Raça "Boer Bull" / Angola

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
braga
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 20, 2002 2:58 pm

segunda jun 24, 2002 11:56 am

Olá Pessoal,
Ofereceram-me um casal de cães raça "boer bull" com 6 meses, já procurei informação sobre caracteristicas, comportamento e origem desta raça mas sem sucesso.
Agradeço algumas dicas, sobre estas duvidas e, se possivel sobre algum treino básico, pois na região onde me encontro é impossivel conseguir um treinador qualificado.

Braga, Angola
Kurika_
Membro Veterano
Mensagens: 302
Registado: quarta dez 12, 2001 10:11 am
Localização: Boxer (Duda), 3 Tartarugas

segunda jun 24, 2002 12:53 pm

Olá Braga.

Não é Boer Bull, é Boerboel. É uma raça que foi desenvolvida na África do Sul, que ainda não é reconhecida em alguns países.

Pode encontrar mais informação aqui:

http://www.geocities.com/Heartland/Acre ... index.html

Ou aqui:

http://www.kennelclub.com.br/raca_framed.asp?cod=433
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

segunda jun 24, 2002 3:33 pm

Olá Braga
O termo correcto da raça é Boerboel e não Boer Bull como por vezes se lhe chama, nomeadamente em França.
O Boerboel é uma raça bastante antiga que descende do Bullenbijter , mastiff europeu ,cruzado com raças locais . Consta que foi um colono holandês , Jan Van Riebeeck que levou um cão da raça Bullenbijter para a Africa do Sul , juntamente com a sua família , dando início ao que posteriormente veio a ser o Boerboel.Aliás o Boerboel e o Rodhesian Ridgeback têm um tronco comum em termos de ancestralidade tendo este último sido desenvolvido mais com o propósito de caça grossa e o Boerboel de defesa e guarda.
O Boerboel é um cão muito possante atingindo o macho normalmente entre os 65 e 75 cm de altura á cruz e um peso entre os 60 e os 70 kg se bem que há cães mais pesados.É típicamente um Mastiff com cabeça grande , peito largo e as cores variam entre o castanho , creme e escuro raiado.
O Boerboel é um cão muito inteligente, muito amigo da família e muito desconfiado com estranhos.Tolera outros animais desde que criado com eles desde pequeno apesar do seu carácter um pouco dominante ( não tanto como por exemplo o rottweiler).
É absolutamente necessário o treino em obediência do cão desde pequeno, que ele aprende com facilidade apesar de um pouco teimoso ( menos que o Rott ) , dado que não nos poderemos esquecer que quando adulto estaremos a lidar com 60 a 70 kg de puro músculo.
É um óptimo guarda se bem que pode vir a desenvolver instintos de super protecção ( como acontece muito nos Pastores Alemães ) o que deve ser contrariado desde novo.
O Boerboel não é reconhecido pela FCI , apenas a SABT ( Associação da Africa do Sul ) a HBSA ( idem ) e a USBA ( EUA) reconhecem a raça emitindo pedigrees.
Saudações Boerboels
tom
Membro
Mensagens: 127
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: bulldog americano,iguana,peixes,pavões, varias especies de patos etc

segunda jun 24, 2002 4:27 pm

No site www.moloss.com podes encontrar alguma informação e fotos e desde já deixa-me dar-te os parabéns porque é um cão que eu admiro muito e é uma raça que eu gostaria muito de ter.
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

terça jun 25, 2002 8:51 am

Ola Braga
Esqueci-me de dizer no post anterior que para ter mais informações sobre o Boerboel vá ao endereço http://members.lycos.nl/boerboel/ onde encontrará um sumário com a maioria das páginas existentes na Internet sobre esta raça.

Saudações Boerboels
braga
Mensagens: 2
Registado: quinta jun 20, 2002 2:58 pm

terça jun 25, 2002 2:25 pm

Kuruka_;tom;boerboelfan:
Obrigado pela correção e informações, deram-me uma ajuda preciosa.
Espero conseguir um bom trabalho com estes ADORAVEIS animais.

Braga/Angola
SeaLords
Membro Veterano
Mensagens: 3417
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Bobtail-aholic

quinta jun 27, 2002 7:40 am

Alguém me pode explicar porque é que numa publicidade recente de um criador português de Boerboels se fala em Campeões do Mundo e da Europa a torto e a direito ? Que espécie de títulos (para além de campeão da África do Sul) é que uma raça não reconhecida pela FCI pode ganhar?
"Quando o sábio aponta para a Lua, o idiota olha para o dedo"  (provérbio chinês)
boerboelfan
Membro Veterano
Mensagens: 696
Registado: domingo mar 17, 2002 4:49 pm
Localização: Pastor Alemão ; Rotti ; Boerboel ; Poodle

quinta jun 27, 2002 10:43 am

Ola Sealords
A avaliação dos Boerboels é feita de uma forma diderente da efectuada para a maioria das outras raças. Com efeito no caso dos Boerboels não existe aquilo que chamamos um show ring isto é não se avalia um cão face aos outros demais presentes no show. A avaliação é feita individualmente de cada cão face ao padrão definido da raça. Assim um cão terá um reforço de pontuação naquelas características que esteja acima do padrão e vice versa. No final ,a avaliação do cão cifrar-se-á numa percentagem sendo admitido pela SABT ( Associação de Criadores de Boerboels da Africa do Sul) como exemplares reprodutores aqueles cães que obtenham pontuações superiores a 70 %. Isso constará no pedigree do cão.
Os cães podem ser avaliados a partir dos 9 meses embora seja aconselhável a partir de um ano.Os juízes normalmente vêem da Africa do Sul embora na Europa já exista quem tenha o curso de juíz.
Em Portugal nunca foi feita nenhuma avaliação , embora que ocorra todos os anos na Europa nomeadamente Bélgica ,Dinamarca , Holanda e até na Rússia.
Não existe nenhum campeonato mundial ou Europeu de Boerboels o que existe é uma listagem anual dos cães que obtiveram maior pontuação nesse ano . Por isso dizer-se campeões do Mundo ou da Europa parece-me uma terminologia demasiado excessiva.
O pedigree dos Boerboels traz até á terceira geração com o nome dos cães ancestrais bem como as avaliações obtidas.Isto facilita o conhecimento da linhagem do cão.
O Boerboel não é reconhecido pela FCI e apenas pela SABT , HBSA ( também da Africa do Sul ) e a USBA ( EUA).

Saudações Boerboels
Responder

Voltar para “Cães”