Teoria da "Dominância" facto ou mito?

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Bloqueado
Musky
Membro Veterano
Registado: segunda fev 03, 2003 10:40 pm

quarta jul 15, 2009 4:54 pm

doglover80 Escreveu: Certo, certo... então o que é que fez exactamente ao cão? O que é que ele percebeu e como é que percebeu... isto das justificações do treino positivo tem de começar a receber o contraponto das justifricações do treino com aversivos.
Credo Doglover, você retorce-se tanto para levar a sua avante que até parece uma lagartixa presa pela rabo. :lol: :lol: :lol:

Leu o que escrevi? Deve ter lido, pois fez quote. Agora releia com atenção, pois está lá bem escarrapachado tudo o que fiz ao cão, o que ele percebeu e como percebeu.

Você acha isso de "aversivo". Concluio que o seu "positivo" seria deixar o cão morder-me e ir a correr chorar nos braços de um treinador.

Seu brincalhão!!! :lol: :lol: :lol:
Musky
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 5:37 pm

Mistik, concordo 100% consigo. Mas olhe que o sharpei não é mais sociável com pessoas do que o chow-chow... só que cada cão é um caso diferente, e vai muito do tipo de convivência/sociabilização que têm logo a partir dos 3 meses de idade. Mas tanto quanto sei o chow-chow é mais dificil.

Neste momento já consigo que o meu sharpei não ligue para os outros cães e seja minimamente simpático com as pessoas, apesar de não gostar muito que lhe toquem. E isto na rua, claro, que dentro de casa é mais dificil. Mas não morde, e isso é o essencial. E com o vet é um espectaculo, jogam os dois "à porrada", o vet adora-o porque diz que ele tem um feitio espectacular.

Mas já se sabe, são duas raças que testam constantemente os donos. Não se lhes pode bater nem gritar por sistema, mas também não se pode condescender... com o que tenho agora, o "jogo do sisudo" ainda é o que melhor funciona. :D

São de uma fidelidade extrema mas são também um desafio constante. Se calhar é por isso que gosto tanto destas duas raças. :wink:
morinha
Registado: domingo mai 10, 2009 1:45 pm

quarta jul 15, 2009 5:45 pm

Musky Escreveu:Ai Jazuze, estou quase em lágrimas com o comentário do doglover à história da morinha (e com a história dela também). Aleluia!

Olhe morinha, agora vou-lhe contar uma experiência minha.

Há uns anos atrás um cão meu, um pastor alemão, rosnou-me quando estava a comer e eu fui mudar-lhe o lugar do tacho porque precisei.

Instantaneamente ferrei-lhe um chapadão no focinho, empurrei-o para o lado e mudei mesmo o lugar do tacho! Ele olhou-me nos olhos e eu retribui com o olhar nº 14. Depois disse-lhe "come, anda!"

Ele acabou de comer, veio ter comigo e eu acariciei-o.

E prontos! Problema resolvido.

O meu cão "viu a luz"... e eu poupei dinheiro, tempo e trabalho.

A morinha diz ser fã do Cesar Millan no entanto foi preciso um 2º treinador para envolver os seus filhos no treino do cão? Lamento dizer-lhe, mas a sua comovente história está muito mal contada! :lol:

E agora como diria o Cesar Millan "I rehabilitate dogs.... I train people".

Como é uma óptima tradutora deve perceber esta ideia, certo? 8)
Olá Doglover e Luiz, obrigada pelos comentários.

O meu intuito foi partilhar a minha experiencia que vale tanto como a dos outros e que achei importante partilhar para quem quiser ler..

Quanto a esta pessoa chamada Musky, deve ter um ego do tamanho do universo para achar que tem que contrapôr com uma historia de 4 linhas contada a gozar para explicar sei lá bem o quê (que tem um olhar nº14??).

Para além de extremamente agressiva/o faltar ao respeito a quem não o/a desrespeitou, gostava de lhe clarificar que não estou minimamente interessada em quantos olhares tem para dar aos seus cães, nem nas suas experiências porque são contadas com desdém e não real interesse.

O meu caso com o Muni é bem real, não tenho vergonha nenhuma de admitir que recorri a um treinador para me ajudar, nisso vejo a minha virtude não a minha fraqueza, o meu erro no entanto foi ter ido a um treinador que pensa e age como o Cesar da qual ERA fã, mas obviamente já não sou.

Se as minhas filhas não se envolveram no treino foi culpa do treinador que não sabia ajudar, foi preciso contratar alguém capaz e com conhecimentos mais específicos do que me dizer faça "tss", use a energia assertiva ou dê o olhar 14, tudo muito lindo mas na prática impossível de recriar.

Quanto à Musky ter cães perfeitos, você lá sabe, cada um trata de si e sabe das suas fraquezas e grandezas.

Eu aprendo com profissionais, sou tradutora e não treinadora e pelo menos eu seguia o conselho do meu anterior idolo "Don't Try These Techniques at Home, if you have a problem contact a professional", se quiser eu traduzo-lhe.

Já dei o testemunho e espero que alguém tenha lido o link. Obrigada a todos.

Marta
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta jul 15, 2009 5:52 pm

morinha Escreveu:Já dei o testemunho e espero que alguém tenha lido o link. Obrigada a todos.

Marta
E é uma realidade que cada vez há mais animais com problemas comportamentais graves e quando me refiro a grave, refiro-me precisamente a morder o dono que é um dos aspectos mais dificeis de lidar e de assimilar. Muitos desses problemas acabam em cima da marquesa veterinária para ser eutanasiados, que o diga a minha veterinária que anda a ficar sinceramente preocupada com o aumento de casos de animais a morder os donos. E isso parte de um pressuposto muito simples, os leigos, a maioria dos leigos, assume qualquer atitude mais agressiva como dominãncia e aplica as técnicas aconselhadas, na maioria dos casos, as técnicas são erradas para o caso em concreto e depois dá no que dá.
Obrigada pela partilha e continuação de resultados positivos com o seu cão :wink:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
mistik
Membro Veterano
Registado: sexta out 14, 2005 1:48 pm

quarta jul 15, 2009 6:27 pm

Musky Escreveu:Mistik, concordo 100% consigo. Mas olhe que o sharpei não é mais sociável com pessoas do que o chow-chow... só que cada cão é um caso diferente, e vai muito do tipo de convivência/sociabilização que têm logo a partir dos 3 meses de idade. Mas tanto quanto sei o chow-chow é mais dificil.

Neste momento já consigo que o meu sharpei não ligue para os outros cães e seja minimamente simpático com as pessoas, apesar de não gostar muito que lhe toquem. E isto na rua, claro, que dentro de casa é mais dificil. Mas não morde, e isso é o essencial. E com o vet é um espectaculo, jogam os dois "à porrada", o vet adora-o porque diz que ele tem um feitio espectacular.

Mas já se sabe, são duas raças que testam constantemente os donos. Não se lhes pode bater nem gritar por sistema, mas também não se pode condescender... com o que tenho agora, o "jogo do sisudo" ainda é o que melhor funciona. :D

São de uma fidelidade extrema mas são também um desafio constante. Se calhar é por isso que gosto tanto destas duas raças. :wink:
Acho que concordo contigo heheh

O Chumi tem um comportamento totalmente diferente na rua comparado ao do territorio dele, eu desde que ele é pequeno que me preocupei em habituar a pessoas, mas também nao recebo muitas vizitas, mas ele com as pessoas +e ais ranhoso em casa, na rua nao liga muito, deixa que lhe façam festas mas sem abusos heheh

Com outros caes nao ha qualquer problema normalmente cheira e vai a vida dela ignora completamente outros caes.
A noite as vezes estranha as pessoas quando nao identifica que sao pessoas, mete-se a minha frente e la rosna, mas a pessoa vem bue de longe, de dia nao faz nada.

Em casa e em territorio dele é que é diferente, o cao que ta em Sao jacinto ele nao o pode ver, teem de tar presos os dois quando vamos para la se nao é porrada, ja com o pequenito da minha sogra sao grandes amigos, deve ser por ser de porte pequeno hehe.

Dai eu levar para comportamento causado por territorialismo e dominancia.

Por acaso na altura que escolhi o Chumi ainda andei indecisa ente chow chow ou Shar-pei... hihihi
Imagem
<p><strong>Visitem&nbsp;-&nbsp; </strong><a href="http://chow-chow.forumeiros.com/"><stro ... ng></a></p>
Cantarino
Membro
Registado: segunda abr 07, 2008 4:17 pm

quarta jul 15, 2009 7:03 pm

LuMaria Escreveu:
morinha Escreveu:Já dei o testemunho e espero que alguém tenha lido o link. Obrigada a todos.

Marta
E é uma realidade que cada vez há mais animais com problemas comportamentais graves e quando me refiro a grave, refiro-me precisamente a morder o dono que é um dos aspectos mais dificeis de lidar e de assimilar. Muitos desses problemas acabam em cima da marquesa veterinária para ser eutanasiados, que o diga a minha veterinária que anda a ficar sinceramente preocupada com o aumento de casos de animais a morder os donos. E isso parte de um pressuposto muito simples, os leigos, a maioria dos leigos, assume qualquer atitude mais agressiva como dominãncia e aplica as técnicas aconselhadas, na maioria dos casos, as técnicas são erradas para o caso em concreto e depois dá no que dá.
Obrigada pela partilha e continuação de resultados positivos com o seu cão :wink:
Isso é verdade.
Atualmente eu estou tratando de um Maltês, que é uma gracinha por sinal.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jul 15, 2009 9:07 pm

Musky Escreveu:
doglover80 Escreveu: Certo, certo... então o que é que fez exactamente ao cão? O que é que ele percebeu e como é que percebeu... isto das justificações do treino positivo tem de começar a receber o contraponto das justifricações do treino com aversivos.
Credo Doglover, você retorce-se tanto para levar a sua avante que até parece uma lagartixa presa pela rabo. :lol: :lol: :lol:

Leu o que escrevi? Deve ter lido, pois fez quote. Agora releia com atenção, pois está lá bem escarrapachado tudo o que fiz ao cão, o que ele percebeu e como percebeu.

Você acha isso de "aversivo". Concluio que o seu "positivo" seria deixar o cão morder-me e ir a correr chorar nos braços de um treinador.

Seu brincalhão!!! :lol: :lol: :lol:

:lol: Se calhar pareço uma lagartixa :lol: ... você percebeu o que eu perguntei ... diga logo que não sabe o que se passou na cabeça do cão deu um "chapadão" para resolver uma coisa que não sabe o que é.
doglover80
Membro Veterano
Registado: domingo jun 21, 2009 12:03 am

quarta jul 15, 2009 9:10 pm

jcsousa Escreveu:
Quanto ao senta, como toda a gente, fazia pressão, consuante o cão em questão, na trela para cima e no rabo do cão para baixo. À medida que o cão aprendia ia reduzindo a manipulação e ficava-me mais pela ordem verbal, se o cão perdesse o comportamento ou não respondesse dava um "toque" de trela para reforçar a ordem verbal e ele sentava-se.
Mesmo dentro do treino tradicional é perfeitamente possível a utilização dos drives por comida e por jogo para iniciar o senta sem qualquer tipo de pressão. Esta pode perfeitamente ser deixada para ua 2ª fase do treino, quando o cão já assimilou, por motivaçao, o comando.
Eu sei que pode ser feito assim senhor jcsousa, e que o cãom responde muito bem, e também cheguei a fazer dessa forma mista ... mas também sei que não é preciso 2ª fase... posso treinar sem fazer nada disso... claro que os sentas podem ser bons de ambas as formas.
Musky
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 9:33 pm

doglover80 Escreveu: :lol: Se calhar pareço uma lagartixa :lol: ... você percebeu o que eu perguntei ... diga logo que não sabe o que se passou na cabeça do cão deu um "chapadão" para resolver uma coisa que não sabe o que é.
Sei. E você também sabe. Mas não lhe convem dizer.... chatice, não é? :twisted:

Já agora, ainda não respondeu á minha pergunta:
Quanto à nossa superioridade bem eu penso antes em partilha e cooperação, não aplico nada de hierarquias no dia a dia e está tudo organizado, não existem problemas e os cães estão educados

Eu exerço liderança, como com qualquer pessoa se for uma situação em que se impõe a minha liderança ...

Mau.......... em que é que ficamos?
Repito:

Mau...... em que é que ficamos? 8)
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

quarta jul 15, 2009 9:36 pm

É o tópico do rola rola... :|

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 15, 2009 9:38 pm

Musky Escreveu: Você acha isso de "aversivo". Concluio que o seu "positivo" seria deixar o cão morder-me e ir a correr chorar nos braços de um treinador.
E quê? Se o "gajo" fosse solteiro, bom rapaz e com uma boa conta bancária, era de ires logo, logo, logo, tipo relâmpago. :mrgreen:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Musky
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 9:44 pm

dinodane Escreveu:É o tópico do rola rola... :|
Grande verdade. :lol:

Estou convertida. Vou já comprar um pacote de biscoitos para castigar os meus cães sempre que eles se portarem mal. :mrgreen:
Musky
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 9:47 pm

leonildecarvalho Escreveu:
Musky Escreveu: Você acha isso de "aversivo". Concluio que o seu "positivo" seria deixar o cão morder-me e ir a correr chorar nos braços de um treinador.
E quê? Se o "gajo" fosse solteiro, bom rapaz e com uma boa conta bancária, era de ires logo, logo, logo, tipo relâmpago. :mrgreen:

Leo
Bolas! Mas porque é que não me lembrei disso na altura? :o ah, já sei, é porque sou loira. :lol:
fang
Membro Veterano
Registado: domingo dez 30, 2001 11:37 pm
Contacto:

quarta jul 15, 2009 10:02 pm

E o título do tal livro??? :?
<p>Francisco Barros</p>
<p><a href="http://vigilantesnatureza.paginas.sapo.pt">http://apgvn.pt.vu</a></p>
<p><a href="http://www.biodiversity4all.org">http://www.biodiversity4all.org</a> </p>
Musky
Membro Veterano

quarta jul 15, 2009 10:06 pm

morinha
gostava de lhe clarificar que não estou minimamente interessada em quantos olhares tem para dar aos seus cães
Como esse meu post não foi dirigido a si, não percebo o seu problema.

Ou se calhar até percebo...

(quer que lhe traduza? :wink: )
Bloqueado

Voltar para “Cães”