lamarkismo ainda tem os seus crentes.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 02, 2009 6:51 pm

Eu particularmente nunca consegui "estragar" um cão.
Acredito, até porque deduzo que o amigo nunca se tenha metido pelos meandros tenebrosos do treino tradicional... E uma vanagem reconheço aos métodos positivos: um mau treinador pode não consegur ensinar nada ao cão,mas pelo menos não o estraga.
Eu trato os cães acreditando que não existe, uma relação dominador/dominado. Isso se reflete em minha prática na medida em que sempre procuro qual é o antecedente ou o consequente que posso manipular para alterar um comportamento que eu penso ser inadequado.

Como que essa relação (dominador/dominado) reflete em sua pratica com os cães?
Uma coisa é só ver dominância na relação com o cão, outra é nunca ver dominância nessa relação. Ambas as obsessões são, no meu entender, erradas.

Se o seu cão obedece a um comando mesmo que não queira fazê-lo (e eu não acredito que queira sempre...) podemos dizer que você domina seu cão, ainda que tenha conseguido essa dominância por métodos positivos.

Eu procuro também atingir esse tipo de dominância, embora por métodos não só positivos. Nunca notei que se reflectisse negativamente quer na relação dos meus cães comigo, quer em termos de eficácia em relaçã aos objectivos que determino.
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

quinta jul 02, 2009 7:24 pm

jcsousa Escreveu:Acredito, até porque deduzo que o amigo nunca se tenha metido pelos meandros tenebrosos do treino tradicional...

Nossa...eu não usaria estas palavras.
Eu tenho um primo que é adestrador da polícia militar aqui do meu estado, e o marido de uma prima treina e aluga cães de guarda. Gosto, converso e nunca tive nenhum problema com eles.
jcsousa Escreveu:Se o seu cão obedece a um comando mesmo que não queira fazê-lo (e eu não acredito que queira sempre...) podemos dizer que você domina seu cão, ainda que tenha conseguido essa dominância por métodos positivos.
Não sei se domino, se isso acontece depende da hora. Eu vejo mais como uma relação de amizade.
As vezes algum pode estar dormindo, que se estão no caminho e eu peço "licença", eles saem. Em compensação as vezes eu não estou nem um pouco a fim de brincar e brinco quando eles pedem.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

quinta jul 02, 2009 7:40 pm

Nossa...eu não usaria estas palavras.
Permita-se-me também um pouco de sentido de humor...
Não sei se domino, se isso acontece depende da hora. Eu vejo mais como uma relação de amizade.
Eu francamente não vejo contradiçao entre dominância e amizade. Acho até que essa oposição, tantas vezes apontada (ou elo menos sugerida...) pelos positivistas, contraria a tendência natural que o cão tem para assumir o seu lugar na cadeia hierárquica.

Não se trata de uma relação de conflito ou disputa permanente. Entendendo o cão, como você diz, os seus limites, naturalmente se integrará na hierarquia estabelecida, sem qualquer espécie de traumatismo. Como diria Darwin, transmite-se o que está nos genes, e parece-me óbvio que o instinto gregário está também neles contido.
Cantarino
Membro

quinta jul 02, 2009 11:19 pm

jcsousa Escreveu:Eu francamente não vejo contradiçao entre dominância e amizade. Acho até que essa oposição, tantas vezes apontada (ou elo menos sugerida...) pelos positivistas, contraria a tendência natural que o cão tem para assumir o seu lugar na cadeia hierárquica.

Não se trata de uma relação de conflito ou disputa permanente. Entendendo o cão, como você diz, os seus limites, naturalmente se integrará na hierarquia estabelecida, sem qualquer espécie de traumatismo. Como diria Darwin, transmite-se o que está nos genes, e parece-me óbvio que o instinto gregário está também neles contido.
Hum, entendi...bem colocado.
Só que eu não penso que os cães estabeleçam conosco a mesmas relações que estabelecem entre eles.
Para mim ele vai ser ele mesmo, porem vou modelar um pouco o seu comportamento para melhorar a qualidade de nossa relação. Sei que pode parecer exagero, mas eu modelo o meu também em relação a eles, por ex., tem cão que gosta mais de brincar de correr, outros de cabo-de-guerra, outros de buscar bolinha...
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jul 03, 2009 1:50 am

imarcelo Escreveu:
doglover80 Escreveu:
imarcelo Escreveu:Um animal dominante perante o seu dono,...
Esta afirmação causa-me um certo receio ... se calhar da mesma forma que causa receio a outras pessoas aqui quando comparo cães a crianças, são receios iguais em sentidos opostos...
Decididamente você só lê o que lhe interessa :roll:

O que eu escrevi foi isto:
Um animal dominante perante o seu dono, é um animal cujo dono não se soube impôr como membro Alfa na matilha certo?
Ou dizendo de outra forma é um dono permissivo perante a dominância do seu cão!
Afinal quem é que decide? Esta é a pergunta que tem que ser feita e todos sabemos que muitos donos sem se darem conta estão a premiar certas atitudes dos seu cães permitindo-lhes ter essa posição
.
Não faça quotes só da parte que lhe interessa porque deixa de fazer sentido!

Um cão que roe os calcanhares do dono, mete a pata no prato da sopa, não deixa o dono sentar-se no bendito sofa e quando chega à cama acha que é toda dele e ainda arreganha os dentes ao dono é o quê? Mal educado? cãozinho maroto?E se for a pilhas ainda lhe acham montes de piada...

Já deixei claro que a dominância na minha opinião não é um mito é uma realidade.

Se entretanto a minha resposta ainda não lhe chega, complemento-a com a resposta do jcsousa, talvez assim compreenda o que quero dizer...
2. Entendamos a dominância interespecífica como "quem dá ordens a quem". Um dono que consegue que o seu cão lhe obedeça é dominante em relação a ele. O inverso também é verdadeiro - há cães que "mandam" nos donos, assumindo um papel de liderança na sua relação com o dono. Outros há que, de tão submissos, ao mínimo olhar se urinam. Penso que todos já tivemos cães destes dois tipos - o macho jovem que, a dada altura, "resolve" testar a firmeza do dono, e a fêmea omega que se coloca em posiçãode submissão ao olhar do dono, ou à sua simples presença. Negar a dominância é negar, também, a submissão.
Eu leio tudo e falo daquilo que me interessa como o resto daspessoas que aqui expoem as suas ideias. Eu chamei a atenção para a afirmação "um animal dominante perante o seu dono" porque não acredito nisso entre os cães e as pessoas. Eles como já aqui foi falado fazem o imprinting como todas as espécies animais e por isso sabem que não somos cães. É uma relação diferente.

Você acabou esta frase a dizer ... "certo?" pois na minha opinião errado, eu não acredito na dominancia entre dono e cão, e também já deixei bem claro. O cão arreganha os dentes porque não quer fazero que lhe mandou e na minha opinião é só isso ... não quer, porque não lhe apetece ou porque aprendeu que se lhe mostrar os dentes pode ficar. E sem rótulos mudo o comportamento.~

Aproveito pra dizer que a submissãocomo é obvio também não me diz nada nesta relação ... é-me insignificante tal como a dominancia ...

Tem razão na parte de se mostrar irritada pelas pessoas acharem piada aos cães a pilhas terem esses comportamentos ... é uma coisa reprovável.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

sexta jul 03, 2009 2:04 am

Quem decide? ... Depende, o cão pode querer mesmo fazer qualquer coisa e se isso não é relevante em termos de formação de maus comportamentos, tudo bem, porque é que não poderá fazer, eu não me importo.
Não faço questão de mostrar aos cães que sou sempre eu a decidir porque eu é que mando ... não acho isso correcto.

O que tem de ser ponto assente é que se eu dou um comando, por exemplo a chamada, ele tem de deixar o que tá a fazer e vir. Se lhe digo para parar de ladrar, terá de o fazer, etc. Em ultima análise eu decido mas de uma forma autoritária o quanto baste ... e pasmem-se nuca tive um cão que fosse "dominante" para comigo, nem que me ignorasse.

Já agora ao senhor jcsousa, noto que está a debater os mesmos pontos com o catarino que debateu comigo e que já tinha debatido com a claudia ... deduzo por isso que é ponto assente para si que a dominancia existe entre cães e pessoas e que o treino positivo é impossivel de ser aplicado em todas as modalidades.
Peço a sua atenção para o facto de nós dizermos que somos treinadores positivos (usando apenas técnicas positivas) e que existem treinadores tradicionais (que usam todos os tipos de técnicas), não somos portanto "positivistas", até porque não se trata de uma religião ou movimento, trata-se de um método de treino de animais.
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 03, 2009 6:42 am

Em ultima análise eu decido mas de uma forma autoritária o quanto baste ... e pasmem-se nuca tive um cão que fosse "dominante" para comigo, nem que me ignorasse.
O problema estará no "quanto baste"... o que admite é que é dominante o quanto baste em relação ao cão. E que, consoante o cão, terá necessidade de ser mais ou menos dominante. Se lhe quiser chamar outra coisa está no seu direito. Mas, nas suas próprias palavras, o doglover manda e o cão obedece, mesmo que não queira.

Já agora ao senhor jcsousa, noto que está a debater os mesmos pontos com o catarino que debateu comigo e que já tinha debatido com a claudia .
Pois, é verdade.Num tópico com tantas intervençoes corremos o risco de nos repetir, Alás o amigo também já tem repetido muitos argumentos.
deduzo por isso que é ponto assente para si que a dominancia existe entre cães e pessoas e que o treino positivo é impossivel de ser aplicado em todas as modalidades.
É realmente ponto assente, a partir do momento em que uma parte impõe a sua vontade, mesmo contra a vontade da outra. Mas se lhe quiser chamar outra coisa sem ser domnância também não ha problema...

Não disse isso em relação ao treino positivo. Apenas pedi alguns exemplos sobre RCI e, para além do seu recem-formado grupo, ninguém me conseguiu indicar um
não somos portanto "positivistas"
Tem razão e peço desculpa. Foi apenas uma forma de simplificar. É mais fácil escrever positivistas do que praticantes de métodos positivos.

Já agora peço-lhe que me trate apenas por jc.sousa, senão sinto-me mais velho do que realmente sou...
jcsousa
Membro Veterano
Contacto:

sexta jul 03, 2009 9:52 am

Só que eu não penso que os cães estabeleçam conosco a mesmas relações que estabelecem entre eles.
Em termos hierárquicos, òbviamente estabelecem, isto é, sabem quem manda e aceitam-no como líder. O certo é que estamos de acordo em que um cão bem treinado obedece ao dono mesmo que não queira... se o amigo acha que chamar a essa relação dominância lhe fere a sua sensibilidade, pode utilizar outra palavra mais soft, mas a verdade, verdadinha, é que você manda e o cão obedece, portanto, você domina a relação.

Para mim ele vai ser ele mesmo, porem vou modelar um pouco o seu comportamento para melhorar a qualidade de nossa relação. Sei que pode parecer exagero, mas eu modelo o meu também em relação a eles, por ex., tem cão que gosta mais de brincar de correr, outros de cabo-de-guerra, outros de buscar bolinha...
Eu penso que isso é o que se deve fazer seja qual fôr o método de treino adoptado. Ao fim e ao cabo significa "conhecer o cão", e isso torna-se sempre imprescindível
Cantarino
Membro

sexta jul 03, 2009 7:42 pm

jcsousa Escreveu:Em termos hierárquicos, òbviamente estabelecem, isto é, sabem quem manda e aceitam-no como líder. O certo é que estamos de acordo em que um cão bem treinado obedece ao dono mesmo que não queira... se o amigo acha que chamar a essa relação dominância lhe fere a sua sensibilidade, pode utilizar outra palavra mais soft, mas a verdade, verdadinha, é que você manda e o cão obedece, portanto, você domina a relação.
Eu não fico com a sensibilidade ferida.rsrsrsrs
Não tenho problemas em comandar. :wink:
Porem para mim se o cão responde é porquê o condicionei. E durante esse processo houve uma troca...ele fazia o que eu queria, e por minha vez, eu lhe dava algo em troca. E mesmo depois a troca continua.
Vou lhe contar sobre um resgate que ajudei a realizar outro dia...
Era logo cedo, estava voltando do meu passeio com a minha Fila. Quando estava quase em casa vi um Rott "atacando" uma lixeira - estava morrendo de fome.
Tentei fazer contato, e mesmo a minha Fila "jogando todo o seu chame", o Rott não deu a menor confiança.
Fui para casa, contactei o veterinário e voltei com um pedaço de queijo.
Quando cheguei onde ele estava, um sr. já o alimentava e lhe deu água.
Fiquei conversando com esse sr. enquanto ele se alimentava e quando ele terminou fiz contato usando pedacinhos do queijo, brinquei um pouco com ele, induzi um "senta"...
Do nada, o Rott começou a avançar em todos que passavam na rua (ainda bem que era bem cedo)...eu chamava a sua atenção, ele voltava, avançava em outro...por bem não mordeu ninguém.
Bem, o jeito foi ficar distraindo o "menino" enquanto o veterinário não chegava.
Já agora, que dominância eu poderia ter sobre esse cão?
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 03, 2009 7:47 pm

Bem, o jeito foi ficar distraindo o "menino" enquanto o veterinário não chegava.
Já agora, que dominância eu poderia ter sobre esse cão?
Obviamente que nenhuma! O cão não o conhecia de lado nenhum porque carga de água o deveria conhecer como superior? A não ser que estivesse disposto a confrontar-se com ele, o que de todo nao seria uma boa ideia.
Nem tudo ao mar e nem tudo à terra, porque 'os tradicionais' não excluem o uso de metodos positivos, o que parece é que os defensores dos metodos positivos é que excluem tudo o resto!
Cantarino
Membro

sexta jul 03, 2009 8:19 pm

PauloC1 Escreveu:A não ser que estivesse disposto a confrontar-se com ele, o que de todo nao seria uma boa ideia.
Nem tudo ao mar e nem tudo à terra, porque 'os tradicionais' não excluem o uso de metodos positivos, o que parece é que os defensores dos metodos positivos é que excluem tudo o resto!
Seria uma péssima ideia, sim senhor. :lol:
Na verdade ele atacou treis pessoas, e em todas essas vezes ele acatou o meu chamado. Foi a razão da pergunta.
Já agora, o fato de que não usamos aversivos irrita vocês?
Eu não estou dizendo para pararem, apenas estou expondo um outro ponto de vista.
PauloC1
Membro Veterano
Registado: terça set 04, 2007 6:49 pm

sexta jul 03, 2009 8:40 pm

Cantarino Escreveu:
PauloC1 Escreveu:A não ser que estivesse disposto a confrontar-se com ele, o que de todo nao seria uma boa ideia.
Seria uma péssima ideia, sim senhor. :lol:
Na verdade ele atacou treis pessoas, e em todas essas vezes ele acatou o meu chamado. Foi a razão da pergunta.
Já agora, o fato de que não usamos aversivos irrita vocês?
Eu não estou dizendo para pararem, apenas estou expondo um outro ponto de vista.
Eu falo por mim. O facto de nao usarem metodos aversivos não me irrita. Aliás, já estou como o Sousa, se se pudessem só usar metodos positivos era uma maravilha. O que 'irrita' é alguém dizer que a dominância é um mito e que a posição de alfa numa matilha se consegue apenas com diplomacia e bons laços familiares. E, pior, se use esses argumento para justificar que o treino deve ser EXCLUSIVAMENTE com metodos positivos eem NENHUMA CIRCUNSTANCIA recorrendo a metodos aversivos.
jofelix
Membro Veterano
Registado: domingo set 16, 2007 10:54 am

sábado jul 04, 2009 12:26 am

Olá,

Fim de semana, relaxem :lol:

Para completar o tópico só faltava esta. eheheh :lol: :lol:

http://www.youtube.com/watch?v=NqUjbrDx ... re=related

Um abraço
Bloqueado

Voltar para “Cães”