O QUE FAZER PARA O MEU CAO COMER RAÇAO??
Moderador: mcerqueira
olá boa tarde.
Bem a minha pergunta é a seguinte:
-Porque retiram a taça da comida? Para se poupar na ração?
Eu sempre deixei a taça com ração o dia todo.
Quando não come de manhã, pode comer sempre que lhe apetecer.
Nem sempre nos apetece comer a horas certas, ou quando os outros nos mandam.
misture um pouco de carne picada crua na ração.... Vai ver que come.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Bem, eu não acho bom deixar a ração o tempo todo.
Porque ela perde sabor, moscas pousam, o animal se tiver tendência torna-se obeso.
O animal pode comer muito e em caso de atividade intensa, ele pode vir a ter torção estomacal.
Prefiro a rotina de acordo com o porte e idade do animal. E dividindo a recomendação diária.
Porque ela perde sabor, moscas pousam, o animal se tiver tendência torna-se obeso.
O animal pode comer muito e em caso de atividade intensa, ele pode vir a ter torção estomacal.
Prefiro a rotina de acordo com o porte e idade do animal. E dividindo a recomendação diária.
<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
xenita Escreveu:olá boa tarde.
Além do que já disse o carpeju, é importante criar uma certa rotina e discíplina na alimentação dos cães. Tal não acontece por exemplo, na dos gatos, que deve estar sempre presente (à excepção claro dos que não controlam o apetite, ou no caso de algum tratamento específico).
Este procedimento também nos permite dosear a quantidade certa de forma a controlarmos o seu peso para que não sofram de distúrbios alimentares.
Vou dar dois exemplos reais bem simples:
Tenho uma cadela arraçada de APBT que come desalmadamente e tem tendência para engordar. Se eu lhe deixasse a comida sempre disponível provavelmente neste momento eu teria uma mesa rodonda em vez de uma cadela!
Por outro lado, e por incrível que pareça, se o fizesse com o meu lab, ele ia parecer uma espinha ambulante (porque é um "pisco" a comer) e facilmente se desinteressava. Então decidi retirar-lhe a refeição caso ele não a comesse em 10 minutos, e so lhe daria de novo 8 horas depois. E sabe o que aconteceu passados uns dias? come-a toda antes que desapareça

Regra geral, nós também temos uma rotina no que respeita a alimentação. Temos o pequeno almoço, o almoço, o lanche, o jantar, e por vezes a ceia. Temos mais refeições é certo, mas também nós temos horas certas para as fazer.
Além disto também ajuda a marcar a liderança na hierarquia da matilha/família. Os cães devem comer depois de nós. É mais uma forma de lhes "dizermos" que somos os líderes.
p.s. Não acho nada boa ideia a mistura com a carne, só o vai fazer ficar mal habituado.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 31, 2008 2:39 pm
Que tal misturar umas certas guloseimas que ele goste na ração?
E depois ir reduzindo aos poucos...
Mas, Como toda a gente disse aqui, o cão, se estiver MESMO com fome vai comer o que lhe apareçer à frente.
Isso também aconteçeu com o meu gato... Só comia de saquetas e quando viu que não lhe iamos dar mais saquetas começou a comer a ração seca e ADORA!
Boa sorte!
E depois ir reduzindo aos poucos...
Mas, Como toda a gente disse aqui, o cão, se estiver MESMO com fome vai comer o que lhe apareçer à frente.
Isso também aconteçeu com o meu gato... Só comia de saquetas e quando viu que não lhe iamos dar mais saquetas começou a comer a ração seca e ADORA!
Boa sorte!

-
- Membro Veterano
- Registado: quarta dez 17, 2003 10:42 pm
As torções estomacais não são regra em animais habituados com refeições ad libitum, estes têm tendência a ir petiscando, e nunca a comer como se a comida fosse fugir... Regra geral, é assim que alimento os meus cães, quando querem. A época dos lobos já era, não vejo necessidade de incutir isso nos animais domésticos, afinal também não me vejo aí de tanga a apanhar térmitas de buracos de árvore...Carpeju Escreveu:O animal pode comer muito e em caso de atividade intensa, ele pode vir a ter torção estomacal.

Só para que conste, a comida seca (ração) ao longo do dia não se estraga, e só amolece de um dia para o outro, pelo menos onde moro, acredito que na amazónia a ração fique ensopada de uma hora para outra

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda abr 13, 2009 10:06 am
Concordo que se retire a ração se eles não a quiserem comer na hora, é uma questão de disciplina. Para mim é a forma mais eficaz de controlar os horários de sair à rua para fazer as necessidades, se há um dia em que a minha cadela petisca fora de horas, começa a ficar impertinente e percebo que está a precisar de ir lá fora, ora se eu não estiver em casa como é?
Eles apreciam a rotina e comer a horas reforça todas as outras rotinas, a minha come às 7:00h e às 19:00h, se algum dia me distraio, ela à horinha faz questão de me lembrar! Agora também anda esquisita para comer, deve ser da gravidez psicológica, e então emagreceu. Decidi misturar um pouquinho de arroz diluído em água morna com a ração, ou quando não tenho arroz, ração húmida (1/5 da terrina pequena da pedigree) bem misturada com a totalidade da ração seca e tem funcionado, pelo menos já recuperou o peso. Agora para a desabituar vai ser um castigo, mas ela já está a recuperar o apetite e volto à velha táctica de retirar a ração e só voltar a dar na refeição seguinte.
Eles apreciam a rotina e comer a horas reforça todas as outras rotinas, a minha come às 7:00h e às 19:00h, se algum dia me distraio, ela à horinha faz questão de me lembrar! Agora também anda esquisita para comer, deve ser da gravidez psicológica, e então emagreceu. Decidi misturar um pouquinho de arroz diluído em água morna com a ração, ou quando não tenho arroz, ração húmida (1/5 da terrina pequena da pedigree) bem misturada com a totalidade da ração seca e tem funcionado, pelo menos já recuperou o peso. Agora para a desabituar vai ser um castigo, mas ela já está a recuperar o apetite e volto à velha táctica de retirar a ração e só voltar a dar na refeição seguinte.
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta ago 29, 2008 5:23 pm
Regra não são.leoa_nova_ Escreveu:As torções estomacais não são regra em animais habituados com refeições ad libitum, estes têm tendência a ir petiscando, e nunca a comer como se a comida fosse fugir... Regra geral, é assim que alimento os meus cães, quando querem. A época dos lobos já era, não vejo necessidade de incutir isso nos animais domésticos, afinal também não me vejo aí de tanga a apanhar térmitas de buracos de árvore...Carpeju Escreveu:O animal pode comer muito e em caso de atividade intensa, ele pode vir a ter torção estomacal.![]()
Só para que conste, a comida seca (ração) ao longo do dia não se estraga, e só amolece de um dia para o outro, pelo menos onde moro, acredito que na amazónia a ração fique ensopada de uma hora para outra

Na Amazônia deve ficar ensopada com uma bela chuva pela tarde, embora também não conheço. Caso fique o cão habitua-se a comer sopa! O risco de torção torna-se menor...

<p><strong>Mata Atlântica - RBMA</strong></p>
isso acontece muitas vezes.... com a minha kikas foi a mesma coisa, dava lhe a ração e ela não queria não quis durante 2 dias no 3 como tinha fome e eu não lhe dava outra opção ela comeu tudinho mesmo
e desde então não tenho tido problemas

-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jun 26, 2009 9:05 pm
Na minha opinião não deve misturar coisa nenhuma á ração (se quiser mm que ele coma só ração).
Não deve dar lhe comida da nossa, nem qq outra que não seja raçao, ainda que ache o cão com fome e a rejeite.
Se ele tiver realmente fome e sem outra opção irá come la!
P.S. : tratamento de choque
Não deve dar lhe comida da nossa, nem qq outra que não seja raçao, ainda que ache o cão com fome e a rejeite.
Se ele tiver realmente fome e sem outra opção irá come la!

P.S. : tratamento de choque

-
- Membro Veterano
- Registado: domingo jun 21, 2009 12:07 pm
- Localização: Lobo - Pastor Alemão, Ruffus - xLabrador, Enzo - Teckel
Muitas vezes temos tendência a complicar e a stressar com coisas que não devemos... este caso é tão simples como... fixar horas para as refeições, colocar a tigela com a ração ao fim de x tempo retirar a tigela tenha o cão comido ou não... ele vai seguir a rotina... e é assim mesmo quando a fome apertar ele vai se apressar a comer a ração antes que a tigela seja retirada! 

<p>Cumprimentos</p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
- Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...
Não tenha dúvidas, é uma das coisas que se deve fazer para minimizar o risco de dilatação seguido de torção...Carpeju Escreveu:
Na Amazônia deve ficar ensopada com uma bela chuva pela tarde, embora também não conheço. Caso fique o cão habitua-se a comer sopa! O risco de torção torna-se menor...
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça nov 25, 2008 6:27 pm
para concordar com a maioria..tambem acho que o melhor é nao dar nada de nada da nossa comida...nada de restos...
no caso do meu cao quando ha algum convivio em que esta o meu pai, e este adora dar-lhe comida da nossa..o FOX nao sai da beira dele e esta sempre ao alto na mesa..o que dá para perceber que é uma grande chatice..
connosco come as 8h30 e 20h30 depois de nós e nunca se empoleira nem mendiga comida da nossa..
acerca de tirar a tijela da raçao..pronto com o nosso nao é preciso..ao fim de 5segundos ja foi tudo e mais houvesse..mas acho que no geral funciona..a defecaçao torna-se depois mais ou menos sempre a mesma hora:)
no caso do meu cao quando ha algum convivio em que esta o meu pai, e este adora dar-lhe comida da nossa..o FOX nao sai da beira dele e esta sempre ao alto na mesa..o que dá para perceber que é uma grande chatice..
connosco come as 8h30 e 20h30 depois de nós e nunca se empoleira nem mendiga comida da nossa..
acerca de tirar a tijela da raçao..pronto com o nosso nao é preciso..ao fim de 5segundos ja foi tudo e mais houvesse..mas acho que no geral funciona..a defecaçao torna-se depois mais ou menos sempre a mesma hora:)