Gravidês psicológica logo após laqueação: será normal??

Este é o fórum dedicado exclusivamente ao melhor amigo do homem! Troque ideias e tire dúvidas sobre o cão.

Moderador: mcerqueira

Responder
Oksigeno
Registado: terça fev 19, 2008 10:47 pm

segunda jul 20, 2009 12:18 am

Caros,

A minha cadelinha foi operada na terça-feira a tumores que tinha no peito, e foi laqueada na mesma altura. Desde ontem que apresenta os sintomas de gravidês psicológica: anda de um lado para o outro com o brinquedo "do costume", com aquele ganir característico e só quer é festas na barriga. O veterinário diz que "é normal". Será mesmo gravidês psicológica ou efeitos da operação? Não lhe fará renascer algum quisto?
dinodane
Membro Veterano
Registado: domingo set 03, 2006 6:36 pm

segunda jul 20, 2009 9:12 am

Foi laqueada ou retiraram-lhe útero e ovários?

É que a laqueação das trompas não interfere com a produção hormonal nem com o ciclo da cadela, somente não há fecundação porque os óvulos estão impedidos de passar para o útero. Portanto uma cadela com as trompas laqueadas tem cio na mesma e pode fazer uma gravidez psicológica. Quando se retiram útero e ovários, imediatamente a seguir à operação pode ocorrer porque as hormonas sexuais ainda circulam pelo sistema do animal.

Seja como for, parece-me que não, que não é causa para "renascimento" de tumores, embora eles possam recidivar por outras razões.

Cumprimentos e as melhoras da cadela.

"A inveja é a arma do incompetente" Anónimo

Oksigeno
Registado: terça fev 19, 2008 10:47 pm

segunda jul 20, 2009 11:50 am

Pois, nem sabia que havia as duas coisas. Amanhã vou lá ao veterinário para mudar o penso e informo-me. Muito obrigado pelo esclarecimento.
Responder

Voltar para “Cães”